• Nenhum resultado encontrado

Global Capital Preservation Fund (EUR)

No documento JPMorgan Investment Funds (páginas 112-114)

Moeda de Referência Euro (EUR).

Parâmetro de Referência

LIBOR one-month Euro deposits (Total Return Net) (Retorno Total Líquido).

Parâmetro de Referência para Classes de Acções cobertas (hedged)

LIBOR one-month Euro deposits (Total Return Gross) (Retorno Total Ilíquido), com cobertura pelo SEK (para as Classes de Acções Cobertas por SEK)

Objectivo de Investimento

Alcançar, num horizonte de médio prazo (2 a 3 anos), um retorno superior face ao seu parâmetro de referência em dinheiro, a partir de uma carteira de valores mobiliários, globalmente, recorrendo, quando apropriado, a estratégias com derivados.

Política de Investimento

O Sub-Fundo investirá principalmente numa carteira de títulos da dívida de taxa fixa e variável, acções e valores mobiliários com direito de subscrição (equity linked) (incluindo, certificados de valores mobiliários depositados, warrants e outros direitos de participação), índices e certificados de participação

(participation notes), valores mobiliários convertíveis, depósitos

junto de instituições de crédito e instrumentos do mercado monetário.

O Sub-Fundo poderá recorrer a instrumentos financeiros derivados para alcançar os respectivos objectivos de investimento. Os efeitos financeiros derivados poderão ainda ser utilizados para efeitos de cobertura de risco (hedging). Os instrumentos financeiros derivados a utilizar pelo Sub-Fundo podem incluir, designadamente, futuros, opções, contratos for

difference, total return swaps, derivados seleccionados OTC e

outros produtos derivados.

O Gestor de investimento variará a alocação de activos e de países periodicamente para reflectir as condições de mercado e as oportunidades.

Os títulos de dívida da taxa fixa e variável do Sub-Fundo estarão, em regra, limitados aos títulos com notação de rating mínima de A ou equivalente, para os títulos de longo prazo ou, com notação de rating mínima de A1 ou equivalente, para os títulos de curto prazo, conforme medido por agências de rating independentes como sejam a Moody's ou a Standard & Poor's. Os valores mobiliários convertíveis do Sub-Fundo manterão, em regra, uma notação de rating média de Baa2 ou equivalente, conforme medido por agências de rating independentes como sejam a Moody's Investors Service ou a Standard & Poor's. Dentro destes limites, o Sub-Fundo poderá investir em valores

mobiliários below investment grade e valores mobiliários sem notação de rating.

O Sub-Fundo pode investir em OICVM e outros OIC. Instrumentos e técnicas financeiras relativos a valores

mobiliários transmissíveis e instrumentos do mercado monetário (incluindo, designadamente, acordos de empréstimo e de reporte) poderão ser utilizados para efeitos de gestão eficiente da carteira.

O EUR é a moeda de referência do Sub-Fundo, mas os activos podem estar denominados noutras moedas. A exposição à moeda neste Sub-Fundo poderá ser coberta (hedged). A exposição global do Sub-Fundo a instrumentos financeiros derivados será controlada com recurso ao método VaR. Todos os investimentos referidos supra serão efectuados na observância dos limites estabelecidos no Anexo II.

Perfil do Investidor

Este Sub-Fundo investe quer em acções, quer em obrigações convertíveis, títulos de dívida de taxa fixa e variável e

instrumentos de mercados monetários. É mais adequado para investidores que procurem um rendimento e a oportunidade de obter crescimento do investimento através de uma exposição de uma pequena exposição a acções, enquanto gozam de alguma protecção downside. Uma vez que o Sub-Fundo é influenciado por obrigações é mais adequado para investidores que não gostem de correr riscos. Portanto, os investidores usarão, provavelmente, o Sub-Fundo para complementar uma carteira de obrigações, de modo a produzir um ganho de capital estável. O Sub-Fundo é gerido contra um parâmetro de referência em dinheiro. Devido à volatilidade associada às acções e obrigações convertíveis, os investidores neste Sub- Fundo devem ter um horizonte de investimento de, pelo menos, dois a três anos.

Perfil do Risco

• Este Sub-Fundo investe, principalmente, em obrigações do tipo grade, quer governamentais quer não governamentais, mas também tem exposição a obrigações não cotadas

(unrated bonds), obrigações convertíveis, títulos de dívida

de taxa fixa e variável e instrumentos de mercados monetários, acções e dinheiro.

• Uma vez que as obrigações e as obrigações convertíveis têm um rendimento regular e têm um vencimento fixo, é expectável que a sua volatilidade seja relativamente baixa. • O risco do capital inicial de investimento é relativamente

baixo, apesar exposição do Sub-Fundo a acções, os riscos são mais altos do que num Sub-Fundo que invista apenas em obrigações.

Anexo III 111

Comissões e Despesas

Comissão

Anual de Despesas Comissão Comissão Gestão e Operacionais e de Classe de Acções Inicial Consultoria Administrativas Resgate JPM Global Capital Preservation (EUR) A* 5,0% 1,25% 0,20% 0,50% JPM Global Capital Preservation (EUR) B* Zero 0,75% 0,20% Zero JPM Global Capital Preservation (EUR) C* Zero 0,60% 0,15% Máx.1 Zero

JPM Global Capital Preservation (EUR) D* 5,0% 1,70% 0,20% 0,50% JPM Global Capital Preservation (EUR) I* Zero 0,60% 0,11% Máx. Zero JPM Global Capital Preservation (EUR) X* Zero Zero 0,10% Máx. Zero

* Cada uma das Classes de Acções cobrará uma comissão de performance (performance fee) (vide supra “Comissões de Performance (Performance Fees)”) e será aplicável uma High Water Mark Return.

1Com efeitos a partir de 1 de Julho de 2008, as Despesas Operacionais e Administrativas serão alteradas de uma taxa com limite para uma taxa fixa como

detalhado supra.

• O Sub-Fundo poderá recorrer a instrumentos financeiros derivados para alcançar os respectivos objectivos de investimento.

• Este Sub-Fundo está denominado em EUR e quando os activos estejam denominados noutras moedas, serão, em regra, cobertos contra (hedged back) o EUR.

• Os riscos associados aos instrumentos financeiros derivados contidos na Política de Investimento supra encontram-se desenvolvidos adiante no Anexo IV- Factores de Risco.

• Os investidores devem ter em conta que o Sub-Fundo está sujeito a uma Comissão de Performance (Performance Fee) de 10% que poderá causar uma volatilidade acrescida do preço das Acções.

Gestor do Investimento

112 Anexo III

JPMorgan Investment Funds

No documento JPMorgan Investment Funds (páginas 112-114)