• Nenhum resultado encontrado

4.2 PATROCINADORES

4.2.3 Governança, governança de projetos, patrocinador e Life Cycle Canvas ®

Da mesma forma que os membros do escritório, os patrocinadores foram solicitados a expor o que compreendiam sobre quatro temas: Governança, governança de projetos, patrocinador e Life Cycle Canvas®.

Seguindo na mesma ordem, o primeiro termo exposto foi governança, as respostas são expostas a seguir.

Governança envolve né, basicamente os princípios norteadores de uma boa gestão. Então assim, especificamente no caso de Gestão Pública a gente tem a, a, a coo junção, a junção de tudo que é necessário pra boa gestão na Administração Pública e aí envolve controle, a Governança tem sido a normatização, né, dos atos de gestão, a integridade, a ética. Então tudo isso, a Governança da forma que a gente vê né, é a interligação desses princípios e valores que a gente na atuação do dia-a-dia do gestor de forma que aqui se perpetue dentro da instituição independente de quem esteja no cargo. E que seja valores ou gestão da instituição e não de pessoas. Então, eu entendo mais ou menos dessa forma, desse conjunto integrado de ações de princípios e valores que tragam sustentabilidade a gestão independente de quem a ocupe (Beatriz).

Governança é um termo utilizado na área governamental recente e veio da parte corporativa. No qual seria uma forma de planejar tudo da instituição, isso se deve ao controle e ver como é que a gestão vai fazer tal processo. Então é um processo maior de visualização da parte estratégica, organizacional, de controle e execução de usabilidades. Daí você teria diversas ações pra adaptar essas governanças (Tomaz).

Então, eu entendo como Governança, pode até ser que eu esteja equivocada porque não é minha formação, mas eu entendo assim, como uma forma de organizar, liderar certos projetos em certas instituições, né, na forma de como tu vai... Conduzir, né, essa ou uma instituição ou uma indústria ou emprego que várias pessoas ao mesmo tempo, né, distribuir funções, trabalhos. Creio que é isso, né? (Rafaela).

Minha compreensão é essa: a governança completa de toda a execução. Questões de nível de sustentabilidade, de como ele se operacionalizam, e como acontece gestão interna, demais projetos, processos e tudo o mais (Mário).

As falas dos patrocinadores indicam que os mesmos possuem conhecimento acerca do que significa governança e isto está de acordo com o que a literatura indica.

A ASX (2007) indica que a governança corporativa é definida como o conjunto de regras, relações (partes interessadas), sistemas e processos pelos quais a autoridade é exercida e controlada e influencia como os objetivos

organizacionais são definidos e alcançados. Em todas as falas é possível perceber que alguns destes pontos indicados pela ASX (2007) são citados.

O segundo termo colocado em pauta foi governança de projetos. As respostas dos entrevistados são expostas na sequência.

Governança de Projetos mais no sentido de priorizar dentro de um planejamento pré-definido. Agente priorizar o que, as ações dentro de um planejamento que devem ser levados a termos de um projeto pra que ele tenha né, início, meio e fim com um, categorias, pessoas e entregas previamente definida (Beatriz).

Digamos exatamente muito influenciar o próprio planejamento do projeto, a sua execução. E também ligada ao controle desses projetos pra ter o resultado (Tomaz).

Eu acho que é a mesma coisa, seria é. Tu de certa forma, é, organizar a gestão, né, o fluxo dos projetos pra que eles sejam desenvolvidos da melhor forma possível, né (Rafaela).

O que eu entendo de Governança de Projetos é quando você volta do, a questão da governança pras inovações que você tá fazendo dentro da, dentro daquela organização que aí qualquer novidade, qualquer nova interação, qualquer coisa que você tenha a se desenvolver e não era, que não tava mapeado nos processos anteriores e você precisa criar um novo projeto. E pra isso você tem que ter a governança de todo. Uma organização, um controle, um acompanhamento de todos aqueles projetos. E isso é uma questão de uma maneira bem geral mesmo, de, ir Linkando inclusive com integridade, gestão de riscos, é, eu vejo sempre governança tentando estar linkado com esses pontos, né (Mário).

A fala de Beatriz enfatiza a questão da prioridade, a partir disto se pode afirmar que a fala dela está alinhada com o que foi colocado por Muller (2009), isto é, que a governança de projetos compreende o sistema de valores, responsabilidades, processos e políticas que permitem que os projetos atinjam os objetivos organizacionais. Neste caso, mecanismos de priorização, podem ser entendidos como políticas.

Tomaz ao citar que a governança de projetos é algo ligado ao controle dos projetos para ter resultados está em sintonia com o que foi mencionado por Turner (2009), em que ela fornece a estrutura por meio da qual os objetivos do projeto são definidos, e os meios para atingir esses objetivos e monitorar o desempenho são determinados.

Embora simples, a fala de Rafaela ao citar que a governança de projetos pode ser entendida como o fluxo dos projetos para que eles sejam desenvolvidos da melhor maneira possível está de acordo com que foi definido por Muller (2009), ou

seja, que eles possam ser implementados na melhor forma esperada por todos os interessados.

Por fim, Mário ao fazer menção que a governança de projetos compreende uma organização, um controle, um acompanhamento de todos os projetos está em alinhamento com o foi colocado por Turner (2009) em que a governança de projetos fornece os meios para atingir os objetivos e monitorar o desempenho.

O terceiro termo questionado foi patrocinador. As respostas obtidas são expressas abaixo.

É quem realmente consegue engajar. Primeiro: pra quem é atendido o projeto, e segundo: pra eu ele tenha continuidade e essas premissas de início, meio e fim, é, consigam se legitimar. Precisa do patrocinador, a gente tem inclusive avaliação de alguns projetos que há certa crítica a falta do patrocinador, a presença do patrocinador em determinado momento quando, por exemplo, surge uma divergência na equipe a às vezes é o patrocinador quem ai conseguir resolver, dar norte, num é nem o gerente do projeto que consegue resolver aquilo. Às vezes tá fora do alcance do projeto e realmente o patrocinador tem que atuar e fazer essa cogestão desse projeto, né (Beatriz).

Ah, isso aí é a pessoa que, aquela autoridade, aquela unidade que requisita aquele projeto e que banca, né, que, que vê as condições necessárias pra governança do projeto e tem interesse tanto em nossos resultados. Talvez seja o ancorador maior, os doadores do negócio necessários ao projeto (Tomaz)

Patrocinadora é aquela pessoa que dá recurso financeiro ou de infraestrutura, né, que de certa forma auxilia a desenvolver o teu projeto, né? Ele te patrocina e em troca ele teria, sei lá, divulgação, né, do nome dele. Seria uma propaganda, uma publicidade (Rafaela).

Patrocinador é aquele que é não só na questão financeira ou Independente de questão financeira é aquele que apoia, acompanha e aprova aquele desenvolvimento daquele projeto, né. E define junto com a equipe, é, as direções e as aprovações das entregas (Mário).

A fala de Rafaela por mais que cite o patrocinador como aquela pessoa que fornece recurso financeiro, nela há claramente um equivoco com a figura do patrocinador conhecido corriqueiramente no meio comercial, ou seja, aquele que fornece dinheiro em troca de publicidade e propaganda. Desta forma, se pode afirmar que a entrevistada não consegue compreender qual o papel de um patrocinador de um projeto. Contrariamente a isto, Mário é preciso quando expõe que o patrocinador não é só aquele que fornece recursos financeiros, mas aquele que acompanha e que junto com a equipe fornece as direções e aprova as entregas, o que está de acordo com o que foi apresentado pela APM (2006) e outros autores.

Beatriz coloca o patrocinador como engajador da equipe e que garante que dentro dela que o trabalho irá continuar em busca dos objetivos do projeto, esta definição possui sintonia como que foi exposto por Miller e Hobbs (2002), isto é, que ele atua como elo crítico entre níveis da organização e busca garantir a entrega efetiva dos benefícios que o projeto foi criado para gerar.

Ao referir que o patrocinador é aquela pessoa que fornece suporte e as condições necessárias para governança do projeto e tem interesse nos resultados, Tomaz faz uma clara menção ao que o PMI (2013) define como patrocinador.

Assim, três dos entrevistados aparentam ter uma boa visão do que significa ser um patrocinador de projetos e apenas um confunde o termo como patrocinador que é convencionalmente conhecido.

O quarto e último termo solicitado que os patrocinadores apontassem seu entendimento foi o modelo visual Life Cycle Canvas®, as respostas obtidas são expostas a seguir.

Defino-o como uma ferramenta, né, de trabalho, de gerenciamento de projetos, por vez que a identidade visual tanto do projeto como dos objetivos, do que é que tem que ser feito, das equipes, das entregas, isso facilita muito. O próprio dia-a-dia do projeto e a internalização dos conceitos e toda a equipe que está envolvida, inclusive com o patrocinador (Beatriz). Olha, é um projeto descritivo que tínhamos os planos dessas atividades, descrevia como fazer, aonde fazer e quem era que podia tá envolvido nessas atividades e depois cê tinha os resultados de cada, dessas atividades que você poderia visualizar de uma forma diferenciada. Talvez assim, seria juntar num painel, talvez num único painel diversas ações, de diversos relatórios diferenciados de lugares distintos. Pra você conseguir uma visualização maior através dessa, desse instrumento (Tomaz).

Eu o acho bem interessante. Eu, eu conheci ele quando, quando eu entrei aqui na Pró-Reitoria, não tinha conhecido antes. Acho que é uma forma da gente enxergar, né, o projeto, com diferentes etapas, né, quando tu planejas, é, quando tu tá executando, quando tu finalizas. Então, tu consegues entender porque tu consegues fazer, né, os objetivos do projeto e o importante, o que eu acho assim que a gente coloca né, as entregas, a gente vê se tá ocorrendo bem ou não. A gente avalia também o, os riscos, o que é que pode dar de errado pra tentar já ver um caminho alternativo (Rafaela).

É um modelo de gestão que permite uma maior dinamicidade realmente da gestão de projetos, né. Uma vez que facilita a comunicação da baixa, média e alta gestão. Ele facilita também a comunicação e a fluidez do conhecimento da gestão de projetos. Porque de uma maneira fácil ele acaba passando pra aquele gerente e demais colaboradores da equipe. quais são os componentes importantes dentro de uma gestão de projetos. Então, por mais que a equipe muitas vezes, esteja totalmente voltada pro desenvolvimento daquelas atividades, quando ela retorna pro Canvas de projetos do Life Cycle Canvas, ela acaba voltando a ter entendimento do

que é importante, do que precisa ser visto e trabalhado dentro daquele projeto ele ajuda inclusive você não perder o foco do escopo do projeto (Mário).

Todos os entrevistados mencionam que o Life Cycle Canvas® é um modelo de

gestão visual que auxilia no andamento e fluidez dos projetos o que está de acordo com o proposto por Veras (2016).