• Nenhum resultado encontrado

Dentre os procedimentos metodológicos torna-se importante classificar a pesquisa de acordo com a sua tipologia, pois a correta definição desta impacta diretamente na sua execução. A pesquisa pode ser categorizada inclusive de acordo com os objetivos, conforme os procedimentos técnicos e ainda e com base na forma de abordagem do problema (Souza et al., 2007).

3.1.1 Quanto aos objetivos

De acordo com o objetivo, a presente pesquisa configura-se como descritiva, pois se visou descrever e analisar o efeito e impacto de uma variável sem que houvesse intervenção na problemática. Nos estudos descritivos se busca especificar propriedades, características de pessoas, grupos, objetos ou traços importantes de qualquer outro fenômeno susceptível a análise, onde o objetivo não é indicar como se relaciona conceitos ou variáveis a que se referem, ou seja, apenas se pretende medir ou coletar informação (Sampieri et al., 2013).

3.1.2 Quanto aos procedimentos

De acordo com os procedimentos técnicos a pesquisa se revela concomitantemente como bibliográfica e estudo de caso.

A pesquisa bibliográfica ocorreu em virtude de que para estruturação deste estudo foram realizadas consultas a materiais já existentes acerca dos conceitos trabalhados que foram alicerce para sua construção. A pesquisa bibliográfica expressa que a mesma pode ser baseada em material já publicado e acessível ao público geral, tais como: livros, jornais, revistas, redes eletrônicas, entre outros (Vergara, 2000). A pesquisa bibliográfica abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema a ser estudado, desde publicações avulsas até meios de comunicação orais (Lakatos & Marconi, 2007).

Na pesquisa bibliográfica, para construção de dois tópicos do referencial, “Evolução dos estudos sobre governança em projetos públicos” e “Papéis do patrocinador no contexto da governança de projetos” foram utilizados procedimentos de revisão sistemática de literatura. As revisões sistemáticas utilizam uma metodologia de pesquisa com alto rigor científico, tendo como objetivo minimizar o viés da literatura na medida em que é realizada uma recolha exaustiva dos textos publicados sobre o tema que se pretende analisar (Tranfield, Denyer & Smart, 2003; Thorpe et al., 2005). Neste caso, foi utilizado o protocolo proposto por Tranfield, Denyer e Smart (2003), que pode ser observado na figura 11 a seguir.

Figura 11. Estágios da revisão sistemática da literatura Nota. Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

Na construção do tópico “Evolução dos estudos sobre governança em projetos públicos” as bases de dados eletrônicas escolhidas levaram em

Identificação da necessidade de uma revisão de literatura Preparação de um protocolo de revisão Levantamento dos artigos nas bases de dados Seleção dos artigos relevantes para estudo Leitura e avaliação dos artigos Extração dos dados Síntese dos dados Conclusões Estágio 1: Planejamento da revisão Estágio 2:

Realização da Revisão Estágio 3:

consideração os seguintes critérios: estar disponível no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES); permitir que a busca fosse realizada a partir da expressão lógica construída ou adaptada e; que historicamente possuam revistas indexadas com publicações relevantes acerca da área desta proposta de estudo. Desta forma, as bases de dados escolhidas foram a

Scopus e a Web of Science.

A busca foi realizada sem delimitar o aspecto temporal e campos de pesquisa utilizando a seguinte expressão de busca nas: ((“project governance” or “project

government” or “project management methods” or “governance in project management”) and (“public projects” or “public administration” or “public management” or “public organizations” or “public institutions” or “public sector”)).

Os critérios de inclusão que foram utilizados como filtros foram apenas artigos já em estágio final de publicação e no idioma inglês. Os resultados iniciais reportaram 26 trabalhos na base a Scopus e 17 na Web of Science, totalizando 43 trabalhos. Logo após foram aplicados os critérios de exclusão. O primeiro critério, duplicidade, descartou 13 trabalhos, permanecendo assim 30 trabalhos. O segundo critério, que correspondeu à leitura dos títulos, palavras-chaves e resumo, onde seriam eliminados os trabalhos que não possuam alinhamento com a pesquisa, eliminou 17 trabalhos, seguindo com 13 trabalhos. O terceiro critério que objetivava verificar os trabalhos que estariam disponíveis para acesso a sua versão integral, não descartou nenhum trabalho. O quarto critério que compreendia em leitura da introdução (contextualização, objetivos e justificativa) para verificar se o trabalho estava de fato alinhado com a governança de projetos na administração pública também não rejeitou nenhum trabalho. O quinto critério, que correspondia à leitura completa dos trabalhos, onde seriam desconsiderados os trabalhos que as suas conclusões não evidenciassem contribuições para a temática pesquisada. Por sua vez, não houve exclusões e os 13 trabalhos restantes continuaram na amostra. Os resultados foram apresentados no capítulo anterior.

Na construção do tópico “Papéis do patrocinador no contexto da governança de projetos” as bases de dados eletrônicas escolhidas também levaram em consideração os mesmos critérios do tópico explicado anteriormente. Desta forma, as bases de dados escolhidas foram a Scopus, a Web of Science e a

A busca foi realizada através da expressão ((“project governance” or “project

government” or “project management methods” or “governance in project management”) and (“Project sponsor” or “sponsor” or “sponsorship” or “project advocate” or “advocate”) and (“roles” or “functions” or “tasks” or “duties” or “activities” or “assignments” or “charges” or “obligations”)) , sendo que a busca delimitou-se no

título do trabalho, resumo e palavras-chave, em qualquer ano, do tipo artigo, em estágio final de publicação, publicados em journals e no idioma inglês.

Os resultados iniciais reportaram 69 trabalhos na base a Scopus, 4 na Web of

Science e 13 na ProQuest, totalizando 86 trabalhos. Logo após foram aplicados os

critérios de exclusão. O primeiro critério, duplicidade, descartou 3 trabalhos, permanecendo assim 83 trabalhos. O segundo critério, que correspondeu à leitura dos títulos, palavras-chaves e resumo, onde seriam eliminados os trabalhos que não possuam alinhamento com a pesquisa, eliminou 75 trabalhos, seguindo com 8 trabalhos. O terceiro critério que objetivava verificar os trabalhos que estariam disponíveis para acesso a sua versão integral, não descartou nenhum trabalho. O quarto critério que compreendia em leitura da introdução (contextualização, objetivos e justificativa) para verificar se o trabalho estava de fato alinhado com as funções do patrocinador no contexto da governança de projetos rejeitou 5 trabalhos. O quinto critério, que correspondia à leitura completa dos trabalhos, onde seriam desconsiderados os trabalhos que as suas conclusões não evidenciassem contribuições para a temática pesquisada eliminou 2 trabalhos, permanecendo apenas o trabalho intitulado de The management of project management: A

conceptual framework for project governance de autoria de Too e Weaver (2014). A

partir da leitura deste trabalho foi buscado outros 2 trabalhos que por sua vez foram incluídos na amostra, sendo da leitura destes dois trabalhos se chegou a 1 e-book publicado pelo PMI, de título Situational Sponsorship of Projects and Programmes:

An Empirical Review de autoria de Crawford et al. (2008). Por meio deste e-book

que foi verificado as seis dimensões das funções do patrocinador de governança de projetos que foi descrito no tópico.

O estudo de caso possui como principais características, descrever detalhadamente um fenômeno social, estabelecer categorias para afirmar ou contrapor suposições da literatura, a partir dos padrões fornecidos pelos dados e responder a uma determinada questão de pesquisa, preservando seu caráter unitário (Godoy, 2010). O estudo de caso é uma das alternativas de pesquisa

adequada ao campo das ciências sociais e à exploração de processos, atividades e eventos (Cresweel, 2010).

O estudo de caso representa uma averiguação empírica e envolve um método abrangente, com a lógica do planejamento, da coleta e da análise de dados. E nesta seara pode incluir tanto estudos de caso únicos quanto múltiplos (Yin, 2009). Este estudo compreendeu um trabalho de casos múltiplos, pois embora os projetos sejam da mesma instituição, cada um ocorre em um cenário diferente.

3.1.3 Quanto à forma de abordagem

O estudo se norteou por uma abordagem qualitativa onde nela se demonstra a variedade de perspectivas sobre o objeto (Flick, 2004). Na pesquisa qualitativa se fornece uma análise mais detalhada sobre investigações, hábitos, tendências de comportamento, atitudes e etc (Lakatos & Marconi, 2007).

Uma pesquisa com enfoque qualitativo é selecionada quando se busca compreender a perspectiva dos participantes acerca dos fenômenos que os rodeiam, aprofundando em suas experiências, pontos de vistas e opiniões, ou seja, o modo como os participantes percebem subjetivamente a realidade na qual está inserido (Sampieri et al., 2013).