• Nenhum resultado encontrado

137 Gráfico 17: Análise geral dos usuários internos – Hematologia e Ortopedia

Fonte: Arquivo do autor

Quando facultado o direito para escolha de dois critérios a serem aprimorados pela gestão administrativa do Hospital, observamos o destaque para acessibilidade, temperatura e acústica. A sensibilidade humanitária com o direito de ir e vir esteve presente em 32% das respostas. Em segundo plano, mas com fração considerável, estão a temperatura (27%) e a acústica (23%), que sinalizam o desconforto térmico e acústico vivenciado por pessoas que utilizam o espaço pesquisado durante 06 horas seguidas. Em menor

escala; não menos importante; encontram-se empatados com 9% as reivindicações para os critérios de tamanho e iluminação. Percebe-se a preocupação e desconforto com todos os tópicos.

Gráfico 18: Análise específica dos usuários internos – Hematologia e Ortopedia

Fonte: Arquivo do autor

0 2 4 6 8 10 12

Conforto Térmico (Temperatura) Conforto Acústico (Ruídos) Dimensionamento (tamanho) Iluminação (Qualidade) Cores (Tintas e texturas) Comunicação Visual (informação) Revestimentos (Qualidade) Acessibilidade (NBR 9050 e Desenho Universal) Localização (Facilidade de acesso) Serviços de Apoio (WC´s/bebedouro/máquina de café/lanchonete) Segurança (Tranquilidade no ambiente)

Ambiente - Características Gerais

Bom Normal Ruim

0 2 4 6 8 10 12

Você se sente bem neste ambiente? O ambiente é adequado para uma Recepção Hospitalar? Existe controle de acessos nesta Recepção? Você considera que o ambiente influencia na qualidade dos serviços? O sistema AGHU (marcação de consultas) facilitou a vida dos usuários? Nos últimos anos este Hospital melhorou? Qualquer usuário consegue transitar com facilidade nesta Recepção?

Ambiente - Caracterísiticas Específicas

Sim Indiferente Não

Temperatura 27% Iluminação 9% Acústica 23% Tamanho 9% Acessibilidade 32%

Valoração de Critérios

Temperatura Iluminação Acústica

138

A questionário passa a evidenciar as ações instauradas pela administração a fim de julgar algumas características específicas da recepção de Hematologia e Ortopedia. O conjunto de respostas ratifica o entusiasmo da equipe técnica no momento em que todas as ações foram avaliadas favoravelmente à gestão. Os profissionais aprovaram o ambiente de trabalho, as suas características, o sistema de agendamento – AGHU, o processo de mudança e melhoria do HU-UFPI. Pondera-se o manifesto de insatisfação, mesmo com 30% das avaliações, para a eficácia do controle de acesso e para acessibilidade física da edificação. Gráfico a seguir.

Finaliza-se a aplicação do questionário semiestrurado com três perguntas abertas que permitem a resposta espontânea dos entrevistados sobre os pontos positivos, pontos negativos e possíveis sugestões para o ambiente, visando a otimização das condições de trabalho. Dentre os aspectos positivos da Recepção 10/11 destacam-se o mobiliário normatizado e em perfeito estado de conservação, a iluminação eficaz, o dimensionamento dos setores, a acessibilidade física, o layout e os serviços de limpeza terceirizada. Recebemos citações individuais para: localização, bwc´s amplos e adaptados, equipamentos com manutenção preventiva, consultórios bem equipados, climatização, sistema de informática, sinalização tátil, coletividade da equipe de trabalho, hierarquia institucional, cores dos revestimentos e mobiliário, segurança, plano de capacitação do Hospital, manutenção predial e painel eletrônico que gerencia as chamadas para exames e consultas.

Tabela 17: Percepção ambiental do funcionário – Hematologia e Ortopedia

Fonte: Arquivo do autor

Dimensão - 03 Climatização - 01 Cores - 01

Localização - 01 Informática - 01 Limpeza - 02

Layout - 02 Iluminação - 04 Segurança - 01

Mobiliário - 06 Sinalização - 01 Capacitação - 01

BWC - 01 Acessibilidade - 02 Manutenção - 01

Equipamentos -01 Equipe - 01 Painel - 01

Consultórios - 01 Hierarquia - 01

Acessibilidade - 01 BWC - 02 Suprimentos - 01

Sinalização - 04 Posso Ajudar (+1 pessoa) - 01 Iluminação - 01

Acústica -03 Impressora (apenas 01) - 01 Fluxo de Pacientes (grande) - 01

Climatização - 07 Mobiliário Pacientes (pouco) - 04 Não tem Insalubridade - 01

Mobilidade Espacial - 01 Copa - 02 Proteção para saúde - 01

Dimansão - 03 Posição do Painel - 02 Telefone p/ lig ext - 01

Manutenção - 01 Assentos Especiais (obeso...) - 01 Muito tempo p/ inform - 02

Comunicação c/ paciente - 02 Mais impressoras - 03 Mais Mobiliário Pacientes - 02

Objetividade - 01 Mais Painel Eletrônico - 05 Barreira de Proteção (doenças) - 01

Otimizar pé direito - 01 Lanchonete - 03 Insalubridade - 01

Rever Climatização - 04 Sistema de Som - 05 Sinalização - 04

Posso Ajudar (+1 pessoa) - 02 Marcação centralizada - 02 Cadeiras setorizadas - 01

Mais Consultórios - 01 Xerox - 01 Estacionamento - 01

5. Contribuição do Funcionário

O que você sugere para melhoria desta recepção hospitalar? Quais são os pontos NEGATIVOS desta Recepção?

4. Percepção Ambiental do Funcionário

139

Os profissionais demonstraram insatisfação com diversos aspectos. Percebe-se veemência nas reclamações referentes a climatização insuficiente, a pouca quantidade de cadeiras no setor de espera, a dimensão da recepção, a sinalização visual provisória e a poluição auditiva. Em menor proporção, houveram queixas da acessibilidade e mobilidade, manutenção predial, copa e bw´s insuficientes, necessidade de mais um agente de portaria, número reduzido de impressoras e suprimentos, baixa iluminação, alto fluxo de pacientes e a retaliação de insalubridade para os funcionários que ficam expostos a doenças. Os funcionários requisitaram o recebimento de insalubridade decorrente das características de suas atividades, porém a administração preteriu o pleito.

Nota-se a proatividade da equipe na busca de solução para os problemas acima relatados e, em mesma direção, facilitar o desempenho de suas tarefas. Identifica-se maior representatividade em sugestões para: substituir o sistema de climatização por uma tecnologia mais eficiente, aquisição de novas impressoras e painéis eletrônicos de chamadas, instalação de um sistema de som ambiental, execução de sinalização visual padronizada e personalizada, instalação de lanchonetes no HU-UFPI e elaboração de um sistema de proteção física que resguarde a saúde dos atendentes.

RECEPÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

Os questionários e entrevistas foram realizados entre os dias 01 e 04 de março de 2016, nesta ocasião foram inquiridos 36 (trinta e seis) usuários externos e 11 (onze) funcionários, perfazendo um total de 47 formulários coletados individualmente pelo pesquisador. O tempo médio de resposta foi de 06 minutos para o grupo externo e de 15 minutos para o grupo interno, durante a coleta o pesquisador fez a leitura e preenchimento das respostas para, somente em conclusão, coletar a assinatura do entrevistado, caso pactuassem da importância do conteúdo e objetivos da pesquisa.

A – Público Externo

De posse dos dados coletados nos questionários estruturados que foram aplicados no público externo da Recepção Saúde da Mulher, composto por pacientes e acompanhantes, elaboramos o perfil do público, conforme gráficos a seguir. Verifica-se que 78% dos usuários é do gênero feminino, podendo afirmar que os 22% do gênero masculino que complementam o grupo são caracterizados como acompanhantes, devido a especialidade deste setor. A grande maioria dos voluntários possui faixa etária entre 30 e 59 anos (83%), os jovens entre 18 e 29 anos representam 14% deste conjunto e apenas 3% da população foi classificada como idosos (60 a 70 anos). Considerando o cadastro de endereços constata-se que 80% mora na Região Metropolitana de Teresina – RMT. A classificação por estado civil, escolaridade e atividade apresentam notadamente o mesmo percentual (64%) para as categorias: casado, nível médio e trabalhador, respectivamente.

140