• Nenhum resultado encontrado

A TAP é uma sociedade anônima que tem por objeto a gestão de participações sociais em outras sociedades (TAP SGPS, S.A). É um grupo europeu, cujo país de origem é Portugal, constituído por empresas cujas atividades concentram-se principalmente em transporte aéreo e prestação de serviços na área de engenharia e manutenção (TAP, 2009.).

O negócio da TAP é a prestação de serviços de transporte aéreo e atividades afins. A TAP presta serviços públicos de transporte aéreo de passageiros, carga e correio, bem como a prestação dos serviços e a realização das operações comerciais, industriais e financeiras relacionadas direta ou indiretamente com a referida exploração e, ainda, exercer quaisquer outras atividades consideradas convenientes aos interesses empresariais (TAP, 2006, p.1).

A TAP assume como missão “o serviço de Transporte Aéreo e actividades afins, aspirando a ser sempre a melhor opção para quem utilizar os seus serviços e uma de entre as melhores empresas para se trabalhar, actuando consciente do seu compromisso para com a sociedade e com o meio ambiente” (TAP, 2010a, p.15).

A TAP tem por objetivo “proporcionar o retorno para os seus investidores e promover a satisfação das expectativas dos Clientes, mantendo uma postura activa na promoção de contributos para o desenvolvimento económico e social, a nível global e local” (TAP, 2010a, p.15).

De acordo com o Código de Ética (TAP, 2011a, p. 2), as ações da organização são pautadas por critérios de excelência e comprometimento com a comunidade, associando-se a iniciativas que promovem os valores da ética como fundamento da gestão e cultura empresarial, pelo que assume também como seus objetivos:

• Praticar os mais elevados valores de ética e integridade pessoal;

• Respeitar a qualidade de vida das comunidades em que está integrada.

As empresas que a TAP, SGPS, S.A. detém participação no respectivo capital social são as seguintes: (a) TAPGer- Sociedade de Gestão e Serviços, S.A., (b) TAP S.A., (c) Groundforce Portugal, (d) Portugália–Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S.A., (e) AEROPAR S.A, (e) TAP Manutenção e Engenharia Brasil, descritas a seguir.

5.1.1 TAP Ger- Sociedade de Gestão e Serviços, S.A.

A empresa funciona como holding, com o objetivo fundamental de efetuar o acompanhamento da gestão de algumas das suas subsidiárias, que não sejam Companhias de aviação. À semelhança da tendência na Indústria, a TAP detém os seus investimentos financeiros nas áreas de: Catering, Sistemas de Informação, Lojas de Vendas em Aeroportos e a Bordo, Serviços de Saúde e Assistência em Escala.

5.1.2 TAP S.A

A TAP S.A. é constituída por três unidades de negócio: (a)Transporte Aéreo (TAP Portugal); (b) Serviços e (c) Manutenção e Engenharia:.

a) TAP Portugal

O negócio do transporte aéreo é a principal atividade do Grupo TAP. A TAP Portugal é a companhia aérea portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance desde 14 março de 2005. Foi eleita “Companhia Aérea Líder Mundial para África” (2011), “Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul” (2009, 2010 e 2011) e a “Melhor Companhia Aérea da Europa” (2011).

Operando desde 1945, a empresa tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso à Europa, África, América do Norte e do Sul. A TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre 75 destinos em 34 países a nível mundial.

b) TAP Serviços

A TAP Serviços, criada em 2004, tem por missão a prestação de serviços de suporte e gestão às restantes Unidades de Negócio e empresas do Grupo TAP, tendo por base um modelo organizacional de serviços partilhados, fundamentado numa estratégia colaborativa ou de processos transacionais. Envolve a prestação de serviços financeiros, de recursos humanos,

compras, armazéns, administrativos, auditoria e jurídicos, além de outras atividades de suporte (Relatório Anual TAP, 2010b).

c) TAP Manutenção e Engenharia (Portugal)

A TAP Manutenção e Engenharia é a organização de manutenção da TAP Portugal, tem a sua base principal em Lisboa suas atividades estão voltadas para prestar serviços de manutenção e engenharia em aviões, motores e componentes, com uma qualidade internacionalmente reconhecida, num mercado extremamente exigente onde a segurança é um fator primordial.

A TAP Manutenção e Engenharia está certificada por várias Autoridades Aeronáuticas, entre as quais a Norte Americana FAA e a Europeia EASA.

A qualidade dos serviços da TAP Manutenção e Engenharia tem sido internacionalmente reconhecida por Clientes e Fabricantes ao longo dos anos (Relatório Anual TAP, 2010b).

5.1.3 Groundforce Portugal (SPdH S.A)

Fruto da privatização dos Serviços de Assistência em Terra da TAP Portugal em 2003, surge em Março de 2005 a Groundforce. Desde então, a empresa vem consolidando a sua posição no setor de handling em nível nacional, prestando serviço à maior parte das companhias aéreas que voam para Portugal, entre elas a quase totalidade das companhias de bandeira.

A força da Groundforce reside na qualidade e experiência dos seus mais de 2.900 colaboradores que prestam serviços nos principais Aeroportos Portugueses – Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo (Relatório Anual TAP, 2010b).

5.1.4 Portugália–Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S.A.

Empresa de Transporte Aéreo. Em meados de 2007, a PGA integra o Grupo TAP e assume um novo modelo de negócio. A Companhia deixa de trabalhar autonomamente no mercado regional, passando a trabalhar, dentro de uma lógica de Grupo, como provedora de capacidade de voo através do aluguel das aeronaves à TAP. A aquisição da PGA veio reforçar a posição competitiva da TAP com o aproveitamento de recursos já existentes e de sinergias várias, traduzindo-se no crescimento e melhor oferta no âmbito da rede do Grupo. Com a

participação da PGA nas operações TAP, ganha corpo o hub do Porto, hoje em fase de expansão. Apesar da existente relação contratual, PGA e TAP são empresas independentes que mantêm a identidade jurídica dentro do mesmo Grupo. (http://www.portugalia-airlines.pt/historia.php)

5.1.5 AEROPAR

A TAP detém 99% do capital da Aeropar- Companhia de Participações do Brasil que por sua vez possui 47,64% do capital da TAP Manuntenção e Engenharia Brasil (Grupo Parpública, 2012).

5.1.6 TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP M&E Brasil)

A TAP Manutenção e Engenharia Brasil, possui mais de 80 anos de operações junto a grandes empresas aéreas nacionais e internacionais. A empresa é controlada pelo Grupo TAP Portugal desde novembro de 2005 e em janeiro de 2009 foi transformada em subsidiária. A infraestrutura física e tecnológica construída e a gama de conhecimentos acumulados em tantos anos fazem da TAP M&E Brasil, uma das dez maiores empresas de manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves e componentes (MRO-Maintenance, Repair & Overhaul) da atualidade (Fonte: http://www.tapme.com.br/index.asp?lnk=perfil).

5.1.7 Principais Marcos Históricos

Os principais marcos históricos do Grupo TAP foram sintetizados a partir das informações disponibilizadas no Relatório Anual TAP (2010b, pp. 107-109).

1945: criação dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP), instituídos como uma secção do Secretariado da Aeronáutica Civil. Inicia-se o recrutamento de quadros técnicos nas Escolas Aeronáuticas Militar e Naval, tendo sido efetuada a especialização de um grupo de 11 pilotos na BOAC (British Overseas Airways Corporation). São adquiridos os primeiros dois aviões DC-3 Dakota, de 21 passageiros.

1950: a Manutenção e Engenharia dá início à prestação de assistência técnica, nos aeroportos de Lisboa e Porto, a aviões de companhias estrangeiras sem disponibilidade de meios próprios para efetuar à manutenção das suas aeronaves. Os Transportes Aéreos

Portugueses adquirem o estatuto de Empresa privada (S.A.R.L.) com capitais mistos, de maioria estatal em 1953.

1975: a TAP transforma-se em empresa pública pelo Decreto-Lei n° 205-E/75.

1991: a TAP adquire o estatuto de Sociedade Anônima (TAP, S.A.) de capitais maioritariamente públicos, pelo Decreto-Lei n° 312/91.

2003: marca a criação do Grupo TAP, com a constituição de uma sociedade gestora de participações sociais, a TAP, SGPS, na sequência de um processo de reestruturação empresarial, que envolveu, também, a criação da empresa SPdH–Serviços Portugueses de Handling, S.A. pelo Decreto-Lei n° 87/2003.

2007: a TAP–Manutenção e Engenharia obtém a certificação como Organização de Projecto (DOA–Design Organisation Approval) da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA–European Aviation Safety Agency). Foi efetuada a aquisição, pela TAP, da totalidade do capital social da Portugália–Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, S.A., tendo sido intermediária a empresa Gertiserv–Sociedade de Gestão e Serviços, S.A., constituída para o efeito.

2008: é realizado o voo inaugural para Belo Horizonte, totalizando oito destinos entre a Europa e o Brasil. É inaugurada a operação entre Lisboa e Casablanca. A posição da Globália na SPdH (50,1%) é adquirida por três instituições financeiras, o Banco de Investimento Global–BIG (19,94%), o Banco de Investimento, S.A.–BANIF (15,1%) e o Banco Invest, S.A. (15,1%). É efetuada a extinção da empresa GERTISERV, S.A., por fusão entre esta e a empresa Portugália.

2009: a TAP é a primeira companhia aérea, a nível mundial, a lançar o Programa de Compensação de Emissões de CO2. Há a ampliação da Rede na Europa. A TAP prossegue no esforço de alienação da posição que foi obrigada a readquirir, a maioria do capital da SPdH, tendo as ações correspondentes sido entregues a uma entidade independente, a EUROPARTNERS, que detém um papel ativo na concretização das decisões da AdC.

A estrutura acionária do Grupo TAP é apresentada a seguir.

5.1.8 Estrutura Acionária Grupo TAP

Figura 11: Estrutura acionária do Grupo TAP

Fonte: GRUPO PARPÚBLICA (2012).

5.1.9 Número de Trabalhadores (diretos e terceirizados)

O Grupo TAP possui 13.113 funcionários, incluindo todos os negócios. A Tabela 1 detalha a composição do quadro de pessoal do Grupo TAP.

Tabela 1: Quadro de pessoal do grupo TAP

Figura 14: Quadro de Pessoal Grupo TAP Fonte: TAP, Relatório Anual (2010, p. 80).

Fonte: TAP (2010B).

5.1.10 Principais Órgãos Reguladores do Grupo TAP (TAP, Relatório Anual 2010)

Os principais órgãos reguladores que envolvem o Grupo TAP estão distribuídos de acordo com o contexto de atuação das empresas do Grupo. Em Portugal os órgãos de maior relevância são o INAC e a Autoridade da Concorrência.

O INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil, I. P.) tem por missão regular e fiscalizar o sector da aviação civil e supervisionar e regulamentar as atividades nesta área desenvolvidas (Ministério das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações).

A Autoridade da Concorrência tem como missão principal velar pelo cumprimento da legislação de defesa da concorrência, fomentar a adopção de práticas que promovam a concorrência e contribuir para a disseminação de uma cultura e de uma política de concorrência (Ministério da Economia e Inovação).

Na Europa, a Comissão Europeia, a EASA e a ECAC também regulam nas atividades do Grupo TAP. A Comissão Europeia, instituição executiva por excelência no quadro da UE, dispõe do direito de propor legislação e assegura que as políticas da UE sejam adequadamente aplicadas; a missão da EASA – European Aviation Safety Agency consiste em promover as mais elevadas normas comuns de segurança e proteção ambiental no sector da aviação civil.

A ECAC – European Civil Aviation Conference é uma organização intergovernamental, cujo objetivo consiste em promover o desenvolvimento sustentado, seguro e eficiente do sistema de transporte aéreo Europeu. Funciona em estreita ligação com a ICAO e em ativa cooperação com as outras instituições da União Europeia.

No âmbito internacional regulam as atividades do Grupo TAP a ICAO e outras autoridades nacionais de aviação civil. A ICAO – International Civil Aviation Organization é uma instituição especializada das Nações Unidas e tem por objetivo promover a cooperação internacional na aviação civil.

A outras autoridades nacionais de aviação civil (comunitárias e de países terceiros) tem por missão, à semelhança da autoridade aeronáutica portuguesa, efetuar a regulação e fiscalização do setor da aviação civil.

Considerando que o objeto de estudo da tese é a subsidiária brasileira da TAP Manutenção e Engenharia, sua caracterização é apresentada a seguir. As informações a seguir foram extraídas do site da empresa (http://www.tapme.com.br/index.asp?lnk=perfil).

No documento A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE INSTITUCIONAL NAS (páginas 82-89)