• Nenhum resultado encontrado

3. Acessibilidade e Usabilidade de Sistemas de Mapeamento na Web

3.4. Exemplos de Plataformas com Sistemas de Mapeamento de Acessibilidade

3.4.3. Guia Turismo Acessível

Com o objetivo de melhor a acessibilidade do País, o Ministério do Turismo do Brasil disponibilizou o Guia de Turismo Acessível, um site colaborativo. Neste site, os utilizadores podem avaliar e consultar a acessibilidade de alguns tipos de estabelecimentos: alimentação, compras, eventos e lazer, hospedagem, museus, parques zoológicos, praia e serviços turísticos.

3.4.3.1. Sistema de avaliação da Condição de Acessibilidade de Edifícios/Lugares

O Guia de Turismo Acessível tem definidas 48 questões a que os utilizadores devem responder para identificar a condição de acessibilidade dos vários tipos de estabelecimentos. Estas questões são baseadas na legislação e normas aplicáveis no Brasil e debruçam-se essencialmente sobre: estacionamento, piso, portas, rampas, escadas, elevadores, corredores, piso tátil, balcões e sinalização. O questionário completo pode ser consultado pelo anexo 1.

3.4.3.2. Estrutura e funcionalidades

A página inicial e as páginas secundárias são compostas por 3 menus. O primeiro menu secundário encontra-se na parte superior e através deste pode-se aumentar ou diminuir a letra, alterar o contraste da página, aceder ao separador “Acessibilidade”, mudar de idioma (sendo que o site está disponível para Português, Inglês e Espanhol), registar-se e fazer login. Neste menu estão, também, disponíveis mecanismos para ignorar blocos de conteúdo, fazendo ligação direta ao conteúdo disponível ao longo da página (como é o caso de: “Ir para o

conteúdo” e “Ir para o menu”).

60 Importa referir que a possibilidade de alterar o contraste e aumentar/diminuir o tamanho de letra, são funcionalidades muito importantes, pois permitem ao utilizador adequar essas características às suas preferências e de acordo com as suas limitações.

Figura 32 - Página Inicial (Superior) e Página Inicial com contraste ativado (Inferior)

O menu principal é composto por 5 separadores (hiperligações para outras páginas):

“Saiba mais sobre o Programa Turismo Acessível”, “Conheça os direitos da Pessoa com Deficiência”, “Informações sobre estabelecimentos”, “Linhas de crédito para pessoas jurídicas” e “Fale connosco”.

61 Figura 33 - Menu Principal

No menu secundário 2 estão disponíveis os separadores “Termos de Uso”, “Politica

de Privacidade” e “Mapa do site”.

Através da página principal, o utilizador da plataforma porque pesquisar por sítios acessíveis. Para essa pesquisa é necessário que insira o nome da cidade em que quer pesquisar e escolha o tipo de equipamento. De seguida, pode filtrar a pesquisa pelo tipo de recursos de acessibilidade: recursos para deficiência física ou motora, recursos para deficiência

auditiva, recursos para deficiência visual e recursos para mobilidade reduzida. Pode ser

escolhido mais do que um tipo de recurso para cada pesquisa.

62 Depois de introduzir a informação que pretende consultar, ao utilizador é apresentada uma lista com os resultados obtidos de onde tem que escolher o pretendido.

Figura 35 - Lista da procura realizada

Posteriormente, são apresentados os resultados da condição de acessibilidade para o equipamento escolhido.

63 Para saber os detalhes de acessibilidade para recurso, basta que se clique no ponto de interrogação colocado antes das notas atribuídas (ver figura 37).

Figura 37 - Resultados de acessibilidade dos recursos para a deficiência auditiva para o equipamento pretendido

64 Figura 38 - Estrutura Plataforma Guia Turismo Acessível

Guia Turismo Acessível Menu Secundário 1 Ir para o conteúdo Ir para o mapa (2) Contraste Acessiblidade Tamanho de letra Idioma Registar / Login Menu Principal

Saiba mais sobre o Programa Turismo

Acessível

Conheça os direitos da Pessoa com Deficiência

Informações para Estabelecimentos

Linhas de Crédito para Pessoas Jurídicas Fale conosco Menu Secundário 2 Termos de Uso Políticas de Privacidade Acessibilidade Mapa do Site

65

3.4.3.3. Navegação

A navegação de um site está intrinsecamente ligada com a usabilidade e acessibilidade, uma vez que são preocupações prioritárias. A maior parte dos sites utiliza técnicas muito comuns e que já são esperadas por quem o visita. As páginas e secções do site devem ter uma orientação fácil e lógica, fazendo com que este não tenha que pensar sobre como utilizar o site. Esta utilização deve ser natural e sem qualquer esforço.

Existem vários princípios que devem ser seguidos para criar uma boa estrutura de navegação:

 Utilizar ícones como suporte à navegação, pois são apelativos e fáceis de usar e compreender;

 Criar grupos lógicos de links relacionados, com os mais importantes na navegação de nível superior e os restantes noutro lado;

 Providenciar informação sobre a localização para que os utilizadores saibam em que parte do seu site se encontram, e como fazer para se dirigirem para outra área do site.

No Guia Turismo Acessível, a navegação é feita pelos 3 menus e uma vez que estes estão presentes em todas as páginas, a navegação torna-se coerente e consistente. São adotadas as recomendações de acessibilidade, bem como é providenciada a localização do utilizador no site, como se pode ver pela figura 39.

Figura 39 - Recomendações de acessibilidade e usabilidade aplicadas à plataforma Guia Turismo Acessível

66 Neste site o logótipo que aparece em todas as páginas no canto superior esquerdo permite o acesso rápido à página inicial.

3.4.3.4. Interface

Na plataforma Guia Turismo acessível o logótipo do site, sugere que é um site que apresenta o grau de acessibilidade de equipamentos a visitar. Na página inicial não é fornecida informação acerca de quem é o produtor da plataforma, para que browser e a que escala foi criado o site.

Mancha Gráfica

A página inicial e as páginas secundárias apresentam o esquema representado pela figura 40.

Figura 40 - Esquema representativo da estrutura de todas as páginas da plataforma Guia Turismo Acessível

Fundo, texturas e cores

Aquando da escolha do design do site, deve ter-se em atenção a variedade de utilizadores, a baixa qualidade dos monitores, a má iluminação e brilho e a leitura em ecrãs

67 pequenos. A escolha das cores a utilizar é de facto importante, pois pode impedir que o texto de um site possa ser lido.

Figura 41 - Fatores a ter em conta para a escolha do design de um site (sobretudo para a escolha de cores a utilizar)

De forma a evitar problemas de acessibilidade e usabilidade devem ser seguidos 3 princípios:

 Não utilizar apenas a cor para dar uma informação importante: A utilização de ícones e de texturas é incentivada;

Garantir um bom contraste entre cores e elementos: Deve ter-se em consideração o tamanho dos elementos, fontes e contexto de uso. A W3C pede um contraste mínimo de 1:4.5 (ou 1:3 para textos maiores);

 Mais brilho, mais saturação e mais matiz: Definir a paleta de cores a ser usada, tendo em conta o brilho, a saturação e mesmo a matiz das cores. Assim, todos os utilizadores podem ter a mesma experiência visual que foi projetada.

O fundo deve manter-se semelhante em todas as páginas do site, por forma a manter a consistência. O fundo torna-se a “função visual” para todos os outros gráficos.

Na plataforma Guia Turismo Acessível, as cores de fundo utilizadas são o creme, o verde e o azul. O fundo de todas as páginas é creme, o fundo do menu principal é verde, o fundo do menu secundário 1 e do rodapé é azul (ver tabela 13).

68 Tabela 13 - Cores de fundo nas páginas da plataforma Guia Turismo Acessível

Cores Código

Fundo #F7F2E2

Menu Principal #005F41

Menu Secundário 1 #005B85

Menu Secundário 2 Fundo da página

Rodapé #005B85

A cor do texto/conteúdo é preta, bem como o texto dos títulos. A cor do texto do menu principal e do menu secundário 1 é branca (ver tabela 14).

Tabela 14 - Cores para o texto nas páginas da plataforma Guia Turismo Acessível

Cores Código Texto #000000 Títulos #000000 Menu Principal #FFFFFF Menu Secundário 1 #FFFFFF Menu Secundário 2 #005B85 Rodapé #FFFFFF Hiperligações

Através da tabela 15, pode ver-se como as hiperligações são apresentadas na plataforma Guia de Turismo Acessível.

Tabela 15 - Cores das hiperligações Embebidas e Associativas da Plataforma Guia Turismo Acessível para os 3 estados

Cores Código

Normal #005B85

Rollover #005B85

69 Tabela 16 - Cores das hiperligações do Menu Principal da plataforma Guia Turismo Acessível para

os 3 estados

Cores Código

Normal #000000

Rollover #000000

Ativo ---

Tabela 17 - Cores das hiperligações do Menu Secundário 1 da plataforma Guia Turismo Acessível para os 3 estados

Cores Código

Normal #000000

Rollover #EAEAEA

Ativo ---

No Guia Turismo acessível, as hiperligações do menu principal têm associada uma descrição que pode ser lida quando o cursor passa sobre elas.

Figura 42 - Exemplo da descrição dada para as hiperligações do Menu Principal

Relativamente às restantes hiperligações, estas não apresentam qualquer descrição mas têm formatação diferente quando se encontram ativas ou em estado rollover.

Texto e tipo de letra

No Guia Turismo Acessível não são cumpridas todas as recomendações, nomeadamente a formatação e o alinhamento do texto, contudo o tipo de letra é não serifado, o tamanho de letra é adequado e existe um bom espaçamento entre parágrafos.

70 Tabela 18 - Características do texto do Guia Turismo Acessível

Texto Tipo de letra Tamanho Estilo

Menu Principal Arial 12 Normal

Menu Secundário Arial 12 Normal

Letra do texto Arial/Verdana 10/12 Normal

Títulos Arial 15/16 Normal