• Nenhum resultado encontrado

3. Acessibilidade e Usabilidade de Sistemas de Mapeamento na Web

3.4. Exemplos de Plataformas com Sistemas de Mapeamento de Acessibilidade

3.4.1. Portugal Acessível

O site Portugal Acessível, desenvolvido pela Associação Salvador, tem como missão ser o guia nacional de referência na disponibilização de informação sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços em Portugal, propondo também itinerários acessíveis, e permitindo a interação e troca de experiências entre a comunidade de pessoas com deficiência motora. Ao mesmo tempo, pretende ser uma ferramenta de sensibilização junto de entidades públicas e privadas para a importância de promoção da acessibilidade (Associação Salvador).

3.4.1.1. Sistema de Avaliação da Condição de Acessibilidade da plataforma Portugal Acessível

A condição de acessibilidade dos espaços é conhecida através de uma vistoria in loco feita por um membro da Associação Salvador. Os espaços são divididos em categorias:

 Alojamento;  Cultura e Lazer;  Praias;  Restaurantes;  Saúde;  Utilidades;  Transportes.

Em geral, é disponibilizada informação sobre a data de visita ao espaço, se existe estacionamento reservado, o número de quartos adaptados, se existe instalações sanitárias acessíveis, como é feito o acesso pedonal, o preço médio dos serviços, a morada, o horário de funcionamento e os contactos dos responsáveis. Em alguns casos são acrescentadas informações adicionais sobre acessibilidade, por exemplo: “Exterior: Parque de estacionamento subterrâneo pago com elevador de acesso ao exterior. Percurso acessível desde a saída do estacionamento até à entrada do edifício. Restantes lugares com parquímetro e passeios não rebaixados. Possível estacionar junto à entrada desde que identificado. Piso em calçada portuguesa regular. Entrada acessível pelo gabinete de Ação Social, ao lado da

32 escadaria principal, no entanto existe um degrau de cerca de 10 cm para chegar à rampa de acesso. Interior: Piso superior acessível apenas por escadas”.

Relativamente aos itinerários, são uma espécie de viagens programadas por espaços que são acessíveis.

Figura 1 - Exemplo de itinerário proposto

3.4.1.2. Estrutura e funcionalidade

A página inicial é composta por um menu principal. Ao longo desse menu existem hiperligações para outras páginas: “Quem Somos”, “Ser Acessível”, “Notícias”, “Informações Úteis” e “Contactos”. Encontram-se ainda disponíveis funções, como por exemplo: “Pesquisar”, “Mudar de Idioma” e “Registar/Login”.

33 Figura 2 - Página Inicial da Plataforma Portugal Acessível

Através do separador Quem Somos encontra-se informação sobre a missão e os objetivos que a Associação Salvador tem com este projeto. Está também disponível para descarregar a aplicação Portugal Acessível Mobile.

Figura 3 - Página Inicial com demostração dos conteúdos do separador “Quem Somos”

Para encontrar informação sobre os benefícios de ser acessível, legislação, certificação de acessibilidade – ICVM, denúncia de falta de acessibilidade, como ser o destaque do mês da plataforma Portugal Acessível ou ainda como fazer para integrar os espaços desta plataforma, o utilizador deve aceder ao conteúdo do separador Ser Acessível.

34 Figura 4 - Página Inicial com demostração dos conteúdos do separador “Ser Acessível”

No separador Noticias, estão disponíveis noticias para leitura, newsletters e perspetivas sobre acessibilidades.

Figura 5 - Página Inicial com demostração dos conteúdos do separador “Notícias”

Pelo separador Informações Úteis, pode recolher informação sobre empresas de consultadoria – acessibilidades, legislação relacionada com acessibilidades, ajudas técnicas/produtos de apoio, transportes adaptados, entre outras.

35 Figura 6 - Página Informações Úteis

Caso pretenda esclarecer alguma dúvida sobre o conteúdo e para tal, quiser contactar os responsáveis pela plataforma, basta que aceda ao separador Contactos.

Figura 7 - Página Contactos

Depois desta breve análise, apresenta-se a estrutura da plataforma Portugal Acessível, através da figura 8.

36 Figura 8 - Estrutura da plataforma Portugal Acessível

Página Inicial

Menu Principal

Home Quem somos

Missão e Objetivos Portugal Acessível Mobile Ser acessível Beneficios Legislação Certificação Acessibilidade - ICVM Denúncia de falta de Acessibilidade Quer ser o destaque

do próximo mês? É acessível e não está

neste site? Notícias Notícias Newsletter Perpectivas sobre acessibilidades Informações

37 No que diz respeito a funcionalidades, esta plataforma permite que o seu utilizador faça uma pesquisa avançada sobre espaços e itinerários.

Para pesquisar sobre a condição de acessibilidade de espaços, deve dizer a que categoria pertence o espaço pretendido e de seguida escrever o nome ou então escolher o distrito e o concelho desse espaço, como se pode ver pela figura 9.

Figura 9 - Exemplo de pesquisa de um espaço em específico

É importante referir que dependendo do tipo de espaço que escolha, as informações que tem que inserir também são diferentes com o objetivo de tornar a pesquisa mais fácil e concreta, por exemplo: no caso de procurar por espaços de saúde basta apenas que indique o distrito, o concelho e a categoria; no caso de procurar por espaços de alojamento, tem que inserir informação sobre o distrito, o concelho, categoria, número de quartos adaptados, classificação hoteleira e preço médio.

Para pesquisar sobre itinerários acessíveis, basta que insira o distrito e o concelho em que pretende encontrar itinerários. De seguida são apresentados resultados em forma de lista, permitindo que o utilizador explore individualmente a oferta.

38 Figura 10 - Exemplo de pesquisa por itinerários acessíveis no Porto

3.4.1.3. Navegação

Nielsen (2000) e Powell (2002) referem que quando é feita a navegação em um site, colocam-se questões do tipo: “Onde estou?”, “Para onde posso ir?” e “Onde estive?”. Segundo Nielsen (2000), a pergunta “Onde estou?”, é a mais importante no que diz respeito à navegação. Se um utilizador não sabe onde está, nunca irá entender a estrutura do site e o mais provável é que nunca mais o volte a consultar. O esquema da navegação deve ser coerente e consistente, mais concretamente, deve ser utilizado o mesmo texto, a mesma cor e a mesma estrutura em todas as páginas (Nielsen, 2000; Powell; Krug, 2006). Se o sistema de navegação for sólido e consistente, devem ser observados alguns elementos de forma a contribuir para o aumento da confiança e satisfação dos utilizadores. Deve existir sempre ligação para a página inicial e o utilizador deve ter disponível um sistema de procura dentro do próprio site (Pinto & Carvalho, 2009).

A navegação de um site está intrinsecamente ligada com a usabilidade e acessibilidade, uma vez que são preocupações prioritárias. Existem vários princípios que devem ser seguidos para criar uma boa estrutura de navegação:

 Utilizar ícones como suporte à navegação, pois são apelativos e fáceis de usar e compreender;

39

 Criar grupos lógicos de links relacionados, com os mais importantes na navegação de nível superior e os restantes noutro lado;

 Providenciar informação sobre a localização para que os utilizadores saibam em que parte do seu site se encontram, e como fazer para se dirigirem para outra área do site.

Na plataforma Portugal Acessível, a navegação é feita por um menu e uma vez que este está presente em todas as páginas (no topo e fundo), a navegação torna-se coerente e consistente. São adotadas as recomendações de acessibilidade, bem como é providenciada a localização do utilizador no site, como se pode ver pela figura 11.

Figura 11 – Exemplo de localização na plataforma e de recomendações de acessibilidade

Mais se acrescenta, neste site o logótipo que aparece em todas as páginas no canto superior esquerdo permite o acesso rápido à página inicial.

3.4.1.4. Interface

A interface é o meio pela qual a comunicação entre a página web e o utilizador é feita (Barker, 1996). É importante que a interface responda a questões como: “Que site é este?”, “De que trata este site?”, “Quando foi escrito?”, “Quando foi atualizado?” e “Quem produziu o documento?”.

40 Na plataforma Portugal Acessível o logótipo do site sugere que é um site onde pode ser encontrada informação sobre espaços e/ou rotas acessíveis por Portugal. Através do rodapé é fornecida informação acerca de quais os browsers aconselhados para o acesso a esta plataforma, informação sobre a que escala foi criada, bem como informação sobre a acessibilidade da plataforma (ver figura 12).

Figura 12 - Informação otimização da plataforma

Mancha Gráfica

Nielsen (2003) estabelecia uma média em relação às dimensões das páginas existentes na web e constatou que a largura utilizada tem vindo a aumentar. A largura utilizada era de 800 pixéis. Nos dias que decorrem e de acordo com o avanço dos monitores, pode afirmar-se que uma resolução de 1024 pixéis para a largura de uma página, será a escolha mais acertada. Na verdade, a situação mais correta é trabalhar com percentagens permitindo um ajuste automático às características do monitor, pois a resolução pode variar de monitor para monitor. Através da figura 13, pode ver-se a estrutura das páginas da plataforma Portugal Acessível.

41 Figura 13 - Estrutura da Página Inicial e das Páginas Secundárias da Plataforma Portugal

Acessível

Fundo, texturas e cores

Aquando da escolha do design do site, deve ter-se em atenção a variedade de utilizadores, a baixa qualidade dos monitores, a má iluminação e brilho e a leitura em ecrãs pequenos. A escolha das cores a utilizar é de facto importante, pois pode impedir que o texto de um site possa ser lido.

Pela tabela 3, pode ver-se as cores utilizadas na plataforma Portugal Acessível.

Tabela 3 - Cores predominantes dos fundos das páginas da plataforma Portugal Acessível

Cores Código

Fundo #FFFFFF

Menu Principal #F2F2F2

Rodapé #F2F2F2

Rodapé #858585

A cor do texto é preta, bem como algum texto escrito no rodapé. Os títulos apresentam a cor azul (ver tabela 4).

42 Tabela 4 - Cores para o texto nas páginas da plataforma SIA

Cores Código Texto #000000 Títulos #3399CC Menu Principal #000000 Rodapé #000000 Rodapé #FFFFFF Hiperligações

As hiperligações, sejam elas em texto, imagem ou botão, são elementos muito importantes e por isso, devem obedecer a alguns requisitos. As hiperligações podem ser de 3 tipos:

 Embebidas (hiperligações que aparecem no meio do texto a sublinhado);

 Estruturais (ligações para níveis de dentro da estrutura do site);

 Associativas (ligações para outras páginas de interesse e similares à pagina de visita) (Pinto & Carvalho, 2009).

Estas devem apresentar três estados: normal, rollover e ativo.

A plataforma Portugal Acessível tem hiperligações estruturais. Estas são apresentadas no menu principal. Através da tabela 5, pode ver-se como as hiperligações são apresentadas.

Tabela 5 - Cores das hiperligações do Menu Principal da plataforma Portugal Acessível para os 3 estados

Cores Código

Normal #EDECEA

Rollover #EDECEA

Ativo Ver figura 14

43 A formatação das hiperligações é adequada, uma vez que é sempre percetível a diferença entre os estados.

Texto e tipo de letra

A informação disponibilizada deve ser clara, concisa e bem visível. Para que o texto esteja acessível deve cumprir-se determinados parâmetros, tais como:

 Tipo de letra: Letras não serifadas como Verdana ou Arial;

 Tamanho: Corpo de texto - 11 ou 12 e Títulos ou subtítulos – igual ou superior a 12 (Mesmo assim deve ter-se em atenção o tipo de letra utilizado e o público- alvo);

 Títulos e subtítulos: Devem estar destacados permitindo uma fácil identificação;

 Espaçamento entre linhas:1,5;

 Espaçamento entre parágrafos: mínimo 1,5 vezes maior do que o espaçamento entre linhas;

 Alinhamento do texto: à esquerda;

 Destaques e referências: Utilizar vários meios para [destacar, corrigir ou comentar]. Além da cor, utilize parênteses retos [ ] e pode indicar antes do destaque o motivo do mesmo: (e.g. Comentário; Correção; Atenção;…);

 Fundo simples: Não utilizar marcas d’água ou imagens de fundo (Francisco & Sousa, 2012).

Na plataforma Portugal Acessível não são cumpridas todas as recomendações anteriormente mencionadas, contudo o tipo de letra é não serifado, o tamanho de letra é adequado e além disso existe a possibilidade de o aumentar/diminuir e existe um bom espaçamento entre linhas e parágrafos.

Tabela 6 - Características do texto da plataforma Portugal Acessível

Texto Tipo de letra Tamanho Estilo

Menu Principal Arial 14 Normal

Letra do texto Arial/Verdana 10/12 Normal

44