• Nenhum resultado encontrado

4. Caso de estudo – Sistemas de Itinerários Acessíveis

4.2. Caracterização da plataforma SIA

4.2.3. Interface

A interface é o meio pela qual a comunicação entre a página web e o utilizador é feita (Barker, 1996). Se a interface for consistente, simples, intuitiva e funcional o utilizador compreende rapidamente a interação (Preece, Rogers, & Sharp, 2002). A interface deve ser

92 agradável e consistente entre as diferentes páginas, permitindo que o utilizador navegue facilmente no site. Segundo Figueiredo (2004), a navegação é um dos elementos presentes numa interface e que muitas vezes é confundida com esta. É importante que a interface responda a questões como: “Que site é este?”, “De que trata este site?”, “Quando foi escrito?”, “Quando foi atualizado?” e “Quem produziu o documento?”.

Na plataforma SIA o logótipo do site “Sistema de Itinerários Acessíveis”, sugere que é um site que apresenta itinerários acessíveis. Através do rodapé, é fornecida informação acerca de quem é o produtor da plataforma, para que browser e a que escala foi criado o site, como pode ser comprovado pela figura 65.

Figura 65 - Rodapé da Plataforma SIA

Para Davis e Merritt (1998) uma interface deve comunicar com clareza, ser consistente em termos visuais, conceptuais e mecânicos, tirar partido dos contrastes, evitar a confusão e a desordem (Pinto & Carvalho, 2009).

4.2.3.1. Mancha Gráfica

Nielsen (2003) estabelecia uma média em relação às dimensões das páginas existentes na web e constatou que a largura utilizada tem vindo a aumentar. A largura utilizada era de 800 pixéis. Nos dias que decorrem e de acordo com o avanço dos monitores, pode afirmar-se que uma resolução de 1024 pixéis para a largura de uma página, será a escolha mais acertada. Na verdade, a situação mais correta é trabalhar com percentagens permitindo um ajuste automático às características do monitor, pois a resolução pode variar de monitor para monitor. No rodapé do SIA e pela figura 66, pode ver-se que este está feito para 1024 x 768 pixéis.

93 Figura 66 - Esquema Página Inicial

Figura 67 - Estrutura das restantes páginas

4.2.3.2. Fundo, texturas e cores

O fundo deve manter-se semelhante em todas as páginas do site, por forma a manter a consistência. O fundo torna-se a “função visual” para todos os outros gráficos. A utilização de cores deve ser realizada potenciando o contraste entre a informação.

No que diz respeito a cores de fundo, as predominantes no SIA são o branco e o Azul. O fundo de todas as páginas, do menu principal e do rodapé é branco. Já o fundo do menu secundário é azul (consultar na tabela 24).

94 Tabela 24 - Cores predominantes nas páginas da plataforma SIA (Fundos)

Cores Código

Fundo #FFFFFF

Menu Principal #FFFFFF

Menu Secundário #23B0E6

Rodapé #FFFFFF

O azul é uma cor consensual relativamente às restantes, transmite tranquilidade e racionalidade, sendo por isso uma escolha assertiva.

A cor do texto é preta, bem como o texto escrito no rodapé. Os títulos apresentam a cor azul (ver tabela 25).

Tabela 25 - Cores para o texto nas páginas da plataforma SIA

Cores Código

Texto #000000

Títulos / Títulos #0C7EC3 / #444444

Rodapé #000000

4.2.3.3. Hiperligações

As hiperligações, sejam elas em texto, imagem ou botão, são elementos muito importantes e por isso, devem obedecer a alguns requisitos. As hiperligações podem ser de 3 tipos:

 Embebidas (hiperligações que aparecem no meio do texto a sublinhado);

 Estruturais (ligações para níveis de dentro da estrutura do site);

 Associativas (ligações para outras páginas de interesse e similares à pagina de visita) (Pinto & Carvalho, 2009).

Estas devem apresentar três estados: normal, rollover e ativo. O estado normal refere- se à aparência do botão ou controlo antes de acionado. O estado rollover diz respeito à aparência do botão ou controlo, quando o cursor do rato passa sobre si ou quando é utilizada a tecla “tab”. Este estado permite que surja uma descrição, que facilita a compreensão da

95 função do botão. O estado ativo mostra a aparência do botão ou controlo quando este é acionado. Através da tabela 25, pode ver-se como as hiperligações são apresentadas no SIA.

Tabela 26 - Cores das hiperligações do Menu Principal do SIA para os 3 estados

Cores Código

Normal #000000

Rollover #0C7EC3

Ativo #0C7EC3

Tabela 27 - Cores das hiperligações das Noticias do SIA para os 3 estados

Cores Código

Normal #2F7799

Rollover #A71228

Ativo ---

96 Figura 69 - Hiperligação "Comunicação" em estado Normal

No SIA, as hiperligações não têm associada qualquer descrição que possa ser lida quando o cursor passa sobre si. Mais se acrescenta, as hiperligações existentes no menu principal, têm formatação uniforme quanto estas se encontram ativas ou em estado rollover, o que não deveria acontecer.

4.2.3.4. Texto e tipo de letra

No SIA não são cumpridas todas as recomendações anteriormente mencionadas, contudo o tipo de letra é não serifado, o tamanho de letra é adequado e existe um bom espaçamento entre linhas e parágrafos.

Tabela 28 - Características do texto do SIA

Texto Tipo de letra Tamanho Estilo

Menu Principal Arial 10 Normal

Menu Secundário Arial 10 Normal

Letra do texto Arial/Verdana 10/12 Normal

97

4.2.3.5. Imagens

A utilização de imagens deve ser acompanhada de alguns cuidados, nomeadamente no que se refere ao tamanho e à resolução das imagens, bem como à área das páginas visível no ecrã.

Deve ter-se em atenção o tamanho físico das imagens, pois quando excessivamente grande, associado a uma quantidade significativa de imagens, pode tornar a apresentação das páginas muito lenta. Um fator que influencia o tamanho físico das imagens é o formato no qual estas são gravadas. Existem dois formatos que podem ser usados para imagens. São o formato GIF e JPEG. O formato GIF é normalmente utilizado para imagens com dimensões pequenas, ou seja para ícones pois têm boa qualidade. Está limitado a um número máximo de 256 cores não tendo qualquer tipo de otimização para tamanho. O formato JPEG é bom para grandes imagens, pois além de suportar compressão, poupando assim algum espaço em disco, suporta mais de dezasseis milhões de cores, tornando-o no preferido para imagens fotográficas ou com bastantes cores.

A questão das imagens, bem como a organização destas ao longo das páginas ainda é uma preocupação a tomar em conta no SIA e uma questão que deve ser tratada no futuro.

4.3. Avaliação da Acessibilidade