• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 — Identificação dos minérios

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 85-90)

Os minerais em geral emitem radiações que são detectáveis pela forquilha, varetinha e pelo pêndulo.

Considerando que alguns minérios são positivos (antimônio, cobre, manganês, mercúrio, ouro, platina, prata, zinco) e outros negativos (bário, chumbo, estanho, selênio, telúrio etc), para definir sua polaridade usamos os instrumentos radiestésicos, que darão as seguintes respostas;

— A forquilha é atraída por minérios positivos e repelida caso contrário.

— As varetinhas se abrirão com minérios positivos e fecharão caso contrário.

— O pêndulo girará positivamente com minérios positivos e negativamente (anti-horário) caso contrário. A vantagem do pêndulo é que dá também o número da série que identifica o minério.

— Quando usamos uma testemunha na mão esquerda com uma forquilha, esta será repelida se o metal for igual à amostra (lei da semelhança).

— Quando usamos uma testemunha na mão esquerda e um pêndulo na direita, este girará positivamente se o metal for igual a amostra e negativamente caso contrário.

A seguir descrevemos outros métodos para identificar objetos, minérios, terras etc, bem como seus componentes e suas percentagens constitutivas.

Os métodos a seguir complementam os métodos anteriormente descritos:

1. Método das fichas

Devido às dificuldades encontradas por muitos radiestesistas em ter à sua disposição nas pesquisas de campo o material adequado para fazer uma "testemunha", que confirmasse o aparecimento de um tipo de minério diferente daquele que se estava pesquisando, por não dispor naquele momento dessa amostra, que no início da pesquisa não se suspeitava que pudesse ser necessária, com certeza o

operador terá bastante dificuldades em confirmar suas suposições, sendo obrigado em muitos casos a abandonar suas pesquisas. Alguns radiestesistas, entre eles o Dr. Saevarius, baseados em experiências anteriores, especialmente do Abade Mermet (que usava com êxito anotar o nome de pacientes numa simples ficha de cartolina para fazer o seu diagnóstico à distância e determinar os remédios, verificando ao mesmo tempo a compatibilidade destes com o paciente), elaboraram fichas qualitativas e quantitativas dos componentes de todos os minérios que poderiam ser achados numa determinada região, de tal forma que ao sair para uma pesquisa de campo levavam estas fichas, e acontecendo na pesquisa um número de série diferente do esperado, eram consultadas as fichas; anotava-se numa cartolina as características do minério que combinava com a série obtida, fazendo-se uma nova ficha do minério, e com ela se procedia a uma confirmação radiestésica.

Devido ao êxito obtido com a comprovação da existência real dos minérios confirmados pelas fichas, que a primeira vista parece até milagrosa, procurou-se obter explicações lógicas para estes fatos palpáveis e irrefutáveis. Foi observado que a ação do pêndulo sobre a ficha é tão evidente que, em experiências e pesquisas simultâneas feitas com amostras de minérios, depois foram substituídas por fichas com suas características. Em todos os casos a resposta do pêndulo foi sempre a mesma. A força ativa, quase misteriosa que age nesses casos, deve ser atribuída ao eletromagnetismo, que de uma certa forma provoca a desagregação atômica dos corpos e transporta os elementos residuais através de um éter especial para as células nervosas do operador, que as transmitem ao pêndulo e que, por sua vez, as torna visíveis e compreensíveis para os nossos sentidos. Infelizmente essa explicação do método das fichas não apresenta um sólido embasamento científico; consiste em apenas um esforço de uma concordância do sistema nervoso e mental do operador, porém pelo fato de apresentar resultados corretos em todos os casos, consideramos este método como um dos melhores métodos

empíricos da radiestesia.

2. Análise radiestésica dos componentes do solo

As melhores terras do Estado de São Paulo, por exemplo, possuem genericamente uma composição de elementos onde predominam porcentagens de 60 a 80 % de argila, 35 a 15 % de areia, 4 a 8 %

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 87

de húmus, 1 % de ácido fosfórico, 1 % de azoto, 2 % de potássio e um total de 1 % de outros componentes. Normalmente, há falta de calcário que, dependendo da cultura prevista, deverá ser adicionado. Estes componentes podem ser determinados com precisão através de análises radiestésicas, como segue:

2.1. Análise quantitativa — Separam-se várias amostras do terreno a ser analisado em cima de uma mesa e adotam-se um dos métodos a seguir:

a) Concordância mental

Tomando na mão esquerda um punhado da amostra como testemunha, procedemos a um acordo mental com o pêndulo, perguntando: "qual a porcentagem da testemunha que se deve acrescer ? "; se o pêndulo oscilar, o número das oscilações será a resposta. É necessário repetir a experiência várias vezes para se ter certeza de que não ouve erros de contagem.

b) Variante do método das fichas

Sobre uma régua de 40 centímetros na posição norte-sul, coloca-se no norte acima do primeiro ponto a amostra de terra e acima do segundo ponto no sul uma série com todos os elementos e as porcentagens esperadas para esse solo, junto com as fichas que permanecem empilhadas umas em cima das outras nesse ponto. Suspende-se o pêndulo no meio da régua apresentando provavelmente giros negativos. Inicia-se então a alteração das porcentagens aumentando uma e diminuindo outra na mesma proporção das porcentagens da composição, pelo sistema de tentativas. Assim, chega-se a um resultado final em que o pêndulo girará positivamente. Como são poucos os elementos, se dispomos de fichas com uma seqüência completa das porcentagens de cada elemento, este processo será bastante rápido. O erro de avaliação não passa de 1 % o que é aceitável na análise de terras.

c) Análise radiestésica complementar

Quando é necessário uma análise mais precisa, a partir dos resultados do método anterior procede-se pelo mesmo método à verificação destas com os componentes em separado pelo método das fichas ou pelo método das testemunhas (vistos anteriormente).

Assim, colocando-se na ponta norte uma amostra de solo pesando 100 gramas e na ponta sul as fichas com as porcentagens aproximadas encontradas, acrescenta-se uma pequena quantidade de pó de argila ao lado das fichas e verifica-se o comportamento da amplitude do giro do pêndulo. Se o giro for negativo e a amplitude aumenta, retira-se material, que provocará a diminuição da amplitude até que chegue o momento em que o pêndulo tende a parar, até que os giros se tornem positivos. Pesa-se a argila e, conhecido o peso, faz-se uma simples "regra de três" que nos dará a porcentagem que devemos acrescentar à ficha de argila. Caso o pêndulo inicialmente apresentasse giros positivos, o processo seria o mesmo, só que a quantidade de material apurado na mudança de rotação deveria ser diminuída da porcentagem.

O mesmo processo será feito com todos os componentes em separado.

Uma vez mudadas todas as porcentagens das fichas, fazendo-se um teste final com todos os elementos, o pêndulo deverá apresentar girações positivas.

d) Similaridade de raio capital

Colocando-se dois corpos de material idêntico, porém de volumes diferentes, colocados a uma certa distância um do outro, ao ser aplicado no meio destes um pêndulo, este apresentará giros positivos. Se colocarmos uma amostra do solo numa ponta e na outra uma ficha com a porcentagem estimada de um componente e após feito o "acordo mental", suspende-se o pêndulo no meio da régua, apontando-se com o dedo antena da mão esquerda, verificando que o pêndulo gira negativamente; um ajudante vai aumentando as porcentagens no local das fichas, acrescentando outras porcentagens menores (como se fosse uma balança), até chegar no ponto em que o pêndulo muda de sentido de rotação. Para os outros elementos dessa composição se procederá da mesma forma, apurando assim as porcentagens exatas do material.

2.2 Análise qualitativa

Para esta análise, o operador deve possuir em separado todos os elementos que podem compor um solo. A seguir, coloca em cima de uma mesa uma amostra de 100 gramas de solo e, separada 40

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 89

centímetros, uma outra amostra composta de vários elementos conhecidos em pequenas quantias separadas umas das outras. Se o pêndulo girar negativamente, acrescentam-se ou retiram-se elementos da amostra conhecida até que o pêndulo gire positivamente. Esta adição se faz com o elemento que se supõe estar faltando. Para obtermos uma análise radiestésica exata e completa do solo se utilizam os dados resultantes das duas análises quantitativas e qualitativas.

2.3 Outros métodos de análise do solo

a) Método de Probst

Com este método, Probst conseguiu resultados surpreendentes confirmados posteriormente por análises químicas. O método consiste em colocar numa mesa a uma distância de 40 centímetros duas amostras, de um lado um minério de composição complexa e do outro lado vários pós de minérios puros, cujo conjunto se espera sejam iguais à outra amostra. Colocando-se o pêndulo sobre a amostra de minério, este girará negativamente, então um ajudante irá despejando quantias de pó ou limalhas de minério puro nos respectivos montes até atingir uma quantidade tal que o pêndulo pára e passa a girar positivamente. Esse processo foi aperfeiçoado pelos cientistas M. Brard e Gorceix, com a invenção de uma balança especial para determinar o peso dos materiais puros. Para determinar o peso do material puro contido na amostra de minério, Probst valia-se de coeficientes próprios derivados das suas experiências práticas. A única dificuldade para utilizar este processo consiste em obter todas as amostras de minerais puros que podem compor o minério.

b) Método de Turenne — Lesourd

O engenheiro M. Turenne baseia seu método na classificação científica de oito famílias de corpos da natureza, caracterizados pela distribuição de seus elétrons, que giram em torno de cada núcleo atômico, cuja ordem e classificação foi definida pela Lei de Mendeleef. Nesse método usa-se além do pêndulo ou forquilha, uma régua de 155 centímetros, um tubo de radium e uma tabela de correspondência elaborada por Turenne, que dá a relação da graduação da escala com as cores, como segue:

0 a 13 preto e infravermelho, 14 a 19 vermelho, 20 a 25 alaranjado, 26 a 50 amarelo,

51 a 55 verde, 56 a 62 azul,

63 a 68 índigo, 69 a 80 violeta

81 a 155 ultravioleta.

Colocamos esse método a título informativo, pois consideramos que sua forma de operar é um tanto complexa, podendo-se escolher métodos mais simples.

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 85-90)