• Nenhum resultado encontrado

Tabela II — Relação dos 5 elementos com o tipo de construção e os relevos

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 143-151)

Forma da

construção Fogo Madeira Ambiente Terra Metal Água

Fogo Prédios c/ telhados pontudos Confere estabilidade p/um tempo limitado Confere prosperidade e abundância Confere sucesso e felicidade Confere êxito

na sociedade insucesso por Confere fluidos negativos Madeira Prédios altos residenciais Confere possibilidades de complicações Confere grande estabilidade Confere sucesso de forma rápida Confere instabilidade no relacionamento Confere muita paz e harmonia interiores Terra Edifícios de telhado baixo Confere auto-afirmação e estabilidade Confere pouca motivação Confere estabilidade material e emocional Confere muita paz e tranqüilidade Confere sucesso em empresa individual Metal Telhados c/ curvas Confere dificuldades financeiras Confere muita ansiedade e solidão Confere muita

prosperidade Confere longa estabilidade Confere um sucesso razoável discreto Água Casas isoladas, prédios independentes Confere um relacionamento difícil com os vizinhos Confere boa convivência e harmonia dentro do lar Confere tensões no lar e insastifação com a vizinhança Confere muito sucesso e prosperidade na vida Confere bons relacionamen tos e estabilidade

Também no meio rural cada elemento tem sua analogia com

um tipo de relevo; assim quando se apresenta um local com relevos acidentados com picos de montanhas finos e altos podemos relacioná-los ao elemento água; um local com campos ladeados cheio de colinas pontiagudas e repleto de altas árvores espalhadas nas redondezas, podemos relacioná-los ao elemento fogo; um local com um relevo plano e aberto podemos associá-los ao elemento

terra; um local de florestas e colinas onduladas, podemos

associá-los ao elemento madeira; um local de relevo sinuoso, podemos associá-los ao elemento metal.

Na Tabela III, que segue, apresentamos um resumo dos

diversos significados simbólicos de acordo com o "feng shui", para cada um dos "cinco elementos", que devem ser considerados por ocasião da escolha da casa.

Tabela III — Elementos controladores

Pelo Formato Significado Elemento Ameaçador Controlador Criativo Controlador Destrutivo Fogo Prédios c/ telhados pontudos Forte tendência ao desenvolvimento do intelecto e ao sucesso pessoal. Ideal p/ pessoas ambiciosas, pois representa também a determinação para os que desejam firmemente progredir na vida Água Construir um tanque no jardim na janela do apartamento para neutralizar o efeito do fogo Madeira Terra continua...

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 145 Pelo Formato Significado Elemento Ameaçador Controlador Criativo Controlador Destrutivo Madeira Prédios altos e residenciais. Postes e torres de transmissão. Arvores muito altas Crescimento e criatividade, ideal para pessoas que estão começando a vida, constituindo família ou que pretendem iniciar um trabalho longe de onde moram. Local aprazível, ideal para morar. Estimula o crescimento lento mas seguro, ideal p/ os que colocam as reações pessoais e a felicidade acima de tudo Metal Colocar um aquário ou tanque com carpas ou peixes coloridos Água Fogo

Quando se vive em um local onde os elementos se encontram em oposição, pensamos em nos mudar para outro local onde nem todos os aspectos são negativos; o "feng shui" mostra que é possível melhorar a situação, introduzindo no ambiente algumas correções através dos chamados "elementos controladores". Esses elementos são aqueles que ora "destroem" o elemento que está criando problemas ora "reforçam" o elemento que está sendo "ameaçado". Como exemplo, um local definido como Madeira sofre a ameaça de um vizinho definido como Metal, o certo será introduzir o elemento controlador Água para que gere Madeira e um outro elemento Fogo para que destrua o Metal, como podemos verificar na Tabela III, que oferece os elementos controladores, que podem ser utilizados em oposição aos elementos ameaçadores. Muitas vezes aparece mais de um elemento negativo na construção da futura casa. Neste, caso para corrigir o problema, são usados tanto os fatores destrutivos quanto

os criadores, que são considerados como elementos duplos e podem ser usados tanto no jardim quanto na janela do apartamento, para corrigir esses problemas. Para cada condição dupla abaixo, são sugeridos os seguintes elementos corretivos:

Para FOGO e MADEIRA, usar flores vermelhas e um porta-incenso.

Para FOGO e TERRA, usar uma luminária de cerâmica na parte externa da casa e uma lamparina de querosene na mesa.

Para FOGO e METAL, usar um ornamento de porcelana vermelho no jardim e um candelabro de prata.

Para FOGO e ÁGUA, usar um aquecedor central de água e um recipiente de vidro em forma de pirâmide.

Para MADEIRA e TERRA, plantar cactos no jardim e colocar flores ou plantas desidratadas num vaso.

Para MADEIRA e METAL, pintar de verde a garagem e colocar um adorno na sala, que pode ser uma faca ou uma espada com cabo de madeira.

Para MADEIRA e ÁGUA, construir um tanque no jardim, adornado com plantas aquáticas e colocar como decoração na sala um cachimbo feito de bambu.

Para TERRA e METAL, colocar um recipiente de ferro cheio de areia na sala junto com ornamentos de ouro ou de latão (amarelos).

Para TERRA e ÁGUA, colocar no jardim um chafariz ornamental com arranjos de pedras do mar.

Para METAL e ÁGUA, colocar um recipiente de ferro no jardim com água para os pássaros e um quadro com moldura de metal e motivos aquáticos na sala.

Os elementos neutralizantes acima descritos variam de acordo com cada situação específica e da experiência profissional do radiestesista especializado em "feng shui"; como eles são aplicados no hemisfério Norte, no qual as condições variam consideravelmente das nossas, no hemisfério Sul. Por essa razão, a nossa opinião a respeito é que os exemplos acima citados devem ser considerados como uma espécie de orientação geral, que pode contribuir a esclarecer como circula o fluxo da energia Ch'i e as possíveis correções dentro das condições locais do hemisfério Sul, que dependem exclusivamente da experiência e bagagem profissional do radiestesista que convive em nosso meio.

Feng Shui & Radiestesia — Para. Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 147

Alguns Xiansheng modernos, acostumados com os extensos planaltos chineses, determinaram que a proteção feita através de muros ondulados ou de uma fileira de árvores na divisa do lado Norte da construção eram suficientes para proteger as propriedades que tinham sua frente voltada para o Sul. Em conseqüência, no hemisfério Sul, a proteção deverá ser colocada na divisa Sul, para as casas voltadas para o Norte; estas orientações vigoram até os dias de hoje. Subentende-se que estes artifícios não podem ser nem muito altos nem muito próximos à casa, para permitir a incidência da luz do Sol e o fluxo benéfico da energia de Ch'i.

O progresso e o crescimento das cidades atuais dificultam sobremaneira que as pessoas descubram o local ideal para construírem sua casa. Em vista disso os mais experientes

Xiansheng chineses se reuniram para desenvolver um sistema de

orientação que fosse aplicável a qualquer localidade dentro das nossas condições atuais. Esse sistema no início previa o uso Luopan para estabelecer a direção do fluxo de Ch'i positivo, mas, hoje em dia, basta uma simples bússola e uma tabela elaborada por esses sábios sugerindo a orientação ideal para o posicionamento da casa, de acordo com as influências astrológicas do ano de nascimento do homem ou mulher, o futuro morador da casa.

De acordo com essa Tabela de Orientação, a porta de entrada da casa deverá ser voltada para a direção ideal sugerida, mas se por algum motivo isso não for possível, deverá ser estimulado o fluxo da força vital Ch'i, para fluir livremente desde a porta de entrada da frente até para os aposentos principais, considerando-se que a sala e o dormitório são os cômodos primordiais da casa.

Quando não for possível alterar a orientação de uma casa, o seu espaço interno poderá ser organizado de tal forma que se beneficie o aposento, mesmo que seja preciso transformar sua função em outra, para permitir o aumento do fluxo da energia Ch'i. De acordo com o "feng shui", até mesmo um apartamento tipo "quarto-sala" deverá ter seus ambientes definidos adequadamente; assim a cama e a sala deverão ficar separados do ambiente da cozinha e da área.

8.4 — Regras gerais do "feng shui"

Para completar este capítulo, ressaltamos algumas regras gerais do "feng shui" válidas para o hemisfério Norte, que, como vimos, podem afetar o fluxo natural da energia Ch'i das residências

através das construções criadas pelo homem, bem como pelos acidentes naturais próximos das propriedades, que deverão ser analisados cuidadosamente.

Entre estes últimos devemos destacar a importância dada à proximidade da água ao local da moradia, especialmente aos cursos de água que passam próximos ou ao lado do terreno, fazendo alguma curva e escoando em direção a frente da casa, escondido por um pequeno muro de tijolos, uma cerca viva ou alguns arbustos plantados no limite da cerca e sumirem após os limites do terreno.

Quando um córrego ou um rio passam pelos fundos do terreno, a entrada principal da casa deverá ficar voltada para os fundos, pois, de acordo com o "feng shui", essa posição permitirá um maior fluxo de energia Ch'i para a casa.

Se o terreno oferece um aclive na parte da frente, a entrada principal deverá ficar voltada para os fundos, pois os sábios chineses acreditavam que uma propriedade cuja frente é levemente mais baixa que os fundos, está sujeita a dispersar a influência negativa do Sha.

Quando um terreno apresenta na sua frente grandes espaços abertos na direção Sul, como: arrozais, vales, lagoas ou até mesmo o mar, esse local será ideal para captar energia Ch'i positiva, devido aos ventos provenientes do Sul que transportam grande quantidade de energia benéfica.

O caminho da entrada da garagem da residência deve possuir sempre que possível uma leve curva para atrair as influências benéficas do fluxo de energia Ch'i para a casa.

Na área urbana, cada bairro possui aspectos característicos que podem ser facilmente identificados após cuidadosas observações que permitem levantar os possíveis elementos conflitantes, em especial aqueles que poderão afetar a futura residência. De posse de tais informações e usando as orientações do

"feng shui" já apresentadas anteriormente, procede-se à procura do

local mais adequado para construir a casa e quando as condições financeiras não permitem muita escolha, deverão ser introduzidos já no projeto da residência os elementos controladores necessários, porque sabendo da importância de garantir um fluxo abundante de energia Ch'i para o interior da casa, vale a pena garantir que a futura residência seja um remanso de paz, tranqüilidade, harmonia, o que certamente trará muita felicidade aos moradores.

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 149

Dentro dos critérios do "feng shui" as casas negativas ou que trazem má sorte aos seus moradores são aquelas que atraem ou prendem a energia Sha negativa, entre estas podemos destacar:

• Uma casa voltada para um cruzamento de duas ruas em T, como também uma casa situada no fim de uma rua sem saída, pois ambas recebem diretamente o fluxo da energia negativa Sha.

Uma rua sem saída não só prende a energia negativa do Sha, como também cria dependência e sensações de aprisionamento nos moradores da casa.

• Uma casa situada num terreno triangular é considerada de má sorte, pois este formato atrai a energia negativa Sha, porém se a porta principal é localizada num dos lados do triângulo o efeito negativo é neutralizado.

• Uma casa que tem uma grande árvore plantada exatamente em frente a porta de entrada é considerada azarada, porque essa árvore desviará a entrada de dinheiro para o morador da casa. Da mesma forma, na área urbana, postes de energia elétrica ou de telefone, cabos de energia, torres de transmissão, chaminés, monumentos ou colunas conduzem Sha negativo para dentro das residências caso esta se localize próximo a tais elementos, provocando todo tipo de infortúnio e azar.

• Na área urbana, deve-se analisar com cuidado a relação existente entre a casa e as outras construções vizinhas, especialmente quando existe algum prédio ou conjunto de casas alinhadas frente a ela, cujos cantos apontam em sua direção; pois de acordo com o "feng shui", os ângulos retos ou fechados são considerados "flechas ocultas" que direcionam o Sha negativo diretamente para o local que apontam esses ângulos, provocando ambientes insalubres geradores de doenças. Quando esses ângulos retos ou esquinas agudas são dirigidos a uma loja ou um edifício comercial, podem trazer azar e má sorte para os negócios, porque a energia Sha negativa afasta o dinheiro. O mesmo efeito das

"flechas ocultas" acontece quando existe frente a casa uma rua que

• Devem ser evitados também os túneis ferroviários, as pontes e outras obras de arte rodoviárias que estejam voltadas para a casa ou propriedade.

Capítulo 9

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 143-151)