• Nenhum resultado encontrado

Utilização prática do

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 151-156)

"Feng Shui" para tornar a sua

casa saudável

Quando compramos uma residência, seja esta uma casa ou um apartamento, o imóvel já possui uma disposição interna de seus cômodos, que muitas vezes não está de acordo com os critérios do

"feng shui"; neste caso precisamos estudar as correções

necessárias que deverão ser introduzidas na moradia para reformá-la de tal forma que se torne harmoniosa e sadia dentro dos princípios do "feng shui". Essas regras foram desenvolvidas da forma mais natural possível para tornar as casas harmoniosas e saudáveis para os seus moradores, de forma que os princípios estabelecidos pelos antigos sábios chineses são válidos até nos dias de hoje.

Um dos princípios mais importantes do "feng shui" é que os aposentos deverão ter a forma quadrada ou no mínimo retangular. Isto porque eles acreditavam por analogia que o quadrado simbolizava a Terra e conseqüentemente o equilíbrio geométrico. Dessa forma qualquer apartamento, mesmo os pequenos "quarto-sala", poderão cumprir com todas as exigências do "feng

fluxo livre do Ch'i positivo. Assim ambientes que possuem formas irregulares podem conter "Áreas Negativas ou Mortas" que impedem a circulação do Ch'i, criando ambientes perigosos para os moradores, pois as energias quando não têm liberdade de circulação podem ficar estagnadas.

Estas áreas podem ser corrigidas colocando-se móveis sólidos como um guarda-roupa, uma cômoda ou uma cristaleira, que regulem o formato dos cantos mais agudos.

De acordo com o "feng shui", existe um padrão de dimensões adequado para um aposento qualquer, que se for seguido, permitirá que a energia Ch'i circule com maior liberdade; estes números vêm sendo utilizados pelos xiansheng desde os primórdios, mas como foram determinados com essa precisão ninguém sabe. Esse padrão de dimensões foi desenvolvido originalmente pelos primeiros

xiansheng, baseando-se nos estudos dos Oito Trigramas e do "I Ching", resultando para os diversos cômodos os números que

seguem:

Dimensões consideradas positivas: de 0 a 5,375 m de 16,125 a

26,875 m, de 37,625 a 48,375 m. Dimensões consideradas

negativas: de 5,375 a 16,125 m, de 26,875 a 37,625 m. Ou adicionando qualquer múltiplo de 0,43 m para os números listados acima.

Dessa forma, segundo o "feng shui", é possível adequar qualquer ambiente que apresente dimensões negativas, corrigindo-as com a colocação de algum móvel, fixando-o nas paredes, como: armários, cristaleiras, prateleiras, estantes de livros ou qualquer um outro objeto que reduza as dimensões livres do ambiente dentro dos padrões positivos determinados pelo "feng

shui".

Ao comprar uma residência já construída, devemos pensar sempre na possibilidade de sua reforma, pois obviamente encontraremos vários ambientes que não estarão de acordo com o

"feng shui", entre eles podemos destacar:

• Paredes de tijolos furados em lugar de tijolos maciços; o

"feng shui" prefere as paredes maciças uma vez que simbolizam

segurança e a aliança entre as montanhas do Dragão Azul e as do Tigre Branco. Essa preferência pode talvez refletir o passado da civilização chinesa, numa época em que por segurança as casas eram construídas com muros de pedra ou com paredes de tijolos maciços; conforme a importância de seu dono, podia ser até uma fortaleza destinada a defender seus moradores contra possíveis ataques dos inimigos rivais ou vizinhos, bem como dos espíritos do mal.

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 153

O "feng shui" recomenda que as cadeiras e sofás permaneçam sempre que possível encostados a uma parede maciça; considerando-se posição ideal destes, quando oferecem ao seu ocupante uma vista agradável da janela.

• Ambientes cobertos com vigas aparentes de madeira, que são muito usadas como decoração entre nós, especialmente nas salas e nos jardins de inverno, são consideradas pelo "feng shui" opressoras do Ch'i, afirmando que sentar numa cadeira ou dormir numa cama colocada debaixo de uma dessas vigas atrai as influências negativas do Sha. Essa influência pode ser eliminada através do uso de um talismã, como, por exemplo, um sino da felicidade afixado debaixo da viga, que liberará a força vital.

• Quando o forro do teto apresenta-se inclinado, considera-se que pode impedir o fluxo de Ch'i; portanto é um elemento negativo dentro dos conceitos do "feng shui".

• O "feng shui" admite o uso de paredes divisórias, pois, à medida que a família aumenta, a casa precisa ter a flexibilidade suficiente que permita fazer modificações nos ambientes, de acordo com as suas necessidades. Como geralmente as modificações na estrutura da casa ou do apartamento são difíceis de serem executadas, as mudanças podem ser feitas usando-se simplesmente divisórias, distribuídas de tal forma que não afetem o "feng shui" da casa como um todo.

• Quando aparecem elementos negativos na parte externa de uma propriedade, como: novas construções; instalação de postes de energia elétrica ou de telefone, é preciso fazer algumas mudanças no interior da casa, como, por exemplo, a reorganização da distribuição dos móveis; mudanças na decoração; a troca das cores dos móveis e das peças de decoração, mesmo que o Ch'i aparentemente não tenha sido afetado por tais coisas.

Outro ponto importante dentro dos critérios do "feng shui" que requerem muita reflexão e estudo consiste na iluminação e nas cores para a decoração da casa. A iluminação é considerada muito

importante, pois com ela consegue-se criar um ambiente harmonioso, onde as pessoas se sentem bem e conseguem relaxar, porque quando o "clima" dentro de uma casa está tenso ou pesado, devem ser tomados os devidos cuidados para corrigir o ambiente desfavorável, porque se continuar negativo poderá prejudicar até a saúde de seus habitantes, sua criatividade e sua prosperidade.

Para o "feng shui", a iluminação ideal de uma casa é a que apresenta um equilíbrio ou uma proporção de igualdade entre a luz natural e a luz artificial, emulando o equilíbrio entre o Yin e o

Yang; desta forma, os excessos para mais ou menos são

prejudiciais; excesso de luz natural vinda de fora pode ser tão prejudicial quanto excesso de luz artificial proveniente do interior da casa. A claridade pode ser muito agressiva em cidades onde o céu apresenta um grande contraste com a escuridão dos edifícios; nestes casos devem ser estudadas a colocação de cortinas, venezianas ou a simples proteção de toldos na parte externa das janelas, que certamente poderão ser suficientes para resolver o problema. Porém deve ser verificado se a redução da claridade excessiva não afeta de alguma forma a ventilação, porque a energia

Ch'i positiva circula livremente em um ambiente que tem um suave

fluxo de ar que proporcione uma ventilação adequada.

• O uso excessivo de iluminação artificial torna pesado (Yang) o interior de uma residência, especialmente em casas que têm muitas construções em volta, tornando-se necessário reduzir essa iluminação, tornando o ambiente mais leve (Yin) para seus moradores; da mesma forma um ambiente muito quente (Yang) ou muito frio (Yin), afetam a circulação do Ch'i dentro da casa.

De acordo com os princípios do "feng shui" as cores são usadas para elevar o estado de espírito; eliminando o desânimo, são consideradas como Yang, pois são estimulantes, por vibrar calor, força e vitalidade, são as cores quentes como o: vermelho, amarelo, laranja e roxo-avermelhado; as cores calmantes são consideradas como Yin, pois aquietam o ânimo, trazendo paz e tranqüilidade de espírito, são as cores frias como o: verde, azul, índigo, roxo-azulado, lilás e cinza; assim o equilíbrio entre essas cores é mantido quando suas tonalidades são compatíveis, evitando-se que o uso de cores

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 155

fortes não venham a agredir a visão do ambiente, tornando-o "pesado"; outrossim deve ser evitado o uso do vermelho-carmim junto com o verde-água.

Com o uso das cores podemos reforçar algumas qualidades inerentes a elas, como segue:

As cores vermelha e laranja são vibrantes e estimulantes, são muito usadas pelos chineses para alcançar a felicidade e a prosperidade; dentro da casa devem ser usadas moderadamente pelo seu alto teor de excitabilidade.

A cor amarela representa o Sol; é utilizada para afirmar o poder, pois simboliza a autoridade e a alegria que combatem a energia Sha, especialmente nos ambientes de pouca luminosidade.

A cor verde é a favorita do povo, pois promete paz e longevidade; normalmente é associada à natureza, estimula a criatividade e facilita a circulação da energia positiva do Ch'i.

As cores azul e violeta simbolizam dois níveis das bênçãos do céu; são muito usadas pelo seu efeito calmante que harmoniza o ambiente conferindo-lhe tranqüilidade e paz.

A cor branca simboliza a pureza, a elevação espiritual, porém endurece um pouco os sentidos por estimular o mental abstrato (Manas no corpo Causai), que é difícil de sentir quando a pessoa não possui um razoável conhecimento esotérico.

A cor dourada, especialmente quando associada ao vermelho, foi muito popular na China durante séculos, pois promete sorte, fortuna e riquezas.

Desde tempos imemoriais as cores utilizadas pelos chineses na decoração de suas casas, até mesmo no palácio da família imperial, eram definidas de acordo com os princípios do "feng

shui", que dispõem sobre sua utilização de acordo com as

necessidades de cada ambiente, seja este local de descanso, estudo, trabalho, lazer ou refeição. O essencial é estabelecer um equilíbrio entre as cores e os móveis para não congestionar o ambiente com excesso de barreiras, que possam impedir o fluxo do Ch'i positivo e a circulação das

energias Yin e Yang. Porque quanto mais harmônico e tranqüilo for o ambiente, mais eficiente será a força energética que atuará na revitalização de seus moradores.

A circulação do Ch'i de uma casa escura e deprimente pode melhorar sensivelmente depois de aplicar em seus ambientes cores apropriadas, correspondentes ao signo regente da data de nascimento do dono da casa, que obviamente é retirado do horóscopo chinês e corresponde a um animal dos doze signos. O

"feng shui" determina que as cores mais apropriadas para serem

usadas na casa, de acordo com o signo de nascimento do dono ou responsável desta, estão de acordo com a relação das cores com os signos de nascimento da pessoa.

Relação das cores com o signo de

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 151-156)