• Nenhum resultado encontrado

Os Hexagramas na Ordem em que aparecem no I Ching

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 189-192)

Pa-Koua Chinês

Para sua aplicação aconselhamos usar o BA-GUÁ em conjunto com o pêndulo, testando sempre caso a caso

Os "Trigramas" são formados por linhas contínuas e linhas

interrompidas que começam sempre pela linha de baixo. Os de linha contínua em sua base foram associados à estabilidade e os de linhas interrompidas foram associados ao movimento e às mudanças. Cada um destes símbolos recebeu um nome e lhe foram atribuídas algumas qualidades, como descrevemos a seguir:

CH'IEN (KKIEN):

Três linhas contínuas: Yang puro. É o Céu, o Rei, o Pai, o Criativo, a Força, uma coisa redonda, o jade, o ouro, o frio, o gelo, uma coisa grande, a cor vermelho, o cavalo, uma árvore cheia de frutos.

K'UN (KKUN):

Três linhas interrompidas: Yin puro. É o receptivo, a submissão, a Terra, a Mãe, o pano, a panela, a parcimônia, o bezerro e a vaca, uma grande carroça, a florescência, o povo, a alça, a imparcialidade e entre as várias terras é a mais fértil.

CHEN (CENN):

Uma linha Yang abaixo de duas linhas Yin. O excitante, O movimento, O trovão. É o primeiro Filho, o dragão, a cor amarelo-escuro, uma grande estrada, é decidido e impaciente, é um bambu jovem, um cavalo com uma estrela na testa, entre as plantas leguminosas cultivadas é a vegetação forte e luxuriante.

K'AN (KKAN):

Uma linha Yang entre duas linhas Yin. É o perigoso, o perigo, a água, o segundo Filho, os fossos, a emboscada, o endireitar e o dobrar, o arco e a roda. Entre os homens: os ansiosos, os loucos, os que têm dor de ouvidos. Entre os cavalos: os que têm belas costas, os fogosos, os que deixam cair a cabeça, os que tropeçam. Entre os veículos: os que têm defeitos. Entre as madeiras: as duras com muito miolo. É o deslizar, a lua, o ladrão.

KEN:

Duas linhas Yin abaixo de uma linha Yang. E a tranqüilidade, o monte, o terceiro Filho ou o caçula, um caminho secundário, o pedregulho, as grandes portas, os frutos, o guardião do templo, os dedos, as sementes, o cachorro, o rato, os pássaros de bico forte. Entre as árvores: as fortes e nodosas.

SUN (SUNN):

Uma linha Yin abaixo de duas linhas Yang. É o penetrante, o vento, a primeira Filha, a madeira e a árvore, a linha chumbada, o trabalho, um barco alto e comprido, o indeciso, o avança-e-recua, o cheiro. Entre os homens são os carecas, os que têm fronte larga, os de olhos brancos, as pessoas ansiosas para enriquecer rápido e triplicar seu capital. É o trigrama da impaciência.

LI:

Uma linha Yin entre duas linhas Yang. É o luminoso, o fogo,

a segunda Filha, o Sol, a eletricidade, a armadura, a lança e a

espada, é o trigrama da criatividade. Entre os homens: são os falsos. Entre os animais: a tartaruga de terra e de mar, o caranguejo. Entre as árvores: as que têm o tronco seco em cima.

TUI: Duas Unhas Yang abaixo de uma linha Yin. É a

serenidade, a alegria, o lago, a terceira Filha ou a caçula, o baixio (um lugar

Feng Shui & Radiestesia — Para Eliminar as Energias Negativas da sua Casa 191

raso) pantanoso, a piscina, o mago, a boca, a língua, a colheita, o pulverizar, o apegamento. Entre as terras, são as fortes e saudáveis. É a concubina e a ovelha.

Os oito trigramas acima não são imagens das coisas, porém a representação das suas tendências é o movimento que pode encontrar múltiplas expressões, podendo representar certos acontecimentos da natureza, correspondentes à sua essência. Cada

trigrama representa ainda um membro da família que é composta

de: pai, mãe, três filhos e três filhas, num sentido figurado de suas funções; assim os filhos representam os vários estágios do movimento, seu início, o perigo do movimento e a realização do movimento. As filhas representam a qualidade do movimento, sua dedicação, sua clareza, sua adaptabilidade e sua serena tranqüilidade. Os signos fundamentais foram concebidos como imagens dos acontecimentos no céu e na Terra; todavia participam do conceito de um contínuo vai-e-vem de um para o outro.

Pelo acima exposto, verificamos que o I Ching não é apenas um breviário de filosofia e de adivinhação, mas a maior obra de arte produzida pelo gênio criador dos sábios chineses, que revela a característica típica do caráter desse povo em dar um cunho eminentemente prático, tanto à filosofia como à arte, à literatura, e à sua própria cultura. Isso explica porque seus sábios ancestrais conseguiram sintetizar a complexidade da natureza e de seus fenômenos através de símbolos simples, cuja compreensão está ao alcance de todos os homens.

O "feng shui" se utiliza do "I Ching" para decidir, por exemplo, a localização do quarto de uma casa, conferindo-lhe maior importância que os outros cômodos, por ser neste local onde geralmente a vida é iniciada e constantemente renovada. Por esse motivo foi relacionado cada símbolo do "I Ching" a um ponto cardeal da bússola (N, S, L e O), aos seus pontos intermediários (NE, NO, SE e SO) e a um membro da família. Assim os trigramas do "I Ching" poderão ser usados no projeto de uma casa para determinar as áreas destinadas ao dormitório de cada membro da família, que aproveitará na máxima plenitude o Ch'i primordial. Dessa forma é possível aos modernos praticantes do "feng shui", utilizar o significado dos trigramas, pois ao longo dos séculos estes tiveram seu significado

aprimorado, devido aos conhecimentos adquiridos através de muitas experiências e observações a que foram submetidos, tornando o "I Ching" um sistema seguro e confiável para escolher um quarto adequado para cada um dos membros da família onde possam atingir o máximo de harmonia, de prosperidade e de amor, que os fluxos positivos do Ch'i lhes proporcionam. Na tabela abaixo ilustramos a relação entre os membros da família, suas qualidades, os pontos cardeais, os elementos, e os trigramas correspondentes aos ambientes.

Tabela válida para o hemisfério

No documento Feng Shui & Radiestesia (páginas 189-192)