• Nenhum resultado encontrado

IGREJA EVANGÉLICA REFORMADA NO BRASIL EM CASTROLANDA

5. A IGREJA EVANGÉLICA REFORMADA NO BRASIL EM CASTROLANDA IERBC

5.2 Igreja Evangélica Reformada no Brasil de Castrolanda – IERBC

Em 1950, numa reunião da Emigração em Grupo para o Brasil, foi decidido que após a chegada no Brasil seria fundada uma Igreja Reformada. Por que uma Igreja Reformada? Aproximadamente 90% do grupo, pertencia a esta igreja, e ficamos sabendo que a igreja mais próxima, na colônia Carambeí, era uma Igreja Reformada, que fazia parte do presbitério argentino de Buenos Aires. A este presbitério pertenciam quatro igrejas argentinas e a igreja de Carambeí. (Kiers-Pot, 2001, pg. 86)

Igreja Evangélica Reformada de Castrolanda, cujo templo foi inaugurado em 1966, congrega hoje cerca de 600 membros entre adultos e crianças.

O Brasil recebeu a partir de novembro de 1951, alguns grupos de holandeses protestantes que, segundo João Frederico Rickli, vieram de duas províncias de base rural do nordeste da Holanda: Drenthe e Overijssel.30 Fazendo uso do ensino

protestante de religião, educação e trabalho, constituíram a comunidade sob o tripé da Igreja, Escola e Cooperativa Agropecuária. A cosmovisão protestante reformada, que procura tratar o indivíduo e a sociedade pelo víeis espiritual, intelectual e de trabalho, foi intensamente idealizada, desenvolvida e alcançada em muitas colônias protestantes no Brasil, especialmente em Castro, estado do Paraná, formando assim a Colônia Holandesa de Castrolanda, que está localizada a, mais ou menos, sete quilômetros do centro de Castro e a cento e setenta quilômetros da capital do Paraná, Curitiba.

Desde a sua fundação até nossos dias, esta colônia teve uma relação muito grande com a chamada Igreja Evangélica Reformada no Brasil em Castrolanda – IERBC. Sendo a religião sem sombra de dúvidas, grande responsável pela agregação, desenvolvimento e manutenção da cultura holandesa nesta comunidade. Os traços étnicos permanecem na comunidade com cultos em holandês até a atualidade, entre outros. Em Castrolanda, mesmo em nossos dias, é difícil separar a Igreja da Escola e estas da Cooperativa Agropecuária. Membros da IERB local fazem parte da direção da cooperativa e da escola, e cooperados e alunos da escola, podem ser vistos nos cultos desta Igreja.

30 Rickli, João Frederico, Religião e Parentesco na colônia Castrolanda, Revista de Antropologia da Universidade

A igreja foi instituída no dia 25 de outubro de 1952 no escritório da Cooperativa Castrolanda, presentes os pastores Muller e Moesker e o conselho da IER de Carambeí. A reunião foi iniciada com a leitura do livro bíblico do Salmo 122 e a pregação de Efésios 4:11-13 pelo pastor Muller e o cântico no Salmo 133. Com 31 membros professos e 54 batizados, sendo eleitos como presbíteros os Srs. J. de Jager e J. Groenwold e como diáconos os Srs. M. E. Borg e H. Salomons. A primeira reunião do Conselho31 aconteceu no dia 28 de outubro de 1952 e a primeira

Assembléia Geral32 da igreja ocorreu no dia 16 de novembro, decidindo pela contratação do pastor Muller como primeiro pastor da igreja. No dia 23 de novembro, foi celebrada a primeira Santa Ceia33.

Com o crescimento da freqüência, com a chegada dos novos grupos, a sala da cooperativa ficou pequeno e em 5 de julho de 1953, foi inaugurado um novo prédio, que tinha como objetivo especial atender os trabalhos da juventude, nesta mesma ocasião resolveu-se eleger os Srs. G. Van Arragon e Jitse Van der Vinne como presbíteros e o Sr. F. Wolters como diácono, e concedeu-se direito de voto às mulheres.

No final de 1954, após a chegada do último grupo de imigrantes, foram eleitos como presbíteros os Srs. G. Leffers e J. Epema, e como diácono o Sr. J. R. Kiers, totalizando nesta época, 6 presbíteros e 4 diáconos. Em setembro de 1955 convidou seu primeiro pastor próprio, o Sr. Van Lonkhuijzen.

31 Concílio ou grupo que administra a igreja local.

32 Grupo formado pelos membros professos e que decidem assuntos mais complexos.

33 Sacramento Protestante que relembra a morte redentora de Jesus Cristo, com pão que representa o corpo de

No ano de 1958, pela primeira vez, foi decidido realizar mensalmente um culto na língua portuguesa e ao mesmo tempo foi criado um círculo de estudo bíblico para brasileiros, que inicialmente reunia homens e mulheres juntos, posteriormente, separados.

Em 1959 foi enviado para trabalhar entre as colônias como missionário, o pastor F. L. Schalkwijk, resultando na criação terceira IER no Paraná, a igreja de Arapoti, que se tornaria uma importante colônia e importante igreja do Sínodo.

Em 1962 houve a separação das igrejas do Brasil das igrejas argentinas, criando-se o denominação Igreja Evangélica Reformada no Brasil (IERB), sendo reconhecida pelas Igrejas Reformadas da Holanda e dos Estados Unidos como igreja irmã.

Durante o ano de 1963 foi inaugurado um prédio de nome Betel, para realização da obra missionária, onde eram feitas consultas médicas e aulas de tricô e outros trabalhos manuais gratuitamente.

No final de 1964 foi nomeado o primeiro evangelista brasileiro, o Sr. Áureo Machado de Campos, que coordenava os cultos no prédio Betel e um ponto de pregação em um bairro chamado Ronda, em parceria com a Igreja Presbiteriana de Castro.

O novo templo foi inaugurado no dia 21 de abril de 1966, sendo decidido que os cultos do segundo domingo do mês seriam feitos na língua portuguesa. Em 1970, pela primeira vez, foram colocadas flores para decoração do templo de culto.

O pastor Muller, que auxiliou tanto a chegada dos imigrantes e seu estabelecimento, retornou para os Estados Unidos em 30 de setembro de 1969, fazendo muita falta para as igrejas que tanto auxiliou.

Em 18 de agosto de 1973, a igreja perde seu primeiro pastor efetivo, o Sr. Van Lonkhuijzen, após ter servido a comunidade durante mais de 16 anos, causando grande comoção. A isto transcrevo as palavras de Kiers-Pot:

Com ele perdemos não somente um pastor benquisto, mas também um emigrante companheiro. (Kiers-Pot, 2001, pg.91)

Além do Sr. Áureo Machado, a IERBC nomeou os seguintes evangelistas para os diversos trabalhos missionários; Daniel Kowalski para o bairro da Ronda e para a colônia, e Abílio Fontanelli, para o bairro de Abapan34 e arredores.

Em 23 de setembro de 1975, chegou o pastor Wolfert para servir a IERB de Castrolanda. Durante suas férias de 1978, de dezembro até janeiro de 1979, Leonard Los ministrava aulas de catequese e dirigia várias vezes o culto, como gratidão recebeu da IER uma bolsa de estudo na Holanda, tendo tido um bom aproveitamento.

O pastor Wolfert se desligou do pastorado local em 17 de agosto de 1980, sendo substituído pelo pastor Mellema em 2 de novembro de 1980.

34 Abapan é um bairro retirado, onde é realizado trabalhos missionários até os dias de hoje, possui um templo

próprio. Atualmente a IERBC cedeu o trabalho para Segunda Igreja Presbiteriana de Castro (Igreja Presbiteriana do Jardim Rio Branco).

Em outubro de 1982, foi feito um culto em conjunto com a Igreja Presbiteriana do Brasil em Castro. Nesta mesma ocasião foi contratada a enfermeira Sra. Lucia para trabalhar com o Dr. Pedro Snoeyer, em trabalhos sociais para a congregação do Abapan e arredores.

Foi inaugurado em 28 de outubro de 1984 o novo prédio para o trabalho de jovens na comunidade e na igreja, este local teve o nome de Shalon. Este prédio é utilizado para trabalhos com a juventude e para realizar reuniões sobre atividades da igreja.

O pastor Ooterbroeck assume a função de consultor em novembro de 1984, após a despedida do pastor Mellema. Neste período o professor Johan Scheffer fazia a pregação uma vez por mês. O pastor auxiliar Acir Rickli ministrava as aulas de catequese e dirigia os cultos na língua portuguesa. Isso aconteceu até Janeiro de 1986, quando a comunidade foi assumida pelo pastor Theo Hesling, que pastoreou até março de 1992, quando retornou para Holanda.

Em Dezembro de 1988 foi inaugurada a casa para idosos que necessitavam de cuidados. Dá-se a ela o nome de Eben Haëzer (Ebenezer). A casa tem seis unidades de moradia, sendo que uma delas pode ser utilizada por visitantes da colônia. Nesse mesmo período o número de membros somava um total de 495, sendo 247 batizados e 248 professos. (Dados fornecidos pelo Sr. Jitse van der Vinne). A igreja adquiriu um órgão, despachado da Holanda, inaugurado em Fevereiro de 1990.

Em 1991 assume a função de segundo pastor da igreja o brasileiro Dona ld

período a igreja passou por diversas inovações. A mais marcante ocorreu em 5 de Julho de 1993, quando as duas primeiras mulheres foram investidas presbíteras, exatamente 40 anos após as mulheres terem recebido o direito de voto na Igreja.

Em março de 1992, o pastor Theo Heslinga se despediu da igreja, sendo substituído em abril pastor Elbert Grosheide, que ficou até 1998. Rudy Van Benthem assumiu como pastor durante 1 ano, sendo substituído em abril de 1999 pelo casal de pastores Jan-Peter Prenger e sua mulher Marianne Paas.

O pastor Donald Sonntag ficou na igreja como auxiliar até 1996, e depois foi morar nos Estados Unidos. Desde março de 1997, assumiu em seu lugar, o pastor Leonardo de Geus Los, fazendo pregações nas línguas portuguesa e holandesa.

Há um departamento na igreja, intitulado Departamento de Contatos Ecumênicos, que mantém parceria com a Igreja Presbiteriana de Castro no Centro de Atendimento a Criança35 e no Instituto Bíblico no Instituto Cristão36; e de trabalhos em conjunto com pastores jovens da região.

A igreja mantém também para informação geral e dos seus membros, um site informativo, onde se divulgam as programações, os boletins informativos e informações gerais.

No final de 1999 a igreja registrou o número de 603 membros.

35 O Centro de Atendimento a Criança é um órgão de ação social entre crianças em um bairro carente de Castro.

Iramos falar mais detalhes a frente desta instituição.

36 Instituto Cristão de Castro é uma propriedade da Igreja Presbiteriana do Brasil onde a IER mantém cursos

A igreja possuía os seguintes departamentos até 2001: Deputados da Missão, Conselho dos Jovens, Comissão de Evangelização, Comissão Social, Prosar, Diretoria Casa dos Idosos, Direção dos Clubes, Diretoria do Instituto Cristão, Departamento de Educação Cristã, Diretoria da Creche, Comissão da Escola Dominical, Direção da Escola Dominical, Diretoria dos Clubes para a Juventude, Comissão Boaz, Comissão de Cultos Especiais, União de Senhoras A, B, C, Círculos Bíblicos e S.E.R. (Senhoras Evangélicas Reformadas).

O protestantismo de imigração é caracterizado pela perca dos traços étnicos e teológicos com o passar dos anos, fenômeno este que tem sido intensamente resistido na IER de Castrolanda, durante mais de meio século.