• Nenhum resultado encontrado

A ILHA DE MACAU E AS OUTRAS ILHAS, HÁ DUZENTOS ANOS

D

epois de descrever a Ilha de Manoel Gonçalves, o procu-

rador inventariante, José Álvares Lessa, discorreu mais sobre outras Ilhas que faziam parte das terras de Domingos Affonso Ferreira e do seu genro e sócio Bento José da Costa, no Sertão do Assú. Transcrevo essas informações para maior conhecimento da geogra- fia daquela região. Elas foram tiradas do inventário de Domingos Affonso Ferreira, existente no Instituto Histórico Pernambucano, e já digitalizado.

Terras das duas Ilhas anexas denominadas, de Lagamar, e Coroa Grande, com meia légua de largura de Norte a Sul, e ambas com uma légua de comprimento de Leste a Oeste; ou do nascente e Pontal de Boa Vista ou Cambôa dos Barcos ao Poente até o da Barra do Rio Amargoso; ao longo, e paralelo da Costa do Mar de que são

lavadas pelo lado do Norte; com sítios de currais de peixes na Costa do Mar; água doce dentro, pasto para gados; dá madeira de Mangue; e rende dezesseis mil-réis; vistas e avaliadas pelos avaliadores por preço e quantia de seiscentos mil-réis.

Terra da Ilha denominada, de Balthazar, com um quarto de légua de largura de Noroeste ao Sueste do Rio Chamado de Manoel Gonçalves até o Rio do Arrombado com pasto para gado, e madeira de mangue, sem água doce, vista e avaliada pelos avaliadores por preço e quantia de dez mil-réis.

Terra da Ilha denominada, de Janduhin, entre o Rio Arrombado, e o Rio da Conceição; de figura circular com meia légua de diâmetro; só tem pasto para gado e madeira de mangue; vista e avaliada pelos avaliadores por preço e quantia de dez mil-réis.

Terras de toda a Ilha denominada, da Madeira, ao nascente da Ilha de Manoel Gonçalves com uma légua de testada e cumpri- mento de Leste a Oeste, ou do nascente e donde os Marcos do Morro do Presídio ao Poente até o Pontal da Barra Velha ao longo e para- lelo da Costa do Mar, de que é lavada pelo lado do Norte, e daí para o Sul com duas de fundo até testadas da terra do Sítio Conceição, com pesqueiras de currais de peixe na Costa, água doce, pasto para o gado e madeiras de mangue; visto e avaliado pelos avaliadores por quatrocentos mil-réis.

Terras das Ilhas anexas denominadas, de Tubarão e Tubarãozinho, ambas ao nascente da do Madeira, com légua e meia de testada, ou comprimento de Leste a Oeste; ou do Nascente e do lugar do Minhôto ou Mangue Seco, ao Rio Diogo Lopes ao Oeste ou Poente: ao longo e paralelo da Costa do Mar de que são lavadas pelo lado do Norte; e daí para o Sul com muita pouca largura ou fundo; cuja sobredita extensão é variável pelas entradas e saídas do mar, e movimentos das areias impelidas dos ventos, por isto com terreno montanhoso e escavado; tem dois sítios de currais de peixe na Costa

do Mar; vende anualmente seis mil-réis (ilegível); sem água doce; vista e avaliada por cinquenta mil-réis;

Terra da Ilha denominada, de Fernando, dentro ou no meio da Barra do Rio de Guamaré, de figura circular com cinquenta bra- ças de diâmetro, escavada, e sem água doce; vista e avaliada por dez mil-réis.

Terra denominada Pontal de Guamaré, ao nascente do rio do mesmo nome de Guamaré: com três léguas de comprimento ou tes- tada ao longo, e paralela da Costa do Mar de que é lavada pelo lado do Norte desde a barra do dito Rio de Guamaré, e Poente para o Leste, ou Nascente até os Buracos: e com um quarto de légua de fundo do Norte e Costa do Mar para o Sul até o Rio chamado Cabello: e com pesqueiras, água doce e pasto do gado; vista e avaliada por trezentos mil-réis.

Terras de toda Ilha denominada, de Pisa Sal, dentro do Rio Guamaré; e de figura circular com meia légua de diâmetro: com pes- queiras de currais de peixe, e rede; pasto para gado; e madeira de mangue; sem água doce; vista e avaliada por trinta mil-réis.

Terra de toda Ilha denominada, de Santa Anna, que compre- ende o lugar da mesma ilha, chamado Boca do Rio dos Cavalos, com três léguas de comprimento do Norte, e Costa do mar do dito lugar de Boca do Rio para o Sul até a união dos dois Rios, Assú e Rio dos Cavalos que chamam Cambôa dos Barcos das quatro bocas: ficando até o Rio Assú ao Nascente, e outro ao Poente: com uma légua de fundo, ou largura; tem pesqueiras em um, e outro Rio dos Lados; bons pastos para gado, e madeira de mangue; sem água doce, vista e avaliada por cento e cinquenta mil reis.

Terra da ilha denominada, de Quatro Bocas, ao Sul da sobre- dita de Santa Anna pelo Rio do Assú acima com meia légua de com- primento e testada ao longo e paralelo do dito Rio de Norte, e lugar das Quatro Bocas para o Sul até divisa da Ilha do Queimado; e com

uma légua de fundo, ou largura de um a outro Rio dos Lados de Nascente a Poente: com pesqueira em ambos os Rios, madeiras de mangue, sem água doce, e pastos; vista e avaliada por trinta mil-réis.

Ilha denominada, do Macáo, com uma légua de comprimento de Norte e Cambôa dos Barcos a Leste e Nascente até a Cambôa do Amargozinho, e com largura de três quartos de légua; tem ruins sali- nas, bons pastos para gado, porém não tem água doce; vista e ava- liado por cinquenta mil-réis.

Terra dos Sítios chamados Barreiras, Armazéns, Cambôa do Sal, Trapixe, os quais nomes são de diferentes lugares, e salinas na mesma dita propriedade com três léguas de comprimento pelo rio Assú acima pela parte do Nascente desde o dito lugar do Trapixe, de Norte ao Sul até o lugar das Barreiras com largura de uma légua do Poente e Borda do dito Rio Assú ao Nascente, ou Leste até Aroeiras, e Amargozinho; tem duas salinas no lugar denominado Arenoso; e outra na Cambôa do Sal. Pesqueira no Rio Assú; pastos para gados, madeira de mangue, sem água doce; vista e avaliada por cento e cin- quenta mil-réis.

Depois dessas informações, José Álvares Lessa passou a descrever as Fazendas Amargoso, das Entradas (Morro Banco e Redonda) e Cacimbas do Vianna.

CORSÁRIOS INGLESES NA ILHA