• Nenhum resultado encontrado

Importância da experiência profissional do docente fora

4.3 Mensuração e aproveitamento do Capital Humano do Corpo

4.3.3 Importância da experiência profissional do docente fora

A exigência do MEC sobre as IES de contratar docentes que possuem experiência profissional fora da docência é indicador da preocupação para com o Capital Humano dos docentes tanto na atividade acadêmica quanto na gestão das IES. Na IES A, 71,4% dos gestores dizem que a instituição possui a política de verificar a experiência profissional do professor fora da docência (Quadro 12). Na IES B, alguns gestores (37,5%) dizem que é importante verificar a experiência profissional do docente fora da docência, pois “conta ponto” para o MEC (gestores 2, 7 e 8 – Quadro 12). Outros dois gestores (25%) dizem que não é de interesse da IES que o docente tenha somente o conhecimento acadêmico, como no caso da UnB, mas julgam tão ou mais importante que os docentes tenham experiência profissional (gestores 3 e 6 – Quadro 12). Já na IES C parece ser unânime entre os gestores a necessidade do docente possuir experiência fora da docência. Segundo eles, isto demonstra sinal de atualização e, como a IES prioriza a formação prática do educando, a experiência profissional do docente no mercado de trabalho é considerada imprescindível. Constata -se, assim, que as IES privadas procuram contratar profissionais que possuem outras funções além da

de docência, com o intuito primeiro de ser bem pontuado pelos avaliadores ad hoc do INEP e por ser importante a experiência no dia-a-dia do mercado de trabalho para formar os alunos no uso das ferramentas profissionais mais usuais em cada área.

Os gestores parecem não ter noção do volume de Capital Humano existente nas IES e de que, de certa forma, este é apenas aproveitado nas ações pedagógicas, limitando-se à ação docente em sala de aula e no processo ensino-aprendizagem.

Quadro 12 – Adoção de política pela IES para verificar, no ato da contratação, a experiência profissional do docente fora do magistério , na visão dos gestores entrevistados

(continua)

IES Gestor Resposta

A 1 “Não tenho conhecimento.”

A 2 “Sim, por ser importante para pontuação junto ao MEC e é bom para a instituição de um modo geral.”

A 3 “Só o RH sabe informar.”

A 4 “Sim. No curso de Administração é fundamental, pois trata-se de uma ciência aplicada, se o professor não vive o dia-a-dia, distancia da realidade. É importante selecionar professores com boa formação acadêmica, mas que vive o dia-a-dia.” A 5 “Sim. Tem alguns cursos que nós temos mais cuidado com isso, [...] não basta ter

experiência de magistério, tem que ter a profissional também.”

A 6 “Acredito que sim porque tenho visto que nas entrevistas com os professores é muito importante que ele tenha desempenhado outra função fora do magistério.”

A 7 “Eu tenho essa preocupação, mas não posso dizer em relação à instituição, pois só agora estou participando de entrevistas. Quando recebo currículo, examino direito e me interesso pela experiência do professor.”

B 1 “Sim, na área de informática essa experiência é muito importante, pois o curso é muito prático e o professor tem que saber passar isso para o aluno.”

B 2 “Sim, principalmente porque temos muitos cursos superiores de tecnologia e nesses cursos a experiência profissional vale muito e conta ponto para o MEC. Ela vale mais que a experiência docente, ela vale o dobro, vale mais que a titulação, diferentemente dos cursos de bacharel.”

por isso tem que dar ferramentas profissionais. A UnB possui características acadêmicas pura, tirando a UnB, as outras IES o diferencial delas é exatamente profissionalizar o discente.”

B 4 “Não sei dizer ao certo. Sei que são feitas perguntas se ele tem outra atividade fora do magistério e onde ele atua como docente.”

B 5 “Sim, até mesmo porque ele pode ser aproveitado em outra área, para ver a experiência dele. Por questão de ser útil não só na docência, mas na parte administrativa também.

B 6 “O que eu procuro é ver a vivencia na área de formação que ele vai atuar. As vezes os currículos que a gente recebe são de professores que têm muita experiência acadêmica e pouca profissional, eu procuro ver a titulação e a experiência profissional também, porque é importante.

B 7 “Sim. Na medida do possível selecionam os currículos que tem mais experiência . Conta ponto na visita do MEC. Quanto mais agregar esse tipo de valor maior o conceito do MEC.”

B 8 “Sim porque é exigência do MEC, antes não era visto.”

C 1 “Quem pode lhe informar melhor sobre a seleção de professores é o Coordenador que é quem faz a seleção dos currículos e entrevista o professor.”

C 2 “Em primeiro lugar é na docência mesmo e depois fora dela.”

C 3 “É, principalmente na área de comunicação.[...] A tendência da graduação é que os cursos estão voltados para o mercado de trabalho e não para o academicismo. Eu preciso ter um professor capaz de ensinar ao aluno não só a parte teórica, mas também como é que ele vai se inserir no mercado de trabalho.[...] Concordo parcialmente com a afirmação que as IES privadas tem profissionais que são professores e não professores que são profissionais, por exemplo eu tenho muitos professores que têm grande experiência profissional e que agora só se dedicam ao magistério.”

C 4 “Verifica pelo currículo apenas, mas é sempre bom. É sinal de que o docente está atualizado. Depende da disciplina, por exemplo, o professor de português ou de matemática não é fator diferencial a experiência fora. Agora um professor de Administração, como gestão estratégica, por exemplo, aí a experiência é bastante bem vinda. Por que isso garante que o professor está atualizado, que não tem apenas uma visão teórica, mas embora integração no mercado. Para poder adequar o aluno às necessidades do mercado. [...] Boa parte dos alunos visa o mercado de trabalho. Nos últimos semestres, principalmente, nos damos muito valor aos docentes que tem essa experiência.”

sendo universidade , nos não precisamos atender alguns requisitos da legislação em termos de titulação docente. Mas, nos queremos manter um equilíbrio entre as duas coisas. Hoje nós temos pouco mais de 60% de nosso corpo docente com mestrado e doutorado. Mas ao lado dessa titulação acadêmica, nós queremos ter também docentes com experiência profissional por acharmos que a teoria e a pratica tem que estar juntos. Então nos fazemos questão de ter em nosso corpo docente profissionais com experiência no mercado de trabalho.”

C 6 “Sim. No caso do curso de direito a experiência profissional como operador do direito certamente traz um diferencial para a sala de aula, então temos que levar em consideração a experiência não acadêmica. “

C 7 “É, no meu curso a gente tem uma característica que é a maioria de nossos professores não são profissionais do ensino, pouquíssimos são. Essa é uma grande diferença em relação aos outros cursos, então dificilmente você vai encontrar aqui pessoas que sejam apenas profissionais do magistério.”

Fonte: Pesquisa de campo

4.3.4 Aproveitamento do Capital Humano do docente em atividades de gestão