• Nenhum resultado encontrado

A importância das tecnologias digitais para a educação sob a perspectiva do professor

Ao estabelecermos nossas primeiras conversas com os professores, dialogando sobre como compreendiam a inserção das tecnologias digitais na EJA, observamos que os professores buscavam generalizar suas reflexões analisando a inserção destas tecnologias na educação como um todo. Compreendíamos que o fato dos professores, que lecionam na EJA, também atuarem em outros segmentos de ensino impulsionava esta configuração. Desta forma, para melhor identificarmos as reflexões relacionadas especificamente à EJA, estabelecemos com os professores uma discussão sob dois ângulos de análise: i) as tecnologias digitais compreendidas na educação de forma global; e, ii) as tecnologias digitais compreendidas a partir do contexto da EJA.

No presente tópico analisaremos o primeiro ponto, o que discorre sobre as perspectivas dos professores para com as tecnologias digitais na educação como um todo.

Iniciaremos nossas análises refletindo as respostas dos professores quando questionados se é possível utilizar as tecnologias digitais na escola. Diante das alternativas predefinidas sim, às vezes, não, nunca, os resultados obtidos foram: 76 responderam sim, 06 responderam às vezes, e não houve indicação para as alternativas não e nunca. Este resultado nos traz uma visão otimista do professor sobre a relação das tecnologias digitais e a escola, visão que se mantém positiva quando perguntamos sobre a importância destas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Para responder a tal questionamento os professores teriam que escolher entre as alternativas tem muita importância, tem pouca importância e não tem importância, e justificar no caso da resposta ser positiva.

Como resultado, 81 dos professores respondentes nos indicaram ter muita importância como resposta e 01 professor nos indicou ter pouca importância. Não houve indicação para a alternativa não tem importância.

Mas, por que a inserção destas tecnologias na educação tem importância?

Ao justificar a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, salientam que elas:

Quadro 5 – Importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Responde às demandas sociais

Favorece a inclusão social

Interage com a vivência tecnológica do aluno Facilita a vida do professor

Otimiza a aula Motiva o aluno Estimula a aprendizagem Promove a aprendizagem Amplia o acesso ao conhecimento Democratiza o acesso às tecnologias

Fonte: Elaboração própria, 2015.

O quadro 5 representa o agrupamento das justificativas apresentadas pelos professores, sendo as mais citadas a resposta às demandas sociais, a possibilidade de promoção da aprendizagem e a possibilidade de favorecer o acesso ao conhecimento.

Diante da importância atribuída às tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem nos questionamos: e os professores, eles utilizam estas tecnologias em sua prática pedagógica?

Fizemos esta indagação aos professores apresentando quatro alternativas de respostas - utilizo com frequência, utilizo com pouca frequência, pretendo utilizar e nunca utilizei - e solicitamos que ao optarem pelas alternativas afirmativas nos indicassem quais tecnologias utilizavam.

Como resposta, obtivemos os seguintes resultados: 38 professores marcaram utilizar com frequência as tecnologias digitais, 36 utilizar com pouca frequência estas tecnologias e 06 mencionaram que pretendem utilizar tais tecnologias. E não houve indicação de nunca ter utilizado.

Em complemento à resposta, as tecnologias indicadas pelos professores, foram:

Gráfico 10 – Tecnologias que os professores citam utilizar na educação.

Fonte: Elaboração própria, 2015.

A composição do gráfico 10 é resultado das tecnologias citadas livremente pelos professores. É importante ressalta que, apesar de não representarem exclusivamente as tecnologias digitais, correspondem às tecnologias que os professores mencionam utilizar na sala de aula.

Das tecnologias citadas a internet foi mencionada enquanto recurso (representava o modem) e enquanto função (realizar pesquisas ou otimizar o uso dos equipamentos).

22 18 16 14 14 12 11 11 8 5 4 4 4 3 3 2 1

A identificação do datashow como tecnologia mais indicada nos remete à importância atribuída a este recurso quando, no gráfico 4, o datashow corresponde a uma tecnologia de uso pessoal do professor.

É interessante mencionar que ao indicarem utilizar as tecnologias com pouca frequência os professores ao invés de mencionarem as tecnologias utilizadas, apresentaram como resposta a justificativa pelo pouco uso, destacando-se entre estas a falta de condições estruturais das escolas.

Vejamos, no entanto, como os professores se posicionam quando têm disponível uma lista de indicações tecnológicas e necessitam avaliar quais podem ser utilizadas na sala de aula.

Oferecemos uma lista de opções tecnológicas ao professor e solicitamos que eles marcassem quais das tecnologias apresentadas poderiam ser utilizadas na sala de aula. E, em continuidade, que nos indicassem quais das tecnologias marcadas eles utilizavam em sua prática pedagógica.

O gráfico 11, a seguir, traz a síntese dos dois resultados: as tecnologias que os professores dizem ser possível utilizar na sala de aula e a indicação de quais, das tecnologias marcadas, eles utilizam:

Gráfico 11 – Avaliação dos recursos tecnológicos e a sala de aula.

Fonte: Elaboração própria, 2015.

Observando o gráfico 11 podemos analisar que a lousa digital e os games digitais ainda se configuram uma realidade cotidiana distante da prática pedagógica dos professores

72 70 69 69 65 65 57 54 48 40 39 37 34 30 24 17 41 42 39 38 18 37 15 8 11 5 13 13 4 4

analisados. Mas que o aparelho celular e smartphone despontam como potencial de uso, colocando-se à frente dos tablets e equiparando-se ao computador de mesa.

Por meio do gráfico 11 podemos observar o distanciamento entre a perspectiva teórica e a prática pedagógica no que concerne à inserção das tecnologias digitais na sala de aula. Compreendemos que as tecnologias que os professores dizem ser possível utilizar se localizam no campo da teoria e as tecnologias que os professores mencionam utilizar se colocam no campo da prática. Se tomarmos o uso da internet e do tablet como referência para avaliarmos a proximidade entre a teoria e a prática percebemos o quão distantes estas podem estar. Visualizamos, no entanto, que da interseção destes dois campos, a TV, o DVD, o som, o datashow e o notebook se mantêm como elemento comum.

Identificamos que o uso das redes sociais, apresentado como uma realidade na vida pessoal do professor, ainda não se faz significativo como recurso pedagógico para os professores analisados.

Quando relacionamos o quadro 5 (no qual apresentamos a perspectiva dos professores para a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem) e as tecnologias que se destacam no gráfico acima, nos questionamos como o uso destas tecnologias presentes no gráfico 11 pode resultar na resposta às perspectivas dos professores apresentadas no quadro 5. E de que forma o uso das tecnologias digitais pode favorecer a otimização da aula, a motivação do aluno, a ampliação do conhecimento, o estímulo e a promoção das aprendizagens referidas no quadro, ou mesmo favorecer a inclusão social e a democratização do acesso às tecnologias.

O uso das tecnologias digitais por si traz estas possibilidades, ou estas estariam vinculadas mais à ação pedagógica do professor? De certo esta é uma questão central para discutirmos o significado da inserção das tecnologias digitais na educação. Assim como para refletirmos práticas pedagógicas significativas relacionadas à inserção destas tecnologias na sala de aula.

Como mencionado no início deste tópico, buscamos tratar da importância das tecnologias digitais à educação como um todo. No tópico a seguir discutiremos a importância destas tecnologias refletidas no contexto da EJA.