• Nenhum resultado encontrado

11.4 APÊNDICE IV – Categorização da análise documental e observação participante

11.4.3 INDICADORES

11.4.3.1Edital Sustentação de Software

gerar relatórios de acompanhamento gerencial com indicativo de desempenho dos serviços prestados;

O esforço em horas mensais atualmente despendido pelo Banco com a manutenção corretiva, atendimento a questionamentos, atualização da documentação e precificação dos sistemas objeto dessa licitação é de:

1.123 horas para o Lote 1; 2.043 horas para o Lote 2; 2.026 horas para o Lote 3; 1.572 horas para o Lote 4.

Além das manutenções corretivas, para cada grupo de sistemas as demandas evolutivas e adaptativas solicitadas alcançam, atualmente, em 24 meses:

8.116 pontos de função para o Lote 1; 14.769 pontos de função para o Lote 2; 14.643 pontos de função para o Lote 3; 11.360 pontos de função para o Lote 4.

Não há previsão quanto à distribuição das solicitações de serviço ao longo dos meses, sendo responsabilidade da empresa Contratada ajustar-se com vistas ao atendimento dos serviços solicitados pelo Banco de acordo com os prazos máximos declarados no item 3.4.

A inspeção pode gerar a recusa de artefatos por motivo de vícios de qualidade ou por não observância dos padrões adotados pelo Banco. Será tolerado um índice de recusa de artefatos por vícios de qualidade igual ou inferior a 10% dos artefatos previstos na OF. Índices de recusa de artefatos por OF superiores a 10% do total de artefatos previstos na OF, não prorrogarão o prazo de entrega do serviço e facultarão ao Banco a aplicação de penalidades, conforme definido no item 8 deste anexo.

Os serviços de manutenção evolutiva e adaptativa serão mensurados em Pontos de Função. A contagem de Pontos de Função será efetuada no repasse dos serviços (Contagem Estimativa) e na conclusão dos serviços (Contagem Final) pela contratada, cabendo ao Banco efetuar a validação dessas contagens.

A contagem de Pontos de Função será realizada conforme a metodologia descrita no Manual de Práticas e Contagens versão 4.2 (Counting Practices Manual Release 4.2), publicado pelo IFPUG (International Function Point Users Group ), em 2005 ou a que for vigente à época da contratação.

A contagem estimativa de Pontos de Função será efetuada pela Contratada após o recebimento dos requisitos pelo Banco. A contagem estimativa, poderá ser feita de acordo com as técnicas de contagem estimativa definidas pela NESMA - Netherlands Software Metrics Users Association, a critério da contratada desde que ela informe a metodologia utilizada em cada caso.

Caso ocorram alterações sobre os requisitos do sistema, objeto dos serviços de mensuração, no período de execução desses serviços, ficará caracterizada mudança de escopo, devendo ser reavaliada a dimensão dos serviços para efeito do faturamento.

A distribuição percentual de Pontos de Função por fase do processo de desenvolvimento de aplicativos adotada pelo Banco é apresentada na Tabela IV, abaixo. O percentual de

distribuição já considera o esforço de gestão relativo às etapas a serem executadas pela Contratada.

Distribuição percentual de Pontos de Função por fases do processo de desenvolvimento

Fases % de Distribuição

Definição do Sistema 3 %

Especificação de Requisitos 13 %

Elaboração do Modelo Lógico 11 %

Elaboração do Projeto Detalhado 28 %

Construção 34 %

Integração e Homologação 7 %

Implantação 4 %

Tabela IV: distribuição de esforço de desenvolvimento no Banco

O Banco adotará os critérios descritos na Tabela V, abaixo, na apuração do tamanho em pontos de função dos projetos contratados para fins de remuneração, de acordo com o tipo de serviço:

Critérios de Apuração por Tipo de Serviço

Tipo de

Serviço Descrição Contagem (fórmula)

Manutenção Evolutiva Complementação e/ou Alteração aplicativo existente. PFBB Evolutiva = (PF Incluido + PFBB

Alterado + PFBB Excluido) * Fator de Impacto

onde: PFBB Alterado = PF Alterado * 0,6 PFBB Excluido = PFExcluido * 0,4 Manutenção Adaptativa Alteração de aplicativo existente - mudança externa Idem anterior Manutenção Adaptativa – outro ambiente Conversão de um aplicativo. Exemplo:

Natural para Cobol

PFBB Adaptativa = PF Aplicativo * Fator de Adaptação

Tabela V: apuração de pontos de função por tipo de serviço

obs.: (1) Nas fórmulas acima, entende-se por PF a quantidade de pontos de função apurada pela técnica de Análise de Pontos de Função ou abordagem NESMA e considerando as

definições estabelecidas nos itens 9.7 e 9.8 abaixo. Entende-se por PFBB a quantidade de

pontos de função obtida com base na aplicação de multiplicadores definidos pelo Banco sobre o valor PF apurado.

obs.: (2) O Banco adotará o valor 1,00 (um) como Fator de Ajuste para todos os projetos, razão pela qual esse fator não está representado nas fórmulas.

obs.: (3) Como Fator de Impacto, serão adotados os seguintes valores:

1,0 para manutenções evolutivas ou adaptativas em COBOL e/ou Natural

obs.: (4) Como Fator de Adaptação, serão adotados os seguintes valores: 0,35 (trinta e cinco centésimos) na conversão de Natural para Java ou Cobol

0,45 (quarenta e cinco centésimos) na conversão de Natural para plataforma mista Java com Cobol

0,15 (quinze centésimos) na mudança de versão de produtos ou de ambiente operacional

Equivalência em PF de Itens Não Mensuráveis

Item Base de Cálculo Fator de

equivalência em PF

Layout de telas e arquivos

Contempla alterações de layouts de telas ou arquivos sem que haja alteração de funcionalidade.

Quantidade de itens de

layout alterados 0,04

Campos e Variáveis

Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de campos e variáveis em programas e tabelas sem que tenha havido mudança na funcionalidade.

Quantidade de campos 0,08

Mensagens

Comtempla alteração de mensagens de retorno a usuários.

Quantidade de

mensagens alteradas 0,04

Menus

Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de de menus ou telas de ajuda a usuário (helps).

Quantidade de telas

incluidas ou alteradas 0,1

Quantidade de telas

excluídas 0,02

Dados Hard Coded

Contempla a inclusão, alteração ou exclusão de dados pertencentes a listas (combo box) ou tabelas físicas.

Quantidades de dados 0,04

Code Table

Contempla a necessidade de criação, alteração ou exclusão de tabelas Code Table e respectivas funcionalidades. Inclusão de Tabela 1,00 Alteração de Tabela 0,60 Exclusão de Tabela 0,40 Inclusão de Funcionalidade 0,30 Alteração de Funcionalidade 0,20 Exclusão de Funcionalidade 0,10

Tabela VI: itens não mensuráveis - correspondência em PF

Caso haja divergências iguais ou superiores a 5% entre o Banco e a Contratada em relação às contagens de pontos de função do serviço efetuado, representantes do Banco e da Contratada deverão se reunir para resolver as divergências. Caso as divergências sejam inferiores a 5%, prevalecerá a contagem arbitrada pelo Banco.

Com relação à correção do serviço entregue, serão aceitos os seguintes índices de erros na prestação dos serviços apurados para os volumes acordados nas Ordens de Fornecimentos demandadas:

0,1 erros por ponto de função para erros de nível 4 (item 3.4.1); 0,05 erros por ponto de função para erros de nível 3 (item 3.4.1); 0.03 erros por ponto de função para erros de nível 2 (item 3.4.1); 0,01 erros por ponto de função para erros de nível 1 (item 3.4.1)

Relatório de resolução, dentro do prazo acordado, de pontos apontados por auditoria do Banco ou levantados pela própria Contratada. É esperado um índice de atendimento dentro dos prazos acima de 80% ;

Relatório de conformidade dos prazos na resolução de incidentes e na correção de erros. É esperado que 100% dos incidentes de nível 1 estejam dentro do prazo, 95% dos incidentes do nível 2 e 3 e 90% dos erros de nível 4;

Relatórios de defeitos resultantes de manutenções feitas pela Contratada. É esperado 1% de erro por ponto de função de nível 1, 3% de erros por ponto de função de nível 2, 5% de erros por ponto de função de nível 3 e 10% de erros por ponto de função de nível 4, calculados com base no volume de pontos de função da OF.

Relatório do percentual de OF que foram atendidas dentro do prazo. É esperado que acima de 85% das OF estejam dentro do prazo.

Relatório do percentual de OF que respeitaram o orçamento proposto. É esperado que acima de 90% das OF estejam dentro do orçamento

Relatório da quantidade de dias que as precificações foram entregues após a solicitação do Banco. É esperado que acima de 90% das precificações sejam entregues dentro do prazo de 10 dias.

o descumprimento dos prazos de atendimento e solução de problemas, poderá implicar em multa de até 50% do valor fixo mensal. É esperado que em 100% das ocorrências de nível 1 a resolução seja dentro do prazo, 95% das ocorrências para os níveis 2 e 3 e 90% para o nível 4.

b) na ocorrência dos índices superiores, apurados a partir do volume de pontos de função especificado na Ordem de Fornecimento:

a.1) 0,1 erros por ponto de função para erros de nível 4; a.2) 0,05 erros por ponto de função para erros de nível 3; a.3) 0,03 erros por ponto de função para erros de nível 2; a.4) 0,01 erros por ponto de função para erros de nível 1;

para o item a.1 e a.2 será revertido em crédito de pontos de função para o Banco, 2% da quantidade de pontos de função implementada para o sistema em questão nos últimos 60 dias;

para o item a.3 será revertido em crédito de pontos de função para o Banco, 5% da quantidade de pontos de função implementada para o sistema em questão nos últimos 60 dias;

para o item a.4 será revertido em crédito de pontos de função para o Banco, 10% da quantidade de pontos de função implementada para o sistema em questão nos últimos 60 dias;

os pontos de função obtidos com créditos poderão ser utilizados pelo Banco na própria demanda corrente ou em quaisquer solicitações futuras

c) na ocorrência de prazos superiores aos definidos na Ordem de Fornecimento. o

descumprimento dos prazo acordados na Ordem de Fornecimento poderá implicar em

crédito para o Banco de até 30%, a critério do Banco, da quantidade de pontos de função do serviço, para atrasos de 15 até 35% do prazo. Para atrasos acima de 35% do prazo definido implicará em multa de até 30%, a critério do Banco, do valor orçado do serviço.

Índices de recusa de artefatos, após inspeção, superior a 10% dos artefatos entregues penalizarão a empresa com 5% da quantidade de pontos de função da OF revertidos em crédito para o Banco para utilização na própria solicitação ou em solicitações posteriores a seu critério.

Atrasos na entrega das precificações (acima de 10% das precificações ou feitas num mês) ou desvios no orçamento (acima de 10% das OF de um mês) penalizarão a empresa com 2% da quantidade de pontos de função da OF revertidos em crédito para o Banco para utilização na própria solicitação ou em solicitações posteriores a seu critério.

11.4.3.2Observação Participante

Observou-se que:

– o Banco não possui processo para obter todos indicadores solicitados no contrato; – Para alguns indicadores o Banco possui processo, mas este é falho e esta em revisão;

– Não existem indicadores gerenciais definidos;