• Nenhum resultado encontrado

Influência da entidade Lugar e dos recursos de geolocalização

5 Resultados da Etapa 2: Experimento com Estudantes e Professores

5.4 Análise de Discurso: Relatos dos Participantes

5.4.12 Influência da entidade Lugar e dos recursos de geolocalização

Conforme um dos atributos intrínsecos aos ambientes de u-learning, o Youubi também disponibiliza funcionalidades de geolocalização e, obviamente, a possibilidade de visualizar as entidades elementares em um mapa, e ter a percepção do que está ao seu redor fisicamente, e inclusive saber a distância. Essa possibilidade também foi fortemente mencionada pelos estudantes. Outra observação se refere aos lugares que os estudantes utilizam mais os aplicativos de smartphone: na universidade e em casa. Além disso, percebe-se que cada um tem uma estratégia diferente de uso do mapa em suas práticas e no seu cotidiano acadêmico, conforme pode ser observado nos relatos a seguir:

(GE-B-2) Dependendo do local que você estiver você vai perceber os eventos e as pessoas, e interagir com eles, trocar ideias, aumentar seu ciclo de amizade. Competir com outras pessoas é algo mais ativo. Só ver as coisas no Mapa é algo mais passivo. Mas eu gostei do mapa pra achar pessoas na universidade. Só usei o aplicativo na universidade e em casa, eu não sou muito de sair não.

(GE-B-2) Criei um local. É um recurso bem legal, principalmente para as pessoas que não conhecem o local que estou. Posso tirar uma foto e colocar no mapa. Elas poderão chegar lá mais facilmente, por exemplo, alunos novatos, que não conhecem a cidade também, que não sabem onde são as salas, e tirar fotos com o pessoal no local foi bem divertido (risos).

(GE-B-3) Mas ter conteúdos distribuídos na cidade influenciaria muito na aprendizagem. Por exemplo, se eu visse um evento sobre biotecnologia, eu ia querer saber tudo a respeito.

(GE-B-4) Tipo, eu estando na praça de convivência apareceuma postagem que alguém criou ali perto? Sim, aumenta a curiosidade, provavelmente influencia [na aprendizagem]. Eu usava mais a APP em casa ou nauniversidade.

(GE-B-5) O APP é mais interessante pra ver as postagens de todos, e não do professor em si. Por exemplo, eu tinha mais curiosidade de ver os eventos, por causa do GPS, achei muito massa, ver o mapa da universidade, a localização das coisas. Isso daí foi o melhor, usei muito o mapa.

(GE-B-5) É extremamente útil, é melhor do que ser algo aleatório, por exemplo, ter um evento e saber a localização. Gostei bastante de saber a localização das pessoas.

(GE-C-2) Eu achei bem legal saber a distância, saber as coisas que estão perto de você e a distância. Saber o que está acontecendo na biblioteca, os eventos da universidade. Você fica curioso por saber o que está perto. (GE-C-3) Acho que ele [o mapa] traz uma boa interação, pois eu posso olhar aqui onde você tá e posso dizer assim: “esse local aqui é muito bom” posso deixar lá marcado e também ver os comentários das pessoas sobre aquele local lá. Isso me agrada porque posso conhecer locais que eu não conhecia. E também a pessoa aqui do meu lado que postou uma coisa que eu gosto e achei legal, assim posso conhecer pessoas com interesses parecidos com os meus. Se eu sei de onde foi a postagem, então posso saber mais sobre o local e sobre as pessoas. Até mesmo com meus amigos, posso saber: “estamos aqui comemorando numa pizzaria” e estaria marcado lá a pizzaria no mapa. Seria bem legal e mais dinâmico pra galera. Por exemplo, postaram coisas na praça de convivência, e eu vou lá direto, isso me chamou bastante atenção. (GE-C-6) Sabendo o que está ao seu redor, você tem aquela informação extra de onde procurar ajuda quando você tem algum problema. Você vê que alguém próximo a você tá pensando aquilo, você sabe onde pode buscar informação e buscar auxilio.

(GE-C-6) A ideia de estabelecer um local, saber a distancia, facilita muito os estudos, poder criar um local, designar ele como um ambiente de estudo, e o pessoal vai ter aquela localização certinho, não vai precisar daquela descrição boa a boca. Não! Você tem lá o mapa e tem o local e tem o recurso visual de como chegar lá. Isso facilita muito na interação entre os estudantes. Justamente essa melhora no estudo cooperativo.

(GE-C-6) Com essa conexão a mais você tem essa vontade, você perde um pouco esse receio, você sabe que aquela pessoa tem também aquele problema ou aquele interesse, por exemplo, você sabe que existe esse grupo estudando nesse local, você não tem que sair perguntando.

Percebe-se que os estudantes deram atenção especial à possibilidade de saber onde seus colegas e professores se encontravam na universidade, conforme os seguintes relatos:

(GE-B-1) Influencia saber onde o professor está, para caso eu tenha alguma dúvida que precisa ser urgentemente tirada.

(GE-B-2) Eu estava no prédio, e queria saber onde estava o professor e os colegas de trabalho, aparecia onde eles estavam. Isso é muito útil e interessante.

(GE-B-3) Usei [o mapa] em casa, pra localizar os professores, se estavam na universidade, e para saber se tinha alguma novidade.

(GE-B-4) Eu tentei procurar a localização do professor no mapa.

(GE-B-6) Eu disse ‘vaaaalha’. Meu amigo mora bem pertinho de mim e eu não sabia. Quando a gente vê a distância não sabe direito, mas quando vê no mapa o local é melhor. Me chamou mais atenção saber onde estão as pessoas.

(GE-C-2) Daí você aproveita pra ver o perfil da pessoa pra ver se ela está perto. Em casa. No shopping. Sempre pra onde eu ia, eu estava olhando. Eu sempre verificava porque ficava curiosa para ver se tinham pessoas perto de mim.

(GE-C-2) Achei legal ver onde as pessoas e os grupos de pessoas estão posicionados. Nunca tinha visto nada parecido. [...] Eu usei mais o mapa para ver a localização das pessoas.

(GE-C-5) No mapa eu olhava mais pessoas e eventos.

No relato do professor da Biotecnologia, ele cita um cenário de uso em que o recurso do mapa facilitou encontrar seus alunos presencialmente na universidade, como também, seus alunos puderam o encontrar com mais facilidade:

(P-B-1) Usei o mapa também para achar os alunos. ‘Eles estão no prédio central, vou lá’. Eles também já me acharam aqui na sala também.