• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO 4 – MÉTODO: Os Caminhos Percorridos na Pesquisa

4.1 Introdução

que tem sido investigado”. Para tanto, o delineamento metodológico foi constituído por: uma abordagem qualitativa, pois se utiliza de técnicas de análises textuais do tipo exploratória e descritiva, pois busca levantar informações visando a familiarização referente à temática investigada, buscando inicialmente explorar as possibilidades de estudos publicados e, sequencialmente, visando descrever os resultados encontrados.

Conforme mencionado em seção anterior, o objeto de estudo consiste em dissertações e teses publicadas no Brasil entre os anos de 2010 e 2020, com enfoque principal (ou tendo como um dos focos específicos) aspecto(s) relacionado(s) às possíveis práticas no ensino da matemática desenvolvidas por professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste contexto, objetivamos examinar as principais contribuições dessas pesquisas para a elaboração de análises e discussões acerca do tema em questão, assim como, sinalizar os aspectos que identificamos não terem sido abordados. Portanto, a presente pesquisa também pode ser classificada, segundo Fiorentini e Lorenzato (2006), como uma pesquisa bibliográfica. Esta é definida pelos autores como:

(...) a modalidade de estudo que se propõe a realizar análises históricas e/ou revisão de estudos ou processos tendo como material de análise documentos escritos ou produções culturais garimpados a partir de arquivos e acervos (FIORENTINI e LORENZATO (2006, p. 71).

O estudo sobre a produção científica em Educação se iniciado por uma revisão de caráter bibliográfico, é denominado de estado da arte ou estado do conhecimento (FERREIRA, 2002), assim como síntese integrativa (ANDRÉ, 2002) ou então pesquisas que estudam pesquisas (SLONGO, 2004). Essas pesquisas também “são reconhecidas por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado”. (FERREIRA, 2002, p. 258).

A RSL obedece a critérios metodológicos pré-estabelecidos, usados com objetivo de evitar vieses na pesquisa. Pelas suas técnicas e rigor metodológico é considerado um trabalho original. Assim, constitui-se um “método moderno para a avaliação de um conjunto de dados simultaneamente” (ATALLAH; CASTRO, 1998, p. 20).

Conforme Couto (2018), o uso da RSL na educação pode trazer uma série de vantagens e alternativas para a pesquisa na área. Uma dessas vantagens é a descoberta de vários olhares sobre uma temática, obtendo uma pluralidade de entendimentos que, mesmo que se apresentem

conflitantes, darão ao pesquisador uma visão mais ampliada do objeto a ser investigado (SAMPAIO; MANCINI, 2007). De acordo com as autoras, por ser considerada uma investigação científica, a RSL tem como meta levantar, reunir, avaliar criticamente e sintetizar os resultados de diversos estudos primários, tendo a possibilidade de construir uma síntese do conhecimento sobre um determinado assunto, podendo apontar lacunas sobre áreas de estudo descobertas e que necessitam ser preenchidas com a realização de novos trabalhos. As etapas criteriosas da revisão sistemática a diferenciam do método tradicional de revisão bibliográfica,

“são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução”, possibilitando que a pesquisa realizada seja auditada, continuada e reutilizada sempre que necessário. (SAMPAIO, MANCINI, 2007, p. 84).

Organizar, esclarecer, resumir e indicar citações das principais obras existentes sobre um tema “são movimentos que permitem indicar o espectro de literatura relevante em uma área” (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014, p. 167). A organização de um agrupamento dos diferentes tipos de procedimentos de revisão elaborado por Vosgerau e Romanowski (2014) a partir da análise de artigos de periódicos da Capes, e com prioridade para os da área da educação, contribuíram para identificar o tipo de procedimento adotado para a presente pesquisa, bem como as possíveis aproximações com outros tipos de revisão, nomeadas, muitas vezes, de formas diferentes para o mesmo tipo de estudo, conforme identificado pelas autoras.

Em nosso processo metodológico, visamos identificar e descrever quais foram os critérios estabelecidos pelo pesquisador analisado, na construção do corpus de sua pesquisa e análise de dados. Posteriormente, desenvolvemos categorias de análise que possibilitaram identificar as diferentes perspectivas e enfoques, situando, assim, como se encontra o tema investigado no período entre 2010 e 2020.

Tomando como inspiração a leitura do texto de Romanowski e Ens (2006) o planejamento dos procedimentos de levantamento, categorização e análise partiu em grande parte, da definição de elementos essenciais para a realização do estudo:

• definição das palavras-chave para a busca;

• critérios de inclusão para a seleção do material;

download das pesquisas completas para análise posterior;

• leitura inicial de todos os resumos para visão panorâmica do corpus (buscou-se tema, objetivos, metodologia, conclusões apontadas);

• leitura criteriosa das publicações, priorizando-se introdução, metodologia, conclusões e eixos de análise;

• busca de tendências e possíveis relações entre os trabalhos;

• sistematização geral e considerações.

4.1.1 Descrição das etapas de pesquisa

Esta RSL iniciou-se em agosto de 2021, tendo continuidade no decorrer do semestre e do semestre posterior, em duas etapas sequenciais. A primeira etapa consistiu no planejamento prévio por meio da construção de um protocolo de RSL (Quadro 1). Este protocolo exigiu a definição dos objetivos da RSL, a formulação de uma questão de investigação, a definição das bases de dados, das palavras-chave e dos critérios de inclusão e exclusão para a análise da literatura.

Assim sendo, os primeiros passos foram a delimitação da amostra e a posterior coleta dos documentos. De maneira ampla, analisamos as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2020, que tinham tido como foco principal (ou um dos focos principais) aspecto(s) relacionado(s) às possíveis práticas no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação de professores que ensinam matemática.

Quadro 1 – Protocolo da Revisão Sistemática de Literatura

Objetivos da revisão

Analisar e sintetizar a literatura existente sobre práticas bem sucedidas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a formação continuada.

Questão de investigação

Quais práticas de professores que ensinam matemática nos iniciais podem ser consideradas bem sucedidas e o qual a relação dessas boas práticas qual a formação qualificada de seus autores?

Base de dados dissertações, teses disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e periódicos disponíveis em base do meio digital, de acesso livre. Todos tendo como recorte as publicações de 2010 a 2020.

Palavras-chave Boas práticas; matemática; formação de professores; anos iniciais do Ensino Fundamental I

Critérios de inclusão

Estudos centrados nas temáticas da formação continuada de professores e investigação da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Estudos em que os participantes sejam professores; Estudos recentes (publicados entre os anos 2010 e 2020); Dissertações e Teses de doutoramento.

Critérios de exclusão

Estudos que não estejam centrados na temática sobre a práticas bem sucedidas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou que não estejam no recorte de tempo definido para essa pesquisa.

Fonte: Elaborado pela autora a partir da adaptação do protocolo construído por Arcadinho, Folque e Costa (2020).

A próxima etapa da RSL foi a localização e a seleção dos estudos relevantes para a temática investigada.

4.1.2 Os caminhos percorridos para a seleção dos textos

Na sequência, apresentaremos os procedimentos para seleção do material e o corpus desta pesquisa, os objetivos e questões de investigação: formas de organização e análise do material documentado.