• Nenhum resultado encontrado

4 ASPECTOS E SUGESTÕES INTERPRETATIVAS PARA TROMBONE

4.4 Suíte Monette

4.4.4 IV Movimento Boi Bumbá Aspectos e sugestões interpretativas

No último movimento da Suíte Monette, o Maestro Duda homenageia o bumba-meu- boi do MA, escrevendo um movimento intitulado Boi Bumbá. O compositor, em uma entrevista realizada durante a pesquisa, destaca sua passagem em São Luiz - MA, como também o seu contato através de visitas aos vários grupos de bumba-meu-boi existentes na cidade. Através deste contato, foi que o Maestro Duda decidiu compor um movimento da Obra utilizando as referências desta manifestação do folclore, como também, por ter conhecido o trompetista David Monette no estado do MA. A respeito deste movimento, o Maestro Duda comenta que:

[...] E o Boi, é uma mistura de... parece samba mas não é samba [...]. Eles lá é como uma religião... entendeu? Aquilo lá realmente é afro. [...]. O boi é mistura de tercinas com duínas... [solfejando e explicando as células rítmicas]. [...] eu estudei lá, passei uns dias lá visitando aqueles lugares todos... por que tem os sotaques, que eles dizem que é os sotaques... por que tem Boi de Matraca, Boi de Orquestra... tem Boi não sei de que... tem diversas versões, que eles dizem que é o sotaque do boi de tal canto [lugar], sotaque do boi de não sei de quê... [...]. [...] eles quando vão começar... primeiro, eles rezam para São Benedito, acendem velas, tomam uma cachaça..., fazem aquela declamação... para depois, começar a percussão tocar [...]. Então, você veja, preste atenção e analise a suíte Monette, o Boi Bumbá da Suíte Monette que eles começam, realmente original... eu faço a introdução apenas para pegar o tom... [solfejando] eu exponho o tema, o cara faz a declamação... [solfejando]. Quando eu começo a improvisar os instrumentos, o trompete toca tudo em duínas [solfejando]... quando passa para o trombone... tudo está em tercina [solfejando] ... a tercina e a duína... eu coloco eles para descansar, a orquestra toda lembra o tema para o povo, na repetição eles entram e misturam tudo... a mistureba ali... da tercina com a duína, dentro da melodia (informação verbal)74.

Desta forma, quando o Maestro Duda se refere à declamação do tema, está citando a melodia executada pelo trompete entre os compassos 2 e 9, como também, o solo inserido para trombone a partir do compasso 5 até o 9.

74Informação verbal concedida pelo Maestro Duda através de entrevista realizada pelo autor desta Dissertação,

Figura 41 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Solos para trompete e trombone na introdução (compassos 2-9)

Fonte: Silva (2017b)75.

Diferentemente das outras peças, o Maestro Duda insere indicação de andamento na partitura deste movimento, porém, quando inicia o ritmo característico do sotaque do boi de matraca, não há indicação de andamento. Desta forma, corroboramos com as indicações de andamento no compasso 1 e dos compassos 2-8, como também, sugerimos que, a partir do compasso 9 até o final do movimento, o andamento seja de 90 bpm.

Figura 42 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Indicações de andamento originalmente escritas pelo Maestro Duda nos compassos 1-2

Fonte: Silva ([19--?]c)76.

75Documento não paginado. 76Documento não paginado.

Figura 43 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Sugestão de andamento a partir do compasso 9 até o final do movimento

Fonte: Silva (2017b)77.

Após a exposição do tema em um andamento lento, 60 bpm, o Maestro Duda reexpõe o tema (90 bpm) no ritmo característico do Sotaque de Matraca, aonde os 2 solistas executam em uníssono todo o trecho do solo entre os compassos 11 e 25. Assim, sugerimos que todas as notas deste trecho sejam executadas de forma bem articuladas, sabendo que, o ritmo marcante é algo muito característico do bumba-meu-boi. Também sugerimos que as semicolcheias ligadas às semínimas e as colcheias contidas nas síncopes inseridas no primeiro tempo, sejam levemente acentuadas durante este trecho. Isto acontece devido ao fato das células rítmicas utilizadas pelo Maestro Duda, neste trecho, não corresponderem àquelas utilizadas naturalmente na manifestação do bumba-meu-boi, especificamente, o Sotaque de Matraca (elementos rítmicos do boi)78. Estas sugestões interpretativas devem ser combinadas, previamente, com o outro solista, no caso o trompetista, pois estão executando uma melodia em uníssono.

77Documento não paginado. 78Cf. Figura 45.

Figura 44 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Sugestão de acentos no trecho do soli em uníssono (compassos 11-25)

Fonte: Silva (2017b)79.

No outro momento do solo de trombone, entre os compassos 43 e 57, após o solo de trompete, as notas também devem ser executadas de forma bem definida utilizando o staccato, pois os ritmos escritos para o trombone são idênticos àqueles executados pelo elemento 2 do Sotaque de Matraca.

Figura 45 – Elementos rítmicos do Bumba-meu-boi com Sotaque de Matraca (ou Boi da Ilha)

Fonte: O autor (2017).

Figura 46 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Trecho do solo do trombone (compassos 43-57)

Fonte: Silva (2017b)80. 79Documento não paginado. 80Documento não paginado.

Como o Maestro Duda destacou, após os momentos em que o trompete e depois o trombone realizam solos utilizando os elementos rítmicos do bumba-meu-boi de forma separada, o compositor sobrepõe os 2 solos (informação verbal)81. Desta forma, são utilizados os elementos rítmicos do Sotaque de Matraca ao mesmo tempo, semelhante à percussão do bumba-meu-boi. Portanto, são utilizados os elementos rítmicos de colcheias de forma subdividida (semicolcheias) na voz do trompete, o qual o Maestro Duda chama de duínas, como também, o ritmo de quiálteras na voz do trombone. Devido ao fato do compositor utilizar os 2 elementos rítmicos, também sugerimos ao trombonista, neste trecho dos compassos 75-89, que as notas sejam executadas de forma bem definida utilizando o staccato, caracterizando um dos elementos rítmicos do bumba-meu-boi. Esta sugestão também pode ser aplicada as melodias do trompete e devem ser combinadas entre ambos.

Figura 47 – Suíte Monette, IV Movimento Boi Bumbá, Maestro Duda – Trecho dos 2 solos de trompete e do trombone simultaneamente (compassos 75-89)

Fonte: Silva (2017b)82.

Portanto, nos diversos momentos onde aparecem solos para o trombone, trompete e demais instrumentos do grupo, o Maestro Duda utilizou diferentes elementos rítmicos do Sotaque de Matraca do Bumba-meu-boi do MA. Assim, o grupo e principalmente os solistas deverão estar muito atentos aos elementos rítmicos utilizados no Sotaque de Matraca, como

81Informação verbal concedida pelo Maestro Duda através de entrevista realizada pelo autor desta Dissertação,

em Verde Mar Pousada, em João Pessoa – PB, em 15 de setembro de 2016.

82

também, combinar junto ao grupo como lidar com os diferentes aspectos interpretativos referentes a este movimento.