• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III A ESTRUTURA HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA DA CRITICA

3.2 O direito e a justiça no Israel Antigo e Monárquico

3.2.1 A justiça distributiva na Torá

Nota-se que independentemente do pensamento dos antecedentes históricos de Israel e dos antecedentes religiosos do javismo existe uma espécie da "revolução na Torá" e YHWH rompe com a história do mundo como uma nova visão teológica na (Torá) 456.

Esta revolução na verdade tem conotações políticas, econômicas, morais e étnicas, mas a sua principal força está na compreensão de estabelecer a justiça como um elemento central da vida de YHWH no mundo e na vida de Israel com YHWH.

O conceito de justiça não raro é ideologizado de acordo com os sistemas sociais, econômicos, políticos e as tradições culturais. Na cultura ocidental, ela de fato recolhe a síntese de três dimensões: a judaico-cristã; a grego-romana; e a germânico-eslava. Isto faz com que hoje, no Ocidente, o conceito, de “justiça”, tenha matizes diferentes de país para país, de um circulo cultural para outro. Mas não no Ocidente, este “pluralismo” da noção de “justiça” é uma realidade mundial. Com efeito, ao longo da história, o conceito de “justiça” e o comportamento “justo” foram enriquecidos, mas também ofuscados por elementos filosóficos, jurídicos, políticos e ideológicos, provenientes de diversas teorias e ideologias, porém, no mundo antigo o conceito de justiça nasce na Torá457.

Evidentemente que a revolução mosaica é o foco principal da Torá (que, por sua vez, é o principal enfoque fundamental da tradição posterior de Israel), tendo pontos

456 Cf. BRUEGGEMANN, Walter. Teologia Del Antiguo Testamento – Um juicio a Yahvé. Testimonio,

Disputa e Defesa. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2007, p. 772.

457 Cf. MAIA, Maria. O exercício da justiça e a prática da religião em Israel. (Dissertação de Mestrado).

Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Recife: 2008, p. 92.

principais como o acontecimento e a instituição. Dois fatos importantes é o evento que constitui o centro da imaginação litúrgica de Israel: 1. O êxodo de Israel, e 2. O Êxodo, como tem sido expresso nos textos litúrgicos de Israel, e tem por objetivo a glorificação à YHWH (Ex 14, 4-17). No entanto, esta glorificação de YHWH era possível apenas através da liberação dos escravos hebreus da opressão da escravatura egípcia (Ex 14,14- 25).

Nesse sentido YHWH é conhecido desde o início como um Deus comprometido com a justiça em um contexto sociopolítico de um mundo onde o poder é maciçamente organizado contra ela (justiça) 458. Com esse pressuposto, como é fornecida pelo testemunho israelita, a tremenda determinação de YHWH, de reorganizar o poder social se expressa no imperativo inicial dirigida ao Faraó, que diz em Êx 5,1:

yMi[;-ta, xL;v;

(xallah ’et-‘ammi, “deixa ir o meu povo”).

Todavia, na sequência desta resolução, em seguida conseguimos identificar o lugar na história de forma implacável, as pragas que era o sofrimento expresso pelos escravos (Ex 2, 23), algo que move a história alternativa de YHWH (Ex 2,23-25; 3,7- 10). Assim, a expressão deste sofrimento lança a determinação inegociável de YHWH a de transformar a organização dos poderes terrestres.

O segundo foco seria a revolução mosaica, uma proclamação feita no Sinai mediante os mandamentos de YHWH, que pretendia dar uma forma estável e institucional das possibilidades sociais instruídas no Êxodo. Sendo assim, os mandamentos recorriam para a tendência iconoclasta459 de YHWH (Ex 20,4-7) e, à luz desta tendência anunciava-se uma possibilidade social alternativa no mundo antigo.

Entretanto, é justo reconhecer que dada a sua explicação posterior ao longo do tempo, o evento do Êxodo e a estrutura do Sinai certamente atestam à opção de preferência de YHWH pelos pobres, fracos e oprimidos. Dessa forma, YHWH é conhecido como um advogado e um agente resistente e implacável que trabalha pela justiça, o que acarreta a um rearranjo completo da organização do poder na terra460.

Por outro lado, no contexto do testemunho global de Israel nunca haverá destaque o suficiente e a fundamental importância que tem para o resto do testemunho

458 Ibid., 2007., p. 773.

459 Diz-se de pessoa que não respeita as tradições, a quem nada parece digno de culto ou reverência. 460 Cf. BRUEGGMANN, Walter. Pharaoh as Vassal: A Study of a Political Metaphor. CBQ 57, 1995, p.

israelita. No que tange a revolução mosaica e o compromisso de YHWH (e de Israel) com a justiça.

Contudo, se considerarmos progressivamente os textos proféticos, os salmos, os sapienciais e apocalípticos; parece evidente que Israel, por todas as partes sem cessar, está interessado no programa da justiça que está enraizada na natureza e na determinação de YHWH. Além disso, esta justiça que une as raízes de YHWH há de ser cumprida e colocada em prática de maneira concreta na prática humana em Israel461 e principalmente pelos reis.

É importante reconhecer com certa precisão a natureza e a intenção da justiça mosaica e javista e que facilmente está mal interpretada, no que diz respeito à facilidade do uso e a negligencia do termo justiça. O contexto sobre a intenção da justiça e do direito na lei mosaica estão ligados em redistribuir os bens ao poder social, de maneira que se trata de uma justiça distributiva462.

Em todo caso, o texto de (Jr 22,13-19) e a prática da justiça e do direito pode ser considerada a exigência básica por excelência que percorre tanto o livro de Jeremias em seu todo, e principalmente, a crítica social do começo ao fim dirigido ao rei Jeoaquim (609-598 a.C).

Considerando que a denúncia social, em seu discurso, é fundamental e equivalente nos setores da sociedade, principalmente nas lideranças civis e religiosas. Este fato de denúncia se deu devido tais monarcas como Jeoaquim, viverem como se não houvesse limites e leis na sociedade de Judá. E dentro desse contexto que entra o profeta Jeremias com a crítica contra o monarca463.

Contudo, Jeremias não abre mão de dar um tratamento mais afinado a respeito do compromisso da monarquia e da religião com o direito e a justiça. A importância da exortação de Jeremias insiste na defesa das pessoas mais fracas e principalmente o pobre (

!Ayb.a,

), a crítica de Jeremias ao rei Jeoaquim é adicionada a proibição de derramar sangue inocente

%APv.li yqiN"h;-~D:

(dam-hannaqi lixppok, “sangue inocente

461 Ibid., 1995., p. 36-38.

462 Cf. MIRANDA, P. José. Marx y La Bíblia – Crítica a La Filosofia de la opresión. Salamanca:

Ediciones Sígueme, 1972, p. 137-151.

463 Cf. GOTTWALD, Norman K. Introdução Socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Paulinas,

para derramar”). Está temática é essencial para entendermos uma das maiores novidades de sua crítica social464.

Tal justiça reconhece que os bens e o poder social se encontram distribuída de forma desigual e destrutiva no mundo de Israel, portanto, em qualquer contexto social o bem-estar da comunidade exige que aqueles que possuem demasiadamente, renunciem em certa medida a sua propriedade e seu poder social para o bem daqueles que não tem o suficiente465. Nesta perspectiva, este princípio normalmente tão radical é algo constituído para o revolucionário Israel e YHWH, como pode ser evidenciado pelas suas distintas tradições.

Obviamente que Jeoaquim (o monarca) nunca iria renunciar do luxo e do seu poder social como rei, para beneficiar a população de Judá. A crítica social do Jeremias nos informa que este monarca está amparado na injustiça social, e está enriquecendo a custa de trabalho escravo466.

Brueggemann467 cita-nos três exemplos específicos que atestam essa intenção distributiva.

a) Em Êxodo (3,21-22; 11.2; 12,35-36) Moisés encoraja os israelitas a tomar "Objetos de prata e ouro" dos egípcios para escapar da escravidão. A memória desta ação pode ser nada mais do que um roubo do ressentimento com aqueles que têm por parte dos despossuídos (aqueles que não têm posse), mas que ocupam um lugar de destaque nos textos e sugere que constitui uma espécie de princípio da reutilização. Além disso, David Daube468 propõe que este ato guarda relação com “a lei do perdão de dívidas (Dt 15,1-11), onde o escravo liberto da obrigação tem o direito de viabilidade econômica”. b) A história do maná, é um sinal da proteção generosa de YHWH para com Israel, é um modelo de gestão alternativa e dos recursos alimentares. Ao dar e recolher o maná, ele diz: "Ao que tinha recolhido mais não lhe sobrava nada, e não lhe faltava o que tinha recolhido menos, cada um tinha o suficiente para comer" (Êxodo 16,18). Sem dúvida, esta afirmação pretende mostrar o paradigma de

464 Cf. ROSSI, Solano A. Luiz. “Conhecer a Javé” A partir da prática do direito e da justiça. Revista

Caminhos, Goiânia, Vol. 9; Nº 2, julho/Dez. 2011, p. 219.

465 Ibid., 1972., p. 152-155. 466 Ibid., 1988., p. 374.

467 Cf. BRUEGGEMANN, Walter. Teologia Del Antiguo Testamento – Um juicio a Yahvé. Testimonio,

Disputa e Defesa. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2007, p. 774.

468 Cf. DAUBE, D. The Exodus Pattern in the Bible. Londres, 1963, p. 55-61. In: WEINFELD, M. Social

Justice in Ancient Israel and in the Anciente Near East. Minneapolis, 1995. In: GOTTWALD, Norman K. Introdução Socioliterária à Bíblia Hebraica. São Paulo: Paulinas, 1988. In: HAMILTON, H. J. Social Justice and Deuteronomy: The Case of Deuteronomy 15 (SBLDS). Atlanta 1992.

modo em que uma comunidade deveria dispor de seus recursos em beneficio a todos.

c) O corpus legal do Deuteronômio está preocupado com "a viúva, o órfão e o estrangeiro”, aqueles que carecem de recursos e de influência social para adquirir algo para sobreviver. A revolução mosaica, amplamente interpretada a grandes passos, pretende que os poderosos se vejam obrigados a colocar em prática a justiça distributiva.

Por conseguinte, devemos prestar muita atenção ao conteúdo de justiça distributiva, isto porque o termo justiça (

qd,c,

), que para muitos textos israelitas requer reparos, e em nossa sociedade de maneira convencional significa uma justiça retributiva, dá à pessoa o que merece de acordo com o sua atuação, ou seja, defende um sistema de recompensas e de punições, não modeladas pela obrigação comunitária ou a generosidade da comunidade469.