• Nenhum resultado encontrado

LAVA PÁRA-BRISAS fig. 51 O funcionamento realiza-se só com a cha- ve de arranque na posição MAR. A alavanca direita pode assumir cinco di- ferentes posições:

A: limpa pára-brisas parado. B: funcionamento a intermitência. Com a alavanca na posição B, ao rodar a virola F se podem seleccionar quatro pos- síveis velocidades de funcionamento de modo intermitente:

,= intermitência baixa

■= intermitência lenta.

■■= intermitência média.

■■■= intermitência veloz.

C: funcionamento contínuo lento; D: funcionamento contínuo veloz;

O funcionamento na posição E é limita- do ao tempo em cujo se segura manual- mente a alavanca nesta posição. Ao sol- tar a alavanca retorna na posição A pa- rando automaticamente o limpa pára-bri-

fig. 51 F0C0048m

Não utilize o limpa pára-bri- sas para liberar o pára-brisas de camadas acumuladas de neve ou gelo. Nestas con- dições, se o limpa pára-brisas é sub- metido a esforço excessivo, intervém o salva-motor, que inibe o funciona- mento mesmo por alguns segundos. Se em seguida a funcionalidade não é res- tabelecida, dirija-se à Rede de As- sistência Fiat.

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AVISADORAS E MENSAGENS EM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS TABLIER E COMANDOS

Função “Lavagem inteligente” fig. 52

Ao puxar a alavanca para o volante (po- sição instável) se acciona o lava pára-bri- sas.

Segurando puxada a alavanca é possível ac- tivar com só um movimento o jacto do la- va pára-brisas e o limpa pára-brisas; este último, de facto, entra em acção automa- ticamente quando se mantém puxada a alavanca por mais de meio segundo. O funcionamento do limpa pára-brisas ter- mina algumas batidas depois da soltura da alavanca; mais uma “batida de limpeza”, a distância de alguns segundos, completa a operação de limpeza.

SENSOR DE CHUVA (se previsto)

O sensor de chuva A-fig. 53 está situa- do atrás do espelho retrovisor interno, a contacto com o pára-brisas e permite de adaptar automaticamente, durante o fun- cionamento intermitente, a frequência das batidas do limpa pára-brisas com a inten- sidade da chuva.

O sensor tem um campo de regulação que varia progressivamente de limpa pára-bri- sas parado (nenhuma batida) quando o vi- dro está seco, a limpa pára-brisas na pri- meira velocidade continua (funcionamen- to contínuo lento) com chuva intensa.

Activação

Deslocar a alavanca direita de um impul- so para baixo.

A activação do sensor é sinalizada por uma “batida” de acquisição do comando. AVISO Mantenha o vidro limpo na zona do sensor.

Ao rodar a virola F-fig. 51 é possível au- mentar a sensibilidade do sensor de chu- va, obtendo uma variação mais rápida do limpa pára-brisas parado (nenhuma bati- da) quando o vidro está seco, com o lim- pa pára-brisas na primeira velocidade con- tínua (funcionamento contínuo lento). O aumento da sensibilidade do sensor de chuva é indicada por uma “batida” de aqui- sição e actuação de comando.

Ao accionar o lava pára-brisas com o sen- sor de chuva activado, é efectuado o nor- mal ciclo de lavagem no fim do qual o sen- sor retoma o seu normal funcionamento automático.

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AV ISADORAS E MENSAGENS IEM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO TABLIER E COMANDOS Desactivação

Rodar a chave de arranque na posição STOP.

No próximo arranque (chave na posição MAR), o sensor não se reactiva mesmo se a alavanca ficou na posição B- fig. 51. Para activar o sensor deslocar a alavanca na posição A ou C e, em segui- da na posição B.

A reactivação do sensor é sinalizada por pelo menos uma “batida” do limpa pára- brisas, mesmo com pára-brisas seco.

Não activar o sensor de chuva durante a lavagem do veículo num sistema de lavagem au- tomático.

Em caso de presença de gelo no pára-brisas, certifique-se da desactivação do dispositi- vo.

Sempre que seja necessário limpar o pára-brisas verifi- que sempre que o dispositivo esteja desactivado.

AVISO O sensor de chuva é capaz de reconhecer

e de adaptar-se automaticamente à pre- sença das seguintes condições:

❒ presença de impurezas na superfície de controlo (depósitos salinos, sujeira, etc.);

❒ presença de estrias de água provocadas pelas palhetas desgastadas do limpa pá- ra-brisas;

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AVISADORAS E MENSAGENS EM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS TABLIER E COMANDOS LIMPA VIDRO-TRASEIRO/ LAVA VIDRO-TRASEIRO fig. 54 O funcionamento realiza-se só com a cha- ve de arranque na posição MAR. Ao empurrar a alavanca para o tablier (po- sição instável) se acciona o jacto do lava vidro-traseiro e o funcionamento contí- nuo do limpa vidro-traseiro.

O funcionamento termina ao soltar a ala- vanca.

Ao rodar a virola A da posição Oà po- sição ' se acciona o limpa vidro-traseiro com funcionamento intermitente.

fig. 54 F0C0047m

LAVA-FARÓIS fig. 55

São “a ocultamento”, isto é, situados den- tro do pára-choques dianteiro do veículo e entram em função quando, com as luzes dos faróis de máximo e/ou faróis de mé- dio acesas, se acciona o lava pára-brisas. AVISO Controlar regularmente a integri- dade e a limpeza dos borrifadores.

fig. 55 F0C0270m

Não utilize o limpa vidro-tra- seiro para liberar o vidro-tra- seiro de camadas acumuladas de neve ou gelo. Nestas con- dições, se o limpa pára-brisas é sub- metido a esforço excessivo, intervém o salva-motor, que inibe o funciona- mento mesmo por alguns segundos. Se, em seguida a funcionalidade não é res- tabelecida, dirija-se à Rede de As- sistência Fiat.

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AV ISADORAS E MENSAGENS IEM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO TABLIER E COMANDOS ACTIVAÇÃO DO DISPOSITIVO Rodar a virola A-fig. 56 na posição ON. O dispositivo deve ser activado só na 4ª ou 5ª marcha. Ao enfrentar descidas com o dispositivo activo é possível que a ve- locidade do veículo aumente ligeiramen- te em relação aquela memorizada. A activação é evidenciada pelo acendi- mento da luz avisadora Ü no quadro de instrumentos, acompanhada da mensagem visualizada no display (ver o capítulo “Lu- zes avisadoras e mensagens”).

MEMORIZAÇÃO DA

VELOCIDADE DO VEÍCULO Proceder como indicado a seguir: ❒ rodar a virola A-fig. 56 em ON e pi-

sando no pedal do acelerador levar o veículo à velocidade desejada; ❒ rodar a virola B em (+) por pelo me-

nos três segundos, depois soltá-la: a ve- locidade do veículo é memorizada e portanto, é possível soltar o pedal do acelerador.

Em caso de necessidade (por exemplo, em caso de ultrapassagem) é possível acelerar carregando o pedal do acelerador: ao sol- tar o pedal, o veículo se colocará na ve- locidade anteriormente memorizada.

fig. 56 F0C0127m

CRUISE CONTROL