• Nenhum resultado encontrado

É um sistema, parte integrante do sistema de travagem, que evita, com qualquer con- dição do fundo da estrada e de intensida- de da acção de travagem, o bloqueio e a conseguinte derrapagem de uma ou mais rodas, garantindo deste modo o contro- lo do veículo mesmo nas travagens de emergência.

Completa o sistema, o sistema EBD (Elec- tronic Braking Force Distribution), que permite de repartir a acção de travagem entre as rodas dianteiras e aquelas trasei- ras.

AVISO Para ter a máxima eficiência do sis- tema de travagem é necessário um perí- odo de assentamento de cerca 500 km: durante este período é adequado não efectuar travagens muito bruscas, repeti- das e prolongadas.

INTERVENÇÃO DO SISTEMA A intervenção do ABS pode ser detecta- da através de uma ligeira pulsação do pe- dal do travão, acompanhada de ruídos: is- to indica que é necessário adaptar a ve- locidade ao tipo de estrada na qual se es- ta viajando.

Se, o ABS intervém, é sinal que se esta atingindo o limite de aderência entre os pneus e o fundo da estrada: é necessário reduzir a velocidade para adaptar a mar- cha com a aderência disponível.

Se, o ABS intervém, é sinal que se está atingindo o limi- te de aderência entre os pneus e o fundo da estrada: é necessário abran- dar para adaptar a marcha com a aderência disponível.

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AV ISADORAS E MENSAGENS IEM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO TABLIER E COMANDOS SINALIZAÇÕES DE ANOMALIAS Avaria ABS

É indicada pelo acendimento da luz avisa- dora > no quadro de instrumentos, acompanhada da mensagem visualizada no display (ver o capítulo “Luzes avisadoras e mensagens”). Neste caso o sistema de travagem mantém a própria eficácia, mas sem as potencialidades oferecidas pelo sis- tema ABS. Proceder com prudência até à Rede de Assistência Fiat mais próxima para a verificação do sistema.

Avaria EBD

É indicada pelo acendimento das luzes avi- sadoras > e x no quadro de instru- mentos, acompanhada da mensagem vi- sualizada no display (ver o capítulo “Luzes avisadoras e mensagens”).

Neste caso, com travagens violentas, se pode haver um bloqueio precoce das ro- das traseiras, com a possibilidade de de- bandamento. Portanto, conduza com ex- tremo cuidado até a Rede de Assistência Fiat mais próxima para a verificação do sis- tema.

BRAKE ASSIST

(assistência nas travagens de emergência) (se previsto) O sistema, não pode ser excluído, recon- hece as travagens de emergência (em ba- se à velocidade de accionamento do pedal travão) permitindo de intervir mais rapi- damente no sistema de travagem. O Brake Assist é desactivado nos veículos equipados de sistema ESP, em caso de ava- ria no sistema (sinalizada pelo acendi- mento da luz avisadora áacompanhada

Quando o ABS intervém, e se percebem as pulsações no pedal do travão, não diminuir a pressão, mas mantenha o pedal bem pisado sem medo; assim o veículo se- rá arrastado num menor espaço pos- sível, compativelmente com as con- dições do fundo da estrada.

AVISO

Em caso de acendimento da luz avisadora x no quadro de instrumentos (acompanhada da mensagem visualizada no display), pare imediatamente o veículo e diri- ja-se à Rede de Assistência Fiat mais próxima. A eventual fuga de fluido do sistema hidráulico, de facto, prejudi- ca o funcionamento do sistema dos travões, seja de tipo convencional, que com o sistema de anti-bloqueio

AVISO

O ABS aproveita ao melhor da aderência disponível, mas não é em grau de aumentá-la; por- tanto, é necessário haver sempre atenção em fundos escorregadios, sem correr riscos injustificados.

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AVISADORAS E MENSAGENS EM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS TABLIER E COMANDOS

SISTEMA ESP

(Electronic Stability

Program)

(se previsto)

É um sistema de controlo da estabilidade do veículo, que ajuda a manter o contro- lo direccional em caso de perda de aderência dos pneus.

A acção do sistema ESP resulta em segui- da particularmente útil quando mudam as condições de aderência do fundo da es- trada.

INTERVENÇÃO DO SISTEMA É indicada pelo lampejo da luz avisadora áno quadro de instrumentos, para in- formar o condutor que o veículo está em condições críticas de estabilidade e aderência.

ACTIVAÇÃO DO SISTEMA O sistema ESP se activa automaticamen- te ao arranque do veículo e não pode ser desactivado.

SINALIZAÇÕES DE ANOMALIAS Em caso de eventual anomalia o sistema ESP se desactiva automaticamente e no quadro de instrumentos acende de mo- do fixo a luz avisadora á(acompanhada da mensagem visualizada no display) (ver o capítulo “Luzes avisadoras e mensa- gens”). Neste caso dirija-se o quanto an- tes à Rede de Assistência Fiat.

As performances do sistema ESP não devem induzir o condutor a correr riscos inúteis e não justificados. O compartamento de condução deve ser sempre adequado com as condições do fundo da estra- da, com a visibilidade e o tráfego. A responsabilidade para a segurança da estrada concerne sempre e somente o condutor.

AVISO

INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA ESP (em caso de remoção da bateria) Depois do restabelecimento da ligação eléctrico da bateria, para reactivar o co- rrecto funcionamento do sistema ESP é necessário realizar as seguintes operações: ❒ rodar a chave de arranque na posição

MAR;

❒ rodar o volante de um quarto de rotação seja em sentido horário que em sentido anti-horário (de modo a transitar da posição com “rodas rec- tas”);

❒ rodar a chave de arranque na posição STOP e em seguida reposicioná-la em MAR.

Depois de alguns segundos a luz avisa- dora se apagará; se não apagar, dirija-se

Durante o uso da rodinha sobressalente o sistema ESP continua a funcionar. Lembre-se sem- pre que a rodinha sobressalente, ha- vendo dimensões inferiores em re- lação ao normal pneu apresenta uma menor aderência em relação aos ou- tros pneus do veículo.

AVISO

Para o correcto funciona- mento do sistema ESP é in- dispensável que os pneus sejam da mesma marca e do mesmo tipo em todas as rodas, em perfeitas con-

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AV ISADORAS E MENSAGENS IEM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO TABLIER E COMANDOS SISTEMA ASR (Antislip Regulation)

É parte integrante do sistema ESP e con- trola o veículo e intervém automatica- mente em caso de derrapagem de uma ou ambas as rodas motrizes.

Em função das condições de derrapagem, são activados dois diferentes sistemas de controlo:

❒ se a derrapagem interessa ambas as ro- das motrizes, o ASR intervém reduzin- do a potência transmitida pelo motor; ❒ se a derrapagem concerne só uma das rodas motrizes, o ASR intervém tra- vando automaticamente a roda que de- rrapa.

A acção do sistema ASR é particularmen- te útil nas seguintes condições:

❒ derrapagem em curva da roda interna, devido as variações dinámicas da carga ou a excessiva aceleração;

❒ excessiva potência transmitida as rodas, mesmo em relação as condições do fun- do da estrada;

Activação/desactivação do sistema

O ASR se activa automaticamente a cada arranque do motor.

A activação/desactivação do sistema é si- nalizada pela visualização de uma mensa- gem no display (ver o capítulo “Luzes avi- sadoras e mensagens”).

Durante a marcha é possível desactivar e, depois, reactivar o ASR premindo o inte- rruptor A-fig. 123 situado no móvel cen- tral.

A desactivação é evidenciada pelo acendi- mento do relativo led no interruptor, acompanhada da visualização de uma men- sagem no display (ver o capítulo “Luzes avisadoras e mensagens”).

Ao desactivar o ASR durante a marcha, no próximo arranque, este se reactivará au- tomaticamente.

Ao viajar com o fundo da estarada co- berto de neve, com as correntes para ne- ve montadas, pode ser útil desactivar o

As performances do sistema não devem induzir o condu- tor a correr riscos inúteis e não justi- ficados. O comportamento de con- dução deve ser sempre adequado com as condições do fundo da estrada, à visibilidade ao tráfego. A responsabi- lidade para a segurança na estrada é sempre e somente do condutor.

AVISO

SEGURANÇA ARRANQUE E CONDUÇÃO LUZES AVISADORAS E MENSAGENS EM EMERGÊNCIA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS TABLIER E COMANDOS Mensagens de anomalias

Em caso de eventual anomalia, o sistema ASR se desactiva automaticamente e acen- de a luz avisadora áde modo fixo no qua- dro de instrumentos, acompanhada da mensagem visualizado no display (ver o ca- pítulo “Luzes avisadoras e mensagens”). Neste caso dirija-se o quanto antes à Re- de de Assistência Fiat.

Sistema MSR (regulação do arrastamento do motor)

É um sistema, parte integrante do ASR, que intervém em caso de mudança brus- ca de marcha durante a escalada, redando torque ao motor, evitando neste modo o arrastamento excessivo das rodas mo- trizes que, principalmente em condições de pouca aderência, podem levar à perda da estabilidade do veículo.