• Nenhum resultado encontrado

Liquidez imediata (Li)

No documento Planejamento Financeiro.pdf (páginas 181-184)

Outras denominações: liquidez absoluta ou instantânea. Disponibilidades Passivo Circulante Li =

O indicador afere a capacidade de pagamento da empresa com recursos disponíveis. A medida responde a questões como:

As disponibilidades são suficientes para honra das obrigações de curto prazo?

::::

Qual o grau de cobertura?

::::

O “disponível” é formado pelas contas caixa, bancos e aplicações financeiras de liquidez imediata.

Exemplo de interpretação:

A interpretação, em geral, é feita como segue:

“As disponibilidades correspondem a ___% das dívidas de curto prazo.”

Para entendimento adequado do significado do índice, recomenda-se a análise de uma série tem- poral (cálculo do índice para períodos anteriores).

A análise exige a verificação do grau de comprometimento do disponível, considerando as carac- terísticas do negócio quanto a sazonalidade, suas necessidades operacionais e fluxo de caixa.

Alguns negócios têm períodos de alta e baixa demanda bem definidos, afetando a geração de caixa operacional. Em períodos de baixa demanda é normal uma diminuição no fluxo de caixa, e nos de alta, melhor desempenho. Lembre-se: a maior fonte geradora de caixa é a atividade-fim da empresa.

A sazonalidade tem como característica a elevação e a redução significativa da demanda pelo produto ao longo do ano. Os negócios sazonais possuem um nível maior de risco quando a gestão financeira é ineficaz.

Deve-se ainda considerar na análise a ocorrência de eventos inesperados, não contemplados nas previsões.

Segundo Teles (1996), na prática, muitos autores e profissionais consideram índices situados en- tre 0,1 e 0,20 ou ainda entre 0,15 e 0,25 como regulares. Entretanto, recomenda-se a comparação com a média do setor ou benchmark.

A comparação com valores médios, referências setoriais e benchmark enriquece a interpretação. A análise, considerando saldos mensais, dá ao analista e ao gestor financeiro uma leitura do de- sempenho conjunto.

Lembrando que o benchmarking consiste em um processo de avaliação de práticas organiza- cionais reconhecidas pela qualidade.

Vale ressaltar que os números evidenciados no Balanço Patrimonial no final do período escondem, muitas vezes, os efeitos da sazonalidade e de eventos não programados sobre o caixa do negócio.

“A liquidez imedita pode variar conforme as circunstâncias do mercado financeiro e a situação conjuntural. A situação em que os dados foram levantados estimula ou recomenda investimentos a curto prazo no mercado financeiro? Qual a taxa de juros naquela data? E a inflação?” (VASCONCELOS, 2005, p. 69).

Quanto maior o índice tanto melhor será para a empresa, desde que não implique na ociosidade de recursos e falta de investimentos no giro do negócio, afetando com isso sua continuidade.

Em períodos inflacionários deve-se evitar a manutenção de grandes saldos em caixa.

Os excessos devem ser evitados e seu saldo aproveitado em aplicações interessantes (geradoras de receitas).

O gestor financeiro pode monitorar a interpretação da medida com o cálculo do “encaixe mínimo” para cada período analisado. A expressão “encaixe” é muito utilizada nas atividades bancárias.

Neste trabalho, o encaixe mínimo refere-se ao volume de caixa a ser gerado para cobertura das despesas mais imediatas (30-45 dias).

Encaixe mínimo = obrigações imediatas (tributos, encargos sociais, fornecedores etc.)

Com essa perspectiva, têm-se condições de afirmar categoricamente se o comportamento do índice é favorável ou desfavorável.

Recomenda-se, nesse sentido, a manutenção do controle das “contas a pagar” a fim de classificar as dívidas da empresa por datas, facilitando o cálculo do encaixe.

Seguem algumas recomendações para interpretação do índice: verifique a composição do disponível;

observe se a empresa realiza depósitos em juízo (recursos sob intervenção). É importante

::::

identificar o impacto desses depósitos sobre o fluxo de caixa; verifique a composição do Passivo Circulante,

::::

sobre a diversidade de prazos do Passivo (30, 60, 90, 180 e até 365 dias), Iudícibus (1998)

::::

orienta que a comparação mais correta entre o Ativo Circulante e o Passivo Pirculante seria trazer os saldos a valor presente: quanto pagaríamos se efetuássemos todos os pagamentos na data de hoje?

nem sempre saldos significativos no final do período são representativos do comportamen-

::::

to do índice ao longo do ano. Alguns meses do ano têm seu caixa mais sacrificado. Vejamos alguns exemplos: no mês de dezembro o pagamento do 13º. salário afeta expressivamente o caixa das empresas, especialmente o das prestadoras de serviços (cujo fluxo de entrada é relativamente menor); os meses de dezembro e janeiro são de fraco movimento para empresas de consultoria;

cerifique a estrutura de controle de caixa da empresa. Pode ocorrer do saldo de caixa não

::::

expressar a realidade, contendo , por exemplo, vale-despesas concedidos a funcionários já de- mitidos ou até mortos (funcionários fantasmas), recibos de adiantamentos etc. Quanto melhor a qualidade dos controles internos, tanto melhor para o processo de análise;

consulte o orçamento de caixa (entradas previstas e saídas programadas);

::::

informações como porte da empresa, estilo de gestão e natureza do empreendimento ajuda a

::::

entender determinados desempenhos de caixa;

identifique os eventos que afetam a geração de caixa: nível de inadimplência, política de ven-

::::

das, proporção venda a vista/venda a prazo, pagamento de indenizações trabalhistas, férias entre outras verbas, sazonalidade, elevação do preço de matérias-primas etc.

Por fim, uma interpretação adequada do índice demanda compreensão das atividades da empre- sa, ritmo do negócio e sua política financeira.

A empresa vende prioritariamente à vista ou a prazo?

::::

Como financia o suprimento de estoques?

::::

Como é sua relação com fornecedores?

::::

A análise de liquidez necessariamente pressupõe o estudo da composição de ativos, mas , nesse caso específico, o nível de minúncias, ou possibilidades de refinamento do indicador, em relação à composição dos ativos, é pequeno porque se trabalha com ativos líquidos (estado máximo de liquidez). O refinamento possível fica por conta do “Passivo”, trazen- do os valores a pagar à data presente (valor presente dos vencimentos). (VASCONCELOS, 2005, p. 71)

Exemplo de interpretação:

“A empresa analisada apresentou neste mês índice de liquidez imediata 0,20, compatível com a média setorial (0,21). O disponível corresponde a 20% do Passivo Circulante, cobertura suficiente con- siderando o encaixe mínimo e os índices observados em períodos anteriores, no mês correspondente. Observou-se melhora gradativa ao longo dos anos, o que se deve ao crescimento do negócio e sua consolidação no mercado.”

Observe que a redação anterior apresenta o desempenho e seu direcionador (o que motivou o comportamento).

Recapitulando...

Manter índices de liquidez imediata elevados em contexto inflacionário não é recomendado. Nem sempre uma diminuição do índice indica problemas financeiros. Pode ser, por exemplo, uma consequência do “momento de investimento” da empresa, mudanças na política de vendas ou, sim- plesmente, uma redução premeditada do limite de segurança. O analista deve investigar as razões para a diminuição do índice.

No documento Planejamento Financeiro.pdf (páginas 181-184)