• Nenhum resultado encontrado

3 COMPAIXÃO E PROTEÇÃO: a argumentação sensibilizadora do vídeo

3.3 OS TOPOI NO VÍDEO DESPEDIDA À NAÇÃO – Lula e os lugares da

3.3.1 Lugar de quantidade

Como mencionado, o lugar de quantidade apresenta o quanto algo é melhor do que outro por razões quantitativas. É muito comum, ao apresentar o lugar de quantidade, a utilização de números e estatísticas. Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005, p. 97) sustentam essa exposição quando sugerem a interpretação de Aristóteles: “um maior número de bens é preferível a um menor número, o bem que serve a um maior número de fins é preferível ao que só é útil ao mesmo grau, o que é mais duradouro e mais estável é preferível ao que o é menos”. Lula valoriza, em sua fala, as realizações que soam quase como raras e que produziram um salto na qualidade de vida dos brasileiros. Para dar ênfase aos números, o orador destaca as altas porcentagens alcançadas com seu principal programa social – o Bolsa Família27 – que, segundo o orador, “beneficia quase 13 milhões de famílias pobres e é aplaudido e imitado mundo afora”.

27 De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Bolsa Família é um

programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Lula DN - 2: Temos, hoje, os maiores e mais modernos programas de transferência de

renda, segurança alimentar e assistência social do mundo. Entre eles, o Bolsa Família, que beneficia quase 13 milhões de famílias pobres e é aplaudido e imitado mundo afora.

Os números continuam a ser apresentados no discurso, sempre exaltando o grau de empreendimento empregado pelo presidente em sua gestão. A alternativa de mudança postada por meio do governo de Lula através dos números de beneficiados do Bolsa Família é exibida como sendo um fator incomparável na história, sugerindo que os avanços alcançados ultrapassaram todas as metas e projetos anteriores da república brasileira. Em números, o orador indica que um grande número de pessoas foi atingido pela eficiência administrativa de sua gestão. Vejamos alguns exemplos retirados do discurso de Despedida à

Nação (grifos nossos).

Lula DN - 3: Nosso modelo de governo também permitiu que o salário-mínimo tivesse ganho real de 67% e a oferta de crédito alcançasse 48% do PIB em 2010,

um recorde histórico.

Lula DN - 4: Triplicamos o investimento em educação, elevando a qualidade do

ensino em todos os níveis. Inauguramos 214 escolas técnicas federais, mais do que

foi feito em 100 anos. E implantamos 14 novas universidades e 126 novas extensões

universitárias em todas as regiões do país. O Prouni beneficiou 750 mil jovens de baixa renda, com bolsas universitárias.

Lula DN - 5: Meus amigos e minhas amigas, há muitos outros motivos que reforçam

nossa confiança no futuro do Brasil. Temos quase 300 bilhões de dólares de reservas

internacionais próprias – dez vezes mais do que tínhamos no início do nosso governo. Nossa taxa média anual de crescimento dobrou.

Lula DN - 6: Promovemos a maior ascensão social de todos os tempos, retirando

28 milhões de pessoas da linha da pobreza e fazendo com que 36 milhões entrassem na classe média.

Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005, p. 99) ressaltam que, para mostrar eficácia, o melhor meio será o lugar da quantidade. Reboul (2004, p. 52) ratifica e classifica esse lugar do mais e do menos, positivo ou negativo, como lugares comuns, pois se aplicam a toda espécie de argumentação, ou seja, “o lugar comum clássico é um esquema de argumento que se aplica aos dados mais diversos”.

Ao mencionar a quantidade de escolas criadas, o orador refere-se ao pouco investimento auferido na educação em cem anos e, comparativamente às gestões anteriores, oito anos foram suficientes para atender a demanda da sociedade. Em se tratando de ascensão social, reporta não mais somente aos números, mas à expressão “maior ascensão social de

todos os tempos” e, portanto, acima do normal, favorável ao povo brasileiro. Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005, p. 99) ratificam:

Apenas o lugar da quantidade autoriza essa assimilação, essa passagem do normal, que expressa uma frequência, um aspecto quantitativo das coisas, à norma que afirma que tal frequência é favorável e que cumpre conformar-se a ela. Enquanto todos podem entender-se sobre o caráter normal de um acontecimento desde que esteja de acordo com o critério do normal que será utilizado, a apresentação do normal como norma exige, ademais, o uso do lugar da quantidade.

Observamos, nos trechos apresentados, que a virtude comunicativa de Lula é uma competência desse orador, ou seja, uma inclinação particular para a vitalidade de sua relação com o auditório. O recurso argumentativo do “lugar de quantidade” é uma das estratégias argumentativas que desperta a credibilidade dos dados e apontamentos expostos pelo vídeo em análise.

As imagens que acompanham o discurso chamam atenção do telespectador para os números da gestão lulista. Os dígitos se apresentam na tela em letras garrafais, destacando aquilo que pretende reforçar no auditório, conforme identificamos nas figuras 1, 2, 3 e 4.

Figura 1 – Despedida à Nação Fonte: PLANALTO, 2014.

Figura 2 – Despedida à Nação Fonte: PLANALTO, 2014.

Figura 3 – Despedida à Nação Fonte: PLANALTO, 2014

Figura 4 – Despedida à Nação Fonte: PLANALTO, 2014

O “lugar de quantidade”, nesse caso, corrobora a análise de que o orador é alguém que tem o objeto da persuasão como meta e, desejando usufruir do sucesso frente ao seu auditório, ampara-se em técnicas argumentativas eminentemente retóricas. A referida competência exercida por Lula, identificada nos excertos apresentados e reforçada pelas imagens, estabelece a autoridade e segurança do orador para apresentar um balanço de contas ao final do mandato, e, ao mesmo tempo, apontar que o caminho da continuidade se apresenta positiva para o país.