• Nenhum resultado encontrado

MÉTODOS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS (AÇOS)

DOS AÇOS

III. MÉTODOS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS (AÇOS)

Todas as Serralharias serão executadas por forma a que fique garantida a rigidez de cada componente e do conjunto, bem como o perfeito funcionamento das partes móveis.

Os desenhos de fabrico devem ser executados a partir das medidas tiradas no local de assentamento das serralharias, devendo a execução destas iniciar-se apenas depois da aprovação pela Fiscalização dos correspondentes desenhos de fabrico. Todas as serralharias serão cuidadosamente fixadas aos elementos estruturais por meio de parafusos de aço, buchas expansivas ou grampos em cauda de andorinha.

Assentamento

Deve ser efectuado com o esmero indispensável ao bom funcionamento das partes móveis, de forma que os movimentos de abrir e fechar se façam levemente e sem arrastamentos ou prisões. O assentamento das ferragens será efectuado de maneira que as folgas entre os elementos fixos e móveis não excedam 0,015 m.

129/233 No caso das fechaduras, a distância da boca à testa deverá ser de molde a que aquela fique centrada na couceira, deixando a necessária folga para o perfeito funcionamento das moletas.

Caixilharia

Todos os elementos serão executados de acordo com os pormenores apresentados e com as indicações da Fiscalização, devendo o Empreiteiro apresentar para todos os elementos não perfeitamente especificados ou para aqueles em que desejar apresentar modificações, peças desenhadas em que constem todas as secções, ligações, etc., devendo estas ser as mais adequadas aos fins e cargas a que as peças de destinam, incluindo sempre os reforços de fixação, bolachas de remate de escoras e prumos, etc.

A execução dessas peças só será feita depois da devida aprovação.

Em todas as peças será exigido um acabamento perfeito e uniforme, devendo haver especial cuidado em todos os ângulos, nós e ligações. O tipo a empregar nas caixilharias é, em geral, indicado no Projecto.

Todas as ligações às alvenarias deverão ser feitas por chumbadouros adequados e com a interposição de mastic especial que isole o caixilho da humidade das alvenarias. Este mastic deverá ter a homologação de Laboratório oficial, tendo a consistência devida para não escorrer e permitir a pintura, etc.

Vedações Metálicas

Devem ser proporcionadas de forma a poderem ser facilmente manipuláveis por um só homem e serem suficientemente resistentes e equilibradas para não haver empenamentos ou arqueamentos.

As portas serão montadas com todos os elementos necessários ao seu perfeito funcionamento - vias de rolamento, suspensões, fechaduras, puxadores, etc.

O arame para vedações, portas ou outros elementos de construção obedece, geralmente, a diâmetros mínimos (» 0,003 m) e malha quadrada não superior a 0,04 m e quando não entrelaçado deverá ser bem esticado em cada ligação.

Nas portas ocas a vedação deve ser perfeita de forma a proteger a estrutura interior. A caixilharia será executada conforme os pormenores fornecidos e indicações da Fiscalização, sendo montados com toda a ferragem e manobradores necessários para o seu perfeito funcionamento e manejo. Deverá ter-se em especial atenção a necessidade de garantir a rigidez do conjunto e a estanquidade de todas as caixilharias para o que se usarão os meios mais convenientes.

Ferragens para Portas, Janelas, etc.

Todas as Portas, Janelas, Caixilhos, Bandeiras, Persianas, etc., serão dotadas das ferragens necessárias, que garantam o perfeito funcionamento das partes móveis, de tal modo que a tolerância admissível entre uma parte fixa e uma móvel não exceda o valor de 1,5 mm. O movimento de ambos os lados do caixilho será feito simultaneamente e com a mesma velocidade com o fim de evitar torsões.

Os fechos de manobra serão escolhidos pela Fiscalização dos tipos que se adaptam perfeitamente ao fim em vista; devem ser sempre de alavanca ou de engrenagem funcionando por tracção ou compressão não se admitindo os que funcionem por

130/233 torsão nem os de puxador de queda livre; devem ser solidamente ligados aos caixilhos e devem ter os pontos de apoio necessários para que não posam empenar com o seu funcionamento.

As portas devem ser sempre dotadas de fechaduras, salvo indicação expressa em contrário. As fechaduras devem ser sempre fornecidas com três chaves cada uma. As ferragens das portas exteriores e interiores devem ter marcação das portas e das 3 chaves de cada fechadura, com chapas cromadas de pequenas dimensões, numeradas segundo esquema, normalmente fornecido pela Fiscalização. Geralmente, o fornecimento contempla a colocação de um chaveiro que contenha todas as chaves do edifício respectivo e as fechaduras de cada edifício deverão ser abertas com uma chave mestra devendo haver, por sua vez, uma chave geral de todas as fechaduras do conjunto dos edifícios.

Deve-se recomendar, também, que as ferragens a empregar serão de primeira qualidade, bem trabalhadas e acabadas, e adaptadas perfeitamente ao fim a que se destinam. O tipo, dimensões, acabamento e material de ferragens a empregar em cada vão, serão os fixados no Projecto ou nas Condições Especiais do Caderno de Encargos. Uma vez fixados e aprovados os elementos, a entidade empreiteira não poderá empregar ferragens de tipo ou qualidade diferente das amostras fornecidas, sem expressa autorização dada pela Fiscalização.

Chumbadouros

Os buracos para chumbadouros serão abertos por forma a apresentar maior largura na base que no cimo e, com dimensões tais que, a peça a chumbar, depois de colocada não tenha mais de 0,005 m de folga por todos os lados.

Antes de deitar o chumbo derretido, haverá o cuidado de secar bem as paredes nos buracos, e mesmo de os aquecer, a fim de evitar que o chumbo arrefecendo subitamente, fique pouco aderente à pedra.

A peça a chumbar colocar-se-á depois, bem ao centro do buraco em que deverá ficar embebida, para que o chumbo que se deitará em seguida a envolva completa e uniformemente. O chumbo, depois de esfriado, deverá ser calcado a cinzel.

Os pernes e gatos também poderão ser fixados às cantarias com argamassa de cimento de presa lenta, composta de partes iguais, em volume, de cimento e areia. Neste caso, abertos os buracos pela forma acima indicada, deiter-se-á eles argamassa, colocando-se em seguida as peças que se pretendam fixar.

Protecção

Todas as serralharias serão protegidas de acordo com os esquemas de pintura previstos para Pinturas de Edifícios. Os elementos de fixação a embeber em alvenaria ou betão, deverão ser protegidos por galvanização.

e.3) - Estruturas Metálicas para Edifícios

Os componentes das estruturas metálicas deverão satisfazer ao estipulado nos Cadernos de Encargos respectivos para Cláusulas dos Aços, Tintas e Pinturas Anticorrosivas.

131/233 Sendo os pormenores de execução do projecto destas estruturas encargo do Empreiteiro, aquele deve ser submetido à Fiscalização para aprovação. Todos os detalhes completos das estruturas metálicas, incluindo todos os cálculos, cargas, etc., devem também ser submetidos à Fiscalização para aprovação.

Características dos Materiais

As Chapas e Perfis das estruturas metálicas devem obedecer aos requisitos impostos pela norma ASTM A36, quando não previstos nos regulamentos em vigor em Angola. Parafusos, porcas e anilhas devem obedecer aos requisitos impostos pela norma ASTM A307, quando não previstos em normas em uso na República de Angola.

Os Eléctrodos devem ser de marca reconhecida, ser adequados ao material a soldar e satisfazer às especificações da Lloyd's, na ausência de outras especificações aplicáveis.

IV. MÉTODOS DE EXECUÇÃO DO TRABALHO - Construção dos