• Nenhum resultado encontrado

Como você nunca sabe de onde pode vir uma ideia nova e melhorada, mantenha sua mente aberta. Uma mente aberta aumenta sua

integridade, mostrando que você é receptivo a pontos de vista que não foram previamente considerados, opiniões que você não havia

ponderado e convicções que você pode ter ignorado ou negligenciado. Para se assegurar de que sua mente esteja aberta e pronta para novas ideias, faça perguntas, escute e, acima de tudo, não julgue. As pessoas querem que você as escute e não as avalie. Embora você deva criticar – e até mesmo rejeitar – algumas ideias e propostas, de vez em quando, não aperte o botão “delete” assim que ouvi-las (veja o Capítulo 13 para saber mais sobre como se desapegar das atitudes de julgamento.) Embora manter sua mente aberta para comentários e críticas possa ser um processo doloroso, especialmente se você não gosta do que ouve,

✓ • • • • ✓ ✓ •

você também pode ver o processo como esclarecedor. Opte por deixar- se compreender o impacto do seu comportamento e, então, faça algo positivo a respeito. Veja a seção “Solicitando e recebendo feedback” para mais.

Aristóteles disse que uma mente instruída pode ter um pensamento sem estar obrigada a aceitá-lo. Manter a mente aberta para as ideias dos outros pode ensinar-lhe alguma coisa nova ou mudar sua perspectiva sobre o que pensava anteriormente. Libertar-se de julgamentos, noções preconcebidas e expectativas pessoais permite que você veja cada situação da forma mais clara e imparcial possível e pode ajudar a evitar conflitos desnecessários.

A seguir estão algumas técnicas que podem desenvolver sua receptividade:

Aplique as regras do brainstorming em suas outras interações. Como resultado, você especificamente:

Encoraja todas as ideias.

Não avalia nem critica as ideias logo que alguém as sugere. Evita discutir e julgar as ideias até que todas as possibilidades tenham sido apresentadas.

Deixa seu pensamento ficar o mais acessível possível. Muitas vezes as ideias mais malucas acabam sendo as mais eficazes.

Busca quantidade e não qualidade. Você sempre pode podar algumas depois.

Encoraja todos a trazerem novas combinações de ideias e melhorias para as ideias antigas.

Valide diferentes pontos de vista, aceitando que

divergências não significam que alguém tem que estar errado. Quando você se livra da noção de que as pessoas que sentem e pensam de forma diferente da sua estão erradas, você abre sua mente analítica e emocionalmente, mesmo que seu ponto de vista permaneça o mesmo.

Livre-se de qualquer raiva que você possa sentir e se recuse a acusar ou menosprezar outras pessoas. Agir de forma desrespeitosa é o caminho mais curto para fechar

✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

mentes. Lembre-se de como você se sente quando alguém o humilha e decida não infligir esse sentimento aos outros.

Pesquise e faça perguntas sobre pontos de vista que são diferentes dos seus. Se você é contra a posse de armas, por exemplo, procure as opiniões daqueles que são a favor, a fim de obter insights sobre o raciocínio deles. A mente aberta ocorre quando você se desapega da ideia de que pessoas que sentem de modo diferente de você são mal-informadas ou menos inteligentes.

Escute o que a outra pessoa está dizendo. Mesmo que fique chocado com o que ouve, duvide ou desconfie do que é dito, livre sua mente de vibrações negativas. Além disso, por tirar tempo para ouvir alguém, ele pode retribuir o favor. No Capítulo 7, você pode encontrar mais sobre como escutar com uma mente aberta.

Se você está desconfortável com as diferenças, procure encontrar semelhanças. Quando você se fixa no oposto, não consegue ver a semelhança. Deixe de lado velhas suposições, não importa quão confortáveis e naturais elas lhe pareçam, e adote uma nova forma de ver pessoas, lugares e coisas.

Permaneça aberto às ideias e raciocínio de pessoas cujo ponto de vista seja diferente do seu. Embora possa ter dificuldade para ver o ponto de vista dos outros, se você se desapegar de julgamentos e ver as coisas na perspectiva daqueles que o apresentam, você pode encontrar maneiras novas e emocionantes de abordar desafios.

Contribua como um colaborador. Não deixe de oferecer suas ideias. Assim como você não deve julgar as ideias dos outros, não julgue as suas próprias.

Saia de sua zona de conforto de todas as formas que puder, desde que elas sejam legais. Prove comidas que você pensou que nunca tocaria, viaje para algum lugar que nunca o tenha interessado, experimente um hobby ou esporte que nunca tenha chamado sua atenção. Mesmo que você acabe amando ou odiando a atividade, sua opinião depois de tê-la experimentado, agora, é baseada em experiência pessoal e não em conjecturas de uma mente fechada.

Se as crenças ou códigos morais de alguém são

contrários aos seus, não veja problema nessa diferença. Ter a mente aberta significa que você está disposto a aceitar os modos de pensar de outras pessoas e que o seu não é o único. Em vez de defender seu próprio ponto baseado na crença de que você está certo e eles estão errados, basta retirar-se da situação.

Procure por pequenos pontos de conexão. Mesmo que a visão de mundo que alguém tenha seja totalmente diferente ou até mesmo conflitante com a sua, essa pessoa ainda pode

oferecer pelo menos uma ideia ou duas com as quais você pode concordar. Procure por essas conexões e desenvolva a partir daí.

Demonstrando disposição para fazer