• Nenhum resultado encontrado

7.8 Relações de longo prazo relevantes

7.8.1 Meio Ambiente

A Telefônica Brasil mensura o impacto de sua operação no meio ambiente e por isso reconhece a importância da gestão eficiente de recursos escassos como a energia ou a água para garantir o desenvolvimento sustentável das atividades produtivas do País. Sua gestão de riscos ambientais se baseia nos princípios de ecoeficiência operativa e, acima de tudo, no cumprimento legal ambiental.

a) Mudanças Climáticas

A Companhia segue seu trabalho em conjunto com as áreas de operações, compras e recursos humanos para fomentar sua eficiência energética e reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em seus processos. Essa estrutura de atuação torna mais ágil a implantação das iniciativas e agrupa, de forma natural, estratégias institucionais, operacionais e de negócio.

Desde 2007 a Telefônica Brasil elabora seu inventário de emissões de GEE, de acordo com o modelo global Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), a fim de desenvolver uma sistemática de controle de indicadores energéticos e de emissões que lhe permita realizar o acompanhamento dos mesmos e propor objetivos quantificáveis, como a redução das emissões de gases de efeito estufa em sua operação. Por essa metodologia, é possível conhecer especificamente as emissões de GEE controladas diretamente pela empresa, denominadas Escopo 1; as derivadas de sua atividade, mas geradas por outras organizações (energia elétrica), chamadas de Escopo 2; e as emissões indiretas associadas a viagens a trabalho e atividades envolvendo logística terceirizada, o Escopo 3. De acordo com esse

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

cálculo, em 2012* a Companhia registrou a emissão total de 100.569,11 toneladas de CO2. (*Os dados do inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa de 2013 deverão ser auditados no mês de Maio de 2014.)

Para atingir a excelência na gestão da energia e de emissão de carbono de sua operação, é fundamental que todo esse processo seja verificado por auditoria externa, garantindo a veracidade e adequação de todas as informações ao GHG Protocol. É por isso, e por haver reportado, desta vez, de forma mais abrangente toda a sua operação, que a Telefônica Brasil recebeu em 2013, de forma inédita, a certificação Ouro pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. Até 2012, era certificada com o selo Bronze.

Adaptação às mudanças climáticas

O aquecimento global, o crescimento descontrolado das cidades e as fortes chuvas, são alguns fatos que têm contribuído para o aumento de desastres naturais no Brasil ao longo dos anos. Para que o monitoramento e a emissão de alertas de deslizamentos de encostas e de inundações e enxurradas que afetam a população brasileira seja mais eficaz e confiável, o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais) e a Telefônica Brasil firmaram, em maio de 2013, um acordo que prevê a instalação de 1500 pluviômetros em escolas e edifícios do governo federal e estações rádio base da Vivo. Até agora já foram instalados cerca de 1000 pluviômetros na região serrana do Rio de Janeiro e outras regiões de risco, mapeadas previamente pelo Cemaden.

Através da plataforma M2M (Machine to Machine) Vivo Clima os dados sobre as chuvas em áreas de risco são reportados ao Cemaden em tempo real por meio da tecnologia 3G/GPRS.

Esta operação contribui para a redução da incidência de desastres naturais, principalmente em zonas de risco, aumentando a segurança da população.

b) Construções sustentáveis

A Telefônica Brasil investe em infraestruturas “Green building”, construções que visam a minimização dos impactos ambientais gerados na fase de construção e operação, além da melhor qualidade na saúde dos seus usuários.

Um dos exemplos é o moderno Datacenter Tamboré, que foi pensado desde o início em ser um Data Center sustentável. Em sua construção, com madeiras certificadas e captação de água de chuva para utilização em sanitários e limpeza em geral, ele foi o primeiro projeto da América Latina a receber a certificação internacional LEED Gold. Outorgada pela U.S. Green Building Council (USGBC), organização não governamental norte-americana que colabora no desenvolvimento da indústria de construção sustentável no mundo, o LEED (sigla de Leadership in Energy and Environmental Design) é hoje o sistema de certificação ambiental de edificações mais reconhecido internacionalmente.

Geralmente, metade da energia gasta em TI é utilizada em iluminação e refrigeração. Por isso, o Datacenter Tamboré conta com sistemas e equipamentos que consomem 40% menos energia que os tradicionais. Além disso, utiliza lâmpadas de LED, sensores de presença e ar condicionado controlado por ambiente e com programação horária, o que nos auxilia a atingir o máximo de eficiência energética no edifício.

A estrutura tem telhas brancas, que reduzem o consumo de energia ao diminuir a carga térmica do prédio, e pisos claros na área de estacionamento, que reduzem a absorção do calor. Essa combinação evita o fenômeno chamado “ilha de calor”, que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural.

Para estimular a adoção de transportes sustentáveis, o Datacenter Tamboré dispõe de um bicicletário com 25 vagas, além de vestiários masculino e feminino para os colaboradores que aderirem a essa causa.

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

Lojas

A Telefônica Brasil busca proporcionar uma melhor experiência de compra por meio de inovação, qualidade, conforto, acessibilidade e sustentabilidade em suas lojas próprias.

Esse último aspecto tem recebido cuidados especiais. Atualmente, há 13 lojas construídas atendendo a critérios de sustentabilidade, dentre os quais se destacam:

➜ Pisos sintéticos fabricados com cerca de 67% de material reciclado ➜ Móveis feitos com madeira certificada

➜ Expositores produzidos a partir de plásticos reciclados

➜ Iluminação com lâmpadas LED, que consomem até 85% menos que outros tipos ➜ Comunicação digital que reduz a quantidade de impressões e contribui para a economia de itens como papel e tinta, entre outros detalhes.

Em Dezembro de 2013 sete lojas próprias da Vivo implantaram o sistema de venda sustentável. Toda a operação de comercialização dos serviços passou a ser feita em tablets, incluindo a assinatura do cliente no ato da compra, que será digital e colocada diretamente nos aparelhos, sem a utilização do papel. Os consultores atendem os clientes em qualquer ponto da loja por meio dos tablets, substituindo as mesas fixas.

A Telefônica Brasil foi a primeira Telecom no Brasil a inserir essa ferramenta inovadora que simplifica o processo de venda e contribui para o meio ambiente através da redução de emissão de papel em suas lojas, com isso a assinatura do contrato passa a ser eletrônica, assim como a captura dos documentos, ambas operações realizadas diretamente no tablet. Soluções inteligentes que simplificam o processo de venda e permite:

• Exibir o contrato na tela do tablet, ao invés de imprimi-lo;

• Coletar a assinatura eletronicamente, ao invés de coletá-la em papel;

• Capturar digitalmente a documentação do cliente através da câmera do tablet, ao invés de digitalizá-los em máquinas de scanner;

• Realizar a guarda de toda documentação em banco de dados, ao invés da guarda física;

• E, por fim, enviar o contrato para o e-mail do cliente, ao invés de entregar uma copia em papel.

Essa entrega, alinhada ao novo modelo de Lojas Próprias – que possui ambiente mais moderno, acolhedor, que estimula a experimentação tecnológica – aproxima ainda mais da estratégia de tornar a Telefônica Brasil uma Telco Digital.

Eco Berrini

O Eco Berrini, tornou-se edifício-sede da empresa no final de 2012 e congrega hoje mais de 5 mil colaboradores. Ele recebeu em 2012 o maior nível de certificação em aspectos de construção sustentável, o LEED Platinum.

Site Sustentável

Para que a Telefônica Brasil possa chegar a mais lugares com nossas redes e conectar as pessoas com qualidade ainda melhor, é necessário ampliar sua infraestrutura, mas sem interferir negativamente nos espaços urbanos. Para isso investe em projetos inovadores, como o site sustentável. Essa alternativa permite a substituição de torres metálicas por uma infraestrutura semelhante à de um poste de iluminação, na qual a maior parte dos equipamentos é instalada abaixo do solo, reduzindo assim o impacto visual. A nova solução, 100% nacional, é desenvolvida pela equipe de engenharia da Telefônica Brasil e atende às características de transmissão da tecnologia 4G no sentido de oferecer um serviço mais eficiente e com mais qualidade.

O site sustentável apresenta uma série de vantagens ambientais: não emprega nenhum gás nocivo, previne furtos de equipamento e corrosão causada pela salinidade graças à sua localização e, por não ter motor gerador, não utiliza diesel.

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

c) Eficiência Energética e Consumo de Energia Limpa

O consumo de energia da companhia é utilizado em grande parte para alimentar os equipamentos e as redes de comunicação e responde por aproximadamente 80% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por isso, a empresa trabalha constantemente para reduzi-lo. Até 2015, pretendem abater 30% de seu consumo energético global nas redes de telecomunicações e 10% nos escritórios, em comparação a 2007.

Além disso, a companhia assumiu o compromisso global de redução de 30% em suas emissões diretas e indiretas de gás carbônico equivalente (CO2e) até 2020, em relação a 1,7 milhão de toneladas de 2010, medidas por acesso de cliente equivalente.

A fim de cumprir este último compromisso, a Telefônica Brasil trabalha nas seguintes frentes:

➜ Melhorar a eficiência energética da rede com projetos de redução de consumo de energia, que representam 85% das emissões de CO2e.

➜ Diminuir o consumo de combustíveis fósseis em geradores, substituindo-os por fontes de energia mais eficientes e limpas.

➜ Em frotas, utilizar veículos híbridos, de menor impacto ambiental, e melhorar sua gestão, diminuindo os quilômetros percorridos.

➜ Potencializar a geração de energias renováveis onde a eletricidade é de difícil acesso.

Em busca deste desafio, em 2012 a Telefônica Brasil ampliou de 34 para 130 edifícios técnicos, entre eles as centrais telefônicas, Centro de Supervisão de Rede e prédios administrativos, sendo abastecidos por energia elétrica provinda do mercado livre de energia. Isso permitiu que em 2013 houvesse uma negociação de um novo contrato de longo prazo para compra de energia de 2016 a 2031, com previsão de fornecimento de 55 Mega Watts médios por mês.

Para isso, o fornecedor construirá um parque eólico, no sul da Bahia, para prover energia exclusivamente à Telefônica Brasil. Portanto, em 2016 a companhia terá 25% de sua energia proveniente de fontes renováveis reduzindo, assim, as emissões de gases de efeito estufa e impactos de sua operação ao meio ambiente.

d) Logística Reversa

O Reciclar Conecta é um dos principais projetos que traduzem o compromisso da Telefônica Brasil com o tema de resíduos sólidos. O programa, que surgiu em 2006 como Recicle seu Celular, tem o objetivo de coletar aparelhos celulares, baterias e acessórios para serem reciclados e reinseridos como novos produtos.

O projeto piloto foi implantado nas lojas próprias da Vivo nas capitais do DF, RJ e SP, e apenas dois anos depois, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, o programa já atingia todas as lojas próprias, autorizadas e revendas exclusivas Vivo.

Iniciado como projeto piloto em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o programa hoje abrange todo o País, com mais de 3,4 mil pontos de coleta (lojas próprias e revendas) e já recolheu mais de 3,3 milhões de itens, e cerca de um milhão de aparelhos celulares.

O material coletado é enviado para um centro de armazenamento no Estado de São Paulo, no qual é realizada a triagem dos materiais e em seguida, é enviado para os Estados Unidos, onde é reciclado.

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

Os aparelhos celulares são compostos por diversos componentes como ouro, prata, cobre entre outros que podem ser separados e reutilizados para outros fins. Por isso, a necessidade de separá-los e enviá-los para uma destinação adequada.

Em 2013 foram arrecadados 135.834 mil itens entre aparelhos e acessórios. O programa Reciclar Conecta já coletou cerca de 1 milhão de aparelhos e 3 milhões de itens entre 2007 e 2013.

e) Coleta Seletiva

Implantado desde 2011, o Programa de Coleta Seletiva tem o objetivo de descartar adequadamente os resíduos gerados nos prédios administrativos da Telefônica Brasil e incentivar que seus colaboradores levem a prática para seus próprios lares. Cerca de 15 mil colaboradores já foram atendidos em 17 edifícios em todo o Brasil.