• Nenhum resultado encontrado

7.8 Relações de longo prazo relevantes

7.8.3 Patrocínios

A Telefônica Brasil patrocina atividades com o objetivo principal de democratizar o acesso da população à cultura, promover a inclusão social por meio do esporte e o uso social das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

Entre as ações realizadas em 2013, destacam-se:

a) Campus Party Brasil

Pelo sexto ano consecutivo, a Campus Party Brasil, maior evento de tecnologia, inovação e entretenimento eletrônico do mundo, contou com o patrocínio oficial da Telefônica Brasil. Durante sete dias (28/01 a 03/02), o Anhembi Parque abrigou cerca de 7,6 mil campuseiros, que participaram de mais de 500 horas de conteúdos para trocar informações e conhecimento, desenvolver novos projetos, estabelecer novas metas e almejar sonhos mais altos.

Já no segundo semestre de 2013, Recife, considerado o maior parque tecnológico do país, recebeu o evento pela segunda vez. De 17 a 21/07, dois mil campuseiros, sendo que 800 ficaram acampados no Centro de Convenções de Pernambuco, participaram de 180 atividades, além de contar com uma agenda com cerca de 200 horas de conteúdos formativos e inovadores distribuídos em cinco palcos, e uma capacidade de conexão de 10Gbps, por meio de rede dedicada de fibra óptica.

b) Call Parade

Os orelhões decorados por artistas que já coloriram a cidade de São Paulo em 2012, também coloriu Campinas. A Vivo Call Parade distribuiu 26 cúpulas customizadas em dois circuitos que contemplam pontos de grande visibilidade na cidade. A iniciativa tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os orelhões e conscientizar sobre a importância de preservá-los.

c) Vivo Open Air

Em 2013 a Telefônica Brasil levou para as cidades de Brasília, Curitiba e Porto Alegre o Vivo Open Air, considerado o maior cinema ao ar livre do mundo, com telão de 325 m² e som digital de alta potência. Um grande evento capaz de conectar pessoas em torno das sessões de cinema, gastronomia, festas com DJs e shows. Nas três edições o Vivo Open Air reuniu mais de 36 mil pessoas.

d) Esportes

No ano de 2013 a Companhia apoiou 12 núcleos esportivos chamados “Centro de Basquete”, estruturados para identificar e desenvolver aptidão na prática do basquete em jovens de instituições de ensino de 12 municípios paulistas, com idade entre 10 e 17 anos. O projeto incentivado tem como madrinha a ex-jogadora profissional Hortência Marcari.

Além deste projeto, a empresa apoiou e incentivou o esporte através dos projetos das atletas Marta Sobral (Lance Livre Heliópolis), Janeth Arcain (Núcleo de Formação Esportiva Educacional), Magic Paula (Núcleo Grande São Paulo), Ana Moser (Caravana do Esporte) e Helinho Rubens (Esporte para Todos). Por conta dessas iniciativas, pela primeira vez a empresa recebeu o 1º lugar no prêmio nacional “Amigo do Esporte Educacional”, promovido pelo Ministério do Esporte.

Como parte da estratégia de ativação da Seleção Brasileira, a empresa lançou uma campanha focada no conceito “Tem Tudo Aqui” e realizou ações de relacionamento durante a Copa das Confederações.

e) Cultura

A Telefônica Brasil apoia iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo, e acredita no poder dos patrocínios para incentivar ações que possam transformar a realidade do país, além de reforçar relacionamentos já existentes e construir novos.

7.8 - Relações de longo prazo relevantes

No ano de 2013 a companhia mais uma vez contou com o projeto Vivo Encena. Uma iniciativa da Telefônica Brasil que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas, onde o teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional.

Foram 18 espetáculos, 595 apresentações nas cidades de São Paulo, Paulínia, Santos, São José dos Campos, Caraguatatuba, São José do Rio Preto, Santo André, Campinas, Registro, Sorocaba, Manaus, Salvador, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Brumadinho, Belém, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Joinville e Aracaju.

A Telefônica Brasil patrocinou o projeto “Tour Orquestral Brasil e Simone Leitão” que contou com uma série de apresentações da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (Rio de Janeiro). O grupo, que faz parte do Projeto Música nas Escolas e é formado por jovens músicos vindos de escolas públicas do município, se apresentou em cinco cidades brasileiras (Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro) ao lado da pianista Simone Leitão, idealizadora do projeto. A turnê, que recebeu o nome de Tour Orquestral, foi acompanhada e registrada pela cineasta Kátia Lund para a realização de um documentário.

O objetivo do projeto é promover o acesso à música clássica no formato sinfônico com solista (piano) em várias partes do país, além de fomentar o ensino da música como ferramenta de crescimento individual do jovem brasileiro e criar oportunidade de crescimento profissional para os jovens músicos.

Além dos projetos citados acima, a Telefônica Brasil patrocinou três museus.

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, localizado em Brumadinho (Minas Gerais), uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte.

Patrocinou também o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo que tem por objetivo a conservação e ampliação de seu patrimônio artístico, a divulgação da arte moderna e contemporânea e a organização de exposições e de atividades culturais e educativas.

A Fundação Clóvis Salgado, também conhecida como Palácio das Artes, está localizada em Belo Horizonte e tem por finalidade fomentar a criação, a formação, a produção e a difusão da arte e da cultura em Minas Gerais. Cinema, teatro, música erudita, música popular, artes visuais, seminários, debates, cursos e workshops integram as inúmeras possibilidades de fruição para os visitantes dos equipamentos culturais geridos pela Fundação.

Foi patrocinado também o Museu da Língua Portuguesa Itinerante, que passou por Santos, Registro e Sorocaba. Para comemorar o 7º aniversário do Museu da Língua Portuguesa, estas cidades receberam uma Mostra gratuita que teve entre seus destaques particularidades do falar paulista.

Com estas ações patrocinadas a companhia conseguiu atingir um número expressivo de público, além de reforçar seu compromisso com a arte e a cultura brasileira.