• Nenhum resultado encontrado

Modelação da Base de Dados padronizada para as OPF

6. RESULTADOS

6.2 Modelação da Base de Dados padronizada para as OPF

Como foi referido anteriormente as bases de dados das OPF têm vindo a ser desenvolvidas individualmente criando uma divergência entre os atributos existentes nas bases de dados de todas as OPF. Um dos objectivos do desenvolvimento de uma base de dados a ser utilizada por todas as OPF é não só criar uma base de dados uniformizada mas também permitir que os atributos tenham informação relevante e com qualidade para possíveis partilhas de informação entre entidades que possam a necessitar deste tipo de informação. O tipo de modelação elaborada é apenas esquemática (Anexo F) com os atributos comuns e elementos de ligação entre os elementos referentes ao projecto SiNErGIC e à caracterização dos prédios rústicos. A modelação será feita em duas partes em que a base de dados terá uma parte sobre os atributos requeridos pelo projecto SiNErGIC e a outra parte servirá para os atributos identificados pelos resultados dos questionários feitos às OPF, os quais são usualmente utilizados para a caracterização dos prédios rústicos dos seus associados. Os atributos das OPF foram agrupados por temas específicos para o armazenamento dos dados. A base de dados apresenta dois elementos de ligação denominada por Titular e outro denominado por Levantamentos. Estes dois elementos são comuns à caracterização dos prédios rústicos e ao projecto SiNErGIC pois apresentam atributos que são necessários na descrição pessoal do proprietário e na localização geográfica dos prédios. Existem dois atributos que possibilitaram a ligação entre as entidades que são o N.º de Declaração e o N.º de Sócio. O N.º de Declaração será sequencial enquanto que o N.º de Sócio será referente ao número que foi atribuído ao proprietário pela OPF. Os presentes elementos que constituem a base dados serão designados de Entidades.

O Quadro 6.1 representa a entidade Titular que engloba atributos que são comuns ao Projecto SiNErGIC e à OPF porque representam a informação do proprietário. Além da descrição do titular, as OPF associam o atributo relativo ao número de sócio que é atribuído ao proprietário quando este se filia na OPF. O número de sócio e o número de declaração serão atributos para as ligações dos elementos presentes nos atributos relativos ao SiNErGIC e aos atributos relativos à caracterização de prédios rústicos.

Titular Descrição

Nome Nome do Proprietário

NIF Número de Identificação Fiscal

Morada Morada Fiscal N.º Lote Andar Lugar Cód. Postal Localidade

País País de Residência

Telefone

Contactos do Proprietário Telemóvel

Email

Outro contacto

N.º de Declaração Número sequencial a ser usado

N.º Sócio N.º atribuído pela OPF

Quadro 6.1 – Entidade Titular.

A entidade Levantamentos (Quadro 6.2) é referente ao conjunto de dados geográficos que serão importantes no SiNErGIC e na OPF. Nesta entidade estão os atributos importantes para a delimitação do prédio e que satisfaz a informação pretendida pelas OPF e SiNErGIC.

Levantamentos Descrição

N.º de Declaração Número Sequencial

Ponto (Marcos) Informação em formato de pontos

Coordenada X Coordenadas X

Coordenada Y Coordenadas Y

Precisão (m) Precisão dos Pontos

Altitude (m) Altitude das Coordenadas

Precisão (m) Precisão da Altitude

Linha (Confrontações / Estremas) Informação em formato de linhas

N.º de Sócio Identificação do Sócio

Polígono (Área) Informação em formato polígono

Perímetro (m) Atributo Calculado

Quadro 6.2 – Entidade Levantamentos.

O levantamento GPS é feito em pontos e controlado pela precisão seja ele, Erro Médio Quadrático ou o indicador de qualidade PDOP sendo que os pontos correspondem aos marcos existentes no prédio rústico. Os pontos podem ser ainda usados para delimitar as Estremas consideradas importantes no processo de delimitação do prédio. Através dos pontos recolhidos facilmente se cria a correcta informação topológica dos prédios e ajuda a descrever as confrontações entre proprietários (formato linha). Por outro lado, com a informação de pontos pode ser também criada a área através de informação em formato polígono servindo o propósito da OPF que é nomeadamente a gestão florestal do prédio.

Os atributos SiNErGIC foram dispostos em sete entidades correspondentes às informações que são necessárias para efeitos de Cadastro para a total descrição do proprietário e do prédio rústico. A entidade Declaração serve como número sequencial para a ligação aos atributos das

diferentes entidades para evitar a dispersão da informação. O Quadro 6.3 mostra os atributos pertencentes à entidade declaração e a descrição desses atributos.

Declaração Descrição

N.º declaração Número Sequencial

TipoDeclaração Descrito nas Especificações do SiNErGIC

Concelho Concelho da Declaração

Freguesia Freguesia da Declaração

Quadro 6.3 – Entidade Declaração.  

A entidade Declaração serve como ligação entre as diferentes entidades pedidas no projecto SiNErGIC e serve também de ligação à entidade Titular e entidade Levantamentos. Os seus atributos servem para registar a Declaração por parte do proprietário e o local onde a declaração foi efectuada.

Prédio Descrição

N.º de Declaração Número Sequencial

Prédio em Gabinete Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não) Morada

Morada do prédio (no caso de existir) N.º Lote Bloco Lugar Código Postal Localidade

Designação do Prédio Nome atribuído ao prédio (caso exista) Sem Designação Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não) Iniciais dos Marcos Letras iniciais do nome do proprietário

Quadro 6.4 – Entidade Prédio.

A entidade prédio (Quadro 6.4) descreve a localização alfanumérica do prédio que será alvo dos levantamentos. O atributo referente ao Prédio em Gabinete serve para indicar se o proprietário com ajuda do técnico da OPF efectuou a localizou do prédio em gabinete neste caso no Gabinete Técnico da OPF. Em seguida os atributos Morada, N.º, Lote, Bloco, Lugar Código Postal, Localidade servem para caracterizarem a localização do prédio, caso seja aplicável. A designação do prédio serve para indicar o nome usual que é dado à zona onde se encontra o prédio. No caso de não possuir designação, o atributo Sem Designação é indicado através de verdadeiro ou falso. Relativamente ao atributo Iniciais dos Marcos, é pedida a inserção das inicias com que o proprietário usualmente assinala os marcos.

Por vezes existem situações em que o Titular não está presente na área de localização do prédio ou não tem disponibilidade de se deslocar para indicar a localização do seu prédio. Nestas

situações é usual a nomeação de um representante do proprietário. O SiNErGIC contempla este caso utilizando os dados respeitantes ao Representante tal como é evidenciado no Quadro 6.5. Em seguida, são representados os atributos referentes à entidade Representante que ajudam a identificar o responsável pela gestão dos prédios na ausência do Titular Cadastral.

Representante Descrição

Nome Nome do Representante

NIF Número de Identificação Fiscal

Morada Morada Fiscal N.º Lote Andar Lugar Cód. Postal Localidade

País País de Residência

Telefone

Contactos do Representante Telemóvel

Email

Outro contacto

N.º de Declaração Número Sequencial

Quadro 6.5 – Entidade Representante.

A entidade Representante é caracterizada por atributos de identificação da pessoa que responde em nome do proprietário. O atributo Nome é referente ao nome do representante e o atributo NIF refere-se ao número de identificação fiscal do representante. Para representar a Morada do Representante são utilizados os atributos Morada, N.º, Lote, Andar, Lugar, Cód. Postal e Localidade. Além destes atributos ainda é considerado o País de Residência, caso esteja ausente do País. Relativamente à forma de contacto com o representante, os atributos do Telefone, Telemóvel, Email e Outro Contacto servem como ponto de ligação entre a OPF ou outra entidade que necessite de eventuais informações sobre o prédio.

A necessidade de provar a titularidade do prédio é importante para evitar conflitos de interesses. O SiNErGIC contempla atributos referentes à titularidade do prédio que estão relacionados a entidades pertencentes ao Instituto do Registo Notarial (IRN), Direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI), e Escrituras. O quadro 6.6 indica a entidade IRN e os seus respectivos atributos.

IRN Descrição

N.º de Declaração N.º Sequencial

Registo Predial Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Freguesia Freguesia do Prédio

N.º descrição predial Número de Identificação Predial ou número associado ao registo do prédio

Natureza Tipo de Prédio (Rústico, Urbano ou Misto)

Fracção No caso de não possuir a totalidade do prédio indicasse a Fracção

Regime de Prop. Horizontal Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Titular/ Compropriedade Titular ou em Regime de Compropriedade

Parte de comproprietário Se for em compropriedade qual é a sua fracção

Quadro 6.6 – Entidade IRN.

Para iniciar o N.º de Declaração é o atributo que serve de ligação entre as outras entidades referentes ao SiNErGIC. O atributo Registo predial é um atributo verdadeiro ou falso em que é indicado se o prédio está registado em alguma conservatória de registo predial. O atributo freguesia é referente à freguesia onde se encontra o prédio e o atributo N.º descrição predial é referente ao Número de Identificação Predial (NIP) ou número de registo predial em casos onde os registos tenham sido efectuados antes da existência do conceito NIP. O atributo Natureza corresponde à natureza do prédio que pode ser classificado como Rústico, Urbano ou Misto. Existem situações em que o proprietário não possui a área total do prédio mas uma fracção, para esse efeito existe o atributo fracção onde é inserido a fracção correspondente à fracção do proprietário. Não sendo aplicado em prédio rústicos, mas importante para os prédios urbanos, o atributo de Regime de Propriedade Horizontal serve para entender se o prédio constitui uma fracção de um edifício sendo que é respondido na forma de Sim ou Não. O atributo Titular/ Compropriedade servirá para entender se o prédio tem um único proprietário ou é gerido em regime de compropriedade. No caso de ser regime de compropriedade, no atributo parte do comproprietário é indicada a fracção dentro dessa compropriedade.

Para efeitos fiscais é necessário conhecer os artigos matriciais dos prédios associados aos Titulares para que possam ser integrados no SiNErGIC sendo que os atributos a serem recolhidos remetem para o registo do prédio na DGCI (Quadro 6.7).

DGCI Descrição

N.º da Declaração Número Sequencial

Registo no Serviço de Finanças Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Freguesia Freguesia do Prédio

Artigo N.º Matricial

Declaração Baldio Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não) Quadro 6.7 – Entidade DGCI.

A entidade DGCI é constituída por um atributo N.º de Declaração que corresponde a um número sequencial de ligação entre as diferentes entidades. O atributo do Registo no Serviço de Finanças é do tipo Verdadeiro ou Falso e pretende identificar se está registado na Matriz Fiscal. Em caso afirmativo, é preenchido no atributo freguesia a freguesia onde o artigo se encontra registado, sendo que o atributo Artigo armazena o número matricial correspondente ao artigo do prédio. Existe ainda o atributo (Declaração Baldio) do tipo Verdadeiro ou Falso sobre a eventual existência de Baldio no artigo registado.

Além do IRN e da DGCI, o SiNErGIC abrange também outra forma de comprovar o prédio que é o caso da Escritura. A análise da escritura nas especificações técnicas levou à criação da seguinte entidade (Quadro 6.8).

Escritura Descrição

N.º da Declaração N.º Sequencial

Tipo de Escritura O tipo de escritura é escolhido consoante o que está escrito nas Especificações técnicas do SiNErGIC (Anexo G1). Cartório Notarial Indicar que Cartório Notarial Oficializou a Escritura Livro

Atributos referentes a descrição da Escritura do prédio Folhas

Data Escritura Tribunal

Atributos referentes a possíveis Decisões Judiciais aquando da prova de titularidade do prédio ao respectivo proprietário. Vara

Secção

N.º do Processo Diploma Judicial Data Decisão Judicial

Diploma Legal Tipo de Diploma Legal onde foi publicado a decisão Judicial (Anexo G2) N.º Processo Diploma

Legal Atributos identificativos referentes ao Diploma legal Data Diploma Legal

Quadro 6.8 – Entidade Escritura.

A entidade Escritura é constituída pelo N.º Sequencial que serve de ligação entre as entidades. O atributo Tipo de Escritura foi modelado de forma a seguir as selecções disponíveis no SiNErGIC. O atributo Cartório Notarial possui a informação referente ao local onde foi oficializado a Escritura. A prova de titularidade do prédio pode ser necessário em caso de litígio de decisões judiciais nesse sentido sempre que se aplique regista-se nos atributos Tribunal, Vara, Secção, N.º de Processo e Data de Decisão Judicial. Nestes casos é também necessário publicar a decisão judicial. Para esse efeito foram usados os atributos Diploma Legal, N.º do Processo e Data de Diploma Legal. O atributo Diploma Legal tem como base os tipos existentes no SiNErGIC de forma a facilitar o cruzamento de informação. Associado ao Diploma Legal está o atributo N.º do Processo Diploma Legal e Data do Diploma Legal que contribuem para uma informação mais completa.

O próximo passo para oficializar a titularidade do prédio é o registo de informação geográfica sendo que é necessário saber a localização e a geometria do prédio. Essa informação é representada na Entidade Esboço (Quadro 6.9).

Esboço Descrição

N.º de Declaração Número Sequencial

Tipo de Levantamento Opções optadas pelo SiNErGIC (Anexo G3) Levant. Perimetral Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não) N.º de Marcos Número de marcos presentes no prédio

ConfrontantesN Confrontante a Norte

ConfrontantesS Confrontante a Sul

ConfrontantesE Confrontante a Este

ConfrontantesO Confrontante a Oeste

Quadro 6.9 – Entidade Esboço.

O atributo N.º de Declaração é número sequencial que permite as ligações entre as entidades. O atributo Tipo de Levantamento serve para identificar que tipo de levantamento efectuado pelos Técnicos da OPF para a recolha de informação geográfica dos prédios. O atributo Levantamento Perimetral é um atributo de Verdadeiro ou Falso e tem o intuito de informar os Serviços Cadastrais do IGP se a OPF já possui algum tipo de informação geográfica sobre o prédio. O atributo N.º de Marcos serve para compreender o N.º de Marcos expostos no prédio para que no caso de ser necessário um novo levantamento ter em atenção os pontos a serem registados. Para apoiar este atributo existe a possibilidade de indicar as confrontações através de quatro atributos que representam as confrontações segundo os pontos cardeais.

Os atributos da caracterização dos prédios rústicos correspondem aos atributos mencionados pelas OPF inquiridas. Os resultados dos questionários permitiram identificar oito entidades iniciais. A primeira entidade diz respeito ao Associado e serve de ligação às várias entidades da caracterização dos prédios rústicos. A entidade Associado apresenta os seguintes atributos (Quadro 6.10).

Associado Descrição

N.º Sócio Número atribuído ao proprietário pela OPF

Serviços Serviços Prestados

N.º Matricial Prédio em que se efectuou serviço

Área Área (metros quadrados da área intervencionada)

Horas de Trabalho Número total de horas usadas

Recursos Número de recursos humanos ou maquinaria

Ano Ano em que se prestou serviço

Pagamento de Quotas Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Quadro 6.10 – Entidade Associado.

O atributo N.º de Sócio serve de ligação entre as entidades e indica o número atribuído ao proprietário pela OPF. Os atributos Serviços, N.º Matricial, Área, Horas de Trabalho, Recursos e Ano foram organizados para que as OPF conseguissem monitorizar os serviços prestados nos prédios de um dado proprietário. O atributo de Pagamento de Quotas serve para monitorizar os pagamentos dos sócios.

A entidade seguinte (Quadro 6.11) pode ser considerada como uma das mais importantes na análise da Floresta por parte das OPF que é a caracterização do Povoamento. A sua construção foi feita através do agrupamento de vários atributos fornecidos no inquérito efectuado às OPF.

Povoamento Descrição

N.º de Sócio Número atribuído ao proprietário pela OPF

N.º Matricial Artigo do Prédio

Freguesia Freguesia do Artigo

Uso (Ocupação) Tipo de uso do Solo

Composição Povoamento Puro ou Misto

Espécie Principal Espécie com maior percentagem no povoamento

Idade Esp. Principal Idade da Espécie Principal

Espécie Secundária Espécie com menor percentagem no povoamento

Idade Esp. Secundária Idade da Espécie Secundária

Estrutura Regular ou Irregular

Regime Cultural Alto Fuste, Talhadia, Talhadia Composta

Rotação 1.º, 2.º, 3.º ou mais rotações

Selecção de Varas Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Densidade Esp. Principal N.º de árvores por metros quadrado da espécie principal Densidade Esp. Secundária N.º de árvores por metros quadrado da espécie secundária

Compasso Distância entre árvores

Área Matricial Área do Artigo do Prédio

Área GPS Área obtida por Levantamento

Data de Corte Final Data do Corte Final do Povoamento

Matos (%) Percentagem de Matos

Altura vegetativa (m) Altura da vegetação (metros)

Vegetação Arbustiva Tipo de vegetação arbustiva

Vegetação Espontânea Tipo de vegetação espontânea

Data de visita Data de Visita ao Povoamento

Quadro 6.11 – Entidade Povoamento.

Na entidade Povoamento é de referir que o uso das siglas, relativas às espécies (Anexo G4), deverá ser feito tendo em conta as siglas das espécies do documento sobre a convenção gráfica das folhas e secções cadastrais disponíveis no sítio da internet do IGP.

A próxima entidade tem em conta o estado vegetativo e a sanidade dos prédios que as OPF monitorizam e gerem. A entidade é designada por Fitossanidade (Quadro 6.12) e foram considerados os atributos fornecidos pelas OPF que permitem controlar e monitorizar eventuais factores bióticos e abióticos do prédio rústico.

Fitossanidade Descrição

N.º de Sócio Número atribuído ao proprietário pela OPF

N.º Matricial Artigo do Prédio

Freguesia Freguesia do Prédio

Sanidade Escolha: Sem indícios; Praga; Doença; Praga e Doença

Qual? Indicar o tipo de Praga e/ou Doença Presente

Estado Vegetativo Escolha: Vigoroso ou Não Vigoroso

Sintomas Abióticos Sintomas não naturais que prejudiquem a planta

Sintomas Bióticos Sintomas naturais que prejudiquem a planta

Riqueza Florística (n) Número de espécies com teor de conservação Árvores longevas e cavernosas (n) Número de espécies que apresentem idade avançadas mas que representem abrigos para seres vivos. Quadro 6.12 – Entidade Fitossanidade.

Na entidade Fitossanidade os atributos referentes aos sintomas Abióticos e Bióticos podem ser encontrados no manual disponível na AFN referente ao Plano Estratégico para recolha de informação sobre o estado sanitário das florestas em Portugal Continental.

A próxima entidade, denominada ZIF, destina-se às OPF que são entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF). Esta entidade é constituída pelos atributos fornecidos pelas OPF e contribuem para a caracterização e monitorização das ZIF (Quadro 6.13).

ZIF Descrição

Concelho Concelho de Localização da ZIF

Freguesia Freguesia de Localização da ZIF

Nome da ZIF Nome dado à ZIF

Nome Aderente Nome dos aderentes da ZIF

N.º Sócio Número de Sócio

N.º de aderente N.º de Aderente

N.º Prédios N.º Prédios

N.º Matricial Artigo do Aderente

Freguesia (N.º Matricial) Freguesia do prédio do Aderente

Área Área do prédio do Aderente

Perímetro Perímetro do prédio do Aderente

Capital Custos de manutenção da ZIF

Subscrição de Capital Custos de cada Aderente da ZIF Observações Informações que sejam relevantes

Quadro 6.13 – Entidade ZIF.

Além da Fitossanidade dos povoamentos é necessário por vezes ter em consideração outros aspectos relacionados com a Estação. Esta entidade, denominada por Estação, é constituída por atributos que descrevem as características da porção de terreno que suporta o povoamento (Quadro 6.14).

Estação Descrição

N.º de Sócio Número atribuído ao proprietário pela OPF

N.º Matricial Artigo do Prédio do Sócio

Freguesia Freguesia do Prédio

Pedrogosidade Escolha: Nenhuma; Pouca; Muita

Declive Médio Atributo calculado

Afloramentos Rochosos Nenhuns; Poucos; Muitos

Tipo de Solo Tipo de Solo presente no prédio

Prioridade SrH Objectivo da Sub-Região Homogénea inserida no Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF) Prod. comercializadas Produção de madeira (toneladas por centímetro cúbico)

Área ardida Área ardida (metros quadrados)

Ano Incêndio Ano de incidência do Incêndio Florestal

Severidade do Fogo Escolha: Reduzida, Moderada, Elevada, Muito Elevada, Extrema Combustibilidade Escolha: Reduzida, Moderada, Elevada, Muito Elevada, Extrema

Galerias Rípicolas Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Evidências de Erosão Verdadeiro ou Falso (Sim ou Não)

Na entidade Estação o atributo SrH deve ser preenchido com as prioridades existentes no Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF) onde a área do prédio se encontra inserida. O atributo severidade do Fogo e Combustibilidade deve obedecer classificação presente no documento “Tabelas de Avaliação da combustibilidade e severidade do fogo em povoamentos florestais”.

As infraestruturas são também pontos essenciais num povoamento seja para a sua acessibilidade (intervenções silvícolas) seja para o combate aos incêndios florestais. A entidade Infraestruturas pode ajudar no planeamento da gestão florestal das OPF e num aumento da eficácia no combate a incêndios florestais uma vez que armazena atributos como a Rede Viária, Linhas de Água e Pontos de Água.

Infra-estruturas Descrição

N.º de Sócio Número atribuído ao proprietário pela OPF

N.º Matricial Artigo do Prédio

Freguesia Freguesia do Prédio

Rede Viária Tipo de Rede Viária: Sem acessibilidade, Confinante com estrada asfaltada; Caminhos Florestais, Estradões Florestais, Trilhos de extracção, Outro

Largura (m) Largura da Rede Viária (metros)

Rede eléctrica Tipo de Rede Eléctrica: Nenhuma; Baixa Tensão; Média Tensão; Alta Tensão

Largura rede (m) Largura da Rede Eléctrica (metros)

Linha de água Tipos de Linha de água: Permanente, Temporária; Efémera Pontos de Água Tipos de Ponto de Água: Não tem; Canal de Rega; Charca; Poço; Reservatório; Tanque; Outro

Observações Informações relevantes às Infraestruturas

Quadro 6.15 – Entidades Infraestruturas.

Nesta entidade (Infraestruturas), a Rede Viária, a Linha de Água e os Pontos de Água ajudam a entender que tipo de acessibilidade tem o prédio e o grau de susceptibilidade a incêndios