• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO V APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

V.3. Dados referentes à Análise Documental

V.3.1. Documentos internos à Instituição

V.3.1.1. Modelo de formação: organização e caraterísticas

Focando-se esta investigação no 1.º ciclo de estudos para professores do 1.º CEB, a análise referente ao modelo de formação recaiu apenas sobre este ciclo de formação e sobre os seguintes documentos disponibilizados pela Instituição:

9 Especificamente, para respeitar a confidencialidade dos relatórios de estágio foram seguidos

 Estrutura do plano global de formação (2 ciclos de estudos)

 Objetivos do 1.º Ciclo de Estudos (Curso de Licenciatura em Educação Básica)

 Objetivos do 2.º Ciclo de Estudos (Curso de Mestrado em Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)

 Descrição do perfil do profissional

 Organização das Unidades Curriculares  Modelo de Planificação

Através da analise da Estrutura do Plano Global de Formação (Anexo II)10, pôde observar-se que a IES oferece formação para cerificação do 1.º Ciclo

em Educação Básica (Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico) e em Educação Social, e ao nível do 2.º ciclo de estudos (Mestrados em Ciências da Educação). Para além disso, oferece cursos de formação especializada em Educação Especial, em Animação da Leitura e em Supervisão Pedagógica. Ao nível dos princípios norteadores da formação, a Instituição em causa recomenda uma formação assente em princípios de reflexão, investigação e autonomia, tal como preconizado pelas determinações do PB. Assim, como consta do referido documento: “Este ciclo de estudos tem como finalidade o desenvolvimento de capacidades e competências que permitam aos formandos: compreender e responder aos desafios da sociedade do conhecimento” (Estrutura do Plano Global de Formação:1). A alteração no paradigma formativo instituído por Bolonha preconiza um modelo de formação mais abrangente, baseado mais no conceito de aprendizagem do que no de ensino e no desenvolvimento de competências de aprendizagem autónoma. Destaca-se ainda a mudança do paradigma formativo, seguindo a uniformização e a mobilidade no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) sendo “enunciados, entre outros, os seguintes objetivos: garantir a qualificação

dos portugueses no espaço europeu; melhorar a qualidade e a relevância das formações oferecidas; fomentar a mobilidade dos estudantes” (ibidem:4).

Relativamente ao documento Objetivos do 1.º Ciclo em Educação Básica (Licenciatura em 1.º Ciclo do Ensino Básico) (Anexo III) estes centram- se na preparação do estudante para um processo globalizante de formação, tal como se deduz pelos seguintes objetivos: “Habilitar para uma formação científica e pedagógica nas diferentes componentes de formação (…); (articular a) Educação Pré-Escolar e o Ensino Básico e (…) os diferentes Ciclos do Ensino Básico” (ibidem). Esta primeira etapa (1.º Ciclo de Estudos) prevê a continuidade ou prosseguimento de estudos com vista ao ingresso num dos Perfis de formação profissionalizante do 2.º ciclo de estudos de nível superior (Mestrado).

Os Objetivos do 2.º ciclo de estudos (Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) (Anexo IV) enquadram-se no sistema de habilitação para a docência. Relativamente ao domínio/perfil 3 de habilitação para a docência em que se foca este estudo (Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) é apontada como uma mais-valia a existência de um profissional que acompanha as crianças/alunos por um período mais alargado que abrange a Educação Pré- escolar e o 1.ºCEB. Como se destaca são objetivos deste perfil de formação: “Desenvolver a capacidade de articulação entre a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico (…); Saber intervir na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico” (Objetivos do 2.º ciclo de estudos:1).

A Descrição do perfil do profissional (Anexo V) aponta para um novo profissional, em consonância com a legislação já abordada, que inova a visão de fusão entre os grupos de docência “ Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (e) exige que a formação inicial de docentes os habilite para desempenharem, com profissionalidade, numa perspetiva dinâmica e criativa, um conjunto alargado de funções e de papéis” (Descrição do perfil do profissional:1). É colocada ênfase nas competências a desenvolver pelo profissional de educação, através de

“um perfil edificado por justaposição das competências habitualmente exigidas para cada um dos níveis de ensino (…), da construção de um novo profissional que ao mover-se nos dois campos consiga ter uma visão integrada do desenvolvimento e da aprendizagem na infância (…) tendo em conta a centralidade da competência de investigação” (ibidem).

Assim, espera-se um perfil profissional de saída com funções, papéis e competências das quais se destacam as competências investigativas e o desenvolvimento profissional contínuo com “competências profissionais que lhes permitam continuar a sua aprendizagem ao longo da vida” (ibidem).

No documento Organização das Unidades Curriculares (Anexo VI), refletem-se aspetos baseados na mudança pressuposta nos documentos legais, de acordo com o sistema de créditos (ECTS). Na Licenciatura estes distribuem-se entre 2 a 6 ECTS por UC, com destaque para a “Iniciação à prática profissional” nos 4 semestres do Curso, perfazendo um total de 16 ECTS.

No Mestrado, destacam-se os Estágios “Estágio I em Educação Pré- Escolar (e) Estágio II em Ensino Básico - 1.º Ciclo” (ibidem:2), ambos com 21

ECTS, seguidos das Didáticas, “Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (…) Didática do Conhecimento do Mundo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico” (ibidem), com 6 ECTS e a Investigação “Investigação em Contextos Educativos” (ibidem), com 5 ECTS.

Interessa, no âmbito dos aspetos considerados neste estudo, analisar os tempos previstos para as diversas unidades curriculares, principalmente as que decorrem em simultâneo com os tempos de estágio ou de prática pedagógica. Há sobreposição destas unidades curriculares práticas com outras unidades de cariz teórico. Por exemplo, na Licenciatura, no 4º semestre decorre a “Iniciação à Prática Profissional” (ibidem:1) simultaneamente com 5 outras UC. Também no Mestrado o “Estágio I” (ibidem) decorre no mesmo semestre em simultâneo com outras UC. Estas unidades curriculares articulam ainda aspetos metodológicos, éticos e deontológicos relacionados com a intervenção, nomeadamente, “Metodologias de Intervenção Educativa em

Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico; Ética e Deontologia na Docência” (ibidem).

O Modelo de Planificação (Anexo VII)11 é trabalhado em diversas

Unidades Curriculares ao longo do formação inicial de professores do 1.º CEB nomeadamente nas Metodologias, Didáticas e Estágios. Neste modelo de planificação são incorporados, entre outros elementos: tema; conteúdos; atividades; objetivos, avaliação; reflexão; oportunidades de intervenção (…) numa perspetiva sistémica, pensados quando se está a preparar a planificação; eventualidades (…) situações a precaver” (ibidem:1).

V.3.1.2. Prática pedagógica (estágio profissionalizante) e respetivo