• Nenhum resultado encontrado

1. Práticas de supervisão: um espaço de desenvolvimento profissional

1.4. Modelos de desenvolvimento profissional

Tendo em consideração tudo o que referimos anteriormente, justifica-se abordarmos alguns modelos de desenvolvimento profissional, de forma a nos posicionarmos na perspectiva que inspirou o nosso estudo.

74 García (1999), revisitando Sparks e Loucks-Horsley (1990), apresenta cinco modelos de desenvolvimento profissional: i) desenvolvimento profissional autónomo; ii) desenvolvimento profissional baseado na observação e na supervisão; iii) desenvolvimento profissional através do desenvolvimento curricular e organizacional; iv) desenvolvimento profissional através do treino; e v) desenvolvimento profissional através da investigação.

O primeiro modelo, considerado o mais simples, parte do princípio de que os professores aprendem por si mesmos, de que são sujeitos capazes de regular os seus processos de aprendizagem e formação.

O modelo de desenvolvimento profissional baseado na reflexão, no apoio profissional e na supervisão, por sua vez, preconiza que através destas estratégias os professores desenvolvam competências metacognitivas que lhes permitam conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática docente, sendo esta a perspectiva que servirá de fio condutor ao presente trabalho. A nosso ver, impregnada destes princípios de ajuda, partilha, colaboração, relação interpessoal e reflexão, a supervisão desempenhará um papel relevante na construção do processo de desenvolvimento pessoal e profissional não apenas dos supervisandos como dos supervisores. Uma das principais vantagens deste modelo refere-se à capacidade de promover a reflexão e o trabalho colaborativo entre os professores. Por outro lado, a recusa em abrir as portas das aulas e o isolamento poderão constituir alguns constrangimentos ao desenvolvimento profissional baseado neste modelo (García, 1999).

No entanto, são apontados alguns constrangimentos a este modelo. Salientamos o receio de alguns professores em serem observados e analisados por outros colegas, podendo o mesmo acontecer aos estagiários.

O desenvolvimento profissional através do desenvolvimento curricular e organizacional assenta nos seguintes princípios: i) os adultos aprendem de forma mais eficaz quando têm necessidade de conhecer ou resolver um problema; ii) os professores entendem melhor o que é preciso melhorar quando tratam questões relativas ao seu trabalho; iii) os professores adquirem um importante conhecimento ou competência através da sua implicação no aperfeiçoamento da escola ou do desenvolvimento do currículo (Sparks & Loucks-Horsley, 1990, citados por García, 1999). Assim sendo, pretende-se criar oportunidades para o desenvolvimento profissional através da

75 implicação dos professores na elaboração de projectos de inovação curricular centrados na escola e orientados para a melhoria da escola.

O modelo baseado em cursos de formação postula que frequentar estes cursos possibilita aos professores adquirir maior conhecimento ou melhorar as suas competências docentes, participando individualmente em actividades de formação seleccionadas por eles, construindo o seu próprio percurso formativo. No entanto, são- lhe reconhecidas algumas limitações: podem ser demasiado teóricos; os conteúdos são definidos pelos organizadores; nem sempre reflectem as necessidades da escola, nem têm em conta o conhecimento prático dos professores. Este é o modelo actualmente vigente, em que os professores, durante uma semana por ano lectivo, frequentam acções de formação de curta duração.

Um modelo de desenvolvimento baseado nestes cursos, a nosso ver, limita o processo de desenvolvimento profissional a momentos esporádicos da vida profissional docente, onde o profissional treina um conjunto de competências definidas previamente, contrariando a lógica de continuidade e de evolução que perspectivamos.

García (1999) salienta a importância de entender estes cursos como um ponto de partida, o início de um processo de aprofundamento de conhecimentos que se continua a desenvolver em complementaridade com os restantes modelos de desenvolvimento profissional.

Finalmente, o desenvolvimento profissional através da investigação remete-nos para o conceito de investigação-acção e para um dos seus principais conceptualizadores (Stenhouse, 1993). O autor advoga um profissionalismo dos professores baseado na investigação sobre as práticas de ensino e defende a ideia de uma ciência educativa em que cada sala de aula é um laboratório e cada professor um membro da comunidade científica.

Nesta linha de pensamento, o modelo de desenvolvimento profissional em questão pretende implicar os professores nos problemas da sua sala, analisando-os e questionando-os, através da reflexão e da investigação, com vista ao aperfeiçoamento, reflectido, da competência de ensinar. A investigação-acção contribui, assim, para o desenvolvimento do professor, pois incentiva a formação de professores auto- conscientes, auto-críticos e auto-analíticos.

76 Apesar da diversidade de modelos apresentados e do enquadramento do presente estudo num determinado modelo, partilhamos do princípio de que os diferentes modelos de desenvolvimento profissional se podem complementar, em face do tipo de professor e de cada contexto (García, 1999).

Síntese

Neste capítulo, assumimos o desenvolvimento profissional docente como um processo complexo, que começa no início da carreira docente e que se prolonga ao longo desta, estando sujeito à influência de diversos factores e experiências, que contribuem para o crescimento profissional dos docentes, destacámos entre estes factores e experiências a prática da supervisão pedagógica, enquanto espaço de aprendizagem e desenvolvimento, tanto para o professor em formação, como para o próprio supervisor. Esta aprendizagem e desenvolvimento surgem como resultados de um processo de reflexão continuada sobre a acção, sendo o mesmo determinado pela disposição para a aprendizagem de cada um, bem como pelos seus conhecimentos e competências, capacidades reflexivas e estádio de desenvolvimento profissional.

Neste sentido, considerámos pertinente clarificar o conceito de desenvolvimento profissional, bem como as fases de desenvolvimento destes profissionais que nos ajudarão a compreender o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores participantes do estudo.

Foi também nosso intuito integrar, neste capítulo, os modelos de desenvolvimento profissional, enquadrando o modelo de desenvolvimento profissional baseado na reflexão, no apoio profissional e na supervisão como a perspectiva que servirá de fio condutor à presente investigação.

77

CAPÍTULO

IV

D

DDeeessseeennnhhhooo dddooo

E

EEssstttuuudddooo

78

Introdução

Tendo já situado teoricamente o nosso trabalho, procedemos agora, neste capítulo, à explicitação dos procedimentos metodológicos que percorremos ao longo do estudo.

Começaremos por retomar o tema central deste estudo, já apresentado na introdução geral, clarificando os objectivos que o norteiam, e por justificar a metodologia adoptada. De seguida, explicitaremos os procedimentos seguidos na recolha e análise dos dados, desde a construção, validação, realização e transcrição das entrevistas, finalizando na explicitação das diferentes etapas do tratamento da informação através da análise de conteúdo. Fará parte, ainda, deste capítulo, a identificação da população-alvo e a apresentação e caracterização da nossa amostra.