• Nenhum resultado encontrado

Lista de abreviaturas

1.2. Motivações, objetivos e contributos

No âmbito desta dissertação de Mestrado em Engenharia Informática, surgem como motivações para o seu desenvolvimento, a crescente preocupação das IES em (Ahmad, Francis & Zairi, 2007; Fowler & Gilfillan, 2003; Guitart & Conesa, 2015; Jakimoski, 2016; Lupu, Bologa, Sabau & Muntean, 2008; Šimuni, Pilepić & Radić, 2013): otimizarem os seus processos de negócio e rentabilizarem os investimentos efetuados; a necessidade em determinarem quais as prioridades no desenvolvimento de SI; incentivarem a integração e interoperabilidade dos diversos SI/TI das áreas funcionais, para que a organização não seja vista como blocos funcionais mas sim como um todo; modelarem os processos de negócio, devido à necessidade de definir quais os seus trâmites, fluxos, intervenientes e fronteiras; a necessidade de controlar a proliferação e disseminação de informação de modo a que esta chegue ao devido destinatário nas melhores condições; e aumentar a capacidade de gestão estratégica dos níveis superiores.

Hoje em dia, assistimos à proliferação e crescimento do binómio SI/TI no seio das IES, em muito devido ao potencial que esta componente tecnológica apresenta para o desempenho das diversas atividades de gestão destas instituições, bem como o auxílio que prestam no cumprimento de objetivos e alcance de benefícios e avanços científicos nos campos da Educação e da Investigação, duas áreas fundamentais para o sucesso destas instituições (Bøe, Gulbrandsen & Sørebø, 2015; Venkatesh, Croteau & Rabah, 2014).

Dada a importância deste binómio para o desempenho das atividades das IES, surge a necessidade de existir uma estrutura lógica que permita efetuar a sua gestão de forma holística, e que ao mesmo tempo contemple as estratégias de negócio e a própria diversidade e evolução dos SI/TI, sendo essa estrutura denominada por AE (Quartel, Steen & Lankhorst, 2012). O facto de tanto a nível empresarial como académico, a relevância e utilidade estratégica das AE serem cada vez mais reconhecidas (Espinosa, Boh & DeLone, 2011), aliado à inexistência na literatura científica atual de propostas de modelos de referência para uma AE que tenha em consideração as especificidades do setor da Educação, constituem as principais motivações para o desenvolvimento deste trabalho.

Ainda relativamente às preocupações previamente identificadas, com o intuito de lhes dar resposta, as IES têm dado maior atenção à GC, atividade indispensável para garantir a disponibilidade de dados e informação de qualidade que permitam atingir o conhecimento e a inteligência fundamentais para que os processos de tomada de decisão possam ser praticados

6

de forma consciente e atempada, num ambiente marcado por constantes mudanças e pressões (Natek & Lesjak, 2013; Sunalai & Beyerlein, 2015). No sentido de suportar os processos de tomada de decisão, têm-se verificado nas IES um aumento na utilização de SI concebidos especificamente para estes processos, com destaque para a sua aplicação na gestão estratégica (Fakeeh, 2015; Ibrahim, Sundgren & Larsson, 2014). A importância atribuída pelas IES a este tipo de sistemas, motivou a sua incorporação no trabalho apresentado neste documento.

O caso de estudo que serviu de base para a arquitetura proposta foi a UTAD, devido a esta ser uma IES com grande sensibilidade para a área tecnológica. Com o surgimento do novo centro de dados na UTAD, torna-se oportuna e necessária uma arquitetura de suporte à decisão, que numa visão end-to-end, incorpore a estrutura dos serviços da instituição e que possa também endereçar conceitos não só orientados à prestação de serviços mas, também à gestão dos mesmos, com preocupações de eficiência (energéticas, ambientais e qualidade), eficácia e prestação de contas, contribuindo para a criação de SI cada vez mais integrados, autossustentáveis e inteligentes.

A relação de proximidade entre a equipa de investigação e esta instituição também influenciou na escolha da UTAD como caso de estudo, uma vez que seria possível criar sinergias entre ambas as partes e assim obter informações fidedignas indispensáveis para o enriquecimento deste trabalho, e ao mesmo tempo, tornar esta instituição como uma referência a nível nacional (para as demais IESP), no que diz respeito à aplicação de AE no setor da Educação.

Para este trabalho é apresentado como principal contributo a conceção e desenvolvimento de uma AE para a área da Educação (especificamente para as IES), que permita obter uma camada de abstração capaz de agregar os diferentes SI/TI e que ao mesmo tempo tenha em consideração as especificidades de negócios deste tipo de instituições. Esta AE também deve permitir perceber os fluxos da informação e facilitar a integração de novos componentes e a reciclagem de sistemas legados. Este artefacto deve ainda contemplar os padrões de qualidade internacionais, ser capaz de permitir a produção de conhecimento para o suporte à decisão nos diferentes níveis hierárquicos destas instituições e ter a flexibilidade necessária para se adaptar (com pouco esforço) à sua realidade mutável.

Com base na AE proposta é também pretendido apresentar como contributo deste trabalho uma arquitetura de BI/SSBI, que permita retirar ilações sobre a informação recolhida de diferentes fontes de dados, críticas para a gestão da própria UTAD. Este componente de

7

suporte à decisão será utilizado pelos SIC-UTAD, na unidade de Infraestruturas, Comunicações e Suporte para sustentar e agilizar este tipo de processos.

Esta unidade tem, entre outras, a responsabilidade: pela gestão e administração do(s) centro(s) de dados, sistemas e serviços instalados; pela rede de comunicações de voz sobre

Internet Protocol (IP) e de dados; pelos serviços de suporte às comunicações; pelos diretórios

e serviços de autenticação; pelos sistemas e políticas de segurança informática e das comunicações; apoio ao utilizador interno da UTAD (alunos, funcionários e docentes); e pelos serviços de resposta a incidentes de segurança informática, nomeadamente no tratamento e coordenação da resposta a incidentes, na realização de auditorias, na produção de alertas e recomendações de segurança, na promoção de uma cultura de segurança informática na UTAD. Esta plataforma de suporte à decisão servirá também como prova de conceito da AE proposta.

De modo a ser possível alcançar os contributos anteriormente mencionados, foi estabelecido um conjunto de objetivos específicos durante a etapa de planeamento deste trabalho, objetivos esses que derivaram de um levantamento de requisitos e de uma profunda revisão bibliográfica referente aos conceitos associados a esses contributos. Este conjunto de objetivos passa por:

• Estudar e analisar possíveis soluções para a construção da AE;

• Fornecer uma estrutura lógica de alto nível para orientar, gerir e controlar o desenvolvimento de futuras aplicações do binómio SI/TI;

• Propor uma AE que permita alinhar a estratégia dos SI/TI com a estratégia do negócio da instituição;

• Dotar a AE proposta de flexibilidade, escalabilidade, adaptabilidade, modularidade e persistência ao longo do tempo;

• Garantir que a incorporação de componentes na AE respeita normas e padrões nacionais/internacionais adotados por este tipo de instituições;

• Integrar plataformas individuais que permitam o apoio e suporte nos processos de gestão e tomada de decisão nos diversos níveis organizacionais da UTAD (neste caso, uma arquitetura de BI/SSBI);

• Implementar e especificar um modelo de reporting com indicadores de rede, de sistemas, de suporte ao utilizador e de segurança para a arquitetura de BI/SSBI (prova de conceito).

8