• Nenhum resultado encontrado

Forma de obtenção de novos produtos (questão 12)

E MPRESA F ERRAMENTAS DE PDP

EE1 Auto CAD, Programa para controle da produção, MS Project, fluxo de produção, paletização.

EE3 Auto CAD, Pro Engineer 3D, teste de transporte, molde piloto, mock up acrílico/laser (estereolitografia), testes físicos. EE5 Cape Pack.

PE6

Pesquisa de Mercado, Pesquisas Internas e Avaliação de Produtos, Benchmarking, Blind Test, Sensoriais, Feiras, Artigos científicos, Consulta às Universidades, FEMEA (Failure Mode and Effect Analysis), TPM (Total Productive Maintenance), Projeto e Análise de Tendências de Mercado, Planejamento Estratégico de médio e longo prazo.

PE7 Software desenho 3D, Cape Pack, CAD

EE8 Mock up (protótipos), Software CATIA (CAD/CAE/CAM), Molde Piloto (1 cavidade).

EE9 CAD 3 D, Estereolitografia, Mock up virtual, parque gráfico. EE10 ISO 9001, 14000 e 18000; MS Project; Lean, seis sigma.

PE12

BPCS (Business Planning and Control System), MRP/ERP, ISODOC (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) ou EDM (Eletronic Document Management) ou GED ( Gestão eletrônica de dados).

PE13 Pesquisa Nielsen, Modelo padrão Briefing, Análise Financeira, Sistema de Especificação.

PE15

Aplica 100% das ferramentas Lean e Seis Sigma, alinhadas com PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) para instalações.

PE16 Bibliografia, experiência e conhecimento prático e teórico. PE19 Project, pesquisas dos clientes e concorrentes, parceria com

fornecedores e instituições de pesquisa.

Quadro 24- Sumário das principais ferramentas utilizadas no PDP

Fonte: Dados da pesquisa

Ecodesign no PDP

O questionamento referente à utilização de ferramentas de

ecodesign também fez parte das perguntas do questionário. As perguntas

“utilização de ferramentas de ecodesign e ACV no desenvolvimento de produto” foram formuladas com o intuito de conhecer se as empresas para incorporar aspectos ambientais, utilizam algum tipo de ferramenta de auxílio ou de avaliação.

Utilização de ferramentas de ecodesign (questão 36)

A pesquisa evidenciou (Gráfico 30) que a grande maioria das empresas, não utiliza ferramentas para ecodesign. Somente a empresa PE15 explicitou que utiliza ferramentas de avaliação de impacto ambiental e 4R´s.

28%

72%

S im Não

Gráfico 30 - Utilização de Ecodesign no PDP

Fonte: Dados da pesquisa

Estes resultados evidenciam que as empresas pesquisadas ainda não possuem modelo adequado nem ferramentas que facilitem a aplicação do ecodesign no desenvolvimento de produto/embalagem. Mesmo que a realidade demonstre que as empresas já desenvolvem produtos com ênfase à sustentabilidade, conforme foi explicitado pela questão 26, elas não utilizam as ferramentas de ecodesign como auxílio. Percebe-se que as ferramentas de ecodesign com foco em meio ambiente já são amplamente divulgadas na literatura, porém pouco difundidas no meio empresarial conforme o resultado dessa questão.

Uso de ACV (análise de ciclo de vida) para o PDP-PDE (questões 37, 38 e 39)

A ACV é uma ferramenta valiosa para medir o impacto ambiental dos produtos e processos e oferece, portanto, subsídios para tomada de decisão no PDP.

Percebeu-se através da pesquisa que algumas empresas ainda possuíam certo desconhecimento referente à ferramenta de ACV. O resultado, no entanto mostra, que dezesseis empresas (84%) não utilizam ACV e três empresas (16%) utilizam tanto para o produto como para embalagem. São as empresas PE6, EE10 e PE15. Outras manifestaram interesse em utilizá-la, porém colocaram como fato negativo a não existência ainda de um banco de dados nacional. Também a empresa EE9 colocou que, com auxílio de sua matriz, está elaborando um banco de dados internacional. A empresa PE6 utiliza o

software “Simapro” e a base de dados “Buwal”. Já empresa de

embalagens EE10 utiliza em fase embrionária um software desenvolvido por sua matriz que avalia aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já a empresa PE15 utiliza ACV com um software próprio que declarou possuir patente.

As três empresas que utilizam ACV também responderam que a ACV é utilizada desde o início do PDP.

O subitem a seguir trata de várias informações relativas às perguntas formuladas para empresas com relação à embalagem. Com o intuito de conhecer melhor a importância e o papel da Embalagem na empresa um conjunto de perguntas foi formulado e os resultados obtidos são apresentados e discutidos a seguir.

Grau de importância da embalagem dentro da Empresa (questão 40) Percebe-se que a embalagem dentro das empresas pesquisadas (gráfico 31) possui um papel muito importante para dezesseis empresas. Para duas delas é considerado importante e pouco importante para apenas uma. Essa última é a empresa EE1, cujos produtos são embalagens de papel e papelão ondulado. Nesse caso, as embalagens por ela produzidas são acondicionadas sempre em palete de papelão ondulado com filme plástico envolvente. Assim, a embalagem possui sempre o mesmo padrão, por isso é considerada de pouca importância.

A empresa EE5 colocou que na maioria dos casos a embalagem que acondiciona seu produto, acaba tendo maior importância para seus clientes e, nesse caso, muitas delas são desenvolvidas em conjunto (fornecedor e cliente).

84%

11% 5%

muito importante importante

pouc o importante

Gráfico 31 - Grau de importância da Embalagem na Empresa

Fonte: Dados da pesquisa

Funções exercidas pela embalagem (questão 41)

Por meio da pergunta número 41 foi possível conhecer a opinião das empresas quanto às funções exercidas pela embalagem, conforme está representado no gráfico 32. A função de proteger o produto foi escolhida por todas as empresas e para 95% delas a função de conter o produto foi indicada. Essa resposta é muito coerente, e já era esperada, visto que as principais funções da embalagem são de conter, proteger e transportar o produto (MOURA ; BANZATO, 2003;).

18 95% 15 79% 19 100% 13 68% 16 84% 11 58% 15 79% 16 84% 13 68% 16 84% 17 89% 12 63% 7 37% 2 11% 0 20 40 60 80 100 Conter o produto Expor o Produto Proteger o Produto Comunicar Higiene Rastreável Amiga do Meio-Ambiente Redução de Custo Ergonômico Logística e Distribuição Segurança ao Consumidor Responsabilidade Social Todos Outros % Empresa

Gráfico 32 - Funções exercidas pela Embalagem

Outras funções importantes também tiveram índice expressivo de escolha como pode ser visto no gráfico 32. Percebe-se que além das funções tradicionais exercidas pela embalagem como conter, proteger, comunicar, outras funções começam ser consideradas importantes como a amiga do meio ambiente e da responsabilidade social. A função “expor o produto” foi considerada com mesmo grau de importância da função “amiga do meio ambiente” por 79% dos entrevistados. A função da responsabilidade social foi escolhida por doze empresas e de ser rastreável, onze empresas (58%) escolheram. Sete empresas escolheram todas as funções apresentadas como importantes para embalagem.

Além disso, duas empresas realçaram outras funções para embalagem como: a tabela ambiental, função educacional e da inovação tecnológica. Portanto observa-se que todas as funções apresentadas foram consideradas muito importantes pelas empresas, pois tiveram uma incidência de escolha de importância maior que 50%. Observa-se, que a percepção da importância da embalagem como amiga do meio ambiente começa a ter uma relevância até superior que outras funções importantes por ela exercidas, como o da comunicação e ergonomia. A função de responsabilidade social também começa a ser e percebida como importante para um grande número de empresas, conforme já descrito acima.Com base nos resultados obtidos as funções relativas à sustentabilidade torna-se cada vez mais importante.

O próximo subitem mostra os resultados das perguntas efetuadas relativas à integração do PDE e PDP.

Integração do (PDE) com PDP (questão 42)

A importância da integração dos processos de PDE e PDP já foi levantada na revisão da literatura e apresentada também como justificativa para a elaboração do modelo dessa tese. No entanto, foi necessário colher também a opinião de especialistas das empresas de forma a sustentar a proposta de modelo a ser criado.

O gráfico 33 resume o resultado em relação à questão pesquisada e mostra que a maioria das empresas conduzem seus processos de PDP e PDE de forma integrada. Uma empresa não conduz seu processo de desenvolvimento de forma integrada e duas delas, apesar de não integrarem os dois processos, consideram importante essa integração. As empresas PE7 e PE17 foram às únicas que apesar de não integrarem os dois processos, informaram que os mesmos ocorrem de forma simultânea.

Apesar da maioria informar que pratica e considera importante a integração dos dois processos, não foi constada evidências desta prática, conforme mostra o quadro 23, onde somente uma empresa possui um modelo integrado (empresa PE6).

16 84% 1 5% 2 11% 0 50 100 Integrado Independentes Independentes, porém considera

importante a integração

% E mpres a

Gráfico 33 - Integração do PDE com PDP

Fonte: Dados da pesquisa

Importância da integração do PDE com PDP (questão 43, 44 e 45) Houve consenso por parte das empresas da importância da integração do processo de desenvolvimento de produto e embalagem acontecer desde o início (questão 43). No entanto deve ser enfatizado que, embora, tenham relatado a importância dessa integração, as mesmas não utilizam dessa prática.

A importância da integração dos dois processos de PDP e PDE foi relatada por 18 empresas (95%), sendo que uma delas não considera tal condição importante. Trata-se da empresa EE2 que coloca como justificativa o fato de a embalagem para seu produto (tampas) constituir- se somente em um facilitador para logística e transporte.

A redução de custos e de redução de tempo de desenvolvimento (questão 45) foi o benefício esperado pela maioria das empresas (gráfico 34), seguido de: menor impacto ambiental e melhoria no desempenho global, embalagem sob medida, redução de matéria-prima e melhor desempenho global do conjunto. Pouco mais da metade das empresas (53%) escolheram todos os benefícios listados. O resultado da pesquisa mais uma vez corrobora que existem vários benefícios importantes nessa integração em que a empresa pode se beneficiar. Isso também já foi mencionado pelos autores Madi et al. (1999); Bramklev et al. (2001) e Klevas (2005).

15 79% 17 89% 10 53% 12 63% 14 74% 14 74% 13 68% 12 63% 10 53% 0 0 0 20 40 60 80 100

Redução de tempo no desenvolvimento Redução de custos Redução de emissões durante o transporte e distribuição Redução de consumo de Matéria- Prima Menor impacto ambiental Melhoria no desempenho global do produto Embalagem feita sob-medida Melhor desempenho global do conjunto Todas acima Não se aplica

% Empresas

Gráfico 34 - Benefícios esperados da Integração do PDE com PDP

Fonte: Dados da pesquisa

A adoção de um modelo específico para o PDE totalmente independente (questão 46) foi uma questão não obteve resposta das empresas, tendo em vista o resultado anteriormente apresentado ou seja, somente as empresa PE7 e P17 adotam esse procedimento PDE simultâneo com PDP , mas não integrado (questão 47). Após se ter conhecido aspectos importantes relativos à integração do PDE com PDP pelas empresas, os próximos dois tópicos tratarão dos principais métodos e ferramentas utilizados no PDE e as normas ou regulamentos considerados importantes pelas empresas.

Métodos e ferramentas utilizados para o PDE (questão 48)

O quadro 25 sumariza as principais ferramentas que as empresas informaram utilizar durante o PDE. Como é possível observar, algumas não utilizam ferramentas devido ao fato da embalagem ser desenvolvida pelo próprio fornecedor. Outras utilizam a ferramenta de modelamento sólido 3D e um dos softwares muito utilizado é o Cape

Pack. Realizam também vários testes relativos às propriedades,

desempenho e funcionalidade da embalagem com o produto como shelf

life, além de testes de empilhamento e transporte. Além disso, percebe-

se a utilização de outras ferramentas como o banco de dados Mintel, e também a ferramenta de realização de pesquisa de mercado focus group. Duas empresas mencionaram utilizar as mesmas ferramentas de PDP para PDE