• Nenhum resultado encontrado

Forma de obtenção de novos produtos (questão 12)

S OCIAIS D O N OVO P RODUTO O U P ROCESSO

EE2

Mudança de design de tampa com redução de matéria prima com ganhos não só para empresa como para o meio ambiente e de toda a sociedade.

EE5 Utilização de papel cartão com certificação FSC em sete produtos da empresa.

PE6 Desenvolvimento sustentável de seus produtos.

EE8 Projeto desenvolvido em parceria com Escolas e a Prefeitura da cidade referente à Reciclagem e Educação Ambiental.

PE12 Redirecionando dos colaboradores a outros processos de trabalho ou melhorando o ambiente do processo.

PE13

A empresa se preocupa com o impacto ambiental relacionado a toda unidade produtiva, porém não há ainda um detalhamento em nível de produto.

PE15

Empresa ajudou a criar o INPEV (Instituto Nacional de

Processamento de Embalagens Vazias) junto com outros fabricantes de agroquímicos e representantes da cadeia produtiva. Esse instituto sem fins lucrativos; visa o cumprimento da legislação específica de cuidados com embalagens de agroquímicos promovendo e atuando na sustentabilidade do meio ambiente e nas comunidades onde atua. Realiza o transporte de embalagens vazias a partir de unidades de recebimento até a destinação final, para a reciclagem ou incineração. PE17

A empresa na compra de produtos de hortifruti procura incorporar pequenos produtores. Atualmente a empresa já certificou mais de 1.500 famílias produtoras de forma a priorizar e auxiliar o seu ingresso na cadeia de suprimentos.

Quadro 20- Exemplos apresentados como avaliação de impactos sociais do novo produto ou processo

Ficou evidente também que somente uma empresa a PE6 avalia o impacto social de seus produtos ou processos durante o processo de desenvolvimento de produto e embalagem. Isso se justifica pois a ACV social é algo novo em todo mundo cujo manual foi publicado recente em maio de 2009 pela UNEP/SETAC (ADREWS et al. 2009).

Criação de produto que gera benefício social ou ambiental (questão 26)

O resultado da pesquisa mostra que doze empresas pesquisadas já desenvolveram algum produto que gerasse benefício social ou ambiental (gráfico 22). Nesse universo, dez empresas são de produto e somente duas são de embalagem. Portanto existe uma incidência maior de empresas que desenvolvem produtos. Exemplos apresentados na pesquisa com as empresas estão sumarizados no quadro 21.

Sim 63% Não

37%

Gráfico 22 - Criação de produto com benefício social ou ambiental

Fonte: Dados da Pesquisa

Pelo quadro 21 é possível perceber que já existem muitas iniciativas onde as empresas aliam aspectos ambientais e sociais no desenvolvimento de seus produtos. Com relação a iniciativas que geram benefícios ambientais observa-se principalmente a aplicação do conceito 4 R’s, que indiretamente geram benefícios sociais. Os exemplos apresentados que geraram benefícios diretos para a comunidade ou para os funcionários da própria empresa. Porém esses exemplos são sempre iniciativas isoladas ou de produto ou de embalagem desenvolvido com

um benefício que gerasse menor impacto social ou ambiental. Por sua vez, a empresa PE6 foi a única que citou um exemplo com benefício para ambos produto e embalagem. Porter e Kramer(2006) afirmam que as abordagens dominantes de responsabilidade social são muito fragmentadas e desvinculadas do negócio da empresa. Para os autores a melhoria da questão social e da competitividade andam juntas.

EMPRESA EXEMPLOS DE PRODUTOS QUE GERAM IMPACTO SOCIAL OU

AMBIENTAL

EE1 Criação de Container de papelão para substituição de bombonas de plástico, aço e alumínio.

EE5

Desenvolvimento de embalagens com cartão certificadas FSC, cuja certificação representa garantias indiretas de responsabilidade social.

PE6

Desenvolvimento de uma linha de produtos cuja matéria prima é da flora brasileira proveniente de florestas e manejos que são

certificadas e áreas de cultivo orientadas para preservação da natureza. Por sua vez, a embalagem dessa linha de produtos é feita utilizando-se resina PET reciclada pós-consumo.

PE7 Utilização de rótulo biodegradável de PLA (Polilactato). PE8 Desenvolvimento de um projeto de embalagem reciclada com a

utilização do PET (Polietileno Tereftalato) reciclado. PE12

Melhorias no processo com a utilização de caixas com fundo automático para alguns setores, melhorando as condições de trabalho dos funcionários.

PE14 Reversão de valores para investimento na comunidade. PE15 Criação de diversas patentes com benefícios para agricultura. PE16 Compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação de resíduos

em produtos nobres.

PE17

Já foram desenvolvidos diversos produtos geradores de benefícios sociais e ambientais, como por exemplo, o sabão em pó

desenvolvido exclusivamente para uma Marca própria que economiza água na lavagem. Comercialização de uma marca de Café onde a cadeia de produção do café é certificada para garantir o desenvolvimento social das comunidades envolvidas com a produção de café.

Outros produtos de marcas próprias como Camisetas

confeccionadas com garrafas PET, cobertores confeccionados 100% com garrafas PET e embalagens de papel certificadas FSC, etc. PE18 Toalha de banho com corante natural

PE19

Criação do Projeto Mateiro (capacitação de mateiros e alfabetização) como também o desenvolvimento da embalagem biodegradável.

Quadro 21- Exemplos de produtos que geram impacto social ou ambiental

Para conhecer se as empresas divulgam aspectos ambientais relativos aos produtos na forma de rotulagem ambiental o próximo subitem apresentará o resultado do questionamento realizado referente a esse aspecto.

Utilização de algum tipo de rotulagem ambiental (questão 27) A rotulagem ambiental tem por objetivo informar aos consumidores o desempenho ambiental dos produtos. As organizações, à medida que começam a criar produtos com melhorias ambientais ou sociais, dão início também à sua utilização. O questionamento referente à utilização de rotulagem ambiental também fez parte desse segundo bloco objetivando conhecer se as empresas entrevistadas já adotam essa prática (gráfico 23).

S im 53% Não

47%

Gráfico 23- Rotulagem Ambiental

Fonte: Dados da Pesquisa

Dez empresas entrevistadas responderam que utilizam algum tipo de rotulagem ambiental. São cinco empresas de embalagem e cinco empresas de produtos, mostrando assim que existe maior incidência de utilização de rotulagem ambiental nas empresas de embalagem. Dentre essas a maioria utiliza o símbolo reciclável e identificação de tipo de

material. As demais usam em igual proporção (10%) o selo FSC, a tabela ambiental e outros tipos de selos ambientais (gráfico 24). A tabela ambiental é utilizada pela empresa PE6 que mostra informações referentes à origem das matérias primas de seus produtos e informações ambientais das embalagens como percentagem de material reciclado e reciclável e número recomendado de refilagens. Isso evidencia que a empresa PE6 possui grande preocupação com o impacto ambiental e social de seus produtos e embalagens. Aspectos e sustentabilidade devem fazer parte da estratégia de negócio dessa empresa.

7 70% 1 10% 1 10% 1 10% 0 20 40 60 80 Símbolo reciclável Selo FSC Tabela ambiental Outro selo % Empresa

Gráfico 24 - Tipos de Rotulagem

Fonte: Dados da Pesquisa

A empresa ao divulgar informações a cerca do desempenho de sustentabilidade de seus produtos, busca melhorar sua imagem perante a sociedade e também buscar maior competitividade.

Pecebe-se portanto, que a grande maioria que adota rotulagem ambiental utiliza o Rótulo Ambiental tipo II, conforme ABNT NBR ISO14021 (2004). Incluem-se, as empresas que informam o tipo de material de embalagem e se é reciclável e também aquela que faz a auto declaração com o uso da tabela ambiental. O Rótulo Ambiental tipo I (ABNT NBR ISO 14024, 2004) que é concedido por um orgão certificador, é utilizado por duas das empresas entrevistadas, onde

inclui-se o selo FSC e outro tipo de selo. O Rótulo Ambiental tipo III (ISO 14025, 2000) que está baseado nos resultados da ACV, ainda não é utilizado pela amostra de empresas pesquisadas, visto que a referida norma ainda está sendo internalizada no Brasil.

O resultado da pesquisa desse segundo bloco mostrou que as empresas estão preocupadas na parte de sustentabilidade e meio ambiente. Os exemplos por elas apresentados deixaram bem claras e evidentes essas iniciativas. Pode-se citar a adoção de 4R´s, Produção mais Limpa, criação de produtos com benefícios socais e ambientais e avaliação do impacto social e/ou ambiental do produto. As empresas de um modo geral ainda não exigem a certificação ABNT NBR ISO 14001 (2004) de seus fornecedores, porém começam a incentivá-los a fazer melhorias ambientais.

Os resultados também evidenciam que se existisse um modelo adequado e completo de PDP e PDE que incorporasse os aspectos de sustentabilidade poderia ser de grande utilidade para as empresas. No entanto, com base na revisão da literatura (capítulo 2), existe uma lacuna, visto que os modelos que foram levantados não são adequados para realidade atual que busca maior sustentabilidade.

Conhecida a atuação das empresas em sustentabilidade, o próximo item trata do bloco de perguntas relativas ao processo de desenvolvimento de produtos e embalagens nas empresas. O resultado do próximo bloco de perguntas tratará informações importantes acerca da “Estrutura do PDP-PDE nas Empresas pesquisas.”

4.4 ESTRUTURA DO PDP-PDE DAS EMPRESAS (BLOCO 3 QUESTÕES 28-49)

A seguir será apresentado o resultado desse terceiro bloco de perguntas (Quadro 22) cujo objetivo foi conhecer e compreender a atuação das empresas em PDP e PDE. Esse terceiro bloco de perguntas, conforme já apresentado na metodologia dessa tese, possui vinte e uma perguntas compreendendo as questões (28-49) e teve como principal objetivo compreender a atuação das empresas em PDP e PDE, conhecendo-se sua estrutura com relação a esse processo.