• Nenhum resultado encontrado

Núcleos de Apoio Institucional aos Sistemas de Informação na UFMA

2.5 Universidade Federal do Maranhão: Estrutura Organizacional e EaD

2.5.1 Núcleos de Apoio Institucional aos Sistemas de Informação na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão possui atualmente dois centros estratégicos ligados ao apoio institucional aos sistemas de informação e de expansão do ensino superior por meio da Educação a Distância. São eles o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

2.5.1.1 Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFMA)

O NEaD é o setor responsável pela gestão do ensino a distância, principalmente relacionado ao apoio aos departamentos que oferecem a modalidade. O núcleo

82

compreende uma equipa de professores doutores, mestres e especialistas, técnicos administrativos e assistentes pedagógicos distribuídos na estrutura organizacional composta pela Direção e coordenações Administrativa, Tecnológica, de Gestão Pedagógica e coordenações dos cursos correspondentes. Para além destes dispõe de uma equipa de produção (designers, cinegrafistas e editores de vídeo), assim como profissionais que garantem o processo de produção de vídeoaulas, roteirização, gravação e acompanhamento da edição (MEC, 2016a).

O NEaD é responsável pelo apoio sócio pedagógico dos Cursos oferecidos na modalidade a distância nas instalações da UFMA e aqueles do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. A gestão da modalidade engloba o planeamento, execução e avaliação das ações, com ênfase na inovação das metodologias educacionais.

A coordenação tecnológica organiza-se empreendendo ações de apoio para os docentes, para discentes e coordenadores de cursos e tutorias. Quanto ao apoio aos docentes, o NEaD busca administrar a interação entre os formadores e formandos, por meio do ambiente de aprendizagem virtual – AVA e ferramentas de chats e fóruns, para além da construção de objetos de aprendizagem centrados na “produção de videoaulas, animação para web, powerpoint narrado e banco de questões” (Bastos Filho & Sá, 2010, p. 828). Conta com instalações que englobam uma sala de conferência que permite a comunicação com os polos e desenvolvimento das atividades planejadas dos cursos. O apoio aos discentes envolve a ambientação no uso do AVA utilizado em acréscimo ao tutorial já existente e acompanhamento das transmissões das conferências. Em apoio as coordenações dos cursos, relatórios disponíveis no AVA auxiliam o acompanhamento de acesso de alunos e professores, assim como o cadastro de notas. Os tutores presenciais e a distância são apoiados pelo NEaD por meio de treinamentos sobre o ambiente AVA - Moodle utilizado nos cursos.

A coordenação pedagógica ocupa-se do acompanhamento e avaliação dos cursos, da capacitação dos recursos humanos, da organização de eventos científicos e do fomento à pesquisa. Empreende ações junto aos professores, discentes, coordenadores de curso e tutores. No apoio aos professores procura auxiliar, principalmente, a preparação das aulas e do material didático. Quanto ao auxílio aos discentes a ênfase dá-se no acompanhamento do planeamento de estudos dos alunos com vista ao desenvolvimento da autonomia e disciplina por parte destes na gestão do seu percurso e aprendizagem. Em relação aos coordenadores de cursos e tutores, para além do acompanhamento, providencia capacitações e treinamentos semestrais (Bastos Filho & Sá, 2010).

83

De 2007 a 2012 a UFMA ofereceu o curso de capacitação em fomento para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, promovido pelo NEaD, que tinha por objetivo contribuir para a inovação das metodologias educacionais nos cursos a distância e presenciais da UFMA. Como abordagens temáticas, foram tratadas questões relacionadas com o cenário da EaD na UFMA, introdução às TICs na educação, uso do blog como ferramenta educativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e introdução a wiki como ferramenta educativa (UFMA, 2012b).

Posteriormente, a UFMA tem vindo a ofertar oficinas de capacitação mais voltadas para gestão do sistema informatizado, de uso obrigatório pela instituição, porém com algum complemento direcionado ao uso das tecnologias em contexto educativo. No entanto, tais oficinas não são ofertadas todos os semestres, constituindo uma capacitação de carácter não obrigatório e, possivelmente, anual, sem propósitos mais efetivos de integração de tecnologias digitais no âmbito do ensino superior na UFMA.

2.5.1.2 Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFMA)

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (UFMA, 2012a), o NTI é o responsável pela gestão das tecnologias da informação na UFMA. Entre as suas atribuições encontra-se a responsabilidade técnica pelo funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Académicas – SIGAA que tem como objetivo informatizar os procedimentos da área académica por meio das funcionalidades presentes no sistema disponíveis nos seguintes módulos: “graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos, bolsistas de pesquisa, ações de extensão, projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção académica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizagem denominado Turma Virtual” (UFMA, 2016c, p. 203).

O ambiente virtual de aprendizagem disponível no SIGAA foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a socialização e interação dos utilizadores do sistema académico, constituído por um espaço denominado Módulo Comunidades Virtuais, disponível para docentes e discentes. Permite partilhar informações, efetuar o download de arquivos, inquéritos, notícias e dispõe de chats e fóruns. O módulo disponibiliza três tipos de comunidades: (i) privada, condicionada a convite dos moderadores para participação, (ii)

84

pública e não moderada, onde o usuário pode inscrever-se para participar sem solicitar permissão e, (iii) moderada quando o usuário necessita de solicitar permissão aos moderadores para participação.

De entre as 135 comunidades alojadas no sistema SIGAA em 2016, constatou-se a existência de grupos de estudo, grupos de pesquisa, disciplinas, formações, grupos de estágio, trabalhos de conclusão de curso (TCC), projetos político-pedagógicos, eventos, mas também a presença de comunidades voltadas para o estudo das tecnologias digitais e educação.

Recentemente, no primeiro semestre de 2017, esteve disponível no programa de capacitação docente da UFMA uma oficina intitulada “Utilização do SIGAA (turma virtual) como instrumento didático pedagógico”, com 20 horas de aulas.

Acredita-se que, apesar da disponibilidade para a criação de comunidades virtuais alojadas no sistema SIGAA, a utilização por parte dos professores e dos alunos ainda se constitui bastante restrita considerando as listagens de comunidades.

2.5.2 As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como Objeto de Estudo na