• Nenhum resultado encontrado

NOTAS BIOGRáFICAS DOS AuTORES

No documento PARTE I para o desenvolvimento? (páginas 83-86)

AMÉLIA PARDAL

Amélia Pardal, é atualmente vereadora na Câmara Municipal de Almada, com os pelouros das Obras, Planeamento, Administração do Território, Desenvolvimento Económico e Arte Contemporânea. Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e pós-graduada em Gestão Cultural nas Cidades pelo ISCTE/ INDEG. Técnica superior e dirigente na C.M.Almada, desde 1995, é vereadora desde 2009. É membro do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal com a responsabilidade da coordenação do grupo de trabalho dos Vereadores da Cultura.

ANTóNIO MATOS

António Matos é atualmente Presidente da ARTEMREDE, e vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Almada. Professor efetivo do Ensino Secundário (área da mecânica), foi vereador da Câmara Municipal do Seixal, com os Pelouros da Educação, Cultura e Desporto (1982-1989) e na Câmara Municipal de Almada, com os Pelouros da Educação, Ação Sociocultural e Des- porto (1989-2013), bem como os serviços de Turismo e de Informação (1993-2013). ANTóNIO PINTO RIBEIRO

António Pinto Ribeiro, formado em Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Silva, A. S. (1995), “Políticas culturais municipais e animação do espaço urbano. Uma

análise de seis cidades portuguesas” in Santos, M. L. L. (coord.), Cultura e Economia - Actas do Colóquio realizado em Lisboa - 9 Abril 1994, Lisboa: ICS-UL

Silva, A. S. (1997), “Cultura: das obrigações do Estado à participação civil”, Sociologia - Problemas e Práticas, nº23, 1997, pp. 37-48

Silva, A. S. (2000), Cultura e Desenvolvimento: Estudos sobre a Relação entre Ser e Agir, Oeiras: Celta.

Silva, A. S. (2003) “Como classificar as políticas culturais? Uma nota de pesquisa”. In OBS, nº 12, OAC.

Silva, A. S. (2007), “Como abordar as políticas culturais autárquicas? Uma hipótese de roteiro”, Sociologia, Problemas e Práticas 54: pp. 11–33.

Silva, A. S.; Babo, E. P.; Guerra, P (2013), “Cultural policies and local development: The Portuguese case”, Portuguese Journal of Social Science, Vol 12, nº2, pp 113-131. Silva, A. S.; Babo, E. P.; Guerra, P (2015), “Políticas culturais locais: Contributos para um modelo de análise”, Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 78, 2015, pp. 105-124. Silva, A.S., Babo, E. P., Santos, H., Guerra, P. (1998), ‘Agentes culturais e públicos para a cultura: Alguns casos ilustrativos de uma difícil relação’, Cadernos de Ciências Sociais 18: pp. 67–105.

Subirats, J. (2011), Otra sociedad, ¿otra política?, Barcelona: Icaria.

Subirats, J., Fina, x., Barbieri, N., Partal, A., Merino, E. (2009). El retorn social de les polítiques culturals. Barcelona: Departament de Cultura i Mitjans de Comunicació. Subirats, J.; Blanco, I. (2009), “¿Todo lo urbano es social y todo lo social es urbano?: dinámicas urbanas y dilemas de políticas públicas”, Medio ambiente y urbanización, 70, 1, pp. 3-13.

Urfalino, P. (1996). L’invention de la politique culturelle. Paris: Hachette. Valery, P., (1952), Charmes. Paris: Gallimard.

em conferências internacionais sobre a temática. LuíS COSTA

Luís Costa é curador, programador, editor, documentarista e artista sonoro. Coordenador da Binaural/Nodar (S. Pedro do Sul) um projeto cultural que atua no contexto rural dos maciços da Gralheira, Arada e Montemuro, onde são desen- volvidos e acolhidos desde 2006 projetos de documentação, reflexão e expressão contemporâneas, cruzando vivências quotidianas, criação artística sonora/media e pesquisa territorial e social.

MARTA MARTINS

Licenciada em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), tem uma Pós-Graduação em Gestão Cultural nas Cidades (INDEG/ISCTE) e o Mestrado em Estudos de Cultura (Faculdade de Ciências Humanas / Universidade Católica Portuguesa). Colaborou com a Câmara Municipal de Lisboa, com a Associação Cultural Os Filhos de Lumière e com a Quaternaire Portugal. Desde 2005 que trabalha na ARTEMREDE, sendo Diretora Executiva da Associação desde 2010. MARTA PORTO

Marta Porto é jornalista e autora de livros de ensaios. Curadora de espaços, programas culturais e exposições artísticas, tem atuado como consultora no desenvolvimento de políticas e programas de gestão cultural e de comunicação pública.

NICOLáS BARBIERI

Nicolás Barbieri é Doutorado em Ciência Política. É professor do Departamento de Ciência Política e investigador do Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autónoma de Barcelona. A sua investigação centra-se na análise das mudanças institucionais e das políticas públicas, particularmente no domínio das políticas culturais e sociais. Publicou livros e artigos em revistas académicas diversas e fornece serviços de consultoria, assessoria e formação para instituições nacionais e internacionais.

PEDRO COSTA

Pedro Costa é professor no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL Culturais. É professor, investigador, programador artístico e gestor cultural.

Foi diretor artístico da Culturgest, de 1992 a 2004. Desde então, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi coordenador do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, e programou o fórum cultural O Estado do Mundo, o Progra- ma Gulbenkian Distância e Proximidade e, desde 2009, o Programa Gulbenkian Próximo Futuro.

CATARINA vAz PINTO

Catarina Vaz Pinto é desde Novembro 2009, vereadora da Cultura (Câmara Muni- cipal de Lisboa). Gestora cultural. Consultora independente na área das políticas e do desenvolvimento cultural, formação cultural e artística. Secretária de Estado da Cultura (1997-2000). Cofundadora da Associação Cultural Fórum Dança, da qual foi Diretora-executiva (1991-1995).

ELISABETE PAIvA

Elisabete Paiva foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento en- tre criação, educação e território no CENTA (2003-2005). Programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e atualmente é diretora artística do Festival Materiais Diversos.

jOãO FERRãO

João Ferrão: Geógrafo, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Univer- sidade de Lisboa, especialista em ordenamento do território e desenvolvimento regional e local. Avaliador de políticas para o Governo português e a Comissão Europeia. Foi consultor da OCDE, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional e Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades. É atualmente pró-reitor da Universidade de Lisboa.

jOHN HOLDEN

John Holden é professor convidado da City University, em Londres, Professor Honorário na Universidade de Hong Kong e associado no think-tank Demos. É autor de várias publicações sobre cultura, estando presente de forma regular

166

e investigador do DINAMIA’CET-IUL, do qual é vice-diretor e onde coordena o grupo de investigação “Cidades e Territórios”. Economista, doutorado em Planeamento Regional e Urbano, tem trabalhado sobretudo nas áreas da Economia da Cultura e do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, tanto no campo académico como no apoio à formulação e avaliação de políticas públicas.

vâNIA RODRIGuES

Gestora Cultural. Assessora Estratégica da ARTEMREDE e responsável pela gestão e programação na companhia de teatro mala voadora. Licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2001) e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). Membro do Strategy Group da rede Europeia A Soul for Europe e membro da European House for Culture.

No documento PARTE I para o desenvolvimento? (páginas 83-86)