• Nenhum resultado encontrado

3.6 A ANÁLISE DOS DADOS

3.6.1 O desenho metodológico da análise

Neste estudo investigativo, na primeira fase da análise, ocorreu a leitura flutuante de todos os materiais - registros das observações feitas nos diários de aula, materiais trabalhados em aula pelas professoras, transcrição das entrevistas e Planos de Estudo destinados para as três turmas - buscando desenvolver a seleção dos que serviram de corpus para o estudo. Com base nessa leitura, foram selecionados os textos que seriam utilizados para a análise, tendo como critério inicial o problema de pesquisa e as questões norteadoras do estudo. Na sequência, a partir desse corpus selecionado, foi desenvolvida outra leitura, realizando breves anotações a partir de palavras-chave ou frases que melhor categorizavam a observação registrada e que levariam às possíveis categorias que iriam emergir da pesquisa. A partir das etapas apontadas por Bardin (2011), optou-se por elaborar uma sistematização que pusesse os dados em foco em forma de categorias, neste estudo, ilustradas por cores. Nesse sentido, os materiais selecionados foram então agrupados por tais signos, tendo como referência, inicialmente, as questões norteadoras do estudo:

Quadro 12 - Codificação da pesquisa (categorias a priori) Quais os gêneros textuais que embasam as

práticas pedagógicas das professoras?

Azul

Quais elementos constituem o ambiente alfabetizador e como ele é utilizado no desenvolvimento das práticas pedagógicas?

Rosa

Quais estratégias são direcionadas para desenvolver/fomentar a formação de leitores?

Amarelo

Quais estratégias são direcionadas para desenvolver/fomentar a formação de produtores de texto?

Verde

Fonte: A autora (2015).

Além dos materiais obtidos tendo como base as questões norteadoras desse estudo, através da leitura desenvolvida e das anotações realizadas, foi possível identificar outros aspectos significativos de análise que apareceram com bastante ênfase na pesquisa, embora inicialmente não tenham sido contemplados nas categorias emergentes do estudo. Para fins de organização didática, foram definidas palavras-chave e/ou frases e cores para destacar a presença desses materiais de análise nos resultados da pesquisa, dada a incidência e pertinência de tais dados que, por si só, inspirariam outra pesquisa.

Quadro 13 - Codificação da pesquisa (categorias emergentes) Afetividade / resolução de conflitos Violeta

Brincar / ludicidade / jogos Vermelho

Fonte: A autora (2015).

A opção por palavras-chave e/ou frases para representar a essência da observação foi uma forma escolhida de organizar e codificar os resultados de forma a contribuir com o surgimento das categorias, sempre tendo como foco/ponto de partida, o problema de pesquisa. A codificação é essencial nesta técnica de análise (AC), pois: “Tratar o material é codificá-lo” (BARDIN, 2011, p. 133). A partir dessa etapa, foi possível identificar como resultados das decodificações:

Quadro 14 - Resultados das decodificações Gêneros textuais nas práticas pedagógicas 32 vezes Ambiente alfabetizador e como ele é utilizado no

desenvolvimento das práticas pedagógicas

12 vezes

Práticas pedagógicas de leitura e formação de leitores

84 vezes

Práticas pedagógicas para fomentar a formação de produtores de texto

27 vezes

Afetividade / resolução de conflitos 65 vezes

Brincar / ludicidade / jogos 29 vezes

Fonte: A autora (2015).

A partir da decodificação, os dados obtidos através da pesquisa foram agregados, agrupados em unidades que possibilitaram a relação com o objeto de estudo. A figura 9 representa o caminho percorrido para a definição das categorias de análise.

Figura 9 - Caminho percorrido para definição das categorias de análise

Problema de Pesquisa

Quais práticas pedagógicas são utilizadas para trabalhar a produção de escrita e a leitura nos três primeiros anos do ensino fundamental,

em uma escola bem-conceituada pelo IDEB?

Leitura Flutuante

Escolha dos materiais do corpus de pesquisa.

Leitura do corpus

Registro de palavras-chave e frases

Categorização, codificação, agrupamento por cores

Questões norteadoras

Quais os gêneros textuais que embasam as práticas pedagógicas das professoras?

Quais elementos constituem o ambiente alfabetizador e como ele é utilizado no desenvolvimento das práticas pedagógicas?

Quais estratégias são direcionadas para

desenvolver/fomentar a formação de leitores?

Quais estratégias são direcionadas para

desenvolver/fomentar a formação de produtores de texto?

Aspectos para análise, surgidos a partir da recorrência e significação

Afetividade / resolução de conflitos Brincar / ludicidade / jogos

Fonte: A autora (2016).

CATEGORIAS (E SUBCATEGORIAS) DE ANÁLISE

Leitura e a escrita no ciclo da alfabetização: do ensino das primeiras letras à leitura e à escrita fluente de textos

A aquisição da escrita alfabética

Práticas de leitura e formação de leitores Práticas pedagógicas de produção de textos

O uso de gêneros textuais no trabalho pedagógico de leitura e escrita

A ludicidade no ciclo da alfabetização

Jogos, brinquedos e materiais lúdicos no ambiente alfabetizador: favorecendo a aprendizagem da leitura e da escrita

Brincar livre e espontâneo no ciclo da alfabetização

As aprendizagens que ultrapassam os conteúdos escolares

Resolução de conflitos e combinações: oportunidades para aprender a (con)viver A valorização do aluno: contribuições para o processo de aprendizagem

4 CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS DE ANÁLISE

O critério para a escolha e para a organização das categorias levou em consideração o referencial teórico deste estudo, as questões norteadoras da pesquisa e a quantidade de vezes que as palavras-chave/frases surgiram com a leitura do material na etapa da codificação. A primeira categoria contempla as duas principais prioridades no processo de alfabetização: a leitura e a escrita, focando o trabalho das professoras nas turmas do primeiro ciclo no que tange às práticas pedagógicas que envolvem esses dois fundamentais conteúdos. Essa categoria é dividida em subcategorias, que irão discorrer sobre as metodologias e os recursos utilizados pelas professoras no ciclo da alfabetização. A segunda categoria prioriza o ato de brincar, as brincadeiras e os jogos, enfim, a ludicidade presente no ambiente alfabetizador e no planejamento docente. Aqui tratou-se tanto do ato de brincar como algo que pode favorecer as práticas pedagógicas, como aquele brincar livre, espontâneo, favorável para o desenvolvimento da criança. A terceira e última categoria aprofunda reflexões acerca das aprendizagens que ultrapassam os conteúdos escolares, trata da resolução de conflitos em sala de aula, das relações de interativas, da afetividade e da valorização do aluno, o que foi bastante evidenciado nos materiais de pesquisa.

Para fins de análise, tendo como referência principal o problema de pesquisa - Quais práticas pedagógicas são utilizadas para trabalhar a produção escrita e a leitura nos três primeiros anos do ensino fundamental, em uma escola bem-conceituada pelo IDEB? -, serão triangulados os resultados obtidos dos registros das observações e materiais utilizados pelas professoras, das transcrições das entrevistas e do que consta nos Planos de Estudo direcionados para os três primeiros anos do ensino fundamental, no que tange à leitura e à produção escrita, associando essa gama de dados com referenciais teóricos da área e com as inferências da pesquisadora.

A apresentação dos diálogos, falas, atividades e de todos os registros das observações realizados nos diários de aula, entrevistas e análise de documentos que foram selecionados para esta tese aparecerá exposta no corpo do texto (e não em anexos) devido a serem utilizados como material de análise e de ilustração nos respectivos capítulos em que se encontram. As respostas das entrevistadas, degravadas das entrevistas, estão relatadas de forma original, sem alterações ou correções gramaticais que poderiam comprometer a estrutura fonética das expressões, de modo que perderiam a originalidade. Como forma de organização da análise, serão utilizados códigos criados pela pesquisadora que irão corresponder aos participantes e às situações que envolveram a pesquisa:

Quadro 15 - Códigos e significados utilizados na análise

Código Significado

P1 Fala da professora do 1º ano

P2 Fala da professora do 2º ano

P3 Fala da professora do 3º ano

C Fala de apenas uma criança

C1 C2 C3 ... Fala de diferentes crianças na mesma situação

Cs Fala coletiva de crianças

Prô O vocativo professora, dito por criança(s)

Profe O vocativo professora, dito por criança(s)

P Fala da pesquisadora

// // Emissão de som

... Atividade contínua

Fonte: A autora (2016).

4.1 LEITURA E A ESCRITA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: DO ENSINO DAS