• Nenhum resultado encontrado

3. ESTUDO DE CASO SOBRE A FRANQUIA TRANSFORMERS

3.2 Os 35 anos de história

3.2.6 O presente e o futuro da franquia (2018-2021)

2018começoucomoanúnciodemaisumreposicionamentodaTakaraTomy: a partir desse ano, todos os seus produtos passaram a ser idênticos às suas contrapartes produzidas pela Hasbro, encerrando a era das “pinturas japonesas superiores”. A notícia desagradou aos fãs que preferiam as versões orientais, mas ainda não há informações sobre se a mudança está afetando as vendas da empresa japonesa. Desde então, todos os produtos de ambas as fabricantes se tornaram indistinguíveis, com exceção, é claro, de quando um produto é lançado apenas por uma delas. Com o objetivo de tornar seu nome mais reconhecido fora do Japão, a TakaraTomy está atualmente inserindo o seu próprio logo, em conjunto ao logo da Hasbro, em todas as embalagens americanas de Transformers (figura 25).

Figura 25 – Típica embalagem da linha Transformers: Studio Series, 2018, uma das primeiras a conter ambos os logos da Hasbro e da TakaraTomy. (Círculos em cor-de-rosa adicionados digitalmente para destacar a presença dos logos).

Com o fracasso na bilheteria de The Last Knight, diversos filmes que estavam sendo planejados foram cancelados, com apenas um deles sobrevivendo por já estar com a sua produção em estado avançado. O filme, entitulado

Bumblebee (figura 26) e dirigido pelo novo diretor Travis Knight, se passa no ano de

1987, antes dos eventos de seus antecessores, e foca no personagem homônimo, que já havia se tornado praticamente a mascote da franquia, de volta ao seu clássico modo alternativo de fusca, como era na Geração 1.

Lançado no final de 2018, Bumblebee teve a menor bilheteria da saga, vítima do desinteresse do público gerado pelo filme anterior, mas foi extremamente bem recebido pelos fãs e pela crítica; elogios foram feitos à sua trama mais simples e contida, sua reimaginação do visual dos vários Transformers que aparecem nele, e a direçãomaiscoesadeTravisKnightcomparadaàdeMichaelBay.Noentanto,mesmo com o status de melhor filme da franquia, a pouca bilheteria não animou os estúdios a apostarem em novos lançamentos e, até o presente, não existem informações oficiais sobre quando um novo filme será lançado, apenas rumores e hipóteses.

Figura 26 – Pôster do filme Bumblebee, 2018.

Fonte: TFWiki. <https://tfwiki.net/wiki/Bumblebee_(film)>. Acesso em 02/12/2019.

Contudo, esse não foi o fim dos filmes para a Hasbro. No início de 2018, foi lançada a linha Transformers: Studio Series, focada em trazer figuras completamente novas dos seis filmes live-action para um público de crianças mais velhas até colecionadores adultos. A linha está sendo bem sucedida, se expandindo durante 2019 e já tendo diversos lançamentos anunciados para 2020, sem previsão

de acabar. Os principais elogios à Studio Series têm sido a sua dedicação à escala mais próxima da realidade entre os veículos e o avanço na fidelidade dos robôs aos visuais que vemos nos filmes. Em contrapartida, alguns colecionadores ignoram a tentativa de escala realista e optam por criticar a notável redução de tamanho que pode ser observada nas figuras atuais (figura 27); um item lançado hoje em uma determinada classe, quando comparado a um item da mesma classe lançado dez anos atrás, é geralmente menor em alguns centímetros de altura e possui menos material aplicado, enquanto os preços tendem apenas a subir.

Figura 27 – Comparação entre duas figuras com dez anos de diferença.

(Ambas representam o personagem Barricade do filme Transformers, e ambas pertencem à mesma classe de tamanho. À esquerda, a figura lançada na linha de 2007. À direita, a figura da linha Studio Series, de 2018. Note como a versão de 2007 é maior, enquanto a versão de 2018 é mais detalhada).

Fonte: YouTube. Emgo316. <https://youtu.be/dGJvEEcuUlk>. Acesso em 02/12/2019.

Enquanto isso, a linha de produtos baseados na Geração 1 chegou à uma nova fase em 2019, intitulada Transformers Generations: War for Cybertron (não relacionada ao jogo homônimo de 2010). A linha possui uma narrativa própria que reconta a clássica história de origem dos Transformers, e é dividida em três partes (figura 28): Siege, de 2019, em que todos os robôs transformam-se em veículos “cybertronianos”, ou seja, do seu planeta-natal; Earthrise, de 2020, em que os robôs adquirem modos terrestres ao chegarem na Terra; e uma terceira parte ainda não revelada, que potencialmente será lançada em 2021. Uma série animada inspirada especificamente em Siege será lançada a partir de 2020 na Netflix, com a possibilidade de também adaptar Earthrise e a terceira parte da linha nos próximos

anos. Em 2018, a IDW concluiu a sua saga de quadrinhos iniciada em 2005, mas, já em 2019, deu início a uma nova saga inspirada na trama e nos brinquedos de Siege; até o momento, não houveram mudanças significativas nas reações dos leitores ao recomeço dos quadrinhos.

Figura 28 – Comparação entre duas figuras do Starscream lançadas na linha War for Cybertron. (À esquerda, a versão Siege, que se torna um “jato cybertroniano”. À direita, a versão Earthrise, que assume a sua clássica forma de jato na Terra. As figuras estão próximas da escala real).

Fonte: Adaptado de TFWiki. <https://tfwiki.net/wiki/Starscream_(G1)/toys>. Acesso em 02/12/2019.

O setor da franquia dedicado ao público infantil também continua forte na atualidade. Em 2018, estrearam a série animada e a linha de brinquedos

Transformers: Cyberverse (figura 29), uma espécie de amálgama da Geração 1 com

elementos inspirados em todas as outras encarnações ao longo dos anos; um reflexo da atual mentalidade de “apelo à nostalgia” presente em toda a franquia, até mesmo em um produto criado para atrair crianças e novos consumidores. O protagonista da animação é Bumblebee, capitalizando em sua contínua popularidade com as crianças e no recente lançamento de seu próprio filme. Apesar de ter sido criada para televisão, a série também está sendo disponibilizada gratuitamente no canal oficial de Transformers no YouTube.

Em paralelo, foi lançada também outra série animada, Transformers: Rescue

Bots Academy, uma sequência direta de Rescue Bots que continua sendo

direcionada a crianças pré-escolares; apesar de tecnicamente fazer parte do universo Aligned, aquele conceito não é mais explorado desde 2017 e parece ter

sido abandonado pela Hasbro. Devido a novas tendências no mercado de animações infantis, tanto Cyberverse quanto Rescue Bots Academy possuem apenas 11 minutos de duração por episódio, ao contrário da tradicional duração de 22 minutos usada por todas as séries anteriores.

Figura 29 – Arte promocional da série animada Transformers: Cyberverse, 2018.

Fonte: TFWiki. <https://tfwiki.net/wiki/Transformers:_Cyberverse_(cartoon)>. Acesso em 02/12/2019.

Mas a novidade mais inusitada introduzida em 2018 foi a linha Transformers:

BotBots (figura 30), em que centenas de novos robozinhos foram introduzidos e

transformam-se em objetos inesperados, como alimentos, plantas, materiais escolares e até mesmo um rolo de papel higiênico. As figuras, que não medem mais do que cinco centímetros, são vendidas de três formas diferentes: em embalagens individuais e “secretas” que não revelam qual figura você está comprando, exceto por um código minúsculo que os colecionadores aprenderam a decifrar; em pacotes com cinco figuras; e em pacotes com oito figuras.

Devido à organização pré-determinada dos pacotes, porém, é impossível adquirir todas as figuras sem acabar com algumas repetidas; de acordo com a Hasbro, isso é intencional e busca incentivar as crianças a realizar trocas entre si. Em um ano, a linha já ultrapassou a marca de 200 figuras, e ainda mais lançamentos já foram anunciados para 2020. BotBots foi muito bem recebida por uma pequena parcela de fãs devido à sua originalidade, mas a maior parte do fandom simplesmente ignora a sua existência – afinal, como muitos justificam, o público primário é crianças muito pequenas, não colecionadores adultos.

Figura 30 – Divulgação da linha Transformers: BotBots, 2018.

Fonte: TFWiki. <https://tfwiki.net/wiki/Transformers:_BotBots>. Acesso em 02/12/2019.

Para garantir a compreensão das diferentes eras da franquia ao longo de sua existência, conforme analisado detalhadamente acima, foi elaborada uma síntese (tabela 2) que apresenta de modo compacto os acontecimentos mais importantes de cada período, permitindo um olhar mais alinhado e direto de como as mudanças de cada era se agregaram e moldaram a franquia como ela é hoje.

Tabela 2 – Resumo das eras da franquia Transformers.

Diversas outras linhas de menor presença e que se destinam a nichos muito mais específicos do mercado continuam a ser vendidas, incluindo a ainda bem- sucedida Masterpiece. A franquia também segue recebendo inúmeros produtos licenciados por outras fabricantes, uma grande variedade de jogos on-line e, mais recentemente, um jogo de cartas colecionáveis chamado Transformers Trading Card

Game, cuja relevância para o seu futuro ainda é incerta.