• Nenhum resultado encontrado

4 CONTEXTO ORGANIZACIONAL

4.3 O Programa de Educação Corporativa (PEC)

A organização Sicredi desenvolve a educação coorporativa como o conjunto de estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento e fomentar o autodesenvolvimento dos colaboradores e, assim, contribuir para que estes se aperfeiçoem e, consequentemente, alcancem as metas de cada entidade e do Sistema como um todo. Sendo assim, a política de Educação Corporativa apresenta papéis e ferramentas utilizadas no planejamento, implementação e gestão da educação corporativa, tendo como público-alvo os dirigentes e colaboradores.

Para a efetividade e realização do programa de educação corporativa na organização é necessário a participação e a responsabilidade das funções de todos os integrantes. Sendo assim, o dirigente aprova o plano anual de Educação Corporativa estimulando o desenvolvimento e o autodesenvolvimento dos colaboradores. No caso do gestor na Unidade de Atendimento UA suas atribuições são:

• orientar o colaborador na construção do plano de desenvolvimento individual; • elaborar o levantamento de necessidades de educação corporativa;

• priorizar ações e estimular o autodesenvolvimento da sua equipe;

• adotar práticas que reforçam a cultura de aprendizagem e de desenvolvimento contínuos;

• avaliar os resultados das ações de educação corporativa para seus colaboradores, para isso tem o apoio da área de gestão de pessoas que é elaborar o plano anual de educação corporativa e propor soluções que atendam às necessidades do negócio;

• apoiar o gestor no levantamento de necessidades de educação corporativa e no acompanhamento do desenvolvimento do colaborador;

• realizar o registro das informações no módulo TR e acompanhar os indicadores de educação corporativa neste módulo e no Sicredi@prende.

Desta forma, o colaborador deve construir o plano de desenvolvimento individual responsabilizando-se pelo autodesenvolvimento, aplicando as competências no trabalho, contribuindo para o sucesso do negócio.

São várias as modalidades e eventos de educação corporativa proporcionadas aos colaboradores as possibilidades: presencial, à distância, híbrida (mistura da modalidade presencial e à distância).

Os eventos são classificados em internos, onde o conteúdo é desenvolvido internamente, cujo direito autoral e patrimonial é do Sicredi; e os externos, o conteúdo é desenvolvido e ministrado por consultorias externas, cujo direito autoral é do fornecedor, porém o direito de uso do conteúdo é do Sicredi.

O autodesenvolvimento é a premissa da Educação Corporativa do Sicredi. Assim, mesmo propondo alternativas para o desenvolvimento dos colaboradores, cada um deve buscar a aprendizagem e se responsabilizar pelos resultados, não se restringindo às soluções sistêmicas.

Algumas orientações para melhor aproveitamento desses recursos:

• O colaborador deve ser incentivado, orientado e apoiado a construir o seu plano de desenvolvimento individual (PDI). Ele deve preencher o formulário correspondente e validar com o seu gestor.

• O gestor deve validar o plano de desenvolvimento individual do colaborador, que serve de base para a elaboração do levantamento das necessidades de educação corporativa (LNEC), onde serão priorizadas as ações em educação corporativa para o ano seguinte. A priorização das atividades a serem desenvolvidas corporativamente ou localmente deve estar de acordo com as orientações estratégicas da empresa em que atua (foco, estratégias, orçamento, prazos etc). O gestor pode contar com o auxílio dos profissionais de Gestão de Pessoas para essa atividade.

• Os profissionais de Gestão de Pessoas, de posse dos levantamentos de necessidades das áreas, elaboram o plano anual de educação corporativa, validando-o com o Superintendente e/ou Diretoria. Após aprovado, encaminha-o para a área de Gestão de Pessoas - Banco, por meio do e-mail edcorporativa@sicredi.com.br

• A área de Gestão de Pessoas do Banco acolhe os planos anuais de educação corporativa e elabora o calendário anual de educação corporativa, em que devem constar as ações sistêmicas.

Na seqüência constam sete instrumentos para o desenvolvimento e a efetividade da educação corporativa na organização Sicredi.

a) Plano de Desenvolvimento Individual

Plano construído pelo colaborador, com o apoio do seu gestor, que serve para orientar o seu autodesenvolvimento e mapear as ações de educação corporativa. O plano deve estar relacionado com as estratégias organizacionais e as ações priorizadas pelo gestor.

No plano constam as ações que são contempladas pela empresa, por meio dos instrumentos de educação corporativa, e também alternativas que o colaborador possa utilizar para o seu autodesenvolvimento.

O plano de desenvolvimento individual é a base para a construção do levantamento de necessidades de educação corporativa da sua área.

O formulário para a construção do plano encontra-se no Sicredi@prende<PDI Periodicidade: construção contínua, validação anual no mês de outubro.

b) Levantamento de Necessidades de Educação Corporativa

É um pensar e planejar estrategicamente o desenvolvimento das equipes para a maximização dos resultados. Busca atender o plano de desenvolvimento individual, priorizando as demandas, de acordo com as estratégias organizacionais (conforme planejamento estratégico da empresa), as competências apresentadas pelo colaborador (perfil versus performance) e os instrumentos de Educação Corporativa disponibilizados pela área de gestão de pessoas.

O levantamento de necessidades de educação corporativa de cada área é a base para a elaboração do plano anual de educação corporativa da empresa. O formulário para a

realização do levantamento das necessidades de educação corporativa encontra-se no Sicredi @prende<LNT.

Peridiocidade: anual, até o mês de novembro.

c) Plano Anual de Educação Corporativa (Organização)

É o extrato organizado dos levantamentos de necessidades de educação corporativa, considerando os instrumentos de educação corporativa e outras formas de autodesenvolvimento, as prioridades, o tempo de execução e o orçamento necessário alinhados às estratégias organizacionais (foco, planejamento estratégico, orçamento).

É elaborado pelo profissional de Gestão de Pessoas, com o apoio e aprovação do Superintendente/Diretoria.

Deve ser enviado para a área de Gestão de Pessoas do Banco e contribuirá para o planejamento da área e a construção do calendário de eventos de educação corporativa.

O formulário para a construção do plano anual encontra-se no Sicredi@prende<plano anual EC.

Peridiocidade: anual, até o mês de dezembro.

d) Calendário de Eventos de Educação Corporativa (Sistema)

É a compilação sistêmica do plano anual de educação corporativa da empresa. Após a elaboração, o Calendário é disponibilizado a todos os colaboradores do Sicredi.

Periodicidade: anual, deve ser divulgado no mês de fevereiro.

É o ambiente virtual de educação corporativa do Sicredi. Por meio dele, os colaboradores podem: consultar manuais; visualizar todos os cursos disponíveis para cada posição; participar de cursos a distância e de programas de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento; acessar ao material didático de cursos presenciais. A participação nos cursos à distância e programas de formação fica registrada automaticamente no histórico do colaborador, no Sicredi@prende.

Endereço: http:\\sicrediaprende.sicredi.com.br

f) Módulo TR

É utilizado pelos profissionais de Gestão de Pessoas e serve para registro, gerenciamento e obtenção de informações das seguintes ações de educação corporativa:

• eventos proporcionados pela empresa com foco em: integração, formação, desenvolvimento, aperfeiçoamento e autodesenvolvimento.

• incentivo à educação formal;

• certificações externas obtidas pelos colaboradores.

• modelos de avaliação de satisfação, lista de presença, certificados, crachás etc.

g) Censo

É utilizado pelo colaborador efetivo para registrar e manter atualizadas as informações sobre sua formação profissional e educacional. Serve para:

• apoiar os processos de seleção interna;

• conhecer detalhadamente o nível de formação dos colaboradores; • mapear experiências profissionais existentes no Sistema;

Endereço: www.sicredi.com.br >Quiosque do Colaborador

O Sicredi apresenta por meio de estratégias de educação corporativa possibilidades para incentivar o autodesenvolvimento de seus colaboradores.

Programas de Educação Corporativa

Os Programas de Integração, Formação e Aperfeiçoamento do Sicredi fazem parte de um conjunto de ações educacionais contínuas e inter-relacionadas para o fortalecimento da cultura organizacional e cooperativista, desta forma preservando a instituição como sistema, ampliando a visão de associado, tendo foco no negócio para ganhos em escala. Proporcionando agilidade na disseminação e gestão do conhecimento, valorizando o desenvolvimento das pessoas, conforme mostra o Quadro 4.

Programas Objetivos Específicos Público-alvo

Integração

Receber e introduzir o colaborador no ambiente organizacional;

Disponibilizar o conhecimento da empresa, sua estrutura e seus produtos/serviços;

Apresentar a identidade organizacional, através do conhecimento de suas regras e padrões de comportamento e ação.

Colaboradores recém- admitidos

Formação Orientar e fortalecer as competências do colaborador para ocupar determinada posição. Colaboradores recém- admitidos ou recém- promovidos

Aperfeiçoamento Oferece aos colaboradores já formados e com vivência na posição condições para um melhor desempenho de sua posição.

Colaboradores com mais de dois anos na mesma posição Quadro 4: Programas de Educação Corporativa

Fonte: Gestão de Pessoas Sicredi, fev. 2010.

Para receber e introduzir o novo colaborador no ambiente organizacional e disponibilizar o conhecimento da empresa, sua estrutura, seus produtos/serviços existe os programas de integração e formação dos colaboradores para orientar e fortalecer as competências do mesmo.

O colaborador ao ingressar no Sicredi, deverá participar de atividades de integração, dando continuidade no nível de formação e de aperfeiçoamento, pois são estes que possibilitam a realização das atividades diárias na busca de melhores resultados.

Para o desenvolvimento dos programas apresentados no quadro, o Sicredi utiliza várias estratégias bem como cursos à distância-sicredi@aprende, conforme mostra o Quadro 5.

Estratégias Orientações Gerais Passo-a-passo A participação nos cursos à distância por

meio do Sicredi@prende é direcionado pelo plano de desenvolvimento individual;

O colaborador em consenso com o gestor define o curso que é prioridade para realização.

Estão relacionados no Sicredi@prende na aba cursos por posição;

A pré-inscrição é realizada pelo colaborador no Sicredi@prende;

É indicado que os cursos oferecidos por meio do Sicredi@prende não sejam oferecidos presencialmente com os mesmos objetivos de aprendizagem.

A aprovação da inscrição deve ser realizada pelo Gestor ou Assessor de Gestão de Pessoas.

O acesso aos Cursos à Distância por meio do Sicredi@prende devem ser realizados prioritariamente no local e horário de trabalho.

O acompanhamento do desenvolvimento do colaborador nos cursos é realizado pelo Gestor, com o apoio do Assessor de Gestão de Pessoas.

O colaborador deve participar de um novo curso somente após ter concluído o anterior. O colaborador deve se inscrever no curso somente se já possuir todos os pré-requisitos. O colaborador não deve se inscrever em cursos que já realizou, a não ser que realmente necessite de uma reciclagem. O colaborador deve se responsabilizar por concluir o curso no período previsto.

Cursos à distância – Sicredi@prende

Para obter o certificado, o colaborador deve ter 100% de freqüência e aproveitamento mínimo de 70% na avaliação de conhecimentos (quando houver).

Quadro 5: Cursos à Distância – Sicredi@prende

Fonte: Gestão de Pessoas Sicredi, fev. 2010.

Os cursos à distância ou presencial são destinado a gestores e colaboradores, relacionados à sua área de atuação na organização. Desta forma, existe flexibilidade e adaptação dos horários dos cursos conforme a disponibilidade dos participantes. Os cursos presenciais são expostos no quadro 6.

Estratégias Orientações Gerais Passo-a-passo Os Cursos Presenciais

disponibilizados pelo Sistema estão relacionados no Sicredi@prende na aba Cursos por Posição e na aba Programas de Educação Corporativa.

1. A análise para a facilitação do curso presencial deve ser realizada pelo especialista, pelo Assessor de Gestão de Pessoas e pelo Superintendente. O especialista deve indicar o consultor externo para a realização do curso e acompanhar o resultado do trabalho.

Os Cursos Presenciais oferecidos pelas Empresas devem ter o público- alvo mencionado no plano de curso e focados para o desenvolvimento das metas do negócio.

2. A contratação do consultor externo pode ser realizada pelo Assessor de Gestão de Pessoas, em conjunto com o especialista.

A facilitação do curso presencial pode ser interna (colaborador) ou externa (consultor).

3. A área especialista do Banco deve realizar a análise do assunto demandado, a sua aplicação e aprofundamento, realizando a construção do curso, que pode ser presencial ou à distância, de acordo com a avaliação dos especialistas. Também é responsabilidade dessa área oferecer o suporte necessário para os facilitadores e/ou a tutoria dos cursos à distância.

Cursos Presenciais

Para obter o certificado, o colaborador deve ter 90% de freqüência e aproveitamento mínimo de 70% na avaliação de conhecimentos (quando houver).

4. A logística e o registro no TR são de responsabilidade do Assistente de Gestão de Pessoas.

Quadro 6: Cursos Presenciais

Fonte: Gestão de Pessoas Sicredi, fev. 2010.

Complementando o exposto acima, os congressos, seminários e cursos externos servem de estratégia para o desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores e dirigentes. Pois os temas desses eventos estão relacionados 100% com a área de atuação e são coerentes com o plano de desenvolvimento individual. A participação no evento é definida pelo responsável Gestão de Pessoas, Gerente Administrativo, com base no Plano Anual de Educação Corporativa com orientação do Gerente Regional de Desenvolvimento. Percebe-se diante do plano exposto, a preocupação dos Gestores com o desenvolvimento individual e organizacional. O Sistema também proporciona aos colaboradores auxílio à educação formal; auxílio à língua estrangeira e a curso de idiomas, possibilitando desta forma o desenvolvimento das competências lingüísticas dos gestores e colaboradores que tenham contato direto com o exterior e ou necessitem do idioma para melhor desempenho das atividades na posição atual ou futuro.

Este capítulo sistematizou o contexto organizacional, a história e as características da Organização Cooperativa, bem como a Gestão de Pessoas, suas políticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento de pessoas, mediante o programa de educação corporativa.

5 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA PERSPECTIVA DA MUDANÇA E