• Nenhum resultado encontrado

O S VISITANTES / TURISTAS

No documento Frentes de água. Ao encontro do rio (páginas 167-171)

A versão entregue a visitantes e turistas na cidade de Tavira tinha como objetivos perceber se a presença do rio era um facto conhecido antes da primeira visita do inquirido à cidade, bem como se esse facto constituiu um motivo para a visita ou uma referência a destacar em futuras recomendações sobre a cidade. Foram inquiridos como se referiu anteriormente 42 turistas, sendo que 14 são turistas provenientes do estrangeiro e os restantes 28 turistas são nacionais.

Neste sentido, 57% dos inquiridos visitantes/turistas assumem ter conhecimento da presença do rio na cidade de Tavira, enquanto que 43% dos inquiridos refere que apenas tomou conhecimento da sua existência após a chegada à cidade (ver Figura 77).

Figura 77 - Gráfico referente ao conhecimento dos inquiridos sobre a existência do rio, diferenciando o turista nacional e o estrangeiro [Fonte: Pacheco, L.]

92% 8%

Considera que o funcionamento noturno que se verifica no verão é benéfico?

Sim Não 0% 20% 40% 60% Sim Não Estrangeiro 19% 14% Nacional 38% 29%

Tinha conhecimento da existência deste rio antes da sua primeira visita a Tavira?

148

Considerando o turista nacional e o turista estrangeiro, verifica-se uma maior discrepância (9%) entre os que já conheciam e os que não conheciam o rio de Tavira no primeiro grupo ù turistas nacionais ù, do que entre os turistas estrangeiros (4%). Embora não seja uma diferença muito significativa, poderá supor-se que os turistas estrangeiros quando visitam uma cidade procuram reunir um maior número de informação sobre a mesma.

Contudo, olhando novamente para os resultados globais, a percentagem que desconhecia a existência do rio antes da primeira visita não é aceitável, pelo que talvez seja necessário relacionar melhor a imagem da cidade com o rio. Embora as praias sejam a grande mais-valia da cidade de Tavira, o seu rio é uma peça fundamental na sua estrutura, que deve ser valorizado e que poderá ser um motivo para visitas à cidade, tendo em conta que as praias se limitam ao bom clima que se verifica especialmente numa determinada época do ano.

Quando questionados se recomendariam a cidade de Tavira a amigos e conhecidos, após esta visita, é unânime entre todos os turistas/visitantes inquiridos uma resposta afirmativa, pelo que se conclui ficaram impressionados positivamente durante a sua estadia. Relativamente à zona da frente ribeirinha que fariam principal alusão e referência tem-se os resultados ilustrados no seguinte gráfico da figura 78.

Figura 78 - Gráfico ilustrativo das zonas mais recomendadas pelos turistas/visitantes [Fonte: Pacheco, L.]

Destacam-se aqui as zonas do Jardim Público de Tavira e Mercado da Ribeira (13%) e do Anfiteatro

de Tavira ù Zona wi-fi (12%), como as que seriam mais recomendadas pelos turistas inquiridos, pelo

que se pode justificar esta escolha por serem zonas que apresentam uma maior diversidade em termos de comércio e esplanadas e também por serem as zonas que recebem a maior parte dos eventos organizados pela Câmara Municipal de Tavira tendo em conta a globalidade da zona ribeirinha. Verifica-se harmonia entre as zonas escolhidas como as mais apreciadas entre globalidade dos inquiridos e as que seriam recomendadas pelos inquiridos turistas.

4% 9% 7% 4% 3% 9% 7% 3% 3% 3% 4% 12% 13% 7% 9% 7% 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% Circuito de Manutenção Skate Parque Café Escola Fixa de Trânsito Parque de estacionamento de terra Zona de estar - Beira Rio Zona central de tavira Parque infantil / Parque Geriátrico Zona junto ao Pingo Doce - Sapal Zona do Terminal Rodoviário / Estacionamento Zona junto ao rio: Fonte /Casa das Máquina Anfiteatro de Tavira - Zona wi-fi Jardim Público de Tavira e Mercado daù Zona dos pescadores (desde a doca até à ponte)

Zona da Casa Criativa Outra

Faria referência especial a alguma das zonas envolventes do rio? Sem sim, qual?

149 Por oposição, as zonas menos recomendadas estão em linha com as zonas identificadas como mais necessitadas de melhorias e aquelas em que os inquiridos menos gostam de permanecer.

De entre as perguntas especiais desta versão destinada a turistas e visitantes encontra-se uma questão de resposta aberta que tinha como objetivo perceber o que despertou o interesse nos turistas ou visitantes para que se deslocassem até à cidade de Tavira. Do universo de 42 turistas apenas 30 responderam a esta questão, constituindo uma percentagem de 71% de respostas válidas, sendo que a maioria das respostas apresenta mais do que um motivo.

Destaca-se especialmente as praias como principal motivação para visitar Tavira, sendo que 30% dos inquiridos que responderam a esta questão a referem como a característica que despertou maior interesse pela cidade, sendo que um dos inquiridos as refere de excelente qualidade. É dado especial ênfase a Ilha de Tavira.

Outro motivo mencionado com igual percentagem (30%) está relacionado com a história e cultura que a cidade envolve, sendo destacadas questões como as construções típicas da cidade que preservam o seu aspeto tradicional algarvio, os vários pontos de interesse que oferece como sejam as diversas igrejas e o castelo.

A beleza, a par de adjetivos como bonita e brilhante, é uma qualidade focada por 20% dos inquiridos que responderam a esta questão. Um dos inquiridos faz referência à iluminação noturna que refere intensificar a beleza da cidade, proporcionando-se, assim, um quadro da cidade deslumbrante. De facto, apreciando a cidade durante o período noturno nota-se uma iluminação cuidada no sentido de colocar em evidência vários pontos de interesse da cidade de Tavira, como sejam as igrejas e outros marcos presentes na colina do castelo.

Referenciada igualmente por 20% dos inquiridos, outra característica destacada é a tranquilidade que a cidade transmite, sendo também aqui associados termos como serenidade e calma. Um dos inquiridos dirige-se à cidade de Tavira como uma cidade calma, pacata, mas possuidora de uma vasta

diversidade de pontos de interesse, referindo que desde o campo à praia há imensos sítios para se visitar.

Segue-se, com 13% dos inquiridos a referenciá-lo, o rio e a sua envolvente como a característica que despertou mais interesse pela cidade de Tavira, sendo este peça intrínseca e central na cidade, que testemunha e acompanha a história da mesma e proporcionando espaços de excelente qualidade e vista na cidade. Segundo um dos inquiridos, o facto de a cidade ter um rio a atravessá-la foi o que mais o

impressionou pela positiva na medida em que considera a dimensão do mesmo é a ideal para que os cidadãos e visitantes possam usufruir da melhor maneira, quer do rio, quer dos seus espaços envolventes.

Outras características evidenciadas como responsáveis pelo despertar de maior interesse pela cidade de Tavira são o ambiente proporcionado pelo espírito acolhedor e simpatia dos seus habitantes (10%); o

bom clima, referenciado como um clima quente (10%) e natureza presente na cidade e arredores desta

(espaços verdes bastantes agradáveis) (10%).

Isoladamente no grupo de respostas destacam-se outras opiniões consideradas também interessantes, embora referidas apenas por um inquirido, pelo que a cidade é destacada por:

x Ser limpa e cuidada;

x Possibilitar deslocações pedestres agradáveis; e

150

De referir, ainda, que 10% dos inquiridos afirmaram ter vindo a Tavira sem qualquer expectativa, na medida em que optaram por este destino apenas por ser a cidade de colegas ou familiares ou por questões profissionais, mas que após a primeira visita ficaram impressionados pelo encanto natural da cidade, apaixonando-se e regressando.

A cidade de Tavira é, assim, eleita um excelente destino para passear ao fim de semana ou para umas férias prolongadas.

Os resultados obtidos nesta questão de resposta aberta denunciam-se que os aspetos que mais marcam os indivíduos despertando o interesse pela cidade estão relacionados especialmente com a dimensão significado, pois embora na avaliação das características que são essenciais para o espaço público se note uma maior preocupação e valorização por questões de conforto e acessibilidade, as referencias aqui feitas mostram que o destaque da cidade e o interesse que a mesma pode despertar no indivíduo está fortemente relacionado com as características que a podem tornar especial e única relativamente a outras cidades.

151

7

CONCLUSÃO E

DESENVOLVIMENTOS FUTUROS

No documento Frentes de água. Ao encontro do rio (páginas 167-171)