• Nenhum resultado encontrado

3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o processo de implementação do PNRH com vistas a avaliar a efetividade da estratégia proposta e os resultados alcançados.

3.2 Objetivos específicos

Foram definidos, ainda, os seguintes objetivos específicos:

• Avaliar a metodologia e estratégia de implementação considerando os próximos processos de revisão do PNRH;

• Analisar a incorporação das ações nos PPAs do Governo Federal; e

• Analisar o envolvimento dos atores no processo de implementação do PNRH.

3.3 Procedimentos metodológicos

Como procedimentos metodológicos foram adotados a aplicação de técnicas diferenciadas de pesquisa por meio do uso de métodos de documentação indireta (pesquisa bibliográfica), observação direta intensiva (entrevistas) e observação direta extensiva (questionários do método Delphi de políticas) e, ainda, de interação direta por meio da realização de uma oficina de trabalho e o processo de análise dos dados. Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco etapas: a primeira, comum a todo processo científico, foi uma consistente revisão da literatura; a segunda etapa correspondeu à realização de 11 entrevistas com vistas a identificar as questões a serem formuladas e receber sugestões de nomes para compor o quadro dos painelistas para a etapa seguinte; na terceira aplicou-se o método Delphi de políticas com a realização de duas iterações; na quarta etapa foi realizada uma oficina com integrantes da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CT-PNRH) do CNRH; e na última sucedeu-se o processo de análise dos dados obtidos.

Figura 3.1 – Estrutura da metodologia

Revisão da Literatura

A pesquisa bibliográfica, importante etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico, destacando-se que a revisão bibliográfica não possui valor em si mesma, mas sim, quando contribui para a leitura crítica do tema abordado, estabelecendo conexões entre o conhecimento acumulado e reportado na literatura com os resultados da pesquisa (HELLER et al., 1996). Iniciou-se por um levantamento de dados e informações publicadas a respeito do tema, em estudo, com uma extensa revisão bibliográfica da documentação referente ao processo de elaboração e revisão do PNRH junto ao MMA e à Agência Nacional de Águas (ANA) e ainda àquelas relativas aos aspectos legais e à produção científica sobre o PNRH e a metodologia de pesquisa. Esta etapa teve como objetivo obter e agregar informações que pudessem servir como referência para a presente pesquisa que foi delimitada em três períodos para análise por meio de uma investigação retrospectiva, anteriormente e após a aprovação do

PNRH, em 2006, até o ano de 2012, ano do início da pesquisa; e por uma investigação prospectiva para o período de 2013 a 2016, correspondente ao final do segundo período de implementação do PNRH, após a sua primeira revisão finalizada em dezembro de 2011.

Entrevistas

Essa fase teve como objetivo obter informações para a formulação das questões a partir de uma base de conhecimento bem mais ampla do que a do próprio autor e definir, a partir dos entrevistados, uma lista de especialistas para compor o painel Delphi. Iniciou-se por selecionar os especialistas para as entrevistas de forma a assegurar a representatividade de todos os setores participantes do CNRH. Ademais, considerou-se o perfil e conhecimento de cada um deles sobre o processo de elaboração, revisão e implementação do PNRH.

Na sequência, definiram-se a técnica, a preparação, o roteiro e o detalhamento executivo das entrevistas que foram realizadas, com perguntas abertas, organizadas conforme os três períodos estabelecidos de retrospecção e prospecção para a pesquisa: até 2005; de 2006 a 2012; e de 2013 a 2016. Por fim, foram sistematizados os conteúdos das entrevistas que serviram de base à formulação do questionário e à formação da lista de especialistas para a próxima etapa.

Método Delphi de políticas

Foi adotada a pesquisa Delphi de políticas, cuja metodologia é amplamente utilizada em investigações relativas a políticas públicas, como era o caso do objeto desta pesquisa, o PNRH. Destaca-se que a qualidade dos seus resultados está muito associada à formulação adequada das questões, à representatividade e quantidade dos painelistas.

Essa etapa iniciou-se com a definição da lista de especialistas e elaboração do questionário em seu conteúdo e forma, com o objetivo de estabelecer um processo denso e dinâmico que estimulasse e facilitasse obter-se um bom retorno dos questionários enviados. Foi utilizada uma ferramenta, em meio digital, que assegurou a agilidade e o acompanhamento de todo o processo de envio e respostas ao questionário com o necessário monitoramento dos retornos.

Na sequência, foram sistematizadas as avaliações obtidas na 1ª iteração e as questões que não obtiveram consenso foram retornadas a todos os que responderam à 1ª iteração, com as observações recebidas sobre elas, para uma reavaliação em uma 2ª iteração. Por fim, nesta etapa, foram sistematizadas e consolidadas as avaliações obtidas na 2ª iteração nos vários níveis de consenso.

Oficina

Realizou-se uma oficina de avaliação qualitativa do processo de implementação do PNRH, que contou com o apoio da CT-PNRH do CNRH, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) /MMA e da ANA, e integrou a programação da Semana da Água organizada por estas instituições em 2013. Na oficina, apresentou-se a metodologia desta pesquisa, discutiu-se o conceito de confiabilidade e avaliaram-se as 16 questões que até então, nas duas iterações realizadas, não obtiveram consenso por parte dos especialistas. Por fim, foram analisados e consolidados os resultados da oficina.

Processo de análise dos dados

A análise dos dados, como descrito nos itens anteriores, deu-se de uma forma dinâmica e processual a cada etapa, restando a esta etapa final a consolidação e análise crítica dos resultados, com base nas hipóteses levantadas, com o objetivo de verificar a sua validação. A Figura 3.2 detalha o processo iterativo e de análise dos dados.

Figura 3.2 – Detalhamento das etapas metodológicas iterativas

A investigação retrospectiva teve como objetivo apropriar-se do conteúdo teórico e de experiências relatadas na literatura e, também, das experiências diversas dos participantes na fase de entrevistas individuais, nas declarações de voto no questionário do método Delphi e dos participantes da oficina. Já a investigação prospectiva se fundamentou nas contribuições dos especialistas das entrevistas individuais e dos painelistas que participaram do método Delphi e da oficina. A metodologia proposta foi efetivamente delineada no desenvolvimento do trabalho e na medida em que os resultados foram sendo obtidos. Dessa maneira, os capítulos seguintes apresentam, de forma detalhada, cada uma das etapas metodológicas.