• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

3.2 OBJETO DE PESQUISA

Tem-se como objeto desta pesquisa as cooperativas da agricultura familiar do Paraná, a escolha do local deu-se pela representatividade das cooperativas no Estado e pelo grande número de organizações que surgiram a partir da década de 1990. Para fins de caracterização e delimitação, pautou-se na regulamentação trazida pela Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais3. Nesse caso, de acordo com o §

4º do artigo 3º:

Consideram-se cooperativas (singulares ou centrais) da agricultura familiar, aquelas que comprovem que, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de seus participantes ativos são beneficiários do PRONAF, comprovado pela apresentação de relação com o número da DAP4 ativa de cada cooperado e que, no mínimo, 55% (cinquenta e cinco por cento) da produção a ser beneficiada, processada ou comercializada são oriundos de cooperados enquadrados no Pronaf, e cujo projeto de financiamento comprove esses mesmos percentuais quanto ao número de participantes e à produção a ser beneficiada, processada ou comercializada referente ao respectivo projeto. (BRASIL,2006).

No Brasil, em 2017, existiam aproximadamente 1.406 cooperativas com DAP jurídica ativa, sendo 41 centrais e 1.365 singulares, com cerca de 613 mil cooperados, dos quais 432 mil eram agricultores familiares com DAP ativa. As sedes estavam presentes em cerca de 1.000 municípios, podendo aumentar, caso fosse considerada toda a área de abrangência que, em muitos casos, extrapola o limite dos municípios sede. Com relação à distribuição regional, destaca-se o Sul, onde estão localizadas 544 cooperativas, cerca de 39% do total do país (SILVA; SCHULTZ, 2017). Nesse período, as cooperativas com DAP ativa do Paraná representavam cerca de 11% do total do pais, sendo que, em dezembro de 2017, eram 148, das quais 141 destas surgiram após 1990; elas estavam distribuídas em 114 municípios (Figura 6), com cerca de 61.118 cooperados, dos quais 42.785, cerca de 70% eram agricultores familiares com DAP. Nas regiões do estado, observou-se uma concentração na

3 Estas informações correspondem ao normativo vigente no período em que foi selecionada a amostra. Posteriormente, com a Portaria 62, de 02 de julho de 2019, ficou estabelecido que Cooperativas singulares da Agricultura Familiar - o quadro de cooperados deve ser constituído por mais da metade de agricultores familiares com DAP ativa e Cooperativas Centrais da Agricultura Familiar - a soma dos agricultores familiares com DAP ativa constitua mais da metade do número de cooperados pessoas físicas da totalidade das cooperativas singulares. Mais informações em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/agricultura- familiar/dap/formularios-manuais-e-legislacao.

4 Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) é o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Rural e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas e seu extrato está disponível para consulta no endereço:www.smap14.mda.gov.br/

mesorregião Sudoeste, que contava com 36 cooperativas, representando 24,3% do total com DAP ativa no período.

Do grupo total de agricultores familiares cooperados, 90,9% estava categorizado5 como da Agricultura Familiar (AF) e 8,3% como assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA)6. As outras categorias, pescadores, silvicultores, quilombolas e indígenas, representam apenas 1,7% do total dos cooperados com DAP. Os indígenas e os silvicultores eram categorias com menor representação em termos absolutos, apenas 75 pessoas participam das cooperativas da agricultura familiar em todo o estado, 33 indígenas e 42 quilombolas.

Figura 6 – Municípios de localização das cooperativas da agricultura familiar do Paraná – 2017

Fonte: Coelho ( 2020) Nota: Escala 1:2.500.000.

5 Estas informações correspondem aos grupos e categorias de agricultores familiares vigentes no período de seleção da amostra. Mais informações em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/agricultura- familiar/dap/modelos-grupos-e-status-da-dap.

6 O Paraná possui atualmente 329 assentamentos, distribuídos em 117 municípios, abrigando um total de 18.772 famílias, sendo que o maior assentamento fica localizado na cidade de Quedas do Iguaçu, na Região Centro Sul, com cerca de 1.004 famílias (INCRA, 2017).

Quanto às atividades econômicas desenvolvidas pelas organizações cooperativas da agricultura familiar que constavam na base de dados da Receita Federal do Brasil, observou- se uma atuação diversificada nos mercados produtivos, de agroindustrialização e comercialização de produtos7. Das 148 cooperativas com DAP ativa no período, 27,03% estavam vinculadas à produção, agroindustrialização e comercialização do leite, 20,95 % das cooperativas trabalhavam com hortifrutigranjeiros e 14,19%, tubérculos e raízes. A produção de grãos nas cooperativas aparece na quarta posição com 12,84%, seguida das atividades de produção de alimentos orgânicos e agroecológicos que foi de 6,76%; pecuária que inclui atividades de corte 5,41%; fruticultura com 4,05% e as outras, de cana-de açúcar, café, vinho, mel, peixe e flores, somaram juntas 8.79% do total (Gráfico 1).

Gráfico 1– Atividade econômica das 148 cooperativas da agricultura familiar do Paraná– 2017

Fonte: Receita Federal do Brasil, 2017.

Considerando esse grupo de informações e as principais características das cooperativas da agricultura familiar quanto à sua localização, data de constituição, número de cooperados a elas vinculados e principal atividade econômica desenvolvida, no tópico que segue apresentam-se os critérios que foram utilizados na delimitação da amostra que serviu como base do desenvolvimento desta pesquisa.

7 As informações relativas à atividade produtiva das cooperativas referem-se à atividade econômica principal constante na Receita Federal do Brasil em dezembro de 2017. A partir dessas informações, foram criados grupos relacionados, por exemplo, às cooperativas que estão classificadas com atividade produtiva “Leite” englobam todas as cooperativas que atuam com essa atividade, seja à montante ou à jusante (produção, beneficiamento, transporte, comercialização etc.).