• Nenhum resultado encontrado

Perfil dos Equipamentos Tradicionais e dos Negócios Culturais (ANCORAS)

IDADE DA POPULAÇÃO TOTAL

4.1 Perfil dos Equipamentos Tradicionais e dos Negócios Culturais (ANCORAS)

4.1.1 Igrejas

Relação das Igrejas e Conventos entrevistadas pela Pesquisa de Equipamentos Culturais do CAS, realizada pela Secult-Ercas/Unesco.

Igreja/Convento Localidade

CENTRO HISTÓRICO 13 Edifícios

Catedral Basílica do Salvador Terreiro de Jesus

Igreja de Santo Antônio Além do Carmo Santo Antônio Além do Carmo

Ordem Terceira do Carmo Santo Antônio Além do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Carmo Carmo

Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia Comércio

Igreja e Convento São Francisco Ordem Primeira Praça da Sé

Convento Bom Jesus dos Perdões Santo Antônio Além do Carmo

Basílica de São Sebastião Mosteiro de São Bento Centro

Igreja dos Quinze Mistérios Santo Antônio

Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão Santo Antônio Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão Pelourinho

Igreja de São Pedro dos Clérigos Terreiro de Jesus

Venerável Ordem Terceira N.Sra do Rosário dos Pretos Pelourinho

ENTORNO DO CENTRO HISTÓRICO 20 Edificios

Igreja de Nossa Senhora das Vitórias Nazaré

Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana Nazaré

Convento e Igreja de Nossa Senhora da Piedade Piedade

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa Nazaré

Igreja de São Pedro Centro/Piedade

Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória Saúde

Convento Nossa Senhora do Desterro Nazaré

Igreja de Nossa Senhora da Trindade Comércio

Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Tororó Tororó

Convento de Nossa Senhora da Soledade Soledade

Capela da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim Calçada

Igreja e Convento de Nossa Senhora da Palma Nazaré

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano) Nazaré

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré Nazaré

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha Lapinha

Igreja do Sagrado Coração de Jesus Nazaré

Igreja Nossa Senhora dos Aflitos Largo dos Aflitos

Capela Nossa Senhora das Mercês Mercês

Capela de Nossa Senhoras das Graças - Salete Barris

TOTAL DE IGREJAS E CONVENTOS NO CAS 33 Edificios

Fonte: Secult-Ercas/Unesco.

As primeiras vilas e cidades brasileiras se organizavam em torno de capelas que, posteriormente foram denominadas paróquias, e a entendia-se que a terra era propriedade de Deus ou do Rei. Assim, a administração da vida terrena cabia a seus representantes, conciliada com o Estado, detentor do poder. Surgia, assim, a cidade cristã, tendo como base a negação do prazer, a dedicação ao trabalho, o amor ao próximo. A Igreja protegia, educava e patrocinava o lazer, a divulgação da Fé e a sociabilização.

A religião se constituiu, nesse período, em um instrumento eficaz para manter a unidade e a coesão social na colônia. “Dentro dessa perspectiva a igreja, no Brasil, assumia um cunho social significativo, havendo uma interpretação mútua entre fé e cultura lusitanas.” (AZZI, 2001, p. 22). A Igreja, protegia, educava e patrocinava o lazer, a divulgação e a sociabilidade entre os citadinos Todas as atividades culturais na colônia eram permeadas por expressões cristãs, pois toda a população era educada segundo os princípios da tradição religiosa católica. A igreja foi parte integrante e fundamental na estruturação das cidades e da sociedade, e as celebrações religiosas se constituíram, a partir do século XVII, no momento quase exclusivo para que as pessoas se reunissem e se entregassem ao “lazer”.

Por meio da igreja ocorreu também à expansão da arte, pois as primeiras manifestações artísticas na cidade de Salvador ocorreram no interior das igrejas, como meio de difusão da fé e da história da vida dos Santos. A decoração dos templos católicos quadros, esculturas, pinturas nos tetos das naves passaram a fazer parte da vida urbana. A profusão de imagens a serem adoradas e veneradas nas cidades brasileiras favoreceu a proliferação da escultura barroca e neoclássica, assim como a construção dos cenários – retábulos, nichos, altares – para dar suporte e visibilidade a estas esculturas. A igreja, sem dúvida, foi à maior propagadora da arte barroca no Brasil.

Salvador como primeira cidade fundada pelos portugueses, foi também a primeira a receber a estrutura do padroado e às primeiras ordens religiosas, vinculadas ao clero regular e permitir a construção dos primeiros conventos e colégios religiosos. De igual maneira foi sede do primeiro bispado, em 1551, o que possibilitou o crescimento e implantação de igrejas matrizes e no século XVIII a ascensão das capelas de Irmandades. A construção dos edifícios religiosos possibilitou, também, a expansão do território e a fixação do homem em diferentes lugares da cidade.

Ao longo de cinco séculos a paisagem da cidade é construída e as torres das igrejas passaram a identificam lugares e agregar sociedades de diversas classes sociais.

Como já citado, a pesquisa realizada pela Secult-Ercas/Unesco entrevistou no Centro Antigo de Salvador trinta e três edificações religiosas, todas vinculadas à religião católica, distribuídas entre estruturas conventuais de ordem primeira27 e ordem segunda28 e igrejas matrizes, capelas e capelas de irmandades. Essa amostra corresponde a parcela das instituições que responderam ao questionário, ora por estarem fechadas por motivos de conservação, ora por não ser possível localizar os responsáveis29.

Localização das Igrejas e Conventos no CAS

27 Conventos Masculinos de diferentes filosofias e princípios – franciscanos, carmelitas, beneditinos etc. 28 Conventos Femininos com vínculo teológico e filosófico a uma ordem primeira.

29

Analisando as igrejas e conventos localizados no Centro Histórico e no Entorno do CH se verifica que esses se caracterizam por ocupar, edificações construídas entre os séculos XVI e primeiras décadas do seculo XX, confirmando o constante papel do clero na construção da cidade, sendo o principal período de construção o século XVIII (33,3%), denominado por Boxer30 (2000) como o século do Ouro no Brasil, onde a economia açucareira e a descoberta das minas de ouro e diamante propiciaram a vinda de um maior número de pessoas para o Brasil e conseqüentemente a expansão e consolidação das Irmandades e Ordens Terceiras. (Ver tabela 4.1.1.1).

TABELA 4.1.1.1

DATA DE CONSTRUÇÃO DAS EDIFICAÇÕES DAS IGREJAS E CONVENTOS, NO CAS.