• Nenhum resultado encontrado

5 USUÁRIOS EM BIBLIOTECAS COM OU SEM MUROS Conforme apresentado no capítulo de metodologia dessa tese, foram realizadas

5.1 Perfil dos participantes bibliotecários

Caracterizadas as empresas em que trabalhavam os participantes da pesquisa, serão agora apresentadas as características gerais dos entrevistados, nos quadros 5 e 6. Dos participantes da pesquisa, o mais velho tem 60 anos e o mais novo, 26 anos, sendo a média de idade dos participantes 40 anos. O tempo de formatura na graduação em Biblioteconomia varia dos 2 anos (menor) até os 37 anos (maior), com a média de 12 anos de formatura e metade dos participantes é graduada há mais de 8 anos. A média de idade é de 40 anos, e metade dos participantes tem idade maior ou igual a 38 anos (valor da mediana) – característica compatível com o perfil do bibliotecário brasileiro, que tem a maioria dos trabalhadores acima dos 30 anos de idade (OLIVEIRA; CRIVELLARI, 2011). Metade deles também tem mais de 15 anos de experiência trabalhando em biblioteca, e sete dos 17 tem mais de 14 anos de experiência no mesmo emprego, estabilidade também apontada como característica da categoria (OLIVEIRA; CRIVELLARI, 2011). Os participantes mais novos trabalham em bibliotecas do ensino superior, em bibliotecas digitais (a biblioteca digital da empresa C tem cinco anos de vida e o repositório da empresa D, 4 anos) e em uma biblioteca escolar.

Predomina o gênero feminino (13 entrevistados, ou 67% ) em relação ao masculino (4 entrevistados, 23%), o que também é compatível com o perfil do bibliotecário brasileiro, composto, em sua maioria, por mulheres (OLIVEIRA; CRIVELLARI, 2011; ALMEIDA; BAPTISTA, 2009).

O grupo participante da pesquisa, como se vê no quadro 6, é formalmente bastante qualificado e experiente. Excetuando-se quatro participantes, nota-se que todos concluíram ou iniciaram algum curso de pós-graduação, sendo que dos quatro que não fizeram pós- graduação, duas são as mais novas do grupo e já estão matriculadas em um segundo curso de nível superior. A tendência à formação continuada do bibliotecário é apontada na literatura por Almeida e Baptista (2009) e também notada na pesquisa de Sepúlveda (2012). Dos participantes, seis fizeram pós-graduação em assuntos relativos à gestão da informação, três outros à informática na educação e um em psicopedagogia. Os assuntos investigados pelos dois participantes que concluíram o mestrado diziam respeito à área de tratamento da informação em ambientes virtuais, um deles realizou estudo de usuários de um ambiente. A influência da pós-graduação na prática com os usuários foi apontada explicitamente pela participante que fez a pós-graduação em psicopedagogia.

Conforme os critérios de escolha dos participantes da pesquisa já referenciados na metodologia, todos os profissionais entrevistados têm formação em Biblioteconomia e atribuições relativas aos usuários. Embora nem todos ocupem o cargo de bibliotecário de referência, observa-se, no quadro 7, que a maioria tem cargo de bibliotecário, e, em virtude do tamanho da biblioteca em que atuam ou das próprias organizações internas de suas instituições, são bibliotecários com múltiplas atribuições - tanto processamento técnico quanto referência. O mesmo ocorre com um dos dois diretores (B6) que acumula funções de atendimento de referência às de direção. O desempenho de outras funções foi mencionado ainda por três bibliotecários que exerciam cargos de designer instrucional, analista de pesquisa e bibliotecária e arquivista, os quais atuavam com projetos de sistemas de informação (biblioteca digital, repositório institucional e arquivos). Além desses três profissionais que trabalhavam mais especificamente com a construção de sistemas de recuperação da informação em espaços digitais, também a experiência profissional anterior de duas entrevistadas em processos de construção de sistemas de organização de documentos emergiu na pesquisa. Foram levados em conta, ainda, relatos de experiências anteriores ao emprego atual dos bibliotecários em aspectos que interessavam à pesquisa.

Assim, as experiências profissionais em processos de construção de sistemas de recuperação da informação foram consideradas tendências do futuro do trabalho do profissional da informação, conforme Silva e Ribeiro (2008) apontariam, e aproximam o fazer desse profissional com as possíveis modificações da atuação do bibliotecário, conforme apontadas por Targino (2010), entre outros autores:

Há profissões que tendem a se modificar, como as do bibliotecário e dos profissionais de informação, em geral. Por sobrevivência, estes devem ir além das tarefas rotineiras, como empréstimo domiciliar, serviço de orientação de usuários e levantamentos bibliográficos on-line para assumir outros encargos, a exemplo da avaliação, planejamento, implantação de redes de informação em empresas industriais; programas de gerenciamento de informação na automação de bibliotecas e instituições congêneres; e edição de revistas técnico-científicas. (TARGINO, 2010, p. 44).

QUADRO 6 – Perfil geral dos participantes da pesquisa bibliotecários Empresa Partici- pante Ida- de Gêne- ro Curso de graduação Tempo de formatura (anos) Especialização Cargo Universidade A B1 48 M Biblioteconomia (UFMG) 22 Gestão; Informática na Educação; Logística e empreendedorismo; mestrado em Tratamento da Informação Espacial em curso. Diretor de biblioteca B2 53 F Biblioteconomia (UFMG) e

Filosofia 5 Informática na educação

Bibliotecária de referência

B3

47 F Biblioteconomia (UFMG) e História 16 Informática na Educação setor de referência Coordenadora do

Universidade B

B4

36 F Biblioteconomia (UFF) 13 Inteligência Competitiva Gestão da Informação e Bibliotecária

B5 32 F Biblioteconomia (UFMG) 6 Marketing empresarial Bibliotecária

Faculdade A B6

31 M Biblioteconomia (UFMG) 3 Gestão Estratégica de Informação Diretor do sistema de bibliotecas

B7 26 F Biblioteconomia (UFMG) e Arquivologia (incompleto - UFMG) 2 --- Bibliotecária e arquivista

Faculdade B B8 34 F Biblioteconomia (UFMG); Teologia (formanda) 7

Especialização não concluída

em gestão de processos Bibliotecária

Empresa A B9 49 F Biblioteconomia (UFMG) 20 ---

Analista em ciência e tecnologia (Bibliotecária)

Empresa B B10 45 F Biblioteconomia (UFMG) 18 Psicopedagogia Bibliotecária

Escola A B11 29 F Biblioteconomia (UFMG) 4 --- Bibliotecária

Escola B B12 47 F Biblioteconomia (UFMG) 19 Especialização em curso (Gestão) Bibliotecária

Biblioteca

pública A B13 38 M Biblioteconomia (UFMG) 8

Gestão da Informação em

andamento Bibliotecário

Biblioteca

pública B B14 60 F

Biblioteconomia e

Documentação (UFF) 37 --- Bibliotecária

Empresa C B15 27 M Biblioteconomia (UFMG) 5 Mestrado em Ciência da Informação - UFMG Analista de pesquisa

Empresa D B16 29 F Biblioteconomia (UFMG) 6 Mestrado em Ciência da Informação - UFMG instrucional Designer Biblioteca

Nacional B17 50 F Biblioteconomia (Unirio) 26

Treinamento no próprio

trabalho83 Bibliotecária

Fonte: Dados da pesquisa, coletados entre junho e setembro de 2012.

83

A entrevistada, ao ser perguntada sobre curso de especialização, apontou um curso específico oferecido pela empresa em que trabalha. Apesar de não ser um curso de especialização regular, optou-se por registrá-lo pela importância que a pesquisada apontou do curso para sua formação.

QUADRO 7 – Experiência e atuação dos participantes da pesquisa bibliotecários

Participante Atribuições no emprego atual Experiência profissional

B1 Direção geral das bibliotecas da universidade.

20 anos de experiência somente na biblioteca universitária (e na mesma biblioteca), e uma experiência com organização de arquivos, em estágio. Como está há 12 anos na direção da biblioteca, possivelmente teve contato mais intenso com o usuário

nos 8 anos anteriores à direção.

B2

Bibliotecária de referência, tem como principal atribuição orientação de normalização de trabalhos

acadêmicos.

26 anos de experiência em biblioteca, passou por todos os setores. 20 anos no atendimento ao usuário.

B3 Coordenação do setor de referência 26 anos de experiência em biblioteca, cerca de 12 como bibliotecária. Maior parte do tempo no atendimento ao usuário.

B4

Trabalha com todas as atividades de referência e processamento técnico, mas, no setor, é a que mais

realiza treinamentos.

11 anos em biblioteca universitária (8 anos em início de carreira e 3 anos no emprego atual), um ano em uma empresa petroquímica.

B5 Trabalha com processamento e referência.

Um ano e meio na empresa atual, e mais de dois anos em uma empresa da área de TI especializada em gestão de documentos.

Em todas as experiências, lidou com os usuários.

B6

Coordena o sistema de bibliotecas que inclui faculdade, ensino médio, fundamental e infantil. Na

faculdade, exerce a função de referência e divide o restante das funções (como processamento técnico e

cuidado com os arquivos) com outra bibliotecária (B7).

3 anos corridos na instituição atual (depois da formatura); dois estágios na época da graduação e um emprego em arquivo.

Sempre atuou com os usuários.

B7

Organiza o arquivo central da instituição e auxilia nos projetos da biblioteca, como a recente pesquisa do uso

dos tablets em sala de aula, além de auxiliar no repositório institucional em construção.

Experiência de trabalho somente na instituição atual, 2 anos. Experiência com usuários internos (funcionários) no caso dos

arquivos e do repositório institucional.

B8 Bibliotecária (a única da faculdade, exerce todas as

funções da biblioteca)

Um ano e meio em um centro de informação de um projeto transdisciplinar de uma universidade; quase um ano em uma universidade; três anos em uma empresa de TI que atua com gestão documental; um ano e quatro meses no emprego atual.

B9

Uma das duas bibliotecárias da biblioteca da instituição, tem função de processamento, compras e

referência.

6 anos de experiência em biblioteca universitária e 14 anos no emprego atual.

B10

Única bibliotecária responsável pela biblioteca física, concentra todas as funções (referência, processamento técnico, aquisição). Atua na biblioteca da empresa, e

substituía a bibliotecária da escola na empresa B no momento da pesquisa.

18 anos de experiência, só na empresa atual - biblioteca da empresa (8 anos) e biblioteca escolar (10 anos). Durante todo o

tempo de experiência relacionou-se com o usuário.

B11 Única bibliotecária responsável pela biblioteca da escola, concentra todas as funções da biblioteca. 6 meses na biblioteca escolar atual

B12 Bibliotecária (a única no pólo - concentra todas as funções) Experiência anterior de 10 anos em uma instituição financeira, 15 anos no emprego atual.

B13

Atendimento de referência (inclui apoio à internet), processamento técnico, gestão administrativa de RH,

quando da ausência da coordenadora, ajuda nos eventos culturais que a biblioteca organiza.

De 1994 a 2003 trabalhou como técnico em uma instituição pública de arquivos. Há cerca de 9 anos trabalha no emprego

atual.

B14 Bibliotecária de referência, trabalha com formação e

atendimento ao leitor.

Trabalha há um ano na biblioteca atual, mas tem experiência de 18 anos em biblioteca escolar, 12 anos em espaços culturais e em

um projeto de bibliotecas rurais.

B15

Assessora tecnicamente o projeto de biblioteca digital da instituição (formação em Biblioteconomia exigida

para o cargo) e organiza outros projetos como o repositório institucional da instituição.

Experiência de emprego na empresa atual (dois anos como bolsista de pesquisa e poucos meses como empregado); vários estágios ao longo da graduação em diferentes bibliotecas: um ano

na biblioteca escolar; um ano e dois meses na biblioteca universitária, oito meses na biblioteca especializada, um ano em

arquivo.

B16 Gestão de um repositório de objetos de aprendizagem. Experiência de trabalho somente na empresa atual (3 anos).

B17 Trabalha com processamento e referência de uma parte do acervo da biblioteca pesquisada.

Fez vários estágios em catalogação e processamento técnico. Logo que se formou foi para a empresa atual, mas em função de

processamento técnico. Há mais de 25 anos que trabalha no emprego atual, destes possivelmente mais de 20 com funções de

atendimento aos usuários.