• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DO PROFUNCIONÁRIO OFERTADO NO POLO CAUCAIA:

5.1 Perfil socioeconômico: conhecendo os alunos

Considerando o total de 258 alunos matriculados curso Técnico em Secretaria Escolar do Polo Caucaia, no período de oferta entre o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2017, apresentaremos a seguir os dados desse grupo considerando a faixa etária, o gênero, a etnia, a escolaridade dos pais, a função exercida na escola, a renda salarial e o município de residência. Esse levantamento das informações tem o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos funcionários escolares na condição de alunos desse referido curso.

Os alunos compõem-se de um público eminentemente adulto com predominância do sexo feminino, representando 82% do universo de 258 alunos matriculados. De acordo com a Tabela 9, podemos concluir que a maior concentração absoluta por faixa etária está entre 40 e 49 anos. Cabe ressaltar também que a população a partir dos 50 anos representa aproximadamente 30% do total de alunos matriculados.

Tabela 9 - Distribuição de matrículas do Polo Caucaia, por faixa etária e gênero

Gênero Faixa Etária (anos) Total

20 a 29 30 a 39 40 a 49 50 a 59 60 a 69 70 a 79

Masculino 7 17 12 7 1 1 45

Feminino 14 58 76 51 13 1 213

Total 21 75 88 58 14 2 258

Fonte: Elaborada pelo próprio autor a partir dos dados coletados no sistema acadêmico do IFCE.

Essa concentração da faixa etária dos alunos a partir dos cinquenta anos deve ser levada em conta por se tratar de uma oferta de ensino na modalidade a distância para a educação de jovens e adultos a qual requer além das habilidades na utilização das tecnologias de informação e comunicação, o acesso ao computador e à internet. Conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,3% da população brasileira na faixa entre 50 e 54 anos acessou a internet utilizando computador, celular ou tablet pelo menos uma vez, no período de referência dos últimos três meses que antecederam ao dia da entrevista em 2015. Conforme a

faixa etária vai aumentando observa-se uma queda nessa taxa alcançando o índice de 17,4% na população de 60 anos ou mais de idade (IBGE, 2016).

Ainda em conformidade com essa pesquisa, em 2015, 38% dos domicílios visitados na região metropolitana de Fortaleza, possuíam computador e 33% desse total tinham acesso à internet. Como veremos a seguir, a maioria dos alunos possui endereço residencial nessa região. Esses dados revelam características de uma significativa parcela que compõe o perfil dos alunos do programa: faixa etária acima dos cinquenta anos com menos da metade dessa faixa acessando à internet, considerando a redução desse acesso à medida que a idade aumenta.

Do total de matrículas realizadas no curso Técnico em Secretaria Escolar no período de 2012.2 até 2017.1, identificamos que o município de Caucaia abriga o maior número de alunos matriculados residentes nesse município, no caso, o total de 89 alunos, conforme evidenciado na Figura 11:

Figura 11 - Município de residência dos estudantes do Polo Caucaia

Fonte: Elaborada pelo próprio autor a partir do sistema acadêmico do IFCE.

No entanto, cabe ressaltar que o município onde ocorreram os encontros presenciais, representa somente 34% do total de alunos matriculados no curso. Isso significa que a maioria dos alunos necessitou de transporte para se locomoverem até o Polo Caucaia. Como não há previsão no programa para auxílio financeiro no transporte dos alunos do Profuncionário, o deslocamento ocorreu pelo menos de duas maneiras: com recurso do próprio

aluno ou pela utilização de transporte público quando disponível pela prefeitura do município onde o aluno exerça alguma função na instituição escolar.

Daqueles que se autodeclararam pardos, brancos, negros ou indígenas, temos a predominância da cor parda, seguida da cor branca. Em relação à escolaridade dos pais dos alunos, menos de 2% do total tinham curso superior. O nível de escolaridade preponderante dos pais foi o ensino fundamental incompleto.

De acordo com as normativas apontadas anteriormente, o pré-requisito do ingressante nos cursos do Profuncionário era prioritariamente ser servidor efetivo na escola pública municipal ou estadual com função na área da habilitação pretendida. Conforme vimos na análise do Edital nº 01 /2015 publicado pelo IFCE, iniciava-se a chamada a partir desse perfil e na evidência do não preenchimento das vagas eram feitas novas chamadas a partir de novos perfis até completar finalmente todo o quadro da oferta com a demanda social. Diante disso, podemos perceber na Figura 12 as funções exercidas nas escolas onde trabalhavam os alunos matriculados no curso Técnico em Secretaria Escolar.

Figura 12 - Funções exercidas pelos estudantes em seus locais de trabalho

Fonte: Elaborada pelo próprio autor a partir do sistema acadêmico do IFCE.

Cabe destacar que as funções de agente administrativo e auxiliar de serviços gerais representaram mais da metade das ocupações dos alunos matriculados no curso, indicando uma preferência pela mudança nas suas funções de origem. Por conta disso, a faixa salarial com maior frequência está concentrada nos ganhos de até 1 (um) salário mínimo.

Ainda em relação à Figura 12, podemos perceber alunos do programa exercendo a função de professor. Essa possibilidade ocorreu por conta da lotação desses profissionais em

15% 28% 9% 27% 6% 15% Secretário Escolar Agente Admnistrativo Professor

Auxiliar de Serviços Gerais Servidor Público

cargos técnicos na situação de readaptação ocasionada pelo impedimento das atividades docentes geralmente relacionadas à saúde do docente. Outra observação é que na categoria “Outros”, podemos encontrar, as funções de merendeira, de coordenador pedagógico e de agente de segurança. Os perfis alheios à função de secretário escolar representam

Nesta seção procuramos apresentar como se configuram os elementos que constituem o perfil socioeconômico dos alunos matriculados no curso Técnico em Secretaria Escolar ofertado pelo Polo Caucaia. Dessa forma, tomando como base o quantitativo desse grupo, levantamos os dados estatísticos, criando um panorama das características estabelecidas nesse estudo.

Em linhas gerais, os alunos pesquisados nesse trabalho considerando o curso e o polo de oferta, constituiu-se de um público preponderantemente adulto feminino com faixa etária entre 20 e 79 anos. Mais da metade dos alunos residem fora do município onde ocorreram os encontros presenciais, precisando nesse caso, de transporte para deslocamento. Considerando o perfil profissional, menos da metade dos cursistas atuavam diretamente nas atividades relacionadas à secretaria escolar.

Na próxima seção trataremos sobre os aspectos relacionados ao rendimento acadêmico dos alunos, buscando evidenciar dentre outros elementos, os índices relacionados à evasão e conclusão dos alunos.