• Nenhum resultado encontrado

Perspectiva da Maturidade da Governança em BPM

5 BPMG UM MODELO CONCEITUAL PARA GOVERNANÇA EM BPM

5.3 DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS DO MODELO BPMG

5.3.5 Perspectiva da Maturidade da Governança em BPM

Conforme já visto no Capítulo 2, Seção 2.3.2, Rosemman, Bruin e Power (2008) incluem a Governança como um dos fatores chaves de um modelo de maturidade em BPM que contempla também os fatores: alinhamento estratégico, métodos, pessoas e cultura. Barros (2009) reforça essa ideia argumentando que assim como a Gestão de Processos pode avançar em estágios conforme modelos de maturidade de processos, a governança de processos

também pode avançar em estágios e deve ser compatibilizada com a matur

organização. Essa noção é retomada no modelo BPMG aqui apresentado no sentido de propor uma estrutura conceitual de dados genérica que permita a implementação de níveis de maturidade para a Governança. A perspectiva da Maturidade da Governança em

da implementação de seus elementos conceituais, permite responder às seguintes questões de competência da Governança em BPM:

 Quais são os estágios preconizados para a governança dos processos da organização?  Dado um estágio de governança defin

gestão de um processo deve atender para atingir aquele estágio de governança?  Dado um determinado processo da organização, qual o seu estágio de governança?

A Figura 5-10 mostra a estrutura conceitual de dados representar um modelo para maturidade da governança de processos.

Figura 5.10

A seguir são definidos os elementos conceituais 5.10.

também pode avançar em estágios e deve ser compatibilizada com a matur

organização. Essa noção é retomada no modelo BPMG aqui apresentado no sentido de propor uma estrutura conceitual de dados genérica que permita a implementação de níveis de maturidade para a Governança. A perspectiva da Maturidade da Governança em

da implementação de seus elementos conceituais, permite responder às seguintes questões de competência da Governança em BPM:

Quais são os estágios preconizados para a governança dos processos da organização? Dado um estágio de governança definido, quais são os requisitos necessários que a gestão de um processo deve atender para atingir aquele estágio de governança?

Dado um determinado processo da organização, qual o seu estágio de governança? mostra a estrutura conceitual de dados proposta neste trabalho para representar um modelo para maturidade da governança de processos.

10 Modelo Conceitual de Dados para Maturidade em BPM

A seguir são definidos os elementos conceituais que compõem o diagrama da Figura também pode avançar em estágios e deve ser compatibilizada com a maturidade da organização. Essa noção é retomada no modelo BPMG aqui apresentado no sentido de propor uma estrutura conceitual de dados genérica que permita a implementação de níveis de maturidade para a Governança. A perspectiva da Maturidade da Governança em BPM, através da implementação de seus elementos conceituais, permite responder às seguintes questões de

Quais são os estágios preconizados para a governança dos processos da organização? ido, quais são os requisitos necessários que a gestão de um processo deve atender para atingir aquele estágio de governança?

Dado um determinado processo da organização, qual o seu estágio de governança? proposta neste trabalho para

Modelo Conceitual de Dados para Maturidade em BPM

Definição: no contexto deste trabalho, um modelo de maturidade para governança de processo (BPMG_MaturityModel) é uma coleção requisitos de governança de processos (GovernanceRequirement) agrupados em níveis de maturidade da governança de um processo (GovernanceMaturityLevel), que serve para (OMG, 2008a):

o Enquanto uma ferramenta descritiva: permitir uma avaliação atual ("as is") de forças e fraquezas da governança de um processo;

o Enquanto uma ferramenta prescritiva: permitir o desenvolvimento de um roteiro para melhoria da governança de um processo.

o Enquanto uma ferramenta comparativa: permitir o benchmarking para avaliação em relação a padrões da indústria e outras organizações, ou mesmo entre processos de uma mesma organização.

Definição: no contexto deste trabalho, um nível de maturidade da governança de um processo (GovernanceMaturityLevel) representa um estágio de evolução da governança de um processo obtido a partir da sua conformidade com um conjunto de requisitos de governança de Processo (GovernanceRequirement). Convenciona-se aqui que o nível de maturidade deve ser expresso como um número natural (1, 2, ...) e que um nível de maturidade N significa um estágio de governança mais evoluído que um nível (N-1).

Definição: um requisito de governança de processo

(ProcessGovernanceRequirement) é uma exigência a ser atendida de forma a promover os princípios de governança (GovernancePrinciple, definido na Seção 5.3.6) na condução do processo em questão.

Definição: no contexto deste trabalho, uma avaliação de maturidade da governança de um processo (ProcessGovernanceMaturityAssessment) é o resultado da análise da conformidade de um determinado processo (Process) para com o conjunto de requisitos de governança de processo (GovernanceRequirement) que compõem os níveis de maturidade do modelo estabelecido. A maturidade de governança de um processo estará num nível N, se ele atende ao conjunto de requisitos do nível N e também dos níveis (n-1) inferiores até o primeiro nível do modelo. Por exemplo, a maturidade de governança de um processo estará num nível 3, se ele atende ao conjunto de requisitos do nível 3 e também dos níveis 2 e 1 (sendo 1 o primeiro nível

do modelo). No modelo apresentado na Figura 5-10 pode-se observar que avaliação

de maturidade da governança de um processo

(ProcessGovernanceMaturityAssessment) é uma classe de relacionamento entre os elementos conceituais processo (Process) e nível de maturidade de governança de processo (GovernanceMaturityLevel).

Definição: no contexto deste trabalho, uma avaliação de requisito de governança de processo (ProcessGovernanceReqAssessment) é o resultado da análise da conformidade de um processo (Process) para com um requisito de governança de processo (GovernanceRequirement). No modelo apresentado na Figura 5-10 pode-se observar que avaliação de requisito de governança de processo (ProcessGovernanceReqAssessment) é uma classe de relacionamento entre os elementos conceituais processo (Process) e requisito de governança de processo (ProcessGovernanceRequirement).

Propósito no Modelo BPMG: os elementos conceituais acima definidos têm por objetivo permitir a implementação de um modelo de níveis de maturidade para governança de processos de negócio em uma organização. Os níveis representam uma escala de evolução da governança dos processos e pressupõem que os princípios de governança são promovidos de forma crescente ao longo dos níveis. Este aspecto favorece ao princípio da efetividade do BPM.

O estudo de caso relatado no Capítulo 6 deste trabalho contemplou uma instanciação simplificada dos elementos conceituais desta perspectiva de maturidade de governança de processos a partir de uma demanda da própria organização pesquisada. O apêndice B traz a instanciação do modelo de maturidade proposto.