• Nenhum resultado encontrado

Perspectivas para os Negócios de Jerónimo Martins

No documento JERÓNIMO MARTINS RELATÓRIO E CONTAS (páginas 83-89)

Contribuição para o crescimento do EBITDA (milhões de euros)

5.6. Perspectivas para os Negócios de Jerónimo Martins

Jerónimo Martins continuará a manter uma prudência financeira que privilegie a robustez do balanço e maximize a rentabilidade dos seus activos. O Grupo acredita que os negócios que opera têm propostas de valor diferenciadas, focadas em preço, qualidade e serviço ao consumidor e na eficiência de custos de operação e estão bem preparados para continuar a ter desempenhos acima dos respectivos mercados, à semelhança do verificado nos anos anteriores.

Retalho Alimentar na Polónia: Biedronka

Na Polónia, o fortalecimento da posição de liderança da Biedronka continuará a ser uma prioridade. O plano de expansão inclui a abertura de cerca de 300 novas lojas em 2014, 30% das quais em grandes cidades, bem como a inauguração de três novos Centros de Distribuição. Em 2013, a Biedronka inaugurou duas lojas em Gdansk baseadas num novo conceito de loja, mais moderno e apelativo para o consumidor e com especial foco na eficiência energética. A implementação deste conceito decorrerá ao longo de 2014, direccionado para lojas em grandes cidades com localizações de elevada visibilidade. A Companhia iniciará os testes de lojas de menor dimensão em grandes cidades, incluindo alguns ajustes no sortido, de modo a melhor responder às necessidades dos consumidores nos centros urbanos.

Para além da manutenção de um ritmo acelerado na abertura de novas lojas, a prioridade da Biedronka é continuar a crescer, numa base like-for-like, acima dos valores do mercado, aumentando igualmente a sua quota de mercado.

84

A Biedronka continuará focada na liderança de custos, de modo a manter a liderança de preço. Definindo como principal prioridade o crescimento de vendas, num ambiente mais competitivo, a Companhia estará concentrada em reforçar a sua liderança de preço no mercado.

Retalho Alimentar em Portugal: Pingo Doce

2014 será para o Pingo Doce um ano em que as principais prioridades se centrarão por um lado, no aumento de vendas e correspondente aumento de quota de mercado e, por outro, na eficiência de custos de forma a aumentar a rentabilidade do negócio. Para atingir estas metas a Companhia deverá desenvolver a comunicação da sua proposta de valor, reforçar a diferenciação em Perecíveis e optimizar o sortido através do desenvolvimento da Marca Própria.

O Pingo Doce continuará a expandir o seu parque de lojas através de novas aberturas, quer sejam geridas pela Companhia, quer através da gestão por terceiros. Para 2014, está prevista a abertura de pelo menos 10 novas unidades.

Mercado Grossista Alimentar em Portugal: Recheio

Em 2014, o Recheio pretende focar as suas prioridades em: i. alargar o espectro de clientes da Companhia; ii. consolidar a liderança no fornecimento do Retalho Tradicional e iii. garantir a competitividade em todas as áreas de negócio, potenciando sinergias entre os diferentes segmentos.

Em relação aos novos negócios, os principais objectivos são: i. potenciar a rentabilidade do negócio de Food Service; ii. abrir um mínimo de 50 lojas Amanhecer; e iii. entrar em novos mercados de exportação e consolidar as relações existentes.

Por outro lado, o Recheio tem também como objectivo o reforço da competitividade e eficiência das lojas, optimizando o sortido, reduzindo alguma complexidade e melhorando os processos.

Desenvolvimento de Novos Negócios

Em 2014, a Hebe apostará no desenvolvimento e no ajustamento de áreas chave do modelo de negócio, como é o caso de: i. optimização do sortido; ii. desenvolvimento do sortido de Marca Própria; iii. desenvolvimento da percepção e do posicionamento no mass market; e iv. construção da infra-estrutura e da cadeia logística. Em 2014, a Hebe está a planear abrir pelo menos 50 lojas.

Em 2014, a Ara continuará focada na abertura de, pelo menos, mais 50 novas lojas na região do Eixo Cafeteiro e a sua prioridade passará pelo aumento da notoriedade e da atractividade da marca Ara, que quer ver associada a alegria e preços imbatíveis. Paralelamente, continuar-se-á o trabalho de alargamento da gama de produtos de Marca Própria, bem como de inovação ao nível do sortido, por forma a ir construindo um património de confiança e credibilidade junto do consumidor colombiano.

Indústria e Serviços em Portugal

Para 2014, o principal objectivo da Unilever Jerónimo Martins é continuar a crescer vendas, aumentando a quota de mercado e mantendo o foco em algumas categorias- -chave. A Companhia pretende investir na categoria de Personal Care, sobretudo no

85

segmento ‘Cabelos’, onde foi identificado um elevado potencial de crescimento. O foco passará também por crescer em volume e em quota na categoria de Detergentes para Limpeza de Roupa e na categoria Gelados Out-of-Home, onde o mercado tem registado uma contracção. Ao nível da rentabilidade, a Companhia continuará a sua política de forte contenção de custos, procedendo, ao mesmo tempo, a uma simplificação de processos e portefólio. Desta forma, será possível obter ganhos de produtividade e eficiência que contribuam para o crescimento sustentado da margem EBITDA.

A principal prioridade da Gallo Worldwide para 2014 é continuar a crescer vendas, tendo em conta a perspectiva de ter condições favoráveis a nível de matéria-prima. Mantém-se a aposta na consolidação de posicionamento da marca e aumento de quota de mercado no Brasil. Adicionalmente, a Companhia irá estar focada no mercado angolano onde se pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2013 e apostar no crescimento de vendas, e na China, onde a Companhia efectuou durante o ano uma revisão do modelo de negócio e pretende colocar em prática as estratégias pré-definidas.

2014 será um ano dinâmico para a JMDPC. No mercado doméstico, a Companhia focar-se-á no crescimento e/ou reforço da liderança das marcas que já representa, sem nunca perder de vista a importância da concretização da representação de novas marcas. Na exportação, a Companhia tem como objectivo principal aumentar o peso dos produtos e marcas Portuguesas nas suas vendas, não só através do desenvolvimento dos mercados onde já está presente, mas também da entrada em novos mercados estratégicos.

Por seu lado, após a reformulação do parque de lojas e do portefólio de conceitos durante os anos anteriores, em 2014 a JMRS irá voltar à expansão através das insígnias Jeronymo, Olá e Hussel. O foco estará sempre na melhoria da rentabilidade do negócio através da racionalização da estrutura de custos e crescimentos sustentáveis de vendas.

Fontes Consultadas:

World Economic Outlook do FMI; Eurostat; Boletins Económicos do Banco de Portugal; Ministério das Finanças de Portugal;

Instituto Nacional de Estatística (INE); Boletins Económicos do Banco Nacional da Polónia; Central Statistical Office (GUS); Banco de la República (Banco Central Colombiano); Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE);

86

6. Factos Subsequentes

Até à data de conclusão deste relatório não ocorreram factos significativos que não se encontrem reflectidos nas Demonstrações Financeiras.

87

7. Proposta de Aplicação de Resultados

No exercício de 2013, Jerónimo Martins, SGPS, S.A. apresentou um lucro consolidado de 382.256.238 euros e um lucro nas contas individuais de 242.861.469,91 euros.

Atendendo à política de distribuição de dividendos descrita no capítulo do Governo da Sociedade, o Conselho de Administração propõe aos Senhores Accionistas que os resultados líquidos do exercício sejam aplicados da seguinte forma:

 Reserva Legal ... 12.143.073,50 euros.

 Reservas Livres... 39.045.959,31 euros.

 Dividendos ...191.672.437,10 euros.

Esta proposta representa o pagamento de um dividendo bruto de 0,305 euros por acção, excluindo-se as acções próprias em carteira.

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2014

88

8. Anexo ao Relatório Consolidado de Gestão

Informação sobre a Participação dos Membros dos Órgãos de Administração e de Fiscalização no Capital da Empresa

(De acordo com o disposto no n.º 5 do artigo 447.º do Código das Sociedades Comerciais)

Conselho de Administração

Membros do Conselho de Administração Posição em 31.12.12 Acréscimos no exercício

Diminuições no

exercício Posição em 31.12.13

Acções Obrigações Acções Obrigações Acções Obrigações Acções Obrigações Elísio Alexandre Soares dos Santos 1 156.531 - 34.445 - - - 190.976 4 - Pedro Manuel de Castro Soares dos Santos 2 216.305 - 19.500 - - - 235.805 - Alan Johnson 3 14.450 - 6.950 - - - 21.400 -

António Mendo Castel-Branco Borges - - - - António Pedro de Carvalho Viana-Baptista - - - - Hans Eggerstedt 19.700 - - - 19.700 - José Manuel da Silveira e Castro Soares dos

Santos - - - -

Nicolaas Pronk - - - -

Andrzej Szlezak n.a. - - - -

Sérgio Tavares Rebelo n.a. - - - - Francisco Seixas da Costa n.a. - - - - 1 As 34.445 acções foram adquiridas em: 15.000 acções em 14/05/2013, pelo preço unitário de 16,945 euros, 12.500 acções em

31/07/2013, pelo preço unitário de 14,849 euros e 6.945 acções em 08/08/2013, pelo preço médio unitário de 14,354 euros.

2 As 19.500 acções foram adquiridas em 01/03/2013, pelo preço unitário de 15,440 euros. 3 As 6.950 acções foram adquiridas em 07/08/2013, pelo preço unitário de 14,30 euros. 4 Esta posição refere-se à data da cessação de funções, a 18 de Dezembro de 2013.

Revisor Oficial de Contas

O Revisor Oficial de Contas, PricewaterhouseCoopers & Associados, SROC, Lda., não detinha quaisquer acções e obrigações, em 31 de Dezembro de 2013, não tendo realizado, durante este ano, transacções com quaisquer títulos de Jerónimo Martins, SGPS, S.A..

89

Lista de Transacções de Dirigentes e de Pessoas com estes Estreitamente Relacionadas

Jerónimo Martins, SGPS, S.A., vem, no cumprimento do número 7 do artigo 14.º do Regulamento da CMVM 5/2008 informar sobre todas as transacções efectuadas pelos Dirigentes da Sociedade durante o ano de 2013.

Asteck S.A.

Data Natureza Código ISIN Volume Preço

13-05-2013 Venda * PTJMT0AE0001 31.464.750 16,600

Total 31.464.750

* Transacção realizada fora de mercado regulamentado, mediante uma oferta privada através de um procedimento de “accelerated bookbuilding”.

No documento JERÓNIMO MARTINS RELATÓRIO E CONTAS (páginas 83-89)