• Nenhum resultado encontrado

Plataforma aberta de aprendizagem para a sustentabilidade

Michael Lebaigue (*)

michael@open4sustainability.org Finanças e Desenvolvimento Relações Membros Projeto Open4Sustainability - Happiness Everywhere Associação

José Cordeiro

jose@open4sustainability.org Coordenação Geral e Tecnologia de Informação Projeto Open4Sustainability - Happiness Everywhere Associação

Palavras-chave: sustentabilidade educação e-learning cooperação aprendizagem

Nos últimos anos, os fundadores do projecto Open4Sustainability têm investido muito tempo, energia e criatividade no desenvolvimento de uma plataforma de educação: A plataforma Open4Sustainability, aberta ao público recentemente.

O objectivo deste trabalho é disponibilizar uma plataforma para a aprendizagem de práticas e conhecimento de temas relacionados com a

sustentabilidade. Desta maneira, queremos facilitar a assimilação de conhecimento sobre sustentabilidade para o maior número de pessoas possível.

A situação social, económica e ecológica no planeta Terra não permite perder mais tempo. Está na hora de agir!

Para conseguir, juntar o máximo de informação de qualidade no menor espaço de tempo possível e transformá-la em cursos apelativos para um público diverso, julgamos que faz sentido cooperar com outros actores que partilham os nossos objetivos.

Por este motivo, disponibilizamos a plataforma de aprendizagem online a organizações e pessoas que atuam na área da sustentabilidade. Desta forma, e através da partilha de recursos evita-se que cada organização tenha que desenvolver os seus próprios produtos, perdendo tempo e recursos valiosos, que podem ser usados para o que achamos ser mesmo importante: a educação para a sustentabilidade.

A Plataforma Open4Sustainability

A Plataforma Open4Sustainability é uma ferramenta moderna e flexível para a aprendizagem online. Ela permite elaborar cursos interactivos que integram ferramentas modernas de comunicação, permitem o trabalho colaborativo e a produção de conhecimento.

Seguimos normas abertas, como a IMS Learning Tools

Interoperability (LTI), que permite de uma forma ágil integrar qualquer

aplicação com a plataforma.

Ferramentas de aprendizagem:

 Unidades de Aprendizagem apelativas;

 Actividades individuais e de grupo;

 Uma navegação intuitiva que guia o estudante passo a passo dentro do curso;

 Quizes para ajudar a memorizar a matéria;

 Certificado digital que certifica a aquisição de novos conhecimentos e competências.

Ferramentas de Colaboração:  Ferramentas de discussão;

 Grupos de trabalho;

 Integração com o Google Docs/Drive e outras ferramentas opensource;

Integração com redes sociais, Facebook, Twitter, etc.

Ferramentas de Facilitação:

 Interface de facilitação intuitiva e fácil de utilizar;

 Gradebook de última geração;

 Ferramentas de comunicação por email, redes sociais e sms;

 Gestão de tarrefas e calendários;

 Seguimento em tempo real do progresso de cada aluno. A plataforma foi concebida de forma a permitir aos membros do projeto Open4Sustainability, criar cursos de qualidade. Estes cursos

podem ser oferecidos aos estudantes de várias formas: online sem facilitação, online com facilitação ou com uma mistura de online e presencial: b-learning. Os conteúdos podem ser abertos ou restritos.

Conteúdos Abertos Convidamos todos os nossos membros a criar

cursos na plataforma Open4Sustainability com conteúdos abertos para que qualquer pessoa possa aceder a partir da Internet sem custos. Qualquer associação que queira promover a sustentabilidade pode aproveitar este meio para chegar a um grande número de pessoas sem gastar muitos recursos. O acesso livre aumenta mais ainda o impacto dos conteúdos criados. Os conteúdos abertos podem ser oferecidos, com ou sem facilitação, somente online, ou misturando a aprendizagem online e presencial.

Conteúdos Restritos O projecto Open4Sustainability quer incentivar

a divulgação gratuita de cursos sobre a sustentabilidade. No entanto, sabemos que certas organizações dependem para a sua sobrevivência económica de rendimentos de cursos. Por este motivo, também oferecemos a possibilidade de criar cursos na plataforma com conteúdos cujo acesso é integralmente, ou parcialmente pago pelo aluno.

Sem Facilitação Os estudantes que participam nos cursos sem

facilitação terão acesso aos conteúdos, actividades e ferramentas colaborativas do Campus Open4Sustainability para uma aprendizagem fluente e eficaz.

Com Facilitação Os membros que queiram apoiar os alunos ao longo

do processo de aprendizagem, têm esta possibilidade. A plataforma Open4Sustainability inclui ferramentas de gestão e facilitação de alunos.

Com Facilitação e interacção ao vivo Por muito importante que

seja, a aprendizagem só da teoria é na maioria dos casos insuficiente. Por este motivo queremos incentivar os nossos membros a criar cursos híbridos, onde uma parte da aprendizagem acontece online, e outra na prática. Nesta forma de aprender, o estudante aprende a teoria em casa e ao seu ritmo e aproveita a parte prática na integra.

Cursos de crescimento orgânico

A plataforma Open4Sustainability introduz um novo conceito na área da aprendizagem: o crescimento orgânico dos cursos. Este conceito está baseado nos seguintes principios:

 um curso nunca está completo, nem perfeito;

 para alem do facilitador, os estudantes também podem e devem fazer contribuições para os conteúdos do curso;

 manter o curso aberto à mudança facilita a adaptação. Para oferecer cursos de crescimento orgânico, a plataforma Open4Sustainability disponibiliza um conjunto de facilidades como atividades, ferramentas de edição e de revisão dos conteúdos dos cursos. Estas tarefas de pesquisa e edição de novos conteúdos são incluídas estrategicamente pelo facilitador no programa dos cursos e incluídos nos conteúdos dos seguintes, se se julgar que satisfazem os critérios de

qualidade do curso. Desta forma os estudantes contribuem para a elaboração e crescimento dos conteúdos do curso.

Certificar - OpenBadges

Os membros podem atribuir uma certificação aos estudantes. Para este efeito usamos a tecnologia de Mozilla Foundation chamada Open Badges. Esta forma inovadora de gerir a certificação dá uma grande flexibilidade tanto ao organizador do curso como aos estudantes.

Divulgar - O4S Sites

Para divulgar os projetos e os cursos ofereçidos pelos membros integramos na plataforma Open4Sustainability uma moderna ferramenta que permite criar modernos sítios na web.

Para os membros o O4S Sites disponibiliza uma gateway de pagamentos através do Multibanco e/ou cartões de crédito para eventuais cobranças de serviços disponibilizados através da plataforma;

Para os estudantes o O4S Sites cria também para cada um deles o

seu portfólio público através da publicação de um blogue onde o estudante pode ir partilhando o seu percurso de aprendizagem.

Cooperar – O4S Community

O projeto Open4Sustainability integra ferramentas de colaboração para os membros poderem cooperar na elaboração de cursos. Reduzindo desta forma os investimentos relacionados e o tempo dispendido na implementação de projetos educativos.

Educar - Educação Holística

Cremos que a educação da nova era é holística. Na Educação Holística não há um conjunto de técnicas para chegar a uma determinada mudança de comportamento. É o “processo” de despertar a consciência que dará ao estudante a constatação da sua ligação e interdependência com o todo. Está relacionada com o crescimento de todas as potencialidades da pessoa: intelectual, emocional, social, física, artística, criativa e espiritual. Envolve os estudantes de maneira ativa nos processos de aprendizagem e incentiva-os a ter uma responsabilidade pessoal e coletiva. O estudante participa ativamente e assume a sua própria transformação.

(*) O Michael naceu em Antuérpia, Bélgica, em 1976. Estudou comunicação em Antuérpia e economia de desenvolvimento em Antuérpia e Lovaina. Durante os anos 90 foi envolvido em vários projectos de juventude. Emigrou para Portugal em 2008 onde foi membro fundador do projecto ambiental e de educação Tribodar em Nisa, Portalegre e da Associação Happiness Everywhere. Desde 2010 desenvolve projectos de aprendizagem não-formal e online, trabalhando com José Cordeiro em soluções inovadoras para a aprendizagem.