• Nenhum resultado encontrado

POR Q UE UM EMPRESÁRIO DEVE APRENDER A SER SOZINHO?

No documento O Despertar do Fator Alpha - J.F Rozza.pdf (páginas 52-55)

Entenda de um a vez, CNPJ não tem am igo, CNPJ não tem em oção, não faz favores. Saiba separar as coisas, não em pregue e não faça negócios com am igos e fam iliares. Às vezes, a dor de cabeça gerada é capaz de fazer com que

você precise suar a cam isa por m uitos anos para reverter um problem a que se originou em pregando am igos ou fam iliares.

No m eu caso, não foram anos, e sim , m eses. Além de problem as fam iliares, m inha em presa havia falido. Foram m eses de inteira dedicação, isolam ento e trabalho. Poucos m eses passaram desde que superei a depressão por aquilo que tive, aquilo que fui e então decidi recom eçar. Mas não m e contentei, precisei subir novam ente. Fiquei 120 dias trancado no escritório, indo para casa para com er, tom ar banho e dorm ir. Não via ninguém , estava totalm ente focado em crescer e m e recuperar.

Passando os dias, noites e m adrugadas trabalhando, enviando a sua “grande ideia” para o m undo inteiro. Não é fácil, m as enquanto eu conseguir levantar o braço nunca irei descansar. Por que um hom em deve aprender a depender unicam ente dele m esm o?

Tornou-se um clichê em film es, livros e novelas, aquela história de um em presário, que erra um negócio, é roubado, perde tudo e, após alguns anos, ele retorna m ais forte do que antes.

Mas o que ninguém nunca escreveu, é sobre esta j anela de tem po, entre a queda e a nova ascensão. Ninguém fala porque não é bonito falar, não dá audiência, por um lado isso é bom , pois só quem m erece saber sobre isso é o vencedor.

"Excesso m ata. Porém , aos determ inados em vencer, eles podem se ferir, m as eles nunca m orrem . Voltam de m odos diferentes, e quando suas novas ideias conquistam o m undo, eles renascem de novo.''

As longas noites trabalhando, a total dedicação de trabalhar de segunda a segunda, enquanto todos estão nas festas, ele está trabalhando, porque ele leu em algum lugar, que era enquanto todos dorm iam que as m aiores fortunas do m undo eram criadas. O isolam ento, em um a profunda solidão. Pensar em desistir, j am ais.

Ele aprendeu a contar som ente consigo m esm o, confiar é um luxo que custa m uito caro, não se pode depender de m ais ninguém .

A recuperação vem , ele sabe que ela logo vai vir, ele atropelará qualquer sentim ento que possa ter, ou que atrapalhe esta sua j ornada. Ele insiste, ele persiste e luta sozinho, ele vai dorm ir todas as noites, repetindo o nom e das pessoas que o prej udicaram , beirando à insanidade. E qual a recom pensa que ele espera após a recuperação?

Não é um a sim ples vingança que ele alm ej a, é a necessidade de provar o seu valor, que ele não era um a pessoa a ser passada para trás, abandonada ou enganada. O m aior pagam ento serão aquelas três palavras que ele e som ente ele conseguirá ver nos olhos dos seus inim igos, o que a expressão nos olhos dos seus inim igos lhe dirá: ELE É FORTE!

“Quando tudo é alegria, a vida é fácil, m as quando a carteira fica m ais leve, prepare-se para conhecer a verdadeira natureza das pessoas que o cercam .''

Quando você está no topo, você faz am igos divertidos, atrai m ulheres lindas e pessoas vazias e, apesar de tantas pessoas o cercarem , você nunca esteve tão sozinho. Mas, quando está no fundo do poço, as m áscaras caem , você descobre os am igos verdadeiros e atrai pessoas capazes de o apoiar e de o erguer. Cito agora, o décim o segundo Axiom a de Zurique:

DO PLANEJAMENTO.

Planej am entos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É im portante j am ais levar m uito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que sej a.

O único planej am ento que você deve ter a longo prazo é ficar rico. Assim com o planej ar um relacionam ento a longo prazo, só gera frustração, esqueça im ediatam ente o “para sem pre”, isso é um lugar m uito longe e você nunca irá alcançá-lo, o futuro pelo qual você batalha, não é para daqui trinta anos, não é a aposentadoria, é algo m ais próxim o, é um a realização pessoal a curto prazo, pode ser um a viagem no final do ano, aquele carro zero no próxim o ano, um apartam ento m elhor. Isso é o futuro. Viver o hoj e, pensando nos próxim os am anhãs, e todos os am anhãs que virão.

Am anhã você tem o dever de trabalhar com vontade, para construir um am anhã, no qual você estej a totalm ente realizado, trace m etas, lute pelos seus sonhos, perca finais de sem ana trabalhando ou estudando, na verdade, você não os perde por trabalhar ou estudar, fazendo isso você enriquece sua m ente e doutrina sua alm a, para lutar pelo que realm ente vale a pena.

Se você não tiver um a estratégia, é porque você é parte da estratégia de alguém , e no m undo capitalista e dos negócios, quem trabalha para os outros, não tem tem po de enriquecer.

Pensem nisso, e trabalhem duro, dê presentes a você m esm o, m esm o que esse presente não sej a bem o que você quer, m esm o que esse presente sej a som ente o conhecim ento que irá adquirir.

Evite fixar raízes. Elas lim itam seus m ovim entos. Num a relação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentim entos com o lealdade ou saudade. Jam ais hesite em sair de um relacionam ento que não o faz feliz, algo m ais atraente irá aparecer à sua frente. Se perceber um a oportunidade m elhor, corte suas raízes e siga em frente.

Valorize sem pre quem cam inha ao seu lado, em qualquer direção, aquelas pessoas que, m esm o você dem onstrando a sua pior versão, estão do seu lado sem questionar o conteúdo da sua carteira.

FATOR DINHEIRO E POSIÇÃO SOCIAL

No documento O Despertar do Fator Alpha - J.F Rozza.pdf (páginas 52-55)